Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Valor
A combinação entre crescimento das receitas e controle das despesas resultou na expansão do superávit orçamentário de quase todos os Estados do Nordeste no primeiro semestre. Porém, apesar do caixa mais abundante, a maioria dos governadores pisou no freio dos investimentos. Se considerada a soma de todos os Estados da região, as despesas de capital recuaram 14,5% em relação aos seis primeiros meses do ano passado.
Os únicos a apresentar evolução nos investimentos, ainda assim de forma bastante discreta, foram Rio Grande do Norte (mais 2,3%) e Pernambuco (alta de 0,2%), enquanto Alagoas manteve o mesmo nível de um ano atrás. As maiores quedas foram registradas por Maranhão (45,4%) e Piauí (42,5%), justamente os Estados que experimentaram crescimento mais vigoroso do superávit orçamentário.
O único com superávit menor foi Sergipe, que viu as receitas do primeiro semestre deste ano encolherem devido ao Refis promovido pelo governo no ano passado. Puxada especialmente pelo aumento das transferências federais, a região como um todo apresentou superávit de R$ 6,38 bilhões entre janeiro e junho, o que representa alta de 73% na comparação com o mesmo período de 2010.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *