Tempo de leitura: < 1 minuto

Dom Ceslau cobra pelo menos o mínimo em saúde.

O bispo diocesano Dom Ceslau Stanula voltou novamente a criticar a gestão da saúde em Itabuna, mas desta vez a artilharia também teve como alvo os governos estadual e federal. Para ele, os governos federal, estadual e municipal deveriam fazer o dever de casa aplicando, honestamente, pelo menos o percentual mínimo em saúde.
O recado é dado duas semanas após o prefeito Capitão Azevedo (DEM) ter as contas de 2010 rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por várias irregularidades, dentre elas aplicar abaixo do mínimo legal em saúde (15% da receita).
Azevedo não estava lá para ouvir o bispo itabunense, mas a carapuça serviu tanto ao atual secretário de Saúde, Geraldo Magela, como ao ex-secretário, o vice-prefeito Antônio Vieira. As críticas foram feitas na noite deste sábado (7) durante a posse do novo provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Erick Ettinger.
O bispo, que compõe a irmandade, disse que a Santa Casa tem feito sua parte para salvar vidas.

0 resposta

  1. O bispo, que compõe a irmandade, disse que a Santa Casa tem feito sua parte para salvar vidas. OLHE SR. BISPO A SANTA CASA CASA VINHA NEGANDO UMA CIRUGIA PARA UMA SENHORA IDOSA DA NOSSA PAROQUIA SANTA RITA CASSIA A MAIS DE DOIS ANOS FUI PROCURADO PELO FREI GENILTON SE EU NÃO CONSEGUIA A CIRUGIA PARA ESSA SENHORA. O FREI ME LEVOU A CASA DELA E QUANDO VI A IDOSA NAGQUELE ESTADO E A FILHA DISSE QUE TINHA MAIS DE DOIS ANOS TENTANDO MARCAR E NÃO CONSEGUIA FIQUEI MUITO PREOCUPADO COM O ESTADO DA IDOSA LOGO NO OUTRO DIA FUI A SANTA CASA TENTAR MARCAR MAIS O SETOR RESPONSAVEL PARA MARCAR A CIRUGIA INFORMADO QUE EU FOSSE DAQUI A TRINTA DIAS ARGUMENTEI QUE A FAMILIA JA VINHA TENTANDO A MAIS DE DOIS ANOS MESMO E INCLUSIVE DIZENDO QUE ERA UMA PESSOAS IDOSA E O ESTADO DELA ERA DELICADO A PESSOA QUE ESTAVA ATENDO DISSE QUE NÃO POREIA FAZER NADA. ENTÃO INFORMEI A FAMILIA QUE SE A PLENA ESTIVESSE SENDO ADMINISTRADA PELO MUNICIPIO SERIA MAIS FACIL MAIS A UNICA SOLUÇÃO ERA PRESTAR QUEIXA AO MINISTERIO PLBLICO E ASSIM FOI FEITO E POUCO DIAS DEPOIS ELA FOI OPERADA FUI VISITAR E ELA ESTAVA BEM MAIS DIAS DEPOIS NA SANTA CASA VEIO A OBITO. ENTÃO SR BISPO FAÇA UMA COISA SIMPLES E PEÇA A CADA PAROQUIA ATRAVES DE PASTORAIS E GRUPOS CADASTRAR PESSOAS DA COMUNIDADE QUE TEM EXAME E CIRUGIAS PELO SUS A SER MARACADA O SENHOR VAI FICAR ABISMADO POIS SEM A PLENA O MUNICIPIO NÃO TEM CONDICÕES DE SOLICIONAR, POIS O ESTADO MANDA O QUE QUER PARA ESSE MUNICIPIO.
    REINALDO MEMBRO PASTORAL FAMILIR

  2. Querido Dom Ceslau, percebo que a sua preocupação é justa, porem, ela é quase real, quase verdadeira. Não entraria no mérito dos governos do estado e da união, mas prefiro fazer referência ao municipio, principalmente ao prefeito, porque a ele compete o direito de indicar, e/ou demitir. Ao Capitão Azevedo prefiro imputar-lhe a responsabilidade sobre todas as irregularidades cometidas contra a saúde da população e Itabuna.
    Se temos um secretário incompetente, corrupto, ladrão, desonesto, burro, contador de “estórias”, expert em desviar recursos da saúde pública de qualquer municipio, devemos assumir de que foi o prefeito Capitão Azevedo quem o colocou no posto, independente de quem pediu ou indiciou para tal.
    Na secretaria de saúde de Itabuna todos sabem que o dinheiro advindos do governo doestado e da união, mesmo que ainda sendo abaixo do realmente necessário, ainda assim é suficiente para uma estrutura decente, para um atendimento sério, mas, infelizmente, as pessoas que estão à frente da pasta são desonestas, e as demais que preferem agir corretamente são condenadas ao ostracismo ou ameaçadas por demissões ou até mesmo de se tornarem envolvidas em situações que não compactuaram.
    Existem membros dentro da secretaria de saúde de Itabuna que choram pelos banheiros, ou nos cantos as escondidas por presenciarem atos de desonestidades as claras praticados por pessoas que ao contrário deveriam cuidar para que o dinheiro público fosse utilizado de forma correta, ou seja, na compra dos medicamentos, dos acessórios, nos treinamentos aos funcionários inabilitados que atendem pacientes com descaso ou até com ironias pelas falta de medicamento que foi desviado pelos dirigentes.
    Ao Dom Ceslau, me desculpe, mas o Senhor está sendo ingênuo, demonstra ate complascência com a situação, deveria mesmo era cobrar das autoridades competentes uma rigorosa auditoria, uma fiscalização honesta, imparcial, e se possível que colocasse na cadeia todos aqueles, principalmente o Sr. Geraldo Magela, o Sr. Celso, o Sr. Tiago, o Sr. Rolemberg, o Sr. Azevedo, a Srª Joelma, colocassem todos na cadeia por força da pratica de desvio de verbas destinadas para medicamentos e todo tipo de material necessário para a saúde pública de Itabuna.
    Com relação a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, não se iluda Dom Ceslau, Dr. Renan foi dos piores provedores da história da instituição, e o Eric em nada é diferente, ao contrário, talvez seja pior ainda pelo fato de ter sido ele o orientador ao Dr. Renan de como fazer as coisas ilicitas dentro da instituição.
    Existe hoje um esquema dentro da Santa Casa que comparando com o esquema da Secretaria de Saúde haverá empate, portanto, se Itabuna hoje não existe esperança sobre qualquer órgão que defenda os interesses dos cidadãos ou cidadãs, então que o Senhor seja a nossa ultima esperança, nos defenda, nos proteja, nos ajude, faça algo enquanto há tempo…

  3. Zelão diz: – Só com excomunhão!
    Quando um governante é desprovido dos conceitos de: Probidade, competência administrativa e ética é quase impossível se ter esperanças de que possa fazer uma boa e profícua administração em prol do povo que o elegeu.
    Talvez a única esperança que ainda reste, seja a da “ameaça da condenação ao fogo do inferno:” – Como a palavra Dom Ceslau.

  4. Muito me adimar o Bispo Dom ceslau falar que a Santa casa de Itabuna esta fazendo a parte dela, mas atambrm o que esperar de um Bispo que até hoje não foi visto sair em defesa dos menos favorecidos, nessa fala dele o que se ver ai é ele fazendo a defesa da Ex- santa cada de Misericordia, porque hoje em dia de Santa não tem mais nada e de misericórdia muito menos. Com isso mais uma vez o que se ver é farinha pouca… “PIRÃO SÓ PRA NOS” e o povo que se exploda….

  5. É VERDADE, O BISPO TEM RAZÃO QUANDO DIZ QUE TODOS PRECISAM FAZER PELO MENOS O DEVER DE CASA, QUE É APLICAR CORRETAMENTE E PRINCIPALMENTE DE FORMA HONESTA OS RECURSOS QUE CABEM A SAÚDE, MAS A REALIDADE EM ITABUNA É OUTRA,O QUE SE VER É UM HOSPITAL QUE DEVERIA ATENDER COM O MINIMO DE RESPEITO AOS QUE PRECISAM DE SAÚDE E NO ENTANTO O QUE SE VER SÃO AUGUMAS PESSOAS QUE PELO FATO DE SER CORRELIGIONÁRIO DO PREFEITO E NÃO TEM O MINIMO DE CAPACIDADE DE ESTAR OCUPANDO CERTAS FUNÇÕES DENTRO DO HBLEM, POIS ESTÃO ATRAPALHANDO QUEM DE VERDADE SE PREOCUPA COM OS DOENTES QUE ALI APARECEM EM BUSCA DE AJUDA.
    NOS POSTOS DE SAÚDE DOS BAIRROS A COISA TÁ PIOR AINDA, O DA CALIFÓRNIA ESTÁ FECHANDO COM O HORÁRIO DO COMERCIO É UM ABSURDO MAS É VERDADE.

  6. VOSSA SANTIDADE BISPO DE ITABUNA, DEVERIA SE PREOCULPAR EM BUSCAR PADRES PARA A DIOCEESE, PQ NA PREFEITURA JÁ TEM MANDANDO DEMAIS.

  7. Fico perplexo quando leio comentários como o do Sr. Zelão e outros comentaristas assíduos do Pimenta.Pessoas que se colocam num grau de competência, inteligência e qualidades sobrenaturais acredito. Porque eles nao fazem p… nenhuma para a melhoria de qualquer coisa na cidade, vivem só de filosofia e politicagem. Nunca vi nenhum levantando a bandeira dos pobres,trabalhando projetos sociais para reduzir a pobreza. Somente criticam os políticos, a politica e ja que são tao bons porque não se candidatam para fazerem a diferença.
    kkkkkkkk, porque blablablá é muito faci. Tenho 46 anos e nunca vi ninguem melhorar a saúde de Itabuna. Porque pra quem ta fora querendo entrar faz tudo pra piorar mais para poder voltar e assim todos fazem. É muito facil pregar o Prefeito na cruz. Nenhum dos poderes querem melhorar a saúde, porque principalmente em Itabuna os politicos não pensam no povo, so pensam no voto

  8. Zelão diz: – “Satanás pregando quaresma”
    Senhor Márcio;
    A sua perplexidade é que causa “perplexidade.” Lembra a citação bíblica de “Satanás Pregando Quaresma.”
    A quem se deve atribuir culpa e cobrar bons resultados, quando o assunto é “Saúde Pública,” se não aos governantes? Reza a Constituição Brasileira, que; Saúde Pública é dever do Estado.
    Em Itabuna, que perdeu a administração plena da saúde, em consequência dos “roubos” praticados pela administração anterior e nunca apurados pela atual administração, a culpa pelo caos na saúde é de responsabilidade direta da administração municipal, que não cumpre as suas obrigações constitucionais em relação à atenção básica à saúde, capítulo que é da sua inteira responsabilidade.
    Lutar em defesa do povo, não é fazer “discurso vazio” ou “saltitar em torno da fogueira das vaidades pessoais.” Cabe a nós, cidadãos sem mandato eletivo, cobrar, até com veemência aos nossos dirigentes, que cumpram com as suas obrigações constitucionais, para com o povo.

  9. BRAVO, Dom Ceslau!VIVA Dom Ceslau! Sim, que o senhor continue a “Procurar padres para a Diocese (como sempre fez), bem como continue a empregar todo o seu eficiente dinamismo na condução da Diocese itabunense e ao mesmo tempo continue a vergastar os “Vendilhões” do Templo”, os ladrões do dinheiro público destinado à saúde, os assaltantes corruptos encastelados nos templos políticos de Itabuna, da Bahia e de Brasilia,(que hoje é o antro mor da corrupção brasileira e que devem estar incomodados, apavorados, vendo e ouvindo a “Voz do Pastor”, denunciando as mazelas da saúde pública em Itabuna, na defesa dos pobres dependentes da precária e calamitosa saúde pública do Brasil, que o “presidente” Lula proclama estar “QUASE CHEGANDO À PERFEIÇÃO”

  10. ôooooo Seu Bispo fala do Governo é facil o dificil é pratica a verdade.
    O Governo esta trabalhando errada certo!
    A Igreja Catolica esta insinando seus fieis erra vc conconda ou alguem este blog descorta.
    Ex: Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e roga-lhe, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus.
    Isaías 44:17
    Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
    Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.
    E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
    Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
    E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
    Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.
    A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.
    Apocalipse 22:15-21
    Seu Bispo vc pode me responder?
    Porque a Igreja Catolica não insina o certo

  11. Amigos desde Blog o caminha é JESUS CRISTO
    JESUS FALA BEM CLARO: EU SOU O CAMINHO A VERDADE A VIDA , NINGUEM VAI AO O PAI SE NÃO POR MIM
    PORQUE A IGREJA INSINA PARA OS CATOLICOS PEDIR A INTERCESSORES TAIS COMO : SÃO PEDRO SÃO JOSÉ, SANTO ANTONIO ETC ETC
    IRMÃO NA ORA DA DOR VC PEDIR A QUEM ?
    A IGREJA EVANGELICA E A CATOLICA NÃO SALVA NINGUEM BASTA VC SEGUIR A BIBLICA SAGRADA.
    DESCULPE SE MAGUEIR ALGUEM MAS JESUS TOCOU EM MEU CORAÇÃO
    DESCULPE TAMBEM OS ERROS DE PORTUGUES

  12. A SANTA CASA DE ITABUNA HOJE É UM HOSPITAL PARTICULAR QUE SÓ ATENDE QUEM TEM CONVÊNIOS OU PAGA PARTICULAR.A SANTA CASA NÃO TÁ FAZENDO A PARTE DELA COISA NENHUMA, POIS PERDEU O PROPÓSITO INICIAL QUE SERIA EXERCER A MISERICÓRDIA AOS MAIS NECESSITADOS.QUANTO AS CRÍTICAS DO BISPO À PREFEITURA EU CONCORDO PLENAMENTE. MAS A SANTA CASA PRECISA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR SR.BISPO.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *