Tempo de leitura: 2 minutos

ACM não viveu para ver surgir o novo cabeça-brança, de origem petista.

A Folha neste final de semana joga luz sobre como anda o animal político Jaques Wagner neste início de segundo governo. Se existem críticas claras à gestão, quando o assunto é concentração de poderes, o petista mostra que é bom de prosa. O Galego terá o apoio de 49 dos 63 deputados estaduais com a criação do PSD, feito que nem ACM conseguiu na sua última gestão, entre 1990-1994, quando teve o apoio de 44 dos 63 parlamentares. Ou, no auge com César Borges (47 dizendo amém).
Como estes parlamentares foram seduzidos pelo “Cabeça Branca” dos tempos contemporâneos? Ele mesmo, o novo Cabeça Branca, responde:
– Não me pediram absolutamente nada que não sejam obras dentro do programa de investimentos do governo.
Ex-aliado, o peemedebista Geddel Vieira Lima retruca:
– É a velha chantagem que, na Bahia, o PT está usando. É como se o governo fosse retaliar quem não estiver junto. Estão migrando em troca de benesses.
A matéria da Folha rapidinho virou um dos principais assuntos da política baiana. O leão-de-chácara democrata, José Carlos Aleluia, tratou de estabelecer, na visão dele, as diferenças – “legados” – entre carlismo e petismo:
– Quem chamava o senador Antonio Carlos de ‘Cabeça Branca’ era o povo baiano, que reconhecia nele um verdadeiro defensor da Bahia. Não cabe a Wagner este reconhecimento popular. A alardeada supremacia política do atual governador é resultado de um inescrupuloso fisiologismo e não de realizações.
Aí veio o pitbull petista, o deputado federal Amaury Teixeira, e largou na parede o “legado carlista”: “Nenhuma nova universidade, nenhum novo IF, estradas esburacadas, saúde arrasada”. Realmente [a diferença] tá no legado. [ACM deixou] maior índice de analfabetismo e todos seus aliados e familiares muitos ricos”.

0 resposta

  1. Engraçado, o Governo atual consegue se vangloriar com anúncios de Obras.
    (Duplicação Ilhéus/Itabuna, Ponte do Pontal, Complexo Intermodal, Policia Técnica de Ilhéus, saúde nem fez e nem prometeu, mas piorou muito, e agora Universidade do Sul da Bahia).
    Quando é que esses sem noção vão deixar de enganar o povo?
    Já não basta de tanto anúncios e promessas?
    Serei o primeiro a aplaudir quando uma dessas realizações for efetivada (não aguento mais Pedras Fundamentais).
    Att,
    Incrédulo

  2. Pois é, deixou um legado de analfabetismo, miséria, sendo, a Bahia, o estado que tem a maior concentração de miseráveis e desdentados do NE, uma vergonha. E ainda querem pousar de bons gestores.
    A Bahia tem minério, petróleo, gás, agricultura e agropecuária. Na última segunda, 29/08, Gabrielli anunciou investimentos que Petrobras fará até 2015 no estado de 9 bilhões, destes, se não me falha a memória, seis são para prospecção nas três bacia – Recôncavo, Camamu-Almada e Jequitinhonha, tanto na camada pós como pré-sal. Curiosamente, no dia 30/08, sai uma reportagem no NYT falando que a Bahia é inapta para sediar a Copa por conta da violência e compara com os avanços de Rio de SP que tem conseguido superar a violência, segundo o jornal.
    Mas como se não bastasse, no dia 30/08, agora é a vez da Economist, se tivemos o jornal mais influente do mundo, temos revista econômica mais influente do mundo falando dos melhores lugar para se investir no Brasil, curiosamente, os dois principais estados do SE. Não sendo tudo, Veja traz mais uma matéria falando que Gabrielli esteve com Dirceu no hotel em Brasília, mas o que nenhum órgão de imprensa, ou melhor, a dita imprensa do SE que influencia o país não mostrou e não citou uma linha em jornais ou uma palavra em audiovisual é que, Veja, agiu ao estilo murdochiano. Qual a razão do silêncio, rabo preso ou corporativismo?
    Muito bem, no plano nacional, mais uma vez estados do SE, representados por suas lideranças, vale lembrar que o povo não tem nada a ver com isto, mas estados que não têm e nunca tiveram nenhum compromisso com o pacto federativo e senso de nação, fizeram uma belas matérias pagas para tentar ferrar um próprio ente da federação, ou seja, tentando tirar do NE, investimentos que porventura viriam.
    No plano nacional, é a tentativa de sempre de manter a região não tão eficiente, ou seja, continuar apenas com poder político, mas sem poder econômico, pois se tiver ambos, sabe que o jogo político-econômico tende a se equilibrar. Tem-se uma Minas que tem minério, mas não tem petróleo. Um Rio que tem turismo, petróleo e não tem minério, nem tão pouco uma costa como se tem a Bahia.
    No plano estadual, ACM Neto não perdeu a oportunidade, lançou-se logo candidato ao governo para 2014. Enquanto isso, Organizações Globo, Veja, Folha, Estadão, o PIG, como chama PHA, não param de descer a lenha na Petrobras. Qual a razão de tudo isso, destruir possíveis líderes petistas em ascensão, como se faz em SP.
    O fato de tudo isso é que, a Bahia terá um boom no nível educacional, se as coisas se encaminharem e forem feitas, deixará de ser a sexta economia para ser a terceira ou a segunda, e ao lado de PE, MA, PI, CE farão mais e mais a economia nordestina crescer, favorecendo imensamente à Bahia, por ter a maior população, o maior PIB e a maior bancada. Em outras palavras, é um estado petista que precisa estar na mídia sempre com imagens negativas para minar qualquer oportunidade de nascer liderança política.
    Te segura Gabrielli, não vai ser fácil chegar ao Palácio de Ondina, estar entre os dez maiores executivos do mundo e ser o quarto mais influente tem seu preço, sobretudo à frente da empresa que maior representa o país por identidade nacional. Gabrielli é um nome que, governando a Bahia, tem todas as chances de chegar ao Planalto, depois desta experiência. Então, urge tirar investimentos, urge minar a administração petista, urge tentar derrubar quem quer que seja que pense em atravessar no pensamento reacionário de um segmento da sociedade brasileira que Mangabeira Unger chama de classe média tradicional que a mídia toma para si o compromisso de derrubar qualquer emergência uma nova classe . É como se fosse um conflito tácito de classes sociais.
    E a mídia com o jogo de sempre, aproveitando da ignorância da população e coloca todos os políticos no balaio de gatos, até mesmo por muitos deles darem motivos para ser assim. Enquanto isso, uma população que deveria ser cada vez mais esclarecida não é porque não teve escola, não foi a uma faculdade para ampliar pensamentos e esta população começa mensurar todos tal qual lhes apresenta sem nenhum senso crítico.
    Está na hora de os políticos começarem a pensar mais e esclarecer melhor a população, penso. Ou quem sabe, a prática da cidadania ajudaria muito e isto independe de políticos. Mas só há cidadania se o cidadão tiver consciência dos seus direitos e deveres. Enquanto isto não acontecer, vai ficar essa dissimulação, manipulação da informação, o jogo de interesse de ambos os lados. E a população irá sempre optar pelo resultado prático da ação na hora de votar. Se comprar, como diz o texto acima, vendo.
    Mas enquanto isso, um grupo vai trabalhando para que não sejam realizados os objetivos da República Federativa do Brasil em seu artigo terceiro:
    I construir uma sociedade livre, justa e solidária;
    II GARANTIR O DESENVOLVIMENTO NACIONAL;
    III erradicar a pobreza e a marginalização E REDUZIR AS DESIGUALDADES SOCIAIS E REGIONAIS;
    IV – promover o bem estar de todos sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

  3. Em suma, talvez falte um pouco mais de equilíbrio nos sentimentos mesquinhos que impedem o país do que ele precisa ser, e falo isto no sentido genérico, ou seja, no sentido federativo. Os interesses de um pequeno grupo, mas que tem o comando da informação que também permeia parte do poder, atrapalha há mais de quinhentos anos, o desenvolvimento da nação, infelizmente

  4. Pô Lauro! Vou dizer o quê, agora!?
    Tá bom! Assino embaixo de tudo que você escreveu!
    Nota: estou ajudando um pouco no interior de uma sala de aula há pouco mais de 10 anos. Isso, depois de ter passado 30 nas Forças Armadas.
    Comecei a minha luta contra o chamado “carlismo” como professor-regente, em 2001.

  5. Sr Lauro,
    Isso que você está falando significa investimento de uma empresa que irá explorar e terá muito lucro extraindo estes recursos minerais. Ou seja o interesse é pura e meramente financeiro, estou errado?
    E mais uma vez, cantando vantagem em uma coisa que já faz mais de 20 anos que foi descoberto e que ainda só existem promessas.
    Prática comum a essa, ocorre em certas igrejas para fazer lavagens cerebrais em seus fieis, Prometem o paraíso.
    Chega seu lauro. Quando tudo isso que estão prometendo chegar, mesmo sendo interesse exploratório, pode falar alguma coisa.
    O que sabemos é que temos jovens em condições de riscos, dengue em demasia, violência ao extremo, saúde inexistente, ensino de péssima qualidade, Ruas esburacadas, estrada mal sinalizadas e esburacadas, muitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa corrupção nas esferas Municipal, Estadual e Federal e muitoooooooooooooo pouca Punição.
    Ai vem, uma pessoa que tenho 100% de certeza, deve possuir um cargo político comissionado, falar em DESENVOLVIMENTO NACIONAL.
    A unica coisa que está evoluindo muito são as contas bancárias dessa corja.
    Sem mais

  6. Cadê: segurança publica, saude, infra estrutura e educação ( todos serviços pioraram o tal do amaury deve ter plano de sáude e mamar na teta do governo. O que se VÊ acontecendo é um metro parado 12 anos, o corparativismo, a droga em todo lugar(devido a politica externa brasileira de abrir as portas para os hermanos),um insano pegando carona nas ações federais. A nação brasileira hoje tá crescendo devido ao dinheiro internaconal, com estas condições de crescimento o incompetente governo da Bahia não sabe pagar onda nem pressionar o staf de Brasilia. Agora os analfabetos que temos é devido ao modelo de educação nacional onde o discurso e a palavra valem mais que a ação (na Bahia os remunerados com serviço publico não trabalham,não aceitam a meritrocacia). Bom tá agora o alfabetizdo pela canetada onde não sabe interpretar, só decorou passar o cartão curral eleitoral!!!!!!

  7. Sei nãoooo, tenho lá minhas dúvidas quanto a esse legado negativo que o ACM deixou, vamos por parte:
    1º – Se o ACM deixou muita miséria, porque em 5 anos de mandato o PT com o mesmo partido no governo da união não fez nem 1% de melhoria para reparar as misérias deixada pelo outro cabeça branca e ainda cooptou os carlistas corruptos?
    2º – Tenho lá minhas dúvidas se o ACM em 50 anos de política roubou mais que o PT em apenas 10 anos no poder, o Lulinha/TELEMAR já tá mais rico que todo império carlista, imaginem só juntando aí apenas o PALOCCI e o ZÉ DIRCEU, sem contar que a 10 anos o PT tem a seu comando a POLÍCIA FEDERAL e a simpatia do MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, porque diabos não fez uma varredura na vida pregressa do MALVADESA, não são apenas suposições, os fatos tão aí pra quem quizer ver.

  8. “A CADA ENXADADA UMA MINHOCA: MENTOR DE FRAUDE FISCAL BILIONÁRIA, FORAGIDO DA ESPANHA, DESCANSAVA AO LADO DE SECRETÁRIO DO PETISTA JAQUES WAGNER”
    Enquanto a Polícia Federal mobilizava agentes para deflagrar no Brasil a Operação Alquimia, há duas semanas, o empresário baiano Paulo Sérgio Costa Pinto Cavalcanti, principal alvo dos policiais, assistia a tudo muito bem instalado na região da Galícia, noroeste da Espanha. Ele é proprietário da Sasil Comercial e Industrial de Petroquímicos Ltda., acusada de encabeçar uma sofisticada rede de compra e venda de produtos químicos que prosperava com a sonegação de impostos. Pelo menos 1 bilhão de reais foram surrupiados dos cofres públicos. Do outro lado do Atlântico, Cavalcanti não estava sozinho. Tinha a ilustre companhia de JAMES CORREIA, SECRETÁRIO DA INDÚSTRIA CPMÉRCIO E MINERAÇÃO DO GOVERNO DA BAHIA, e de Carlos Seabra Suarez, ex-sócio da construtora OAS e poderoso empresário do ramo imobiliário e de energia.

  9. “TUDO COMEÇOU AINDA NO GOVERNO LULA”
    O governo federal repassou R$ 6,2 milhões a um sindicato de cartolas do futebol, liderado pelo Ricardo Texeira, amigão do Lula, para um projeto da Copa do Mundo de 2014 que nunca saiu do papel. Sem licitação, o Ministério do Esporte contratou o Sindicato das Associações de Futebol (Sindafebol), presidido pelo ex-presidente do Palmeiras Mustafá Contursi, para fazer o cadastramento das torcidas organizadas dentro dos preparativos para a Copa. O contrato foi assinado no dia 31 de dezembro de 2010 e todo o dinheiro liberado, de uma vez só, em 11 de abril deste ano. O projeto, porém, jamais andou.
    SERÁ QUE A VEJA TAMBÉM É A CULPADA DE MAIS ESSA SAFADEZA? TAMOS LASCADOS.

  10. Comparar um homem honrado como Jacques WAGNER que nunca teve seu nome em escandâlos e corrupção com um bandido da laia do coronel ACM envolvido em pasta cor de rosa,painel do senado entre tantos,é de doer,´bom comparar ACM é com Geddel que já foi da curriola dele.

  11. Familiares ricos? Vamos ver , Lulinha rico, Palloci rico, Wagner rico comprou ap no ponto mais caro de Salvador,
    Petistas gostam de apontar o dedo para os outros mas esquece de olhar seu umbigo.
    Este partido esta cheio de bandidos que devem ser julgados ainda no próximo ano, tomara que a justiça os coloque atras das grades onde e o lugar deles.

  12. A única coisa que esse (des)governador tem feito é pongar nas realizações do governo federal, mais nada, …!!!
    E ainda fica um monte de idiotas idolatrando esse cara, …!!!
    O problema é que a oposição, aqui na Bahia, é muito fraca, …!!!
    Mas eu nunca vi uma pessoa enganat tantas outras como esse Governador consegue enganar, e por tanto tempo, …!!!
    Eu não sabia que o povo da Bahia era tão bobo, …!!!
    Basta ver o que ele “fez” aqui pelo sul da Bahia até agora, além de um monte de promessas que nunca cumpre, …!!!
    Deus que me livre, …!!!

  13. é sérgio oliveira mais o carlismo passou 50 anos enganando imbecis e idiotas como vc,é por isso que eles ficaram muito tempo no poder por encontrar um asno como vc como eleitor.

  14. eengraçado ENTRAR NA FACULDADE PARTICULAR SEM SABER ESCREVER, TER ACESSO AO ENSINO SUPERIOR SEMI ANALFABETO é esse o BAIXAR O INDICE DE ANALFABETISMO????????????????????????????? acorda povo deixem de ser enganados la na frente ao concorrer a algum concurso público a MADEIRA DEITA passsar como? fiquem comendo corda bando de teleguiados do PT

  15. O Sr. Marcos se olha no espelho e enxerga os outros, por isso ele próprio é merecedor do “título” que quer dar aos outros, …!!!
    Cara: Muitos títulos nos separam, …!!!
    Por enquanto, quem vai ter que comer muita alfafa é o Sr., …!!!
    Eu sei quem eu sou, mas quem é você, …?!?!?!
    Pela linguagem utilizada, pelo nível do texto, só pode ser um Zé Ninguém, …!!!
    Quando não há argumentos bem fundamentados, convincentes, parte-se para a baixaria, para a estupidez generalizada, …!!!
    É digno de pena, …!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *