Tempo de leitura: 2 minutos

Cláudio Rodrigues | aclaudiors@gmail.com

Hoje o deputado (Geraldo Simões) tem uma legião de ex-amigos e ex-aliados, que podem ser transportados tanto no sistema VLT como no BRT. Já os aliados e amigos que restaram, com muito esforço podem lotar uma Kombi.

 
O modelo de transporte de massa a ser adotado por Salvador para a Copa do Mundo tem sido bastante discutido. Se o VLT – veículo leve sobre trilhos, um modelo que circula em vias exclusivas, usando trilhos e movido a energia elétrica… Ou o BRT, em inglês, bus rapid transit ou, literalmente,  ônibus que circula rapidamente.
Pego como gancho desse texto a questão do transporte de massa da capital baiana para falar de um dos itens essenciais para um político: seu grupo. Todo político que se preza tem um grupo que carrega seu nome para os quatro cantos. Um grupo político é composto por homens e mulheres que têm sua classificação: os capas-pretas, a tropa de choque e os paus pra toda obra.
Estamos vendo em Itabuna o grupo do ex-prefeito e deputado federal Geraldo Simões se esfacelar. Nos últimos anos, o prefeito por dois mandatos perdeu apoios e votos dos ceplaqueanos, como José Carlos Veridiano, Jackson Primo, Jane Borges, Francisco Gilton, dentre outros. Também deram adeus a Simões: Lula Viana, Everaldo Anunciação e Eduardo Barcellos – esta uma perda irreparável. A última baixa foi o “xerife” Moacir Lima, que ocupou a Secretaria de Governo no último mandato de GS e foi indicado pelo mesmo para a direção da Biofábrica.
Na eleição de 2010, quando GS impôs o nome de sua esposa Juçara Feitosa como candidata a prefeita e perdeu para o DEM por uma diferença de mais de 12 mil votos, observei que os nomes que o PT apresentou como candidatos a vereador eram em sua maioria meros desconhecidos. O partido terminou elegendo apenas Vane do Renascer, que acaba de se desfiliar para disputar a prefeitura, uma vez que no PT não teria a mínima chance.
Simões surgiu para a política baiana como uma novidade, depois de eleito deputado estadual em 1990.  Ganhou a prefeitura de Itabuna em 1992, em 1998 foi eleito deputado federal e em 2000, retornou à prefeitura. O petista chegou a sonhar com voos mais altos, como o Senado Federal e até o Governo do Estado, mas depois da eleição de 2004, quando perdeu para Fernando Gomes, venceu para deputado federal e na reeleição em 2010, viu sua votação despencar em Itabuna.
O político Geraldo Simões nunca foi um estrategista, ele sempre jogou e contou com a sorte, mas nas últimas eleições a sorte e os amigos o abandonaram. Os motivos são vários, como não honrar compromissos assumidos, não valorizar as pessoas que sempre brigaram pelo seu nome, a arrogância e prepotência. Geraldo Simões perdeu apoios de peso, como João Xavier, Renato Costa, Ubaldo Dantas, Davidson Magalhães e Luís Sena. Hoje o deputado tem uma legião de ex-amigos e ex-aliados, que podem ser transportados tanto no sistema VLT como no BRT. Já os aliados e amigos que restaram com muito esforço podem lotar uma Kombi.
Cláudio Rodrigues é empresário.

0 resposta

  1. Claudio muito positivo este seu comentario, mais não podemos esquecer de outros nomes como Eliezer, João Manoel, Drº Humberto e outros que não me recordo agora, pois estes nomes mais os outros que vc mencionou traziam com si varias pessoas não só para sustentar politicamente Geraldo Simões como para fortalecer o PT em Itabuna e com isso o foi deixado de lado lideranças de bairros etc.Com isso estar aí o resultados negativo que ele vem ao longo de 7 anos acumulando com a sua derrota para reeleição em 2004, 2008 com sua mulher e 2010 com uma queda na sua votação para deputado federal.

  2. Excelente artigo. Cláudio conseguiu retratar com perfeição a situação atual do Coroné do Cacau (Geraldo Simões).
    Um homem que deixou Miralva Malvada ser presidente do PT local merece algum respeito ???
    Geraldo perdeu sua militância verdadeira há muito tempo e destruiu assim o PT local.
    O espaço de campanha na televisão do PT ano que vem será super reduzido, pois quais partidos estarão junto com Geraldo/Jussára ?????

  3. Cláudio Rodrigues:
    Prefeita a sua análise sobre Geraldo e perfeita também a metáfora que você usou.
    Para nós, aqui Ilhéus, o pior é que à medida que Geraldo perde importância política aí em Itabuna, ele se volta para tentar de alguma forma influir e mandar na nossa política. O pior ainda é que alguns desavisados ainda querem dar espaço para este decadente coronelzinho.
    José Vidal

  4. ACOORDA PTISTAS!
    O NOSSO PARTIDO NÃO PERTENCE A GERALDO SIMÕES
    PARABÉNS CLAUDIO PELAS SUAS COLOCAÇÕES. FALTOU VOCÊ ACRESCENTAR AINDA VÁRIOS PTISTAS QUE SÃO MUITOS ENTRE TANTOS PODEMOS CITAR O GRUPO DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO NÃO MAIS SEGUIDORES DE GERALDO SIMÕES QUE PODEM AINDA FAZER PARTE DA LOTAÇÃO TANTO NO SISTEMA VLT COMO BRT. ACHO ATÉ QUE OS SEGUIDORES DE GERALDO SIMÕES PARA UMA KOMBI SERÁ MUITO GRANDE TALVÉS QUEM SABE UM FUSCA DIRIGIDO POR MIRALVA MOITINHO TENDO COMO PASSAGEIRO SABE LÁ QUE SE ARRISQUE ALÉM DE JUSSARA.
    XÔÔÔÔ, GERALDO, JUSSARA E MIRALVA MOITINHO ESSE PARTIDO NÃO TE PERTENCE MAIS. VÁ PARA O PSD.
    PT SAUDAÇÕES

  5. CLAUDIO RODRIGUES. PARABENS, VOCE ESCOLHEU O TRANSPORTE CERTO
    UMA KOMBI. TRANSPORTE PARA A FEIJOADA DA CASA DE PRAIA.
    VEJAMOS A LOTAÇÃO. MIRRAIVA MORTINHA, levou (FERRO)CIDA MONTAEMGIL,LEIDEKEITE,MARIA ANDERSON,FILHA DE YANSÃ E FERNANDO0
    SÃO OS LAMBE SOLAS DE PLANTÃO, INOCENTES UTEIS.

  6. Na verdade o artigo faz sentido em alguns aspectos. Porém o nobre Claudio que nunca vi vendendo quiabo na feira esquece de mencionar algumas coisas:
    Uma delas e que qualquer político seja ele de onde e que legenda for perde sim aliados, dada muitas vezes pelos interesses pessoais de muitos e da propria dinamica da politica onde alguns pensam em seguir carreira solo e pra isso precisam assumir consequencias muitas vezes nao muito favoraveis.
    Ainda esquece tambem de dizer que o politico geraldo simoes amplia a sua base eleitoral a cada dia, o que dificulta o atendimento de algumas demandas pessoais de seus correligionarios, e faz isso com grande inteligencia dai acredito que seja sim um estrategista da politica mesmo que essa estrategia nao vise beneficiar diretamente todos os seus aliados.
    Esquece tambem de dizer que a maioria destas pessoas que o abandonaram tiveram o seu auge tanto pessoal, profissional, politico e principalmente financeiro quando estiveram ao lado de Geraldo, dai por que não dizer que errado foram essas pessoas que o abandonaram ja que ele mantem uma rota ascendente na sua carreira, mesmo concorrendo com campanhas com recursos vultuosos que sinceramente nao sabemos de onde saem.
    O ex companheiro esquece de dizer tambem que geraldo mesmo com toda a dificuldade inerentes a sua carreira politica nao esqueceu suas bandeiras que são a agricultura familiar a defesa dos pobres e trabalhadores desse pais. Se duvidar disso e so acompanhar o seu mandato atraves dos seus projetos e pronunciamentos na camara dos deputados.
    Esquece tambem de dizer que se o PT estivesse hoje governando com Jucara essa cidade a nossa realidade seria outra, e dai o companheiro deve saber pois participou de governo nosso e sabe como e o trato da coisa publica e possivelmente estaria na linha de frente em uma das pastas desse governo e acredito que isto nao esta descartado num futuro proximo.
    Por fim acredito que esse artigo repentino do companheiro Claudio tem mais um Q de desgosto devido ao cenario que se avizinha no ano que vem onde pessoas de outros campos da politica da nossa cidade comecam a acreditar num futuro governo do PT e a rejeição do prefeito segue a passos galopantes rumo ao 1° lugar.
    Inteligente do jeito que é o companheiro Claudio, sabe que um governo de Jucara e possivel em 2013, dai teremos o grupo politico de Geraldo todo recomponsto dado o interesse natural de alguns em participar do nosso governo, então aviso aos navegantes que e hora de juntar, deixar as difenrencas e interesses pessoais de lado e pensar no futuro da nossa amada terra.
    FORA AZEVEDOOOOOOOOOOOOOOOO…

  7. O senhor Claudio não é um nome que pode falar bem ou mal do deputado Geraldo Simões, e ele sabe muito bem o porquê.Geraldo tem seus pecados, certo, mas não se deve esquecer aqueles que um dia lhe estedeu a mão.. sem mais comentários. Ps. se o blog quiser publicar e puder fique a vontade ou censure, como quiser.

  8. geraldo simões so pensa nele…o homem e dono da construtora concic que faz varios predios em itabuna e ilheus > socio da gilmara confecções, socio da comonte, mora num predio que custou mais de l.milhão…como explicar tudo isso? enquanto isso seus ex amigos e aliados na rua da armagura. fora geraldo

  9. Essse tipo de comentário, nada mais é, tentativas de desestabilizar quem, verdadeiramente, pode derrotar o demo, na cidade.
    Alguém, aliás, muita gente, deve gostar do DEMO.

  10. Gostei bastante do comentario do “petista”. Muito bem analisado. Eu, por exemplo, se quisese, seria uma pessoa contrária a Geraldo, por nunca ter espaço em sua área de atuação; como não penso só em mim, mas, em mais de 200 mil habitantes desta cidade, abro mão dos “meus” possíveis interesses, em detrimento da coletividade. Apoioamos Geraldo, incondicionalmente!
    PT – muito melhor para Itabuna.
    GERALDO: sem sombra de dúvidas!

  11. As pessoas (médicos, artistas, empresários, entre outros…) que rejeitaram na eleição passada a candidata Juçara, pode não ter “se ferrado”, mas que contribuiram, grandemente para que a cidade “se ferrasse”….!! Ou aprovariam azvedo, outra vez? Gostaram da experiência? Quer mais, Claudio?

  12. Essas mesmas pessoas Claudio, que hoje julgam e condenam o ex-orefeito de Itabuna, Geraldo Simões. São as memsmas, assim como Moacir Smidth Lima, que sempre levou sua esposa a tira-colo, quando Geraldo Simões se encontra em cargos eletivos. É uma pena, que Geraldo Simões só contemplou aqueles “amigos” que agora tentam desfazer de sua pessoa. A exemplo do autor da matéria, o Cladio Rodrigues, que era homem forte da Assessoria de Imprensa, no governo do PT de Itabuna, 2001-2004, com Geraldo Prefeito.

  13. azevedo tem feito tanta besteira e algumas pessoas ficam preocupado com gs. obra do canal sem planejamento e atrasada saude esta na uti e muito mais.o piment parece que azulou

  14. Bela analogia com o mais novo neologismo em voga no meio político.
    Mobilidade Urbana. Escolha do Modal.
    Mas pelo visto, e pelo texto de desagravo ao deputado, bem escrito por sinal pelo “petista de verdade” apesar de cometer erros de concordância pra dissimular a traição com o amigo Claudio, que diz que não sabe quem é no inicio, e no meio já o chama de companheiro, tentando descaradamente cooptar o rapaz, a marca desse “modal” terá que ser mudada.
    Com isso, acredito que não mais uma Kombi, mas sim uma Hilux, dirigida por Ninão, tendo ao lado a presidente Miralvada e o sogrão Jonas Nascimento a conduzir a caminhada pelo rádio, no banco traseiro, lógico, o primeiro filho, com todo respeito agora que é pai, avaliando a situação.
    Na caçamba, o deputado Geraldo Simões, a esposa Jucara Feitosa, segurando a bandeira do pt o faz tudo Paulo Seboso, e de câmera na mão, o nobre escriba que se intitula “petista de verdade”.
    Acredito que será esse o meio de mobilidade urbana a ser usado pelo deputado para levar seu grupo e o seu discurso aos eleitores em Itabuna.

  15. Claudio você está muito equivocado,por que na ultima eleição para deputado, Geraldo sem esses ex- amigos que você citou, exceto Eduardo Barcelos que continua fiel ao deputado,votaram nele só em Itabuna 25.000.00 mil amigos,se formos para cidades ciclos vizinhas são 79.000.00 mil amigos,sinto dizer que você escreveu muitas besteiras, você é igual os demais por Geraldo não ter a caneta do estado não conseguiu ti arrumar um emprego,debandaram,logo o seu texto é equivocado, tendencioso e ideologico.

  16. A TURMINHA DE GERALDO APARECEU!!!!
    COMO TODO “PETISTA DE VERDADE” ELES VEEM O QUE QUEREM E SEMPRE SE FAZEM DE VITIMAS!!!
    SE JUSSARA FOSSE PREFEITA IA FAZER A MESMA MERDA QUE AZEVEDO TA FAZENDO, PORQUE GERALDO FOI PREFEITO DUAS VEZES E TEVE O APOIO DO GOVERNADOR, DOS SENADORES E ATÉ DO PRESIDENTE E MESMO ASSIM A CIDADE NÃO SAIU DO LUGAR!!!!
    ITABUNA PRECISA DE UM NOME NOVO!!! GERALDO, FERNANDO, AZEVEDO, JUSSARA, FABIO E CIA DEVEM PROCURAR OUTRO TOCO PARA AMARRAREM SEUS RESPCTIVOS JEGUES!!!!!!!

  17. O SR AGNALDO USA OUTRA CONHECIDA TECNICA PETISTA DE PERSUASÃO!!!
    SEGUNDO ELE O CARA QUE RECEBE UM FAVOR DEVE FICAR CALADO E SEM RECLAMAR DA REPUBLICA PETISTA!!!
    POR ISSO O PT “EMPRESTA” FAVORE$$$$ AO MST, A ONGS, A UNE, A CUT E AOS SINDICATOS!!!
    O PREÇO QUE ELES PAGAM É O VERGONHOSO SILENCIO QUE DEVEM FAZER PERANTE A TODA ESSA CORRUPÇÃO, A TODA ESSA FALTA DE GESTÃO!!!
    O PT DEFENDEU UM SALARIO MENOR E A CUT “ESMUDECEU” !!!!
    O PT TA PRIVATIZANDO AS ESTRADAS E OS AEROPORTOS E OS SINDICATOS SUMIRAM!!!
    AS UNIVERSIDADES FEDERAIS ESTÃO EM GREVE A 4 MESES E A UNE SUMIU!!!!
    A REFORMA AGRARIA PAROU E O MST SUMIU!!!!!
    A HISTORIA SE ENCARREGARÁ DE DISMISTIFICAR ESSE PARTIDO!!!

  18. Petista de verdade e Agnaldo silva,
    Quanta babação de ovo.
    Logo se vê que vcs fazem parte da lotação da Kombi, dirigida por Miralva Moitinho.
    Ainda tem vaga, quem se habilita?
    KKKKKKKKKKKKK,
    PT SAUDAÇÕES!

  19. Perfeito o comentário do ErAsto. Esse povo tá confundindo política com benesses pessoais. Ficam querendo cargos, empregos e indicações e se não as tem cospem no prato que comem. Com todas essas mazelas de GS ele fez um governo anos luz melhor do que a dupla FG/Azevedo. Ficam a analisar posturas subjetivas como arrogãncia, falta de palavra, etc, etc… coisas sem relevância para quem espera o certo do político: um administração séria e transparente. Voltada pelos reais interesses da comunidade. Como disse o colega ErAsto, para tender o coletivo e não o individual, o pessoal e é nisso que essa gente só pensa e cobra de GS. Não cobraram de FG e não cobram de Azevedo investimentos na saúde, na educação, na urbanização e melhoria de qualidade de vida da população de Itabuna. Não cobram o sumiço de mais de 24 milhões da saúde e nem uma gestão séria no HBLEM, coisa que no governo de Geraldo com Antônio Nunes à frente era. Não cobram seriedade, transparência e nem profissionalismo e ética na EMASA que no governo de GS era outra empresa, é só lembrar que naquela época a empresa se profissionalisou, tinha uma sede excelente propiciando melhores condições de trabalho aos empregados da empresa e totalmente funcional. Hoje a empresa está sendo despejada da sede por falta de PAGAMENTO DE ALUGUEL por mais de seis anos, trazendo prejuízo aos funcionários da COELBA, pois o prédio pertence à FAELBA que é uma entidade mantida por esses funcionários. É isso que deve ser discutido, é isso que realmente interessa. Se GS é arrogante e prepotente problema dele e não é isso que busco como principal característica de um gestor, mas sim a ética, a transparência e o trabalho pelo desenvolvimento da cidade que administra. O resto é subjetivo e irrelevante.

  20. Em toda legenda há incompatibilidade de ideias. Ninguém sabe as reais condições em que estas pessoas se afastaram do PT. Há pessoas aí, citadas pelo Cláudio que nunca foram filiadas ao partido, então não criaram amor pela sigla. Há outras, que tiveram toda chance com Geraldo, quer seja nos sindicatos da classe com apoio para direções, vereador etc. Entretanto, estas pessoas tiveram alguma insatisfação, ou algo que não atendiam às suas demandas. Não sei. Nunca foi explicado. Só sei dizer que quando se é filiado à qualquer sigla partidária, as divergências devem ser esclarecidas em plenária, pois o Partido é maior do que as pessoas. As pessoas passam e o partido fica.
    Partidário de verdade, permanece para contrapor. Eu já houvi muita gente dizer: Sou Geraldista, mas detesto o PT, votei em Lula mas odeio o PT. Estas pessoas são do PT e cresceram nele. Não pode dissociar. Toda pessoa de sucesso sempre vai ser criticada ou de uma forma ou de outra. O que sei, é que as melhores opções para Itabuna ainda são Geraldo/Juçara, sem desmerecer os demais pretendentes. A conjuntura Nacional e Estadual navega para estes nomes. Itabuna precisa ficar ligada com quem pode lhe dar melhores condições. Remar contra a maré, já foi!

  21. Geraldo Simões me soa muita desconfiança, rpz muito cínico, quero votar no PT para o crescimento da cidade porém com esse cacique na frente, não sei não Fernando Gomes já mostra quem é ele porém…..
    Duas disgrç@3$%$¨&* para cidade.

  22. Todo mundo sabe que esse leitor “PETISTAS DE VERDADE” é o Dadau, um dos maiores puxa-sacos atual de Geraldo Simões. A maneira da escrita é a mesma quando ele postava aqui.
    Cláudio mandou super bem nesse texto.
    A kombi vai com:
    Miralva Mortinha e seu filho Edmundo, Ninão, Dadáu e por ai vai…Isso foi o que restou dos “companheiros” de Geraldo/Jussára.

  23. E para acabar com essa palhaçada toda o PT foi burro mais uma vez, VANE vai ser o futuro prefeito de Itabuna par mudar de verdade esse cenário de caciques e corruptos dessa prefeitura e começar uma nova era em ITABUNA, ACORDEM ItabunenseS, A HORA É AGORA , ESSA É A OPORTUNIDADE DE TIRAR esses corruptos que há décadas vem surrupiando e sucateando a nossa cidade, parem e pensem , reflitam e vamos dar uma oportunidade á uma pessoa séria que tem compromisso com o nosso povo, não sou político nem puxa saco, não preciso de nenhum deles, apenas não aguento mais ver escândalos atras de escândalos e nada, a cidade cada dia mais piorando ,não temos trabalho, não temos saude, não temos segurança, mão temos justiça, não temos planejamentos, temos um prefEito que só se preocupa em namorar, e os QUE ESTÃO AO REDOR em roubar, vamos mudar ´JA, nossa cidade pede socorro está na UTI, igual o HBLEM

  24. Para o bem de Itabuna, melhor seria que o Fernando Cuma, o G.S., além de uma trupe de políticos velhos, obsoletos, inoperantes e viciados estivessem nos voos que se chocaram com as torres do W.T.C., em 11/09/2001, …!!!
    Para a nossa falta de sorte, infelizmente eles não estavam lá, …!!!
    Mas assim como o ACM já foi, um dia eles também irão embora, …, cedo ou tarde (quando eu falo em tarde, eu só me lembro do Sarney), para felicidade geral da nossa cidade, …!!!
    A propósito, será que alguém saberia explicar porque (e como) um Senador que representa um estado insignificante do norte do país, como é o caso do Amapá – com todo respeito ao Amapá, deixando bem claro – consegue comandar (e ofuscar) Senadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, além de muitos outros estados mais representativos do nosso país, …?!?!?!
    MISTÉRIO, …!!!

  25. Zelão diz: – O choro das viúvas
    Dois nomes de políticos citados no artigo de Cláudio Rodrigues (Ubaldo Dantas e Geraldo Simões), por coincidência ou não, tiveram as administrações bem avaliadas à frente do governo municipal de Itabuna e por isso se tornaram líderes. Em comum, os dois foram criticados pela forma de fazer política dentro dos grupos de apoio, dando origem aos clubes dos “ex-amigos.”
    O que não entendo é o fato de que ambos governaram democraticamente, prestigiando seus auxiliares diretos. Ubaldo, até abrindo mão da personificação do seu governo, tinha como marca da administração o slogan “Equipe Ubaldo Dantas.” Geraldo, nos dois governos, projetou politicamente nomes até então desconhecidos na política e na administração pública. Uns trazidos de outras plagas tiveram a oportunidade de aqui se estabelecerem empresarialmente, formar família e amigos. Outros daqui tiveram oportunidade de conquistar mandato eletivo que não souberam levar adiante.
    Concordo que muitos que tiveram oportunidades, não souberam ou não foram competentes para se firmarem, dando lugar a outros, também do grupo, que permaneciam na longa fila de espera por uma oportunidade; um lugar ao sol, no poder.
    Todos os nomes citados por Cláudio que afirma fazerem parte do clube dos “ex-amigos de Geraldo,” tiveram oportunidades nos dois governos de Geraldo Simões. Não isento de erro de avaliação algumas das atitudes políticas de Geraldo – não se faz omeletes sem quebrar os ovos. O poder, sempre desejado, deixa vítimas ao longo do caminho. Nem sempre o líder é capaz de atender a todos os desejos e demandas dos seus liderados. E, por isso mesmo, de forma planejada, para se manter na liderança que conquistou, vai deixando para trás “viúvas e órfãos” de maridos e pais vivos.

  26. Todo mundo sabe que Walmir do Carmo só defende o nome da dupla geraldo ou jussara porque ele está mamando na secretaria do meio ambiente.
    Aliás ele até cuspiu na sua história junto ao GRAMA já que a ferrovia oeste leste vai praticamente acarbar com o meio ambiente e ele está caladinho.
    Assim até eu defenderia meu chefe.
    Falei!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *