Tempo de leitura: < 1 minuto

A cidade que desperdiça 50% da água tratada que produz antes dela chegar às torneiras e despeja quase todo o seu esgoto, sem tratamento, na natureza, resolveu finalmente parar para discutir uma questão crucial: o saneamento.
Um seminário realizado nesta terça-feira, 6, na FTC, reuniu especialistas no assunto, como a engenheira sanitária ambiental Aline Matulja, do Instituto Tratar Brasil, ligado à Pastoral da Criança, e  o economista Anderson Alves, doutorando em meio ambiente. O outro palestrante foi o promotor Yuri Melo, que falou sobre os planos do Ministério Público para a área de saneamento.
Nas apresentações, foi destacada a lei federal 11 445/07, que dispõe sobre as diretrizes para o saneamento básico. Um dos dispositivos obriga os municípios com mais de 50 mil habitantes a elaborar o Plano Municipal de Saneamento, o que Itabuna ainda não fez.
No seminário, organizado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam), foi constituída uma comissão para discutir políticas públicas relacionadas ao abastecimento de água, e à destinação dos esgotos e do lixo.

0 resposta

  1. Aleluia.Alguém vai descutir um dos piores problemas de Itabuna.Que perde para tantos munícipios pequenos em termos de saneamento básico.É uma vergonha em pleno século XXI ainda ter esgoto a céu aberto.Parabéns pela iniciativa.

  2. Aproveitando a oportunidade, e o assunto, eu assisti a um comentário num dos jornais, não me lembro se foi no da BAND, em que pesquisadores chegaram à conclusão de que em 7 anos – 2002 a 2009 – a corrupção, apenas na esfera federal, atingiu um montante equivalente a um prejuízo de 40 bilhões de Reais, …!!!
    Se tal quantia fosse aplicada em saneamento básico, hoje teríamos menos da metade dos domicílios, ora exitentes em todo o país, sem saneamento básico, …!!!
    Itbuna, então, que é uma cidade cuja população equivale à população do bairro de Brotas, em Salvador, estaria totalmente beneficiada, e assistida, com saneamento básico. Isso mesmo, 100%, e o rio Cachoeira em muito melhores condições do que está hoje, …!!!
    Lembrem-se disso ao discutir o assunto. Creio que poderá ser muito proveitoso, muito importante, muito relevante, …!!!
    A não ser que esqueçam o lado técnico da questão, olhando apenas o lado “político”, ou melhor, o lado politiqueiro da questão, …!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *