Tempo de leitura: 3 minutos

Valéria Ettinger | lelaettinger@hotmail.com

Diz a lenda que para ser membro de um dos poderes é necessário ter “reputação ilibada”. Ou seja, não ter cometido nenhum ato que desabone a sua conduta.

Lá pelos idos de 1700 um movimento revolucionário institui um modelo de Estado que tinha como base fundamental a diluição das funções estatais, que foi denominada de Separação de Poderes. Esses poderes eram constituídos de representantes do povo que tinham como fim desempenhar, de forma diferenciada, três atividades essenciais à governabilidade, que eram a Executiva (Administrativa), a Legislativa (elaboração das leis) e a Judiciária (resolução dos conflitos).
Cada função era desempenhada por membros diferentes para não gerar um governo concentrado e unilateral e que pudesse atingir os interesses de todos. Esse modelo não foi alterado até os nossos dias, sendo um dos requisitos básicos dos regimes democráticos.
Todas essas funções devem ser desempenhadas por representantes eleitos pelo povo, tendo como compromisso básico a realização e observância dos mandamentos constitucionais.
Dessas funções a que mais caracteriza a representatividade do povo é a desempenhada pela Casa Legislativa, tanto é assim que a nossa Constituição, no seu art. 45, diz: “A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito federal”, e assim para as Assembléias Legislativas e para a Câmara dos Deputados.
Mas, infelizmente, o modelo idealizado por Aristóteles e concretizado por Montesquieu não impediu os vícios decorrentes da ambição dos homens na busca e manutenção no poder.
Ao longo da nossa história nos deparamos com um modelo eleitoral viciado, inicialmente, pelo voto censitário, posteriormente por uma universalidade velada, através do cabresto, das trocas de favores, das dentaduras, das cestas básicas, dos cimentos e outros benefícios, e mais recentemente das compras de voto. Certa vez ouvi de uma eleitora ter vendido o seu voto para um vereador por R$ 30,00. Só se elege quem tem dinheiro? Será por isso que querem manter o financiamento privado de campanhas?
Diz a lenda que para ser membro de um dos poderes é necessário ter “reputação ilibada”. Ou seja, não ter cometido nenhum ato que desabone a sua conduta. Mas, lá em Pasárgada…. Ou, desculpem no Brasil aqueles que foram constituídos para promoverem o controle da sociedade através de um código de condutas (leis), não tiveram moral suficiente para destituir uma colega do cargo, porque não compreenderam o significado da expressão “reputação ilibada”. É! a nobre deputada cometeu o ato ímprobo antes de ser eleita para o cargo, então não caberia a essa casa do POVO, julgar o ato.
Montesquieu, meu querido! de fato o homem é capaz de violar a própria lei que ele cria…
Às vezes, por um lapso de emoção, me dá uma vontade de fazer uma campanha para o voto NULO, mas quando retomo as minhas faculdades cidadãs não consigo me empenhar para isso, mas está bastante difícil confiar e ter esperança em alguém. Ah! Já sei, votarei naqueles 166 que votaram contra a “Jaque”. Mas, quem são eles mesmos? São todos 513, já que o voto de Decoro é secreto. Voltei à “estaca zero”. Convenhamos, com isso quem terá MORAL para instaurar uma CPI da CORRUPÇÃO?
O que me resta no caso de “Jaque” é esperar que o Judiciário faça a sua parte.
Valéria Ettinger é professora universitária.

0 resposta

  1. Querida Valéria, parabéns pelo artigo.
    Precisamos reagir com veemência contra essa política imunda e corrupta que insiste em dominar…

  2. Excelente artigo. Muito pertinente. Gostaria, apenas,que a Professora explicasse a frase “Certa vez ouvir de uma eleitora ter vendido o seu voto para um vereador por R$ 30,00.” Se houve um erro de grafia ou ela é mais uma das muitas pessoas que tenho visto escreverem a primeira pessoa do verbo no Pretérito Perfeito do Indicativo dessa forma e não “Certa vez ouvi” que é a forma correta.
    Abraços
    Da Redação: Respondendo pela autora, podemos dizer que houve erro de grafia, senhor Paulo.

  3. Zelão diz: – A verdadeira democracia de Aristóteles
    “Na Política, Aristóteles discute a democracia praticada na Grécia. Considerava-a como regime instável, exposto à degeneração ou à corrupção e, por essas razões, difícil de manter”.
    Considerava que uma democracia estável só poderia existir em raros casos, quando aplicada a comunidades com as seguintes características:
    1 – Compostas de indivíduos naturalmente iguais;
    2 – Cujo número permitisse que; quando reunidos em assembléia, a voz de cada um pudesse ser ouvida por todos os demais;
    3 – Que vivessem dispersos (como por exemplo; pastores, agricultores ou navegadores);
    4 – Que só se reunissem esporadicamente, para tratar dos assuntos de interesse comum;
    5 – Que fossem individualistas auto-suficientes e aptos para se defender por si mesmos;
    6 – Cujo governo jamais se intrometesse na vida privada de cada um;
    7 – Cujos tributos fossem pagos de modo equitativo, e despendidos exclusivamente no interesse comum;
    8 – Regidos por contrato solene, cujas regras ninguém pudesse quebrar ou modificar, ainda que a maioria concordasse.
    A maior democracia do mundo moderno, os Estados Unidos, na sua Constituição, não menciona uma só vez a palavra “democracia.” Por outro lado, o termo “democracia” é insistentemente mencionado pelas “constituições” das maiores ditaduras da história, tais como: China, Coréia do Norte, Cuba e a antiga Albânia.

  4. O brasileiro acostumou-se de tal forma à corrupção, que já não se importa com as denúncias sobre novos escândalos. Se hoje o acusado é deste ou daquele partido a qual ele pertença, há sempre que defendê-lo. Por fim, vão dizer: todos roubam, são farinha do mesmo saco e da mesma laia. Assim, os casos vão se sucedendo e a população, de um modo geral, não tem incentivo nem ânimo para protestar, parece ter perdido a capacidade de indignar-se, ou até envergonha-se já de ser honesto. Diante dessa inércia coletiva, as dentuças ratazanas do poder vão roendo as cores de nossa banheira. No lugar, impingem-nos a camisa desbotada da Seleção de Futebol. Amém!
    A ‘Casa do Povo’, querida prima, transformou-se na cada do povo minúsculo, que são eles próprios, afinal,como bem gostam de dizer, eles são o povo. Parabéns pelo artigo brilhante e exato.

  5. Valéria.
    Já se filiou minha amiga ?
    Itabuna precisa de gente como você, e estamos deixando as cadeiras vazias para as pessoas sem nehuma formação ou respaldo moral ocuparem.
    Não podemos ficer esperando a solução parta de outros, já que álguns de nós têm uma formação que nós permite uma percepção melhor devemos chamar a responsabilidade para nós mesmos.
    Dessa turma que está ai somente sai sujeira.
    Seu Rafle Salume também, ficando de fora agente não resolve nada.
    Chega de ficar assistindo semianalfabetos, bandidos e contraventores afundando nossa cidade na lama.
    Vamos mostrar que política pode, sim,ser feita com moralidade.
    Cristiano Conrado

  6. É por isso que eu vou votar em Roberto Minas AÇO. O ficha limpa que teve a coragem de chamar os políticos corruptos de cara de pau e no horário político deu a cadfa um óleo de peroba. kkk! Este sim se preocupa com Itabuna, ele é o único que dar emprego para o povo de Itabuna enquanto os outros investem fora da cidade. e sem contar que os seus PRÉ CANDIDADATOS A VEREADORES, são todos novos, com ficha limpa sem vícios politiqueiros. Por uma ITABUNA forte como AÇO. Eu VOTO em ROBERTO MINAS AÇO! O Roberto tem moral E credibilidade, admiro como pessoa , como político e como empresário assim como admiro Ricardo do Blog Pimenta, e por falar em novo e ficha limpa se o RICARDO lançar seu nome para vereador, já tem o meu voto mas tem que ser pelo PP-11 COM ROBERTO MINAS AÇO- PREFEITO PERFEITO.

  7. ACHO QUE SUA ESPERANÇA VAI NA DIREÇÃO ERRADA, POIS O JUDICIÁRIO QUE NÃO ELEITO E TAMBÉM NÃO PODEMOS NUS MANIFESTAR CONTRA NEM RECLAMAR QUALQUER DESVIO DEMONSTROU EM SUA ULTIMA APARIÇÃO O QUE É INTERESSANTE PARA ELES QUANDO PELO EXECUTIVO ANUNCIADO O CORTE DE VERBAS. AO MENOS OS POLITICOS PODEMOS NÃO REELEGER-LOS.
    PEÇO QUE SEJA FREQUENTE OS TEXTOS. DISPONIBILIZANDO AO INTERNAUTAS REFLEXÕES SAUDÁVEL DE CIDADANIA.

  8. Cara Valéria! como seria belo e bom, se acontecesse uma reviravolta nas mentes do povo brasileiro e este povo desse um basta aos políticos corruptos e incapazes.Aos 57 anos, tenho vergonha de dizer que sou eleitor de tantos ladrões,mas, infelizmente não podemos deixar de dar credito àquela antiga história que a esquadra de “Cabral” era composta somente de presidiários portugueses que aquí chegando implantaram o sistema que funciona até hoje. A bandidagem no Brasil, acredite, vem desde tempos remotos , apenas o povo não tinha as informações de hoje e se falasse;morria.Como eu gostaria de ver pessoas dignas se candidatarem, mas o pior de tudo é que os candidatos são sempre os mesmos e quando acontece uma mudança, é porque antes aconteceu um acordo sujo.
    Sempre quis votar nas mulheres, sempre acreditei na capacidade de vocês “Fêmeas” capazes de tantas proezas administrativas>
    E com esta visão que apresentas, com esta postura, é hora de tornar-se representante do povo. EXPERIMENTA!! Aqui tem um torcedor para apoiar-te.Boa Sorte.

  9. Para nós do PP-Partido Progressista é uma grande honra ter como filiados pessoas de carácter e personalidade que lutam por um país mais justo e de respeito pelo seu povo que já estão cansados de tanto serem enganados pelos politiqueiros, que brincam com o sentimento do povo brasileiro, que tanto almejam por um governante que realmente corresponda com reconhecimento a todos os seus eleitores trazendo ordem e progresso com total independência como nos lembra hoje no 7 de setembro Independecia ou Morte! O Brasil de tanto ser explorado dar o grito de indepedência! E em pleno Séc.XX, vivemos uma história de túnel do tempo voltando ao Séc.XIX. Termos conviver governados por um bando de irresponsáveis corruptos que só pensam em si próprios, após tantos esforços e sacrifícios pós-revoluções e proclamações como a da República Brasileira, esquecendo irracionalmente do povo brasileiro , chegando a ponto de levar um not para jogar paciência em pleno plenário durante sessão em BRASÍLIA, nosso distrito que serve de orgulho para os verdadeiros patriotas nacionalista a exemplo de JK! 50 ANOS EM 5! Hoje serve de palco de circo e espetáculo para meia dúzia de palhaços que devem ser expulsos daquela casa onde um grande homem ULYSSES GUIMARÃES, promulgou a Constitição Federal EM 1988. O povo merece respeito ou será que eles esqueceram dos Caras Pintadas! Parabenizo a equipe do PIMENTA, em especial a VALÉRIA, pelo artigo de grande relevância e reflexão para todos nós brasileiros na hora de votar e escolher os representantes da nossa nação. aproveito para te convidar valéria para se filiar ao PP-Partido Progressita. Aqui vc tem VOZ!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *