Tempo de leitura: < 1 minuto

Os servidores federais da educação básica, profissional e tecnológica completaram nesta semana um mês de greve. Professores e demais funcionários exigem do Ministério da Educação (MEC)  reajuste salarial de 14,67% e eleições diretas para escolha de reitor e diretor-geral dos institutos federais, dentre outras reivindicações.
A negociação com o MEC evoluiu, mas técnicos e docentes reclamam do tratamento dispensado pelo Ministério do Planejamento e a Casa Civil. No centro-sul da Bahia, a paralisação atinge os institutos federais (antigas Emarcs) em Uruçuca, Teixeira de Freitas, Itapetinga e Valença.
A greve acontece no período em que o governo anuncia expansão dos institutos federais. Em contato com o PIMENTA, professores aprovam a expansão, mas criticam a falta de condições e valorização econômico-profissional. As negociações com o governo são tocadas pelo Sinasefe.

0 resposta

  1. É bom enfatizar que nossa luta não vija apenas reajustes salariais, estamos preocupados com nossos direitos corporativos também. Devemos defender a ampliaçao da rede, mas que isso seja feito levando em consideraçao a qualidade dos serviços que prestamos à sociedade.

  2. Uma vergonha essa expansão da Rede Federal de Ensino Tecnológico. Um desrespeito com a sociedade. Uma bagunça que vem sendo essa expansão da Rede Tecnológica, com vários campi sendo implantados em lugares sem infra-estrutura alguma. O SINASEFE (Sindicato Nacional dos Servidores Federais
    da Educação Básica, Profissional e Tecnológica) desde o início do ano que vem tentando o diálogo com o governo, mas o governo vem enrolando nas mesas de negociação. Enquanto isso, O MPOG ( Ministério responsável por negociar salários com servidores ) mantém a palavra de ordem “não negocia com grevista”.
    É isso ai: nosso governo liderado por um partido que diz ser dos trabalhadores…
    uma vergonha para o Brasil!!!

  3. E diante dessa situação triste, ainda tem político se aproveitando para fazer propaganda atrelada à expansão das Universidades Federais. A comunidade tem q saber a realidade de nossas Unidades de Ensino. Situação Caótica.

  4. “Se um médico, um advogado ou um dentista tivessem, de uma só vez, 45 pessoas no seu gabinete ou consultório, todas elas com diferentes necessidades e algumas que não querem estar ali, e o médico, o advogado ou o dentista tivessem que tratá-las com elevado profissionalismo durante dez meses, então poderiam fazer uma idéia do que é o trabalho do professor na sala de aula.”

  5. Meus caros e minhas caras, o PT tá em outra e bem pior que as dos antigos coroneis, o negócio agora é de general Zé Dirceu pra cima:
    “A CADA ENXADADA UMA MINHOCA: MENTOR DE FRAUDE FISCAL BILIONÁRIA, FORAGIDO DA ESPANHA, DESCANSAVA AO LADO DE SECRETÁRIO DO PETISTA JAQUES WAGNER”
    Enquanto a Polícia Federal mobilizava agentes para deflagrar no Brasil a Operação Alquimia, há duas semanas, o empresário baiano Paulo Sérgio Costa Pinto Cavalcanti, principal alvo dos policiais, assistia a tudo muito bem instalado na região da Galícia, noroeste da Espanha. Ele é proprietário da Sasil Comercial e Industrial de Petroquímicos Ltda., acusada de encabeçar uma sofisticada rede de compra e venda de produtos químicos que prosperava com a sonegação de impostos. Pelo menos 1 bilhão de reais foram surrupiados dos cofres públicos. Do outro lado do Atlântico, Cavalcanti não estava sozinho. Tinha a ilustre companhia de JAMES CORREIA, SECRETÁRIO DA INDÚSTRIA CPMÉRCIO E MINERAÇÃO DO GOVERNO DA BAHIA, e de Carlos Seabra Suarez, ex-sócio da construtora OAS e poderoso empresário do ramo imobiliário e de energia.

  6. A greve dos Institutos Federais da Bahia responde aos ataques que o governo Dilma /PT tem praticado contra os servidores federais da educação. Importante que se diga que há um projeto de lei prevendo o congelamento dos salários dos servidores públicos federais por 10 anos. Além disso, os cortes realizados pelo governo Dilma sob justificativa de conter a crise mundial, retiraram da educação mais de 3 bilhões de reais. Para completar, assistimos a uma expansão do ensino técnico e superior feita a “toque de caixa”, com campi sem condições básicas de funcionamento, onde faltam de professores a material pedagógico. Nós, professores dos IF’s, somos a favor da expansão da rede federal de ensino, desde que ela siga o padrão de qualidade que fizeram dos antigos CEFET e Escolas Agrotécnicas, instituições referências no ensino público e gratuito.
    Por fim, complemento a informação de que além dos campi citados pela nota, a greve também atinge as unidades de Jequié e de Ilhéus.

  7. Isso não pode ficar assim alguem tem que tomar alguma providencia, nos alunos só queremos ter o direito de estudar, com dignidade, ainda falam que o país está envoluindo, como:sem educaçao de qualidade.

  8. Olha se vai prejudicar os alunos, só tem um jeito de resolver, é os alunos fazerem igual aos alunos Chilenos, irem para as ruas e abrir o bocão. Ficar em casa não vai resolver.

  9. da nojo assistir novamente os debates da campanha onde a presidenta promete valorizar os professores com salarios e condições dignas de trabalho. Va ao Google e digite Dilma+educação e veras.

  10. Olha, eu falo isso como um de milhares de alunos que estão sendo prejudicados por causa dessa maldita greve! E vocês ainda têm a cara de pau de dizer: Nós não estamos só preocupados com o aumento salarial… Qual é? Criar vergonha na cara e ir pra escola dar aula vocês não querem, mas ficar em casa de pernas pro ar, assistindo TV, recebendo seus 3.000R$ mensalmente sem dar aula, greveando por mais 14% de aumento vocês querem, né? Olha, pra que continuar com essa greve, se o máximo já foi oferecido (4% de aumento)? E mesmo se nós alunos botarmos a boca no trombone, fizermos manifestos, isso nunca vai superar a ambição desses professores hipócritas, que dizem que querem o melhor pros alunos, mas voltar a dar aula, só quando a titia Dilma colocar 14% amais no salário de vocês, né? Abram o olho, se ela ofereceu 4% como o MÁXIMO é porque esse é o limite, e vocês como professores deveriam saber o siginificado de ‘máximo’! E não venham me criticar, por que vocês, professores que aderiram greve, só estão ferrando com a nossa vida de estudantes, porque vocês não estão sendo prejudicados, mas nós sim! Já, praticamente, perdemos esse semestre por conta do egoísmo e ambição de vocês!!!

  11. Falo como servidor. Não sei deria a greve a arma mais eficiente para se reivindicar os direitos que temos. Mas de uma coisa estou certo. A alegação do governo de que não tem recursos par tender nossas reivindicações é furada. O governo está oferecendo bilhões para socorrer até empresas privdas. Vemos isso diuturnamente. Quem viu e ouviu o discurso da Presidente Dilma na (ONU), assistiu ela dizer que o Brasil está preparado para enfrentar a crise economica, e, até para ajudar os paises desenolvidos, como, Gtécia, Alemanha etc. Interessante se notar que para os deputados e senadores nunca faltou dinheiro. E veja que os aumentos deles nunca ficou aquem de 50%. E o governo nem reclama. Em época de campanha política as peomessas de palanque são: “se eleito vou priorizar a saúde, educação e segurança”. Sendo que esses são os seuimentos mais esquecidos. A SAÚDE ESTÁ DOENTE; A EDUCAÇÃO ANALFABETA E A SEGURANÇA MORTA. Lembrando que nossa Constituição, com essas atitude do governo, está sendo rasgada, (cadê a isonomia prevista na CF?).

  12. A greve continua, infelizmente, o governo não abre as negociações com os servidores…..
    imagina que a ditadura negociou até com sequestradores…
    se a greve acabar derrotada, serão servidores derrotados que voltarão a trabalhar. Educar com sentimento de derrota, só levará a piorar a dedicação dos servidores.
    O governo está aniquilando o ânimo e desejo de se dedicar ‘a educação neste país.
    Onde está o ministro da educação que não nos defende? A cabeça andará em São Paulo?

  13. Vocês, professores, dizem que estão greveando em prol da educação, mas, na verdade vocês estão só tornando-a mais carente do que já foi… Pois eu e milhares de alunos estamos sem aula há mais de 1 mês, então me digam: Isso é educar? Deixar alunos carentes de conhecimento! Sinceramente, como vocês podem exigir aumento salarial num periodo onde o governo está investindo mundos e fundos na implantação de novos institutos e faculdades em cidades carentes desse tipo de recurso?! Vocês querem que eles deixem de levar conhecimento tecnologico à outras cidades carentes para levar 14% amais no salário farto de vocês? Olha, nunca vi tanto egoísmo junto!!! A hipocresia domina os professores, é impressionante! e os mesmos dizem que se importam e que querem o bem para os alunos, mas, não vejo nenhum proveito nessa greve por parte dos alunos, pelo contrário, estamos frustrados, enfurecidos e, acima de tudo, carentes de conhecimento, já que os institutos fecharam as portas para nós!!!

  14. Igor Oliveira: Educar com sentimento de derrota, só levará a piorar a dedicação dos servidores.
    A dedicação de vocês servidores é baseada em que?aumento salarial…Porque nao vão fazer um doutorado,pós doutorado..Tive um professor no instituto q dava 12 aulas semanais com 30 anos de idade r$17.000.Detalhe dois pós doutorado…Vcs conseguem passar só em letras na faculdade publica e querem ganhar como médicos???Vai ralar 8 anos integrais de sua vida só estudando…Enem mês q vem quero ver qual será a colocação dos alunos do IFMT…Mas q bom que tem a rede privada q estao fazendo varios simulados toda semanal para conquistarem todas as vagas…Parabéns professores vcs realmente sabem como ensinar.

  15. Hoje completa 60 dias que os professores dos IF’s estão em greve! o Governo faz “vistas grossas” não estão preocupados, pois os seus filhos não estudam nas instituições, já tem os seus “colégios” na rede privada,e quem são atingidos são a população. A nossa luta não requer apenas reajustes salariais, estamos preocupados com nossos direitos corporativos também. O que se ver na mídia é o governo nas campanhas de ampliação da rede com a criação de mais Campi com intuito de expandir o ensino de “qualidade” . Então, ensino de qualidade começa com VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR, assim teremos qualidade!

  16. E os nossos direitos como alunos, ficam onde? Nós temos direito à educação, e vocês estão nos privando disso!!! Nós os respeitamos e entendemos a causa de vocês, nós só não aceitamos, pois essa greve não está prejudicando vocês, ela está apenas nos prejudicando e esse é o motivo pelo qual ela está durando tanto tempo! Pois se ela estivesse prejudicando vocês ela já teria acabado a muito tempo!!! Vocês só querem livrar o coro de vocês, vocês não estão se importando nem um pouco com a gente! E nós não podemos fazer nada, e vocês ainda vêm com o papo de “valorizar o servidor”? Paciência tem limite, né? Agora pergunto a vocês: Vocês nos valorizam? A resposta é meio óbvia!

  17. Bem, concluí o ensino médio ano passado em um IF do Interior da Bahia e acho que isso iria sim acontecer, os professores sofrem bastantes devido grande carga horária que são submetidos a trabalhar, muitos deles reclamavam do quanto é canstivo trabalhar tantas horas por dia sem terem um retorno salarial equivalente.
    É descepcionante o quanto o governo desfaz de um ensino tão importante para um país que tanto fala sobre educação de qualidade.
    No final das contas que mais sai prejudicado somos nós.
    Enquanto a educação não for levada a sério o Brasil não vai para frente.

  18. É uma pena que muitos não se atentaram para o fato de que o sucateamento da máquina pública afeta a todos os cidadãos, sobretudo aqueles que necessitam, no caso, de educação pública que tenha qualidade. Sou professor do Instituto Federal. Minha formação é em Letras, dentro do mercado provavelmente meu salário não consta entre os piores. Mas, primeiro, não é pelos piores salários que me pauto (há um concurso na minha cidade com soldo de 570 reais para professor). Obviamente minha referência é de um salário que me dê qualidade de vida, o que não é o caso deste. Segundo, como servidor federal tenho um dos piores salários do país. Enquanto um técnico de nível médio de qualquer outro órgão federal tem seu salário inicial em torno de 4 mil, (vide concursos abertos) o da educação é 2.100 reais, metade. Terceiro, ainda na minha cidade, há vagas abertas para engenheiros há mais de dois anos, não foram preenchidas por conta do baixo salário, ninguém quer…
    Ah, tem gente que diz assim: “Por que você não muda de emprego então? Vá prestar concurso para técnico de ensino médio e ganhar mais!”
    Não. Já tem gente demais virando as costas para a educação neste país. Acredito que a educação é o futuro. Apenas por ela seguiremos pela via do progresso. Eu amo lecionar e estou sentido muita falta da sala de aula. Ademais, a educação é a minha profissão e agora é também a minha luta!

  19. OS INSTITUTOS FEDERAIS DE MATO GROSSO CARECEM DE MÃO DE OBRA NOS SEUS CURSOS ESPECÍFICOS TAL QUAL CITADO ACIMA, ENGENHEIRO, ADVOGADO, PSICOLOGO, ETC. OS BAIXOS SALÁRIOS DA EDUCAÇÃO AFASTAM ESSES PROFISSIONAIS DA NOSSA REDE DE ENSINO.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *