Tempo de leitura: 3 minutos

Câmara de Vereadores fraquinha essa de Itabuna. Aliás, é até desperdício de vocábulo dizer o que todo mundo já sabe, mas tomem isso por um desabafo que este blogueiro não conseguiu conter. Não comparem a um flato inadvertido, com o perdão dos mais sensíveis, mas é que uma coisa puxa a outra e os assuntos parecem ter a mesma natureza… Se é que vocês me entendem…
Vemos aqui desta tribuna um legislativo apagado, amorfo, insosso, mas não inodoro… Porque cheira mal! E o cloro do vereador Clovis Loiola não ajuda a tornar o ambiente mais asséptico, até porque ele já proclamou que na Câmara falta cloro.
Também faltam trabalho, sensatez, correção e aquele negócio chato, mas importante, chamado liturgia do cargo. Nas sessões, alguns se comportam como se estivesse em casa (da Mãe Joana), no boteco, na feira… Tudo menos em uma Câmara Municipal, onde se esbanja dinheiro do povo para manter uma estrutura de produção quase nula. Aliás, caso recebessem pela produtividade legislativa, os vereadores teriam que arranjar urgentemente outro meio de vida.
A produção pela qual a maioria dos “edis” se notabiliza está no campo do fisiologismo. Aquele tão abertamente assumido pelo vereador Raimundo Pólvora, ao admitir certa vez que teria sido colocado de castigo pelo prefeito, porque se comportara mal em uma votação, mas logo seria reabilitado e teria seus cargos de volta. Confissão gravada, caso alguém possa duvidar…
Na relação do toma lá, dá cá, o vereador Roberto de Souza teve recentemente o passe adquirido por uma FICC, e o tucano Solon Pinheiro também espera algum cabide para “ficar”… Falam até em uma expectativa que ojovem tem de emplacar sua consorte no cargo de procuradora do município, o que materializa o novo grande projeto da vereança itabunense: “Rec orra ao erário e faça a patroa feliz”.
Tudo em nome da harmonia no lar.
 
***
 
Como diria aquele colunista social, causou frisson a montagem em que aparecem Geraldo Simões e Fernando Cuma como noivos, além de Azevedo como padrinho ou papagaio de pirata. Não tanto pela insinuação do casamento eleitoral, de fato cogitado nos encontros das alcovas políticas…
O que causou burburinho mesmo, sobretudo nas hostes cumistas, foi a opção do autor da montagem de escolher seu líder como a feliz noiva, de véu e grinalda. Eles veem na aparente brincadeira uma insinuação de que o velho Cuma estaria rumando para uma parceria Itaparica, na qual ele levará… a pior.
Dizem que foi essa interpretação esdrúxula, anterior à montagem, que levou “a noiva” a dar um salto mortal e partir com uma voadora no peito aberto e descamisado do repórti que lhe perguntou sobre o tal casamento.
 
***
 
Lá das bandas de Trípoli, onde a mais antiga ditadura africana acaba de ser apeada do poder, um leitor do PIMENTA indica o paradeiro do secretário de Desenvolvimento Urbano de Ilhéus, Carlos Al-Freitas.
Confiram o relato sobre a participação do intrépido ilheense em mais um capítulo da “Primavera Árabe”:
Segundo alguns “brimos” lá dos desertos líbios, o Carlinhos foi visto desesperado, todo descabelado e sem cafie ou tharbuk, nas ruas de Trípoli próximas ao Palácio.
Pelo que se sabe, Carlinhos procurava Muhaammad Al-Gaddahfi, de quem é amigo chegado. Do ditador, ele esperava obter apoio irrestrito para permanecer à frente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Ilhéus. Pediu também uma vacina polivalente que o imunize e proteja contra as investidas dos “colegas” secretários, do babalorixá Pai Cidão, dos servidores públicos, do Cafu, do pessoal da limpeza urbana, dos prestadores de serviços, dos terceirizados, dos comerciantes do centro e dos bairros, dos fornecedores, dos moradores dos bairros e dos vereadores…
A lista completa se encontra acessível na Biblioteca Pública, no Colégio General Osório (há risco de desabamento, por isso levem capacetes e luvas).
 
***
 
Está indócil o tal “caminhão de japonês” que transporta as pré-candidaturas não-jabistas ao Palácio Paranaguá. Em toda reunião, como a do PSB na última quinta-feira, a japonesada parte pra cima de Jabes Ribeiro com espírito de samurai, de modo que o cenário eleitoral em Ilhéus vai ficando mesmo com jeito de tatame de jiu-jítsu.
Por enquanto, Jabes Ribeiro tem margem confortável na preferência do eleitorado, mas não escolheu bem a indumentária para a luta com os japas. Afinal, saia justa e salto agulha de 12 centímetros não têm nada a ver com artes marciais… Nem eleitorais!
 
***
 
Tá servido de mais PIMENTA? Clique aqui.

0 resposta

  1. É impressionante como a descrição que você faz da Câmara de Itabuna, cai como uma luva na Câmara de Ilhéus.
    Mesmas práticas, mesmos delitos, mesmas inaptidões para o trabalho. Mesmas VERGONHAS.
    Cidades irmãs. Câmara irmãs.
    Ilhéense

  2. Diria que faltou muito para ser registrado a respeito da Câmara de Vereadores de Itabuna. Dentre as Pimentinhas dentro daquela Casa não se falou do principal: RUI MACHADO DECLARA SER HONESTO COM O ERÁRIO PUBLICO E DIZ TER EM CAIXA MAIS DE MEIO MILHÃO DE REAIS ACHANDO QUE TODOS VÃO ESQUECER OU DEIXAR PASSAR DESPERCEBIDO QUE A JOGADA DELE É FAZER O SEU PRO-LABORE ATRAVÉS DA OBRA DA NOVA SEDE DA CÂMARA, QUE NÃO IRÁ SAIR, ACREDITEM, E POR AÍ ELE FARÁ O SEU CAIXA GORDINHO E DE UMA SÓ VEZ.

  3. Se tem gravação de um verador declarando q o prefeito o deixou de castigo por votar de acordo com sua vontade propria, pq nao entregar ministerio publico?, pq nao lutar contra essa corja q jogou a nossa sociedade no rio cachoira com pedras amarradas nos tornozelos, e cada vez estamos indo mais fundo, talvez paremos de respirar com essa união se ela entre os antes inimigos se ela for mesmo verdade… então pq?

  4. Solon Pinheiro também espera algum cabide “Rec orra ao erário e faça a patroa feliz”.
    Tudo em nome da harmonia no lar.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    JÁ TÁ COM A MÃE NO CESP, PARENTE NA ASDITA,HOSPITAL DE BASE…BOTOU SEGUNDO ELE FALA NA CIDADE A BARIATRICA MAS OS OBESO COMO MINHA IRMÃ FICA SEM FAZER XIXI POIS DISSE QUE O BANHEIRO É IMUNDO E PEQUENO PARA ELAS NEM BALANÇA PARA A NUTRIÇÃO ATENDER NÃO TEM,DIA DE CONSULTA É UM TRANTORNO SO QUEM PRECIZA MUITO MESMO POIS TA TUDO SEM NENHU CONFORTO OU MELHOR RESPEITO E ELE O SOLON DISSE QUE SERIA UMA CONQUISTA DELE PERFEITA NAS REUNIÃO DOS OBESO AGORA SO PILITICA SUJA E ENGANAÇÃO VAI VER DE PERTO A CONDIÇÃO QUE OS POBRES FICA ESPERANDO O DIA QUAZE TODO VAI LA SEU PIMENTA.
    NEM AGUA PPPRA SE BEBER TEM LA UMA VEGONHA E ELE SE GABANDO JUNTO COM O PREFEITO.

  5. Ainda bem que existem os meios de comunicação, para falar a verdade doa em quem doer.
    Não se faz mais políticos como antigamente. Gostaria de lemb rar que o vereador Wenceslau tem ( ou teve) vários cargos na prefeitura de Itabuna, que teve apoio de vários políticos da direita na sua campanha para Deputado. O que vale mesmo é chegar lá para desfrutar do dinheiro público e ter poder, o povo que que se dane e pague a conta.
    Mas tenho esperança que um dia o povo vai começar a dar a resposta que esses políticos merecem.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *