skip to Main Content
30 de outubro de 2020 | 01:21 pm

SURTO DE MENINGITE EM COSTA DO SAUÍPE

Tempo de leitura: < 1 minuto

Do G1:
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), os sete casos de meningite C que resultaram em três mortes durante uma semana em Costa do Sauípe, no Litoral Norte da Bahia, já são considerados um surto da doença. No entanto, a Vigilância Epidemiológica do Estado descartou a possibilidade de ter havido disseminação entre os foliões que participaram do Sauípe Folia, micareta indoor realizada de quarta (7) a sábado (10) nas instalações dos hotéis de luxo do complexo turístico. Grandes nomes da axé music se apresentaram para baianos e turistas.
Como medida preventiva, a Secretaria informou que cerca de 1.800 pessoas que estiveram em Costa do Sauípe neste período receberam medicação para bloquear o surgimento de novos casos. A Sesab afirma que os casos da doença não têm relação com a festa e nenhum hóspede foi contaminado.

Esta publicação possui 0 comentários
  1. No dia 14/09/2011 a minha filha, meu genro e meu neto estavam com viagem marcada para o Hotel FUN na costa do Sauipe. No dia 13/09/2011 tomamos contato pela imprensa nacional (Record News, Globo e Google) do surto de meningite c que estava ocorrendo no local. Procuramos a agência Valatur Turismo para mudar o local e aí é que vimos o quanto o interesse econômico é colocado, tanto por empresários como por autoridades, na frente dos interesses da saúde pública. Foi com uma indignação crescente que fomos recebendo as decisões do Hotel e da CVC, que transcrevemos (os E-mails) e comentamos (as conversas telefônicas) a seguir:
    1 – E-mail enviado pela CVC para o Hotel:
    De: Viviane da Silva [mailto:vivianedasilva@cvc.com.br]
    Enviada em: terça-feira, 13 de setembro de 2011 16:06
    Para: reservas@costadosauipe.com.br
    Assunto: Cancelamento – 14 a 21/09
    Boa tarde,
    Gostaria de saber se é possível cancelar a reserva abaixo feita através do bloqueio on line CVC, sem ônus. Devido ao surto de Meningite, paxs optaram em mudar de hotel, pois estão com criança.
    Brasil Fácil CVC
    Periodo 14 a 21/09
    DBL C/ CHD: 03 FATURETO/JOAO + ISABEL + KAUAN
    RSV BLOQ 84344967
    HTL SAUIPE FUN
    REC 7200-010429
    EXC 276399 091401
    Aguardo retorno o mais breve,
    Atenciosamente,
    2 – Resposta do Hotel:
    De: Reservas1 [mailto:reservas1@costadosauipe.com.br]
    Enviada em: terça-feira, 13 de setembro de 2011 16:56
    Para: vivianedasilva@cvc.com.br
    Assunto: RES: Cancelamento – 14 a 21/09
    Prezada Viviane,
    Para cancelamento fora do prazo é cobrado uma diária de no show referente a este cancelamento.
    Atenciosamente Anderson Peres
    Assistente de Reservas | Reservation Assistent
    Tel: +55 (71) 2104-8022|8031|8035| Fax: +55 (71) 2104-8065
    http://www.costadosauipe.com.br
    Indignado liguei para o Sr. Anderson Peres e depois de muita argumentação dele perguntei: Coloque-se no nosso lugar – Se fosse você com sua esposa e filho que soubesse o surto de Meningite C que está ocorrendo aí, você iria ? A resposta foi taxativa – NÂO.
    Então é justo eu pagar por um problema que é de vocês? E a resposta foi : Só o meu superior pode resolver. Encaminhe um E-mail para a supervisão.
    3 – Através da minha agencia de viagens enviamos o E-mail abaixo:
    De: Valatur Turismo [mailto:valatur@mednet.com.br]
    Enviada em: terça-feira, 13 de setembro de 2011 17:58
    Para: supervisores reservas
    Assunto: Fw: Cancelamento – 14 a 21/09
    Prioridade: Alta
    VENHO SOLICITAR QUE DEEM ATENÇÃO A LIBERAÇÃO DE TAXA DE NO SHOW DEVIDO AO PROBLEMA SER DO COMPLEXO, ESTOU COM A MEUS CLIENTES PARA EMBARCAR ÁS 06:00 HRS DA MANHÃ POR FAVOR ME AJUDEM A RESOLVER ESTE PROBLEMA QUE NÃO FOI CRIADO E NEM É CAPRICHO DE MINHÃ PASSAGEIRA, POIS ELA JÁ ESTÁ PAGANDO + CARO PARA PODER TROCAR DE HOTEL.
    AGUARDO UMA ATENÇÃO DOS SUPERVISORES DO SÁUÍPE
    MARINALVA – VALATUR TURSIMO UBA/MG
    E pasmem, a resposta foi esta a seguir:
    —– Original Message —–
    From: Keitti Santos
    To: Luciana Paraguassú ; Adnilton Santos
    Cc: supervisores reservas ; valatur@mednet.com.br
    Sent: Tuesday, September 13, 2011 6:06 PM
    Subject: RES: Cancelamento – 14 a 21/09
    Prezada Marinalva,
    Boa noite!!
    “Com relação às notícias divulgadas no dia de hoje acerca dos casos de Meningite Tipo C na Bahia, esclarecemos que a situação na região de Sauípe não oferece qualquer risco, pois está sendo monitorada pela Secretaria de Saúde da Bahia, que mantém todos os hotéis da área em operação normal.
    No complexo da Costa do Sauípe, a situação se restringiu a um contágio direto entre funcionários, que já foi bloqueado com a medicação adequada.
    Em nenhum momento foi registrado qualquer caso entre os hóspedes, que puderam e poderão continuar indo à Bahia sem problemas.
    Para mais detalhes sobre estas informações ou mais esclarecimentos, a Secretaria de Saúde da Bahia está à disposição pelos telefones (71) 3371-4876 e (71) 3115-4207.”
    Em casos de cancelamentos cobraremos uma diária de multa.
    Prazo para cancelamento sem ônus – 7 dias antes do check-in.
    Atenciosamente,
    Keitti Tavares
    Coordenadora de Reservas
    Tel: 55 71 2104-8080 | Fax: 55 71 2104-8065
    E-mail: keitti.santos@costadosauipe.com.br
    Site: http://www.costadosauipe.com.br
    Imediatamente, através do E-mail da Valatur Turismo enviei o E-mail abaixo:
    De: Valatur Turismo [mailto:valatur@mednet.com.br]
    Enviada em: terça-feira, 13 de setembro de 2011 18:21
    Para: Keitti Santos; julio@cvc.com.br
    Assunto: Re: Cancelamento – 14 a 21/09
    Prioridade: Alta
    Vocês em defesa do interesse econômico, não estão levando em conta os riscos a que estão submetendo seus clientes. È abusivo e sem proposito essa cobrança absurda de NOSHOW considerando que a causa do cancelamento está na irresponsabilidade do seu hotel. Informo que este caso vai com todos os dados e nomes das pessoas que nos atenderam para o Google e Face book. È só aguardar e vocês verão as consequências da mesquinhez deste hotel. Acrescento que a CVC está sendo copiada neste e-mail porque aguardamos um posicionamento da mesma.
    CONTRATANTE DA COMPRA DO PACOTE PARA SUA FAMÍLIA.
    JOSE LUCIO ARAGÃO
    4 – E a CVC ?
    Ligamos então para o Sr. Júlio Machado representante da CVC no Triangulo Mineiro que disse que retornaria mais tarde, pois não estava informado sobre o assunto. Em seguida o Sr. Júlio disse que nada poderia ser feito e que teríamos que arcar com a multa… Ha CVC que decepção… Pensava eu que a CVC se interessava por seus clientes…
    Que ilusão… Que engano!!!!! A resposta final da CVC está no E-mail abaixo:
    From: Viviane da Silva
    To: ‘Valatur Turismo’
    Sent: Tuesday, September 13, 2011 6:27 PM
    Subject: ENC: alteraçao hotel
    Boa tarde,
    Segue abaixo calculo de valores p/ alteração:
    Diária cobrada – ref. cancelamento: R$ 498,00
    Desta forma diferença a ser paga p/ alterar – R$ 736,00
    Novo hotel: Vila Gale Mares – Guarajuba
    Período: 14 a 21/09/2011

  2. Eu tou com viagem marcada para o dia 19/10 tambpem para o sauipe fun e não sei como proceder. já liguei para a litoral verde para mudar de hotel mas eles estão me enrolando. As notícias são vagas e já tentei por duas vezes contactar com a operadora e ñinguém me dá resposta alguma.

  3. também estou com viagem marcada para o sauipe fun, tive a mesma reação de vcs, quis imediatamente alterar o destino de minha viagem e a resposta que tive é que teria que pagar uma multa e um valor a mais do pacote para fazer a troca de destino. a cvc se dizendo muito interessada no bem estar de seus clientes me informou que o surto esta sobre controle e não tem nenhum problema de viajarmos, eles so se preoculpan com os interesses deles.

  4. Boa noite,
    Estou com viagem marcada para vila galé em guarajuba e gostaria de saber como estáa o surto de meningite por lá… estou levando meus filhos e fico com receio. Aguardo uma resposta o quanto antes.
    Juscelia Ferreira
    61 84316202

  5. Por favor, tenho uma viagem marcada p/ 29/10/11 p/ o Resort Costa do Sauipe, e gostaria que algum turista me informasse o que de fato está acontecendo lá sobre a Meningite.
    Obrigado, Salim Tuma

  6. olá
    estou com uma viagem marcada para o dia 23/10/11 para a costa do sauipe e gostaria de saber se é seguro mesmo viajar por causa do surto de meningite…
    gostaria das verdade.
    obrigada Rafaela

  7. Bom dia. Meu filho tem uma viagem marcada com outros 800 adolescentes no Costa do Sauípe Fun, formatura e gostaria de saber qual a verdade: se já esta’descartado o surto de meningite ou estao escondendo informaçoes. A responsabilidade é muito grande, pois o hotel vai receber na semana do dia 16 de novembro 800 adolescentes.
    Obrigada, Cássia

  8. estou indo em janeiro para o hotel vila gale em guarajuba e preciso saber se está havendo surto nesta região. aguardo contato das autoridades de saude da bahia

  9. boa noite. por favor , estou de viagem marcada para o resort costa do sauipe fun,em março,e gostaria de saber sobre o surto de meningite , se ja acabou ,pois estou levando meus filhos pequenos e estou muito preocupada . alguem q foi por favor me de uma luz. obrigada
    Da Redação: Senhora Rosângela, as últimas informações (oficiais) são de que não há mais surto da doença.

  10. Gostaria de saber como está a situação do surto de Meningite na Costa do Sauípe, pois estou fechando um pacote para Semana Santa em abril de 2012, mas tenho receio pois tenho 02 filhos pequenos.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top