Tempo de leitura: 5 minutos

O ex-vereador José Carlos Veridiano (Badega) pode voltar ao PT e disputar novamente uma vaga à Câmara de Vereadores de Itabuna. No início desta tarde, Badega concedeu entrevista ao PIMENTA e disse que a tendência é pela volta ao partido que ajudou a fundar.
O ceplaqueano foi presidente da legenda em Itabuna e também o primeiro vereador petista no município, na legislatura 1993-1996, quando três edis foram cassados por “malfeitos” e só retornaram à Casa, pela via Judicial.
Ontem à tarde, Badega ouviu pedidos dos dirigentes locais para que retornasse, dentre eles o da prefeiturável Juçara Feitosa. Veridiano, que esteve no PMDB, disse na entrevista que volta ao partido por causa da militância e não a serviço de alguém.
Na entrevista, ele fala do possível retorno, prevê eleição disputadíssima a prefeito e definição entre Capitão Azevedo (DEM) e o nome do PT (Juçara Feitosa e Geraldo Simões são os nomes petistas) e analisa o desempenho dos vereadores:
– Eu tenho vergonha dessa Câmara.
Confira.
PIMENTA – O senhor retornará mesmo para o partido?
JOSÉ CARLOS VERIDIANO – O partido vem conversando comigo há sete, oito meses. Como eu tenho sido e sempre fui tratado de uma maneira tão especial pelos militantes, resolvi conversar com a direção do partido.
E a conversa vai dar em retorno?
Eles fizeram um apelo unânime, insistiram. Resolvi apreciar esse convite, consultar minha família e pessoas com quem sempre converso. A sinalização dessas pessoas é positiva [pelo retorno]. Não está 100% decidido, mas a tendência é pelo retorno.
O partido já divulga sua refiliação amanhã, no Grapiúna. O senhor vai ao evento?
Eu pedi ao pessoal para me preservar em relação a esse movimento. Se for para ajudar a levantar o astral do partido, eu gostaria de ir, porém, ainda não fechei o círculo de reuniões. Mas eu gostaria de deixar claro que em um retorno não serei pró Josias [Gomes] nem Geraldo [Simões]. Volto pela militância. Não estou retornando para servir a ninguém. Meu compromisso é com o partido.
O senhor disputará vaga à Câmara em 2012?
Inicialmente, não. Gostaria de ter mandato para trabalhar, dar o melhor para a minha cidade e não repetir o que vemos aí, gente preocupada em fazer pé-de-meia. Mas não reúno condições financeiras para sair candidato. Se as condições forem dadas mais adiante, até posso ser.

O Caso Sérvia é hoje uma gota d´água no meio do oceano em relação ao que acontece atualmente. Eu tenho vergonha dessa Câmara de Vereadores.

O senhor foi o primeiro vereador do PT em Itabuna, no início da década de 90. Era uma legislatura diferenciada, apesar do Caso Sérvia. Como é que vê a Câmara que temos hoje?
Mas o Caso Sérvia foi investigado. Apuramos e punimos com rigor os envolvidos, cassamos vereadores (no episódio, foram cassados José Raimundo, Herlon Brandão e Gegéu Barbosa, que depois retornaram por via judicial, mas absolvidos Eli Barbosa e José Domingos). Aquele caso é hoje uma gota d´água no meio do oceano em relação ao que acontece atualmente. Eu tenho vergonha dessa Câmara de Vereadores.
No que aquela legislatura se diferencia da atual?
Olha, naquela época nós tínhamos quatro assessores para 17 vereadores, e estes eram funcionários da Câmara. Era o assessor de comunicação da Câmara (Gonzalez Pereira, que era efetivo), os assessores jurídico e parlamentar e o diretor-administrativo. Não tinha verba parlamentar, não. O repasse era correspondente a 30%, 40% do que se recebe hoje em relação ao Orçamento. Agora, passa dos R$ 700 mil e esse dinheiro se consome todo. Isso é absurdo.
Eram quatro assessores para a Câmara?
Sim, e a Câmara funcionava. No meu gabinete, era eu e eu mesmo. Tudo era feito por mim com auxílio de colegas experientes ou de voluntários como os jornalistas Luiz Conceição e Ederivaldo Benedito e outras pessoas que sempre nos davam sugestões. Os vereadores hoje deveriam ter, no máximo, três, quatro assessores cada e não torrar dinheiro público enquanto vemos a cidade entregue ao lixo e às baratas.
O número de vereadores vai aumentar em Itabuna para 21 em 2013.
Eu acho muito. O ideal seriam 17. Eu acho muito para Itabuna 21 vereadores, até porque boa parte não pensa na população, mas em salário, pé-de-meia.
E o senhor disputando em 2012, terminando eleito…
Sendo vereador? Eu dispensaria metade dessa verba de gabinete. A Câmara não poder ser “Ilha da Fantasia”. Temos que nos adaptar à realidade da nossa região. O pior é vereadores fazerem empreguismo na Câmara. Eu era do partido de Geraldo [prefeito à época], mas nunca empreguei ninguém na prefeitura, nem botei parente meu. Nunca pedi emprego para nenhuma pessoa nem fiz empreguismo na Câmara ou na prefeitura.

Não sei o que o Ministério Público fazendo, porque foram feitas denúncias e ninguém ouviu um pio dos promotores.

Nesse sentido, a pressão em 2013 vai ser ainda maior, não?
É… O prefeito que for eleito vai perder os cabelos. Em vez de negociar com 13… Vamos ter poucos que não vão querer vender seu mandato [ao prefeito]. Isso é uma coisa deprimente. É corrupção deslavada que deve ser combatida duramente pela imprensa e pelas pessoas. Não sei o que Ministério Público fazendo, porque foram feitas denúncias no MP e ninguém ouviu um pio dos promotores. E a cidade entregue aos desmandos. Assim, a população começa a desacreditar em todo político.
É por causa dessa descrença que o senhor não pensa em disputar eleição?
Não, não é. Gostaria de ter mandato para fazer diferença. A gente tem que ir pelos meios legais para ser direito. Ter mandato pelos meios direitos é difícil, a não ser que tenha grupo de pessoas amigas, amigos direitos e que depois não queiram cobrar nenhum tipo de benefício pessoal. Mas não descarto a candidatura. A gente nunca deve perder a esperança.

Eu não perdi a esperança, gosto de fazer política. Na minha Câmara, a maioria era de pessoas direitas.

Mesmo com os fatos recentes?
Eu não perdi a esperança, gosto de fazer política. Na minha Câmara, a maioria era de pessoas direitas, Leo Guimarães, José Domingos, Herlon Brandão, Ana Carolina, Davidson Magalhães, José Japiassu, Anorina [Smith Lima]. Tínhamos grupo qualificado que discutia política e trabalhava mesmo.
O senhor tem a dimensão do que representaria retornar ao partido?
A dimensão exata eu não tenho (risos). Mas nunca fui uma pessoa que desacreditou na política. Acho desperdício não participar, com ideias, debates. Outra coisa que me influenciou a retornar para o PT foi o projeto nacional, que está dando certo. Antes de Lula, a Bahia só tinha uma universidade federal e agora vai ter quatro.
O senhor acha que o PT chega em condições favoráveis para disputar a prefeitura de Itabuna?
Itabuna ainda tem perfil de Vasco x Flamengo, de eleição disputada. Um bom número vai votar em que está na prefeitura pela questão ideológica. Pelo que está a cidade, o prefeito teria 3%, 4% dos votos. Vai ganhar em 2012 quem agregar mais. A disputa será definida entre o grupo que está na prefeitura e o grupo do PT. Não será eleição fácil para ninguém.

0 resposta

  1. Viva Badega. Entrevista mais que lúcida. Só você velho líder para botar fogo nessa militância.
    Concordo com vc quando diz que essa câmara nos envergonha. O prefeito pula-pula também seo Badega.

  2. Sendo vereador ? eu devolveria metade dessa verba de gabinete !!!
    meu Deus que absurdo eu aqui mi acabei de dar risadas kkkkkk
    atitude digna de palmas se isso fosse verdade!!!!!
    badega vc quer que o povo acredite nisso ? feio pra sua cara mentir tão descaradamente só lamento.
    È jesus daqui até o ano que vem muito coisa agente vai ouvir viu..

  3. ” ESSE É O PAÍS DAS PICARETÁGENS, E O PIOR É QUE A MÍDIA NÃO PUBLICA NADA E A FARRA CONTINUA, EXEMPLO:
    -Fraude & Farsa da Mega Sena
    A polícia federal desconfiou que estivesse havendo algum tipo de fraude na MEGA SENA e, mal começaram as investigações, pegaram várias pessoas envolvidas no esquema, entre elas, funcionários, auditores, e muito peixe grande, todos ligados diretamente ao governo. Era muita gente envolvida no esquema. Eles fraudavam o peso da bolinha, fazendo sempre dar os números que eles quisessem como já havia acontecido no jogo ‘TOTO BOLA’, e botavam ‘laranjas’ para jogar em diferentes Estados. Você que achava estranho a Mega Sena acumular tantas vezes seguidamente, e quando saía o prêmio, apenas uma pessoa ganhava, geralmente em algum lugar bem distante.
    PROPONHO DESDE JÁ, O SR EX-VEREADOR VERIDIANO PÁRA FUTURO MINISTRO DOS BONS COSTUMES, SE É QUE APÓS O pt NO PODER ISSO SEJA POSSÍVEL, O MAIS ESTRANHO EM TUDO ISSO É O ILUSTRE VERIDIANO QUERER RETORNAR AO pt, PORQUE SERÁ?

  4. O BOM FILHO A CASA RETORNA.
    O QUE ACONTEÇE COM QUEM NÃO RETORNA:
    HELOISA HELENA.
    LUIS BASSUMA.
    VEJA O QUE VAI ACONTECER COM VANE. NÃO TEM LEGENDA GARANTINDA NO PRB, QUE VAI APOIAR JUÇARA.

  5. COLIGAÇÃO DE JUÇARA: PT/PC DO B/PP/PSB/PV/PRB
    JUÇARA VAI TER 58% DOS VOTOS, SENDO A PRIMEIRA MULHER PREFEITA DE ITABUNA, ASSIM COMO DILMA NA PRESIDENCIA

  6. ATENÇÃO:
    Vem aí o “Sassá Mutema”, .., o “Salvador da Pátria”, …!!!
    Coitada de Itabuna com os políticos que se apresentam, …, eu é que me envergonho deles, …!!!
    Será que ele ajudou a “construir” as creches, cujo dinheiro “sumiu”, …?!?!?!
    Ele bem que deveria ter vergonha de andar com quem anda, …!!!
    Eu vou dizer uma coisa: VERGONHA é tal qual pedra preciosa, …, artigo muito raro por aqui, …!!!
    No meio político, então, vergonha só existe em doses hormonais, isto é, em ppb – partes por bilhão, …!!!
    É cada um que me aparece, …!!!

  7. Mas o Caso Sérvia foi investigado. Apuramos e punimos com rigor os envolvidos, cassamos vereadores (no episódio, foram cassados José Raimundo, Herlon Brandão…que depois retornaram por via judicial.
    Eu não perdi a esperança, gosto de fazer política. Na minha Câmara, a maioria era de pessoas direitas, Leo Guimarães, José Domingos, Herlon Brandão
    Seu Badega primeiro vc relata o caso servia colocando alguns ex-vereadores e depois vc coloca-los como pessoas direitas. Badega gosto de vc,mas vc ta igual a um “poeta de boca fechada”…Vc saiu falando mal do deputado geraldo e agora pela necessidade volta a grupo. Só falta voltar Luizinho, Everaldo e outros.

  8. Cuidado, vc conhece o famoso “saiu para encher linguiça”?
    Esse Partido tem muita gente de mil a dois mil votos…
    Paulinho do INPS, Acilino, Junior Brandão, Frankvaldo Lima entre outros…

  9. ” Realmente vergonha não para todo mundo mesmo como diria á Bíblia sagrada o cachorro voltou à Comer seu vômito…Badega se você tivesse um pouco de vergonha na cara você nem pensava em Geraldo simões… Esse cara lhe chamou de analfabeto ,jogou na sua cara tudo o que fez por você…E a pessoas que acreditaram em você e deixaram o partido com que cara ficarão ? (Irão acreditar em quem mais ? Crente têm palavra de Honra ? tudo por dinheiro ! mas o povo irar lhe punir nas urnas , pode crer nisso como Jussara que á vida toda pisou nas pessoas e depois caiu nas mão deles ( você viu á tragédia não viu ? 2012 será a sua vez !

  10. Fico feliz por seu retorno companheiro Veridiano e estarei hj no grapiúna para prestigiá-lo. Parabéns ao Partido que novamente vem agregando pessoas de história e de luta.

  11. Manoel messias da radio estava certo ou está com o PPS pra sair vereador em 2012, más Juçara ontem ofereceu dinheiro e deixou o cara tentado!!!!!!!
    e ai Messias ????? PmDB, PHS, PPS ou o grupo de Bernabé que indecisão meu amigo!!!!

  12. Ou o povo de itabuna é louco ou se faz de besta imaginem senhores que badega já foi vereador de itabuna e a camara teve as contas rejeitadas no mandato dele falar de uma camara que envergonha isto é de mais para quem já foi vereador pelo PT e foi cair nos braços da cupula do PMDB hoje volta com cara de madalena arrependida e navamente aos braços do PT o que badega é na verdade um pelego sem moral sem palavra cria de pedinha e juju se badega tivesse respeito próprio não voltaria ao pt ~´a mais isto sim é que não ter vergonha na cara vane pode cair politicamente coisa que eu não acredito a tendencia é se fortalecer muito mais o vereador vane não perdeu nada em sair do PT mas sim o PT que perdeu o vereador vane, aglomera e era sim uma liderança no PT agora um individou que sai do partido indignado com seu chefe, depois volta esta é a prova de não tem postura salve Veridiano;

  13. Etâ badega, acabou… nunca pensei em vc a serviço da Dinastia Simões, o reizinho de Itabuna é fogo, ir de encontro a vontade do reizinho acaba nisso, volta sem graça sem eira e sem beira.Meus Pesames.

  14. Pobre PT de Itabuna…. e eu que já segurei tanta bandeira para construí-lo. O PT é um partido que tem DONO ! Isso não funciona em nenhuma democracia.

  15. acredito eu que geraldo nao acredita mas em badega se eu fosse ele tomava vergonha de acompanhar geraldo falou mal de geraldo o tempo todo e agora que se levantar nas custa de geraldo geraldo deve esta acordado pra ele acorda badega que vc nao vai ter vez com o dr geraldo como vc tinha antes

  16. Cheguei a ficar triste com essa notícia!
    Um homem honrado precisa pensar bem antes de agir, do contrário corre o risco da descredibilidade!
    Apenas três considerações sobre as declarações de Veridiano:
    1- Essa história de “volta pela militância” é falácia. Todos sabem que aquele que não “rezar no pé do cabôco” (Lula o chamou assim uma vez num comício aqui em Itabuna), não terá direito a nada. Afinal, o “sr. pedinha” sempre enfiou guela a baixo da militância todas as decisões que tomava. Nunca dá ouvido a ninguém, por mais coerente que seja. VANE que o diga, pois sempre honrou o PT, representante legítimo e único na câmara, honesto e íntegro, mas, como só dobra os joelhos pra Jesus, não teve espaço no partido.
    2- Quanto ao ex-vereador ter vergonha da gestão atual da câmara até entendo, pois muitos daqueles que se dizem representantes do povo deixam a desejar. Contudo, não se pode generalizar, se as denúncias foram investigadas e o processo encaminhado ao Ministério Público, agora é com a Justiça.
    3- Quanto ao fato do Badega admitir, afirmar, comparar as eleições de Itabuna com um “Vasco e Flamengo”, chega a ser vergonhoso. Políticos sérios lutam por Democracia plena e não por políticas bi-partidárias, pois as alianças são importantes desde que sejam lícitas. Ou o ceplaqueano esquece que o PT já foi uma espécie de botafoguense, “estrela solitária”?
    Acredito na chamada “terceira via”, não por modismo ou rebelião, mas por se tratar, no caso de Itabuna, de pessoas que escolheram não ficar esperando acontecer, mas estão partindo para a luta, destemidos, indignados e não coniventes com a situação tenebrosa que se encontra essa cidade.
    Itabuna talvez não encontre outra chance de mudança como essa. São pessoas sérias e que não estão preocupadas em satisfações pessoais, já mostraram isso. Agora depende de nós, afinal, “o povo tem o governante que merece”.

  17. a maioria das pessoa que passou por geraldo e porque gerald nao e coisa muinto boa e ainda tem muinta gente atraz de geraldo nao da nada a niguem so quer pra ele rui porquinho ja falou pra ele geraldo vc sabe oq e faqui entao quis dizer que nao aguentava fome gerlado esta fazendo o mundo dele e os besta atraz de geraldo ou itabuna que tem gente besta

  18. e o bedega que se levantar nas costa de geraldo gerlado deve esta armando alguma pra ele um homem pimenta que perdeu 10mil voto em itabuna ele acha que a mulher mas badega vai recuperar esses votos ta morto geraldo vc tem que sair geraldo pra ver se vc e bom de urna mesmo

  19. ontem pimenta foi a filiacao do partido eu acho que koko deveria pensar primeiro entes de ir pra o lado de geraldo koko nao precisa disso geraldo nao chance a niguem koko do lordao tinha que seguir o exemplo de muinto que passaram no pt muinta gente boa e koko agora se mesturar com geraldo que seu carater koko que e um homem que o povo gosta

  20. e outra viu pimenta esses politicos acha que empresario da voto a niguem empresario tem o dinheiro pra gastar e depois geraldo ficar rindo da cara deles eu acho que leninha da regional nao e maluca de sair vice de jusara espero que nao

  21. pimenta eu acho que o geraldo vem sozinho dessa vez tambem acho que o pcdb nao vai sair vice de jusara se nao o pt sobe e o psdb fica pra traz gerlado minha gente e um emgandor

  22. Badega, você é de luta companheiro.
    Ando a muito desgostoso com o Partido, apesar de não se filiado, a minha adesão ao PT é ideológica e histórica. Você faz parte dos históricos deste partido nesta cidade e, portanto sabe muito bem do que o partido aqui nestas terras precisa. Renovar as lideranças internas, com independência e objetividade devem ser características buscadas pelo partido para construir novas lideranças.Não desmerecendo a figura do ilustre Deputado GS, mas a muito nosso PT, diverge na atualidade, de sua essência e características. Precisamos ter mais cuidados com aqueles que sempre e historicamente, foram contra os ideais e que agora, por se tratar de uma partido de governo, traz em sí os holofotes e promoção própria que os treiteiros estão a olhar e loucos a participar.
    Prudência acima de tudo é preciso.
    Forte abraço

  23. Não acredito que tem gente que ainda pensa que Badega voltou rebaixado, para puxar-saco ou vendido. Fala sério!! Ele provou por várias vezes sua honestidade. E não é segredo nenhum que Geraldo e Juçara praticamente imploraram para que ele voltasse, já que Badega é parte física, histórica e ideológica do PT. E arrastou vários a se desfiliar junto com ele (Protesto contra o excesso de poder na cabeçona de GS) Geraldo tem plena consciência de que ele não é dono do partido, apesar de a maioria das vezes agir de forma contrária. Mas isso só ocorre porque os filiados dão espaço para que aconteça. Badega, na minha opinião, volta de cabeça erguida, e demonstrando sua importância ao partido. Esse homem é um símbolo de tudo aquilo por que ele sempre lutou e concerteza não se corrompe nem se corrompeu. Vá na força Badega, vc é um homem de coragem!!

  24. caro,Badega você é homem de coragem só quem lhe conhece sabe do carater que você é,cara fibra autentico que tem principios eticos que orgulha nossa cidade, Badega vai em frente você é a nossa voz você e o PT tem tudo a ver. um forte abraço,

  25. caro,Badega você é o cara só quem te conhece sabe do teu valor, homem igual a tu nos orgulha parabens por essa decisão acertada você e o PT tem tudo a ver,vai em frente Itabuna precisa de você seja a voz daqueles não pode falar.um forte abraço,

  26. veridiano você é uma pessoa especial para a politica itabunense,sabemos da tua luta,homem simples mas de carater de um passado e presente limpo,politica igual a você esta rarissimo queria que nossos politicos seguisse o seu exemplo.

  27. Badega é um otimo nome pra vereador, Mas Jussara não é mais uma boa alternaiva pra Itabuna, na verdade nós temos que mudar desse ciclo vicioso, Geraldo, Fenando. Geraldo hoje é um politico comum, o poder o corrompeu, precisamos de gente nova no PT Itabunense, gente que não queira perpetuar-se no poder.

  28. Essa cãmara que está ai tem homem sério sim. E, esse badega (puxa saco de geraldo) sabe disso. É o caso do vereador VANE. Tudo foi investigado e encaminhado ao Ministério Público, JÁ existe processo e inquéritos policiais rolando por aí. O prefeito Azevedo tem maioria na câmara e lançar nomes para cassação não teria efeito, pois o rolo compressor do prefeito passaria. Porém com o Ministério Publio atuando será diferente. Embora a justiça brasileira seja lenta, mas logo logo, mandos de prisão sugirão. Aguardem!!!!!!!

  29. A imprensa grapiuna,já que teve a honradez de considerar Veridiano o melhor vereador que já passou pela câmara legislativa de Itabuna, deveria, numa demonstaçao de coerência e responsabilidade para com o povo itabunense, fazer da volta de Veridiano ao Partido dos Trabalhadores, uma das mais importantes notícias para a política regional no presente. A história de vida desse ceplaqueano aliada à sua prática política daria um lindo livro. Parabéns Itabuna, parabéns PT.

  30. Feliz da politica que se pratica no Brasil se tivessemos milhares de Veridianos.Cidadão simples,mais honrado,cumpridor do seus deveres, seria ótima a volta do Veridiano, a Camara estaria honrada com a presença dele. O espirito público que caracteriza a sua vida fez história, necessitamos de homens desse quilate em qualquer ambiente e na politica de Itabuna Veridiano será um diferencial. Conte com meu apoio velha Badega.

  31. Precisa-se de pessoas sérias em todos os governos do país chamado Brasil… e Itabuna faz parte disso tudo… é a cidade que escolhi para terminar de criar meus filhos, onde se casaram e estão construindo sua família. Me entristeço de dizer que, não era o meu sonho deixá-los por aí, mas o que fazer né…!!!
    Espero mesmo que o vereador Veridiano possa fazer algo para essa cidade tão necessitada. E que possa levar com ele pessoas sérias, capazes de construir uma Nova Itabuna, a qual é uma cidade muito linda. Seja o que Deus quiser e que o homem escolher, pois Deus deixou o homem nessa terra para que fizesse o melhor, mas como o homem é teimoso,faz o que lhe vem à cabeça…Sinto muito tudo o que está acontecendo…E sinto também ter deixado meus filhos e netos para trás…Sou de guarapari,ES,onde 60% da população é baiana, sou muito feliz por isso, pois são pessoas muito boas, pelo menos as que eu tive o prazer de conhecer…
    Pimenta na Moqueca, obrigada…

  32. Nada neste mundo é feito sem que haja a intervenção do homem.mas, que seja uma intervenção positiva, não para o mal, mas para o bem. entra então a intervenção do vereador Veridiano, em prol de Itabuna, com o intuito de promover mudanças e melhorias para essa cidade, que está realmente precária.Precisa-se de pessoas honestas em tudo que se vai fazer, principalmente quando se trata da administração da coisa pública, pois é de todos. Itabuna se encontra às traças, as quais comem aos poucos, até não conseguir mais aproveitar nada, tendo que se jogar fora. Itabuna não merece isso…ainda tem jeito, há sempre uma luzinha no final do túnel, será que essa luz é o veridiano? Meus filhos, netos e genros contam com isso e a futura geração também!!! Espero que, na próxima visita a Itabuna, não suje mais meus pés na lama que toma conta desta linda cidade…!!!

  33. Seja bem vindo desejo você muitas alegrias. “Mais digno de ser escolhido é o bom nome do que muitas riquezas, e a graça é melhor do que a riqueza e ouro.
    Isso você tem, estou muito feliz em me tornar sua amiga.

  34. Bem vindo!” um varão sábio é forte,e o varão de conhecimento consolida a força” Continue no caminho do Senhor, feliz estou por ser sua nova amiga.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *