Tempo de leitura: < 1 minuto

Vereador Gurita emplacou o Pai Nosso obrigatório

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, sancionou lei que obriga a reza do Pai Nosso em todas as escolas ilheenses. A nova lei é a de número 3.589/11.
Já em vigor, mas ainda não praticada em função do período de férias, a norma causa polêmica. Em seu blog, o jornalista Daniel Thame questiona a constitucionalidade de tornar a reza obrigatória. “Nada contra o Pai Nosso, mas onde fica a liberdade religiosa, garantida pela Constituição, que assegura inclusive o direito de não se ter religião alguma?”, indaga o jornalista.
Outra pergunta intrigante de Thame: “qual seria a reação se um vereador, muçulmano convicto, propusesse que fosse obrigatória a leitura da Sura de Abertura, texto sagrado que os seguidores de Alá rezam cinco vezes ao dia, sempre voltados para Meca?”.
O autor da lei ilheense é o vereador Alzimário Belmonte Vieira (PP), conhecido como “Gurita”.

0 resposta

  1. NO NOSSO PAÍS A RELIGIÃO CATÓLICA PREDOMINA, E O BRASIL GRAÇAS A DEUS É UM PAÍS “DEMOCRÁTICO” ENTÃO A MAIORIA VENCE, DEPOIS REZAR O PAI NOSSO NTDS OS DIAS E NA ESCOLA Ñ ESTÁ OBRIGANDO NINGUÉM A TER RELIGIÃO NEM TÃO POUCO SER CATÓLICO DANIEL THAME.
    P A R A B É N S AO PREFEITO DE ILHÉUS QUE TEM DEUS NO CORAÇÃO.

  2. Na minha opinião deveriam rezar o pai nosso todos os dias também na câmara de vereadores pra ver se pelo menos as coisas melhoram com a reza porque com trabalho ta dificil.

  3. Tantos problemas param serem resolvidos, ficar se preocupando com a religião das pessoas é como disse Thame e a liberdade religiosa como fica.

  4. Pai Nosso, que estais no Céu
    Santificado seja o Vosso Nome
    Venha a nós o Vosso Reino
    Seja feita a Vossa Vontade,
    Assim na Terra como no Céu
    O Pão-Nosso de cada dia nos daí hoje
    Perdoai-nos as nossas ofensas
    Assim como nós perdoamos a
    Quem nos tem ofendido
    E não nos deixeis cair em tentação
    Mas livrai-nos do Mal.
    Livrai-nos Senhor de todo o mal

  5. Porque ele não se preoculpa em pagar o salário dos professores, ate hj dia 10/01 não vimos a “cor do salario”
    13 a ultima parcela so foi paga dia 30/12 duvido que o salário dele esta atrasado deve esta curtindo férias com dinheiro dos professore. Enquanto os professores não podem nem comer um carangueijo na praia.
    E o salário de férias, nada, nada? è um absurdo pq a verba é carimbada esta sendo utilizada para outros fins!
    terça-feira, 10 de janeiro de 2012FUNCIONAMENTO DA APPI EM JANEIRO
    INFORMAMOS À CATEGORIA QUE A SEDE DA APPI/APLB FUNCIONARÁ DO DIA 11 A 31 DE JANEIRO, DAS 8 ÀS 12H.
    Postado por APPI-APLB/SINDICATO – COSTA DO CACAU às Terça-feira, Janeiro 10, 2012 0 comentários Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut
    GOVERNO NEWTON COMEÇA 2012 DESCUMPRINDO ACORDO COM A CATEGORIA
    EM DEZEMBRO, O GOVERNO NEWTON LIMA SE COMPROMETEU EM QUITAR O SALÁRIO DE DEZEMBRO DIA 10/01/12.
    HOJE, 10/01, O SECRETÁRIO DA FAZENDA SOMENTE AUTORIZOU PAGAMENTO PARA QUEM RECEBE ATÉ R$ 2.190,00, CONTEMPLANDO APENAS 40% DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO. ONDE FOI PARAR O ACORDO FEITO?
    TENTAMOS, SEM SUCESSO, CONTATO COM O SECRETÁRIO DO PLANEJAMENTO E DA FAZENDA PARA PEDIR EXPLICAÇÕES. NÃO ENCONTRAMOS NÍNGUEM QUE POSSA FALAR EM NOME DO (DES)GOVERNO
    INFORMAMOS AO GOVERNO QUE ESTAMOS NA ESPERA DO PAGAMENTO DO SALÁRIO DE DEZEMBRO E DE 1/3 DE FÉRIAS DOS PROFESSORES QUE JÁ ESTÃO ATRASADOS E ALERTAMOS QUE NÃO HAVERÁ INÍCIO DE ANO LETIVO COM PENDÊNCIA SALARIAL.
    fonte:http://appiaplbsindicatoilheus.blogspot.com/

  6. Tenho o direito de rezar na minha residência, entretanto, obrigar obrigar os alunos a seguir a minha fé, a minha crença é antidemocrático e inconstitucional.
    O ” nobre” vereador, deveria saber que o Brasil é um País laico, e como tal, deve respeitar todas as religiões, e não impor aos outros, os dogmas, cultos e preceitos de uma ou outra.
    Por essas e outras preciosidades, tenho propalado que não precisamos de mais “vereadores”.
    Rasgamos recursos públicos que deveriam e poderiam ser investidos em EDUCAÇÃO, SAÚDE, TRANSPORTE, MORADIA, com esses “cidadãos”.
    Um salário mínimo pra vereador e ai eu quero ver quantos vão querer mostrar o “espiríto legislador”!

  7. Um absurdo essa lei.Ainda mais qd vem de uma pessoa que não respeita os outros.Ele é que deveria rezar e por em prática o que diz o PAI NOSSO.Em ocasião da doença do pai,ele utilizou da posição ocupada para ter atendimento prioritado,desrespeitando os demais cidadões que estavam a horas esperando para serem atendidos e saiu bradando e xingando uma enfermeira que teve a coragem de expor isso.Estava acomaphado meu esposo e assistir a tudo.
    Se rezasse levasse as pessoas a serem melhores,mas não.E o que é pior qts irão fazer desreipentado a oração??
    E antes de postar asneras aqui vamos saber do que falamos.Ser um País “DEMOCRÁTICO” não significa que a MAIORIA vence.
    E sendo católica aprendi que o que faz a a gente ter DEUS no coração,são as nossas ações.Não adianta rezar e xingar a DEUS com as nossas ações vergonhosas,tipo as que acontecem na Câmara de vereadores.

  8. Relembrando Sergio Porto, começa muito bem o FEBAI – Festival de Besteiras que Assola Ilhéus.
    Esta estúpida lei proposta por Gurita, que é Evangélico e assinado por Nilton que e Católico, é, antes de tudo, inconstitucional.
    Ilheense

  9. Este é mais um pobre infeliz que foi eleito sem uma mínima qualidade para ser um mediano vereador.
    Acredito que também, ele deva estar bem mal assessorado, uma vez a tamanha imbecilidade deste projeto que já nasceu morto pela sua inconstitucionalidade.
    Estas leis populescas geralmente são dignas de pessoas que sempre agem na má fé na constante busca de apoio popular.
    Nosso país é laico, ou seja, está separada a Igreja do Estado. Na Constituição de 1988, nossa Carta Magna, sustenta:
    Art. 19 – É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
    I – estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;
    Se o “nobre” edil não tem cultura suficiente, capacidade cognitiva adequada e torna-se ignóbil sobre a matéria em questão, não tenho culpa… mas seria bom ele voltar correndo pra sala de aula ou trocar seus assessores urgentemente pra não mais cometer estas imbecilidades no poder público.

  10. APESAR DE SER EVANGÉLICO, ACHO QUE OS VEREADORES DEVERIAM CRIAR LEIS MAIS ÚTEIS PRA COMUNIDADE.VIVEMOS NUM PAÍS LAICO E RELIGIÃO SE APRENDE NO SEIO DA FAMÍLIA E NÃO EM ESCOLAS.POR QUE NAO CRIAM UMA LEI OBRIGANDO O PREFEITO E OS VEREADORES A FAZEREM ORAÇÃO TODO DIA ANTES DOS TRABALHOS? REGISTRO AQUI QUE ESSE PREFEITO DE ILHÉUS É UM CARA MUITO MAL EDUCADO, POIS JÁ FUI AO GABINETE DELE UMA VEZ. É UM CARA INSUPORTÁVEL.TRISTE UMA CIDADE DESSE TAMANHO TER UM PREFEITO DESSE NÍVEL, E VEREADORES FRACOS COMO ESSE TAL GURITA (OLHA SE ISSO É NOME DE VEREADOR…)

  11. Queria ver a reação dos cristãos, se seus filhos fossem obrigados a cantar musicas de umbanda na escola. eles gostam de liberdade religiosa só qndo os favorece. se o país é democrático (coisa q nunca foi) e tivesse mesmo liberdade religiosa, nenhuma lei favorecendo qualquer religião ou grupo deveria ser aprovada.
    na cadeia tá cheio de ladrão e estuprador que tem deus no coração.

  12. A liberdade de escolha para se realizar uma oração, ou qualquer ato religioso, não deve ser competência do legislativo. o estado brasileiro é laico esta na constituição. Os três poderes deveriam ter projetos, ações e execuções que permitam a liberdade religiosa sem transforma o estado em “religioso” de nenhum credo.

  13. Estou aqui lançando a campanha contra o Decreto que obriga o Pai Nosso nas escolas pública municipal. Decreto 3.589, de 12 de dezembro de 2011. O decreto, aprovado pela Câmara Municipal, torna obrigatório em todas as Escolas do Município de Ilhéus orar o Pai Nosso antes das aulas. vamos detonar aqui no Face e em todas as redes sociais e também na justiça vamos ao Ministério Publico.esse vereador acaba de assassinar a Constituição Brasileira.

  14. O fudamentalismo nosso de cada dia nos dai hoje, seja feita a ignorância dos vereadores de Ilhéus venha deles tamanha burrice e desrespeito a liberdade religiosa, e não seja feita essa vontade nem aqui e nem em outra cidade amém, amém? amém.

  15. Com tantos problemas que a cidade de Ilhéus está enfrentando, esse povo incompetente vem se preocupar agora com reza de Pai Nosso, já rezamos todos os dias, principalmente na situação em que vive nossa cidade precisamos rezar toda hora para sairmos do caos que eles mesmos trouxeram para a cidade.

  16. Será que o nosso Prefeito não se deu sequer ao trabalho de perguntar à sua Procuradoria Jurídica se esta lei era ou não constitucional?
    Quanta estupidez, meu DEUS.

  17. Na falta de cérebro pra trabalhar em favor da comunidade, esses Jecas Tatus recorrem ao artifíco religiosos. Ah, demente. Satanás pregando quaresma.

  18. kkkk
    Sabemos que alguns vereadores são evangelicos e outros catolicos. Mas sinceramente, acho que antes de obrigar a reza do Pai Nosso, os vereadores deveriam era ler a constituição! Que é a lei máxima no país.
    Se, orbigarem minha filha a rezar o Pai Nosso, embora eu seja de uma familia extremamente tradicional evangelicamente falando, meto processo!!!!!
    As escolas brasileiras são laicas!
    Ninguem sera obrigado a fazer nada a não ser em virtude da lei
    A Constituição de 1988, nossa Carta Magna, sustenta:
    Art. 19 – É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
    I – estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;
    Senhor Vereador.
    Sejamos claros o pessoal da sua Igreja nem te quer lá!
    Portanto vamos parar de Hipocrisia e vamos atras do q realmente interessa a população ilheense:
    ilheus é lixo puro!!!!! praias mal cuidadas, e ruas esburacadas!!!!!
    Cuidem da falta de policiamento lá na cabeceira da ponte! afim de evitar converções proibidas!
    Cuidem de melhorar o acesso às escolas e a qualidade dos professores. Depois disso pencem em futilidades
    Como disse Sara Teles – que chegou a trabalhar para o vereador e propos a Lei- “altamente inconstitucional”!

  19. Esse cara é crente e quer que os outros sejam também… Quer se aparecer porque está perto das eleições e quer ficar com uma boa imagem entre os crentes, mas se esquece que muitos religiosos não gostam deste tipo de confusão. Aí vai passar nos noticiários estaduais e quem sabe até a nível nacional. Vai virar uma polêmica, uma guerra sem razão… tudo por causa deste idiota ignorante. Vá estudar seu malandro imbecil. Tomara que nestas eleições os evangélicos coloquem alguém mais decente pra representá-los.

  20. gente voçes estão vendo, o que estar aconteçendo com as crianças hoje? sai de casa sedo ,nem bem toma café agora o vereador faz uma lei quer obriga a rezar o pai nosso coisa que antigamente todos nos fazemos que isso vão criticar as adiministraçãos públicas a segurança a saúde,por isso apoio a ideia valeu vereador Gurita continue assim.

  21. Esse é o vereador Alzimário “Gurita” demagôgo até com as coisas sagradas, rapaz cuidado com o que você anda fazendo,,,Tem gente lá em cima te olhando…

  22. Este vereador não deve ser REELEITO de jeitO nenhum,façam campanha contra por onde ele passar.Isto é crime contra a constituição brasileira! a constiTuição diz: o Brasil é laico!SENDO ASSIM, ELE É UM CRIMINOSO,MARGINAL QUE NÃO RESPEITA A LEI MOR DO BRASIL.E O PREFEITO FOI CAIR NESSA?

  23. Isto só podia vir de um “Gurita”!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    È nisto que dar, votarmos em pessoas de baixo nível intelectual!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk

  24. A cada desastre político do eixo Ilhéus-Itabuna, fico achando que o fundo do poço já foi atingido… mas eis que os gestores cavam mais fundo e o desastre vai tomando proporções inimagináveis… Essa lei, simplesmente, joga por terra todo o atual debate no campo da educação. Ilhéus e Itabuna estão disputando, “pau a pau”, o título de SUCUPIRA!

  25. TEM QUE CRIAR A MATÉRIA NAS ESCOLAS DE ENSINO RELIGIOSO, POIS O PAI NOSSO TODOS SABEM, SÓ NÃO SABEM SE OS VEREADORES FAZEM O QUE MANDAM! VÃO FISCALIZAR O PREFEITO LADRÃO! VC TÁ QUEIMANDO JABES! RESPEITEM AS OUTRAS RELIGIÕES SEU ANALFABETO POLÍTICO.

  26. Caro,
    Companheiro Gurita
    DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS DA CONSTITUIÇÃO:
    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza garantindo-se aos brasileiros e aos estrangueiros residentes no País a ínviolabilidade do direito à vida, à liberdade,igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
    VI – é ínviolavél a liberdade de consciência e da crença, sendo assegurado o livre exercicio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção ao locais de cultos religiosos e suas liturgias;
    VII – é assegurado nos termos da lei, a prestação de assistência regigiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;
    VIII – ninguém sera privado de direitos por motivo de crença religiosa ou convicção filosófica ou política, salvo se invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
    Como bem expressou o jornalista Daniel Thame é inconstitucional à obrigação da reza do Pai Nosso nas Escolas.
    Você é evangelico, aceita que eu muçulmano faça minhas orações em seu Igreja Evangelica e obrige você a seguir minha religião?
    Em respeito a nossa amizade, essa Lei é Inconstitucional!
    Meus filhos estudaram em instituição católica no Colégio Nossa Senhora da Piedade e nunca foram obrigados a seguir a religião do colégio, rezar antes do início das aulas.Eu não permiti e o colégio não obrigou, cumpriu a lei.Ensinei meus filhos a seguir Alá quando criança, depois do crescimento espiritual seguiram a religião católica, não me opus.Tiveram o livre arbítrio.
    Nós muçulmanos seguidores de Alá, oramos o texto Sagrado Sura, todos os dias, cinco vezes ao dia voltado a cidade de “Meca”.
    DEUS DIZ NO ALCORÃO:
    Saum(Jejum)
    “O Crentes, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito á vossos antepassados, para que temais a Deus” (2.183)
    Salamaleque
    assalamu aleik
    (Que a paz esteja contigo)

  27. Ser religioso e ter caráter são coisas completamente diferentes, o que infelizmente as pessoas confundem, e nisso quando mais perto chega a eleição, mais se vê políticos nas igrejas e falando de Deus.
    O país é democrático no sentido de escolhermos nossos representantes e não de impormos nossas opções pessoais. Alguém sabe o time que o prefeito torce ? Quem sabe a próxima lei seja cantar o hino do Flamengo ou do Vasco.

  28. Esta lei sancionada pelo Prefeito de Ilhéus, pois o Brasil é um país laico conforme estabelece a CF/88. A assessoria do prefeito não cumpriu o seu papel, porque a Constituição Federal é a lei maior, não podendo uma lei infraconstitucional contrariá-la. kkkkkkkkkkkkkk

  29. Cara! Depois ficamos reclamando da forma como os sudestinos nos tratam! As novelas com abordagens da vida e da cultura nordestina não me deixam mentir. Pintam-nos como se fôssemos verdadeiros idiotas.
    É um caso digno das novelas o Bem Amado e Saramandaia, do Dias Gomes.
    Nesse caso não é somente o tal do Gurita o analfabeto. São analfabetos funcionais todos os vereadores que votaram a favor da esdrúxula lei e o prefeito que a sancionou!
    Souza Neto

  30. Pelo que sei o “Pai Nosso” é uma oração utilizada pelos Católicos. Um vereador que tem a sua base eleitoral baseada nos “Evangélicos” só pode estar usando esta Lei como jogada política às vésperas de eleição. Só pode estra querendo jogar para a torcida.

  31. DANI, acho que por um erro de digitação ficou parecendo que eu propus ou participei de alguma forma de tamanha loucura do vereador Gurita e de seus assessores. Há quase 4 anos que eu não sei da vida desse edil. E, igualmente a você e a todos os demais internautas que comentaram aqui, EU ESTOU ATÔNITA, ESTUPEFATA e INCRÉDULA! Considerando o pífio desempenho legislativo que o vereador teve até agora, eu esperava alguns posicionamentos equivocados, mas não tamanho devaneio. É lamentável que, faltando 269 dias para as eleições 2012, Gurita não tenha sido capaz de realizar 1 proposta sequer da campanha. E seu mandato que seria lembrado pelo incentivo ao esportes, combate às drogas e combate à violência, agora será lembrado por tamanha aberração moral e jurídica. Lamentável.

  32. OS ELEITORES DE ITABUNA E ILHÉUS PRECISAM APRENDER A VOTAR. SE FÔSSEMOS CITAR ALGUNS EDIS ELEITOS NESSAS DUAS CIDADES, TEM CADA TIPO DE GENTE.MAS CADA CIDADE TEM O VEREADOR QUE MERECE.AFINAL ILHÉUS TEM NEWTON, ITABUNA TEM NILTON…OLHA A QUALIDADE DOS ALCAIDES. AS CÂMARAS SEGUEM O NIVEL….KKKK

  33. O povo de Ilhéus não deveria criticar o gurita, pois, se todos vereadosres demonstraram que não sabem legislar e ainda pretendem contuinuar no legislativo, e ainda existem pessoas que querem votar neles, porque criticá-los. Senhor prefeito, se vc. tivesse o mínimo de competência não teria acordado com uma blasfemea como essa. Gostaria de saber de qual partido é esse tal de GURILA, pois, estou doido para pedir ao diretório municipal que ele seja impedido de ser novamente candidato a vereador, até porque, a legislação veda peremptoriamente que alnalfa seja candidato. Coitado do candidato a prefeito apoiado por esse “DEZ$CRENTE”.

  34. Inconstitucional, simples assim. Sem entrar na parte ridícula, egoísta, segregadora e retrógrada da questão. Inacreditável que pessoas assim cheguem ao poder.

  35. Sara Teles eu te conheço, tempos atrás vc vestiu a camisa deste Vereador, apoaindo com toda garra num proposito de uma vaga na assessoria (R$), hoje vc está fora e pra se vingar do edil, aproveitas esta ocasião pra meter o sarrafo,criticas-te a atual assessoria esquecendo ou se fazendo de esquecida que fez parte da mesma, eu tenho um nome pra isso, ÓDIO, aproveite e faça a sua oração do Pai Nosso, para aniquilar esta CÓLERA.Responda-me se tiver coragem e eu não faço parte de nenhuma assessoria.

  36. Vereador! depois dessa pega o seu banquinho e saia de mansinho. Veja os comentários dos leitores a respeito dessa imbecilidade de proposta de sua autoria transformada em Lei.

  37. Que se reze o Pai nosso abaixo.
    Un Padrenuestro Latinoamericano
    Padre nuestro que estás en los cielos
    con las golondrinas y los misiles
    quiero que vuelvas antes de que olvides
    cómo se llega al sur de Río Grande
    Pdre nuestro que estás en el exilio
    casi nunca te acuerdas de los míos
    de todos modos dondequiera que estés
    santificado sea tu nombre
    no quienes santifican en tu nombre
    cerrando un ojo para no ver las uñas
    sucias de la miseria
    en agosto de mil novecientos sesenta
    ya no sirve pedirte
    venga a nos el tu reino
    porque tu reino también está aquí abajo
    metido en los rencores y en el miedo
    en las vacilaciones y en la mugre
    en la desilusión y en la modorra
    en esta ansia de verte pese a todo
    cuando hablaste del rico
    la aguja y el camello
    y te votamos todos
    por unanimidad para la Gloria
    también alzó su mano el indio silencioso
    que te respetaba pero se resistía
    a pensar hágase tu voluntad
    sin embargo una vez cada tanto
    tu voluntad se mezcla con la mía
    la domina
    la enciende
    la duplica
    más arduo es conocer cuál es mi voluntad
    cuándo creo de veras lo que digo creer
    así en tu omniprescencia como en mi soledad
    así en la tierra como en el cielo
    siempre
    estaré más seguro de la tierra que piso
    que del cielo intratable que me ignora
    pero quién sabe
    no voy a decidir
    que tu poder se haga o se deshaga
    tu voluntad igual se está haciendo en el viento
    en el Ande de nieve
    en el pájaro que fecunda a la pájara
    en los cancilleres que murmullan yes sir
    en cada mano que se convierte en puño
    claro no estoy seguro si me gusta el estilo
    que tu voluntad elige para hacerse
    lo digo con irreverencia y gratitud
    dos emblemas que pronto serán la misma cosa
    lo digo sobre todo pensando en el pan nuestro
    de cada día y de cada pedacito de día
    ayer nos lo quitaste
    dánosle hoy
    o al menos el derecho de darnos nuestro pan
    no sólo el que era símbolo de Algo
    sino el de miga y cáscara
    el pan nuestro
    ya que nos queda pocas esperanzas y deudas
    perdónanos si puedes nuestras deudas
    pero no nos perdones la esperanza
    no nos perdones nunca nuestros créditos
    a más tardar mañana
    saldremos a cobrar a los fallutos
    tangibles y sonrientes forajidos
    a los que tienen garras para el arpa
    y un panamericano temblor con que se enjugan
    la última escupida que cuelga de su rostro
    poco importa que nuestros acreedores perdonen
    así como nosotros
    una vez
    por error
    perdonamos a nuestros deudores
    todavía
    nos deben como un siglo
    de insomnios y garrote
    como tres mil kilómetros de injurias
    como veinte medallas a Somoza
    como una sola Guatemala muerta
    no nos dejes caer en la tentación
    de olvidar o vender este pasado
    o arrendar una sola hectárea de su olvido
    ahora que es la hora de saber quiénes somos
    y han de cruzar el río
    el dólar y su amor contrarrembolso
    arráncanos del alma el último mendigo
    y líbranos de todo mal de conciencia
    amén.
    Mario Benedetti – Poeta uruguayo
    http://sololiteratura.com/ben/bp036.html
    http://www.youtube.com/watch?v=vDKnFHXHZv4

  38. As crianças tem que serem livres dessa lástima da sociedade que é a religião!
    Ninguém pode obrigar o filho de ninguém a rezar ou orar para determinada entidade….
    É o mesmo que obrigar um budista orar a deus e um teísta orar para buda….. A se enxerga Brasil, uma hora a população de bom senso vai travar guerra para que pare essa palhaçada de religião, politica e crimes.

  39. A Constituição Federal, lei suprema que esta acima de todas as outras, define claramente que o Brasil é um país laico, leigo, que defende a liberdade de crença religiosa. Gostaria de saber se os assessores jurídicos desse vereador e do Sr. Prefeito são realmente formados em direito?!?!?!?!?!?!

  40. Ainda que o Estado seja laico, não é uma oração conclamando a PAZ, pois é isso que mais precisamos, que ofenderá àqueles que não a praticam. É um momento de acalmar ânimos, pois a situação é tão grave, tão grave, com professores mal remunerados, merenda escolar sendo alvo de corrupção, crianças filhas de pais drogados, tanta gente desqualificada em postos chave na gestão do município, pedofilia, droga, que REZAR UM PAI NOSSO é pouco. Eu sei que pode parecer brincadeira, mas isso pode mudar muita coisa. Primeiro que os professores vão iniciar as aulas invocando o espirito santo e isso vai dar um efeito que vocês não vão acreditar e isso acontecerá em pouco tempo. Viveremos e veremos. Para mim foi surpresa a Lei! Agora eu entendo que cantar o hino nacional pelo menos uma vez na semana também deveria ser obrigado e com hasteamento da bandeira. A nossa querida Ilhéus com seus 477 anos, não tem um hino. Como as pessoas gostarem dessa cidade, amarem de verdade se, sequer podem cantá-la? Vamos defender essa idéia e dar força ao Vereador Gurita por essa iniciativa.
    Eu não tenho religião, assim como não tenho partido, mas entendo perfeitamente, pois acredito em Deus, em Jesus Cristo, em todo Avatar e a oração do Pai Nosso não é xingamento e não está ofendendo ninguém. É inconstitucional? Que se faça uma Lei diferente e criem então uma oração que atenda a todos ou coloque outro nome no Pai Nosso. Esse é o recurso último. Não vamos aqui fazer guerra religiosa. O que os cidadãos devem fazer é discutir como fazer com que tenhamos pais melhores, para que os filhos também sejam melhores. Onde estão nossos valores? Que cada dia da semana tenha a oração de uma das religiões. Sei lá! Mas que precisamos invocar todos os Deuses, não tenho dúvida!

  41. O vereador está certo, a globo, esperta que só ela, sabendo que o avanço dos evangélicos é impressionante, já colocou na programação um programa gospel. Ninguém é obrigado a orar, mas a opção está aí! O Brasil é a maior nação Católica Cristã do planeta e os hipócritas, que se benzem tanto na frente de um cemitério quanto na porta da igreja criticam um Pai nosso? Vai pro lugar dos professores e vejam o que os seus “filhinhos” fazem e falam para eles em sala…só Deus mesmo! Parabéns vereador Gurita, Deus te abençoe e a todos os comentaristas dessa matéria tbm!

  42. Meu caro vereador e prefeito Newton Lima…
    O Povo precisa de SAÚDE, EDUCAÇÂO, QUALIDADE DE VIDA…
    Não tem coisa melhor para se preocupar não?!
    Ilhéus está uma cidade abandonada, cheia de lixo na rua, esburacada, desvalorizada, as contas de 2010 foram rejeitadas… e dentre os problemas que a sociedade vêem enfrentando..
    Rezar o Pai Nosso, não vai resolver esses problemas (Não que eu seja uma pessoa incrédula, mas a oração tem que partir do coração e não imposta… isso só mostra o desrespeito perante as religiões, a sociedade e a Deus.

  43. Bem, a despeito de não possuir religião, mas onde ficam as pessoas que pregam a fé evangélica-cristã, os adeptos do candomblé, os de asdecência indígena ou eventuais mulçumanos ou judeus de ilhéus? A liberdade regiliosa é garantida até o momento que não prejudique ou se misture ao estado.
    O correto é separarmos estado e religião. Nossa constituuição não permite tal associação.Este tipo de atitude não acrescenta nada em termos de conhecimento para as crianças e adolescentes.
    Ao invés de rezar Pai nosso, ler a bíblia ou qualquer estupidez do tipo, por que não ensinam a constituição de nosso país aos alunos? Todos os dias antes do início da aula, um aluno leria um artigo da constituição. Poderia se pensar também numa matéria com este conteúdo. Assim, criaríamos cidadãos conscientes que não elegeriam aberrações como este vereador ou este maldito prefeito.
    Os católicos vão criticar, pois querem viver na idade média (sexo sem camisinha, proibição do aborto) e evangélicos vão chiar, uma vez que precisam de mentes alienadas para manter este câncer chamado movimento neopentecostal que avança mais e mais no Brasil.

  44. O sentimento religioso jamais deixará de existir no homem, o que não pode é impor crenças a ninguém. Eu mesma tenho identidade religiosa e não gosto deste joguinho que alguns fazem, impor institucionalmente sua crença ao outro. Isto é horrível, o Estado é laico e jamais deverá deixar de ser.
    É por impor religião que muitos judeus marranos perderam suas identidades, por não poderem praticar suas crenças, quando na formação do Brasil, principalmente no NE, que é o núcleo originário no Brasil, na Bahia, então. Muitos negros também tiveram de mascarar suas crenças. Estado impor religião é a treva, além de ser inconstitucional a Lei.

  45. Isso não é surpresa.
    Impor é o verbo preferido da maioria das religiões, principalmente cristãs.
    E isso é obviamente um desrespeito com as outras religiões, como apontou o jornalista Daniel Thame.
    Mas para alguns fiéis, como vemos aqui nos comentários, impor aos fiéis de outras religiões que pratiquem rituais cristãos não é desrespeito. Aliás, é bem capaz que digam que quem é desrespeitoso sou eu.

  46. Primeiramente é inconstitucional (ilegal), um projeto de lei deste tipo não deveria sair nem da câmara dos vereadores, uma vez vai de encontro à Constituição que estabelece o que o Estado brasileiro é laico através do artigo 19:
    I.“É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: Estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.”
    É uma grande falta de sensibilidade e respeito contra a diversidade religiosa e aos ateus. Só acreditarei na laicidade do Brasil quando não existirem cruzes nas repartições públicas.

  47. Um bando de ignorantes.
    Não entendo porque estão divulgando na internet que os alunos serão obrigados a orar o Pai Nosso nas escolas de Ilhéus.
    Será obrigatória a execução do Pai Nosso nas escolas, a permanência para orar é facultativo. Quem não quiser orar, pode se retirar pra sala de aula. Fico retado quando distorcem uma informação, mudando o sentido real.

  48. E o respeito as outras religiões, esta lei é uma imbecilidade! Se for uma escola religiosa tudo bem, os pais já sabem que algo do tipo ocorrerá quando seu infante estiver lá, mas em escolas publicas isto ocorrer é falta de respeito para com a cultura da familia.

  49. Não tem nada melhor para esse prefeito fazer não? Porque pelo visto só resando mesmo para vê se Ilhéus melhora, se depender do prefeito ou de algum político no Brasil… agente morre esperando. A cidade que é vista como turística, está abandonada, só vemos promessas fajuntas de projetos, que ficam só no papel. Perto das eleições deve-se fazer algo para ganhar votos de pessoas mal instruídas.

  50. O máximo que essa lei poderia fazer é PERMITIR que se reze nas escolas da cidade. E, ainda assim, deveria dar liberdade pra que cada aluno e professor (que, imagino eu, seria invariavelmente incluído no ritual) realizasse a “reza” de acordo com a sua crença.
    Não é questão de o “Pai Nosso” não ser ruim, mas sim de o Estado dar liberdade pra que os jovens encontrem uma religião por si próprios. Fazendo assim, por obrigação, eles vão aprender a obedecer sem questionar, sem pensar por si próprios. Toda e qualquer ato religioso deve ser espontâneo, não obrigado.

  51. E o professor? Duvido muito q ele possa se retirar da sala. E além disso, se retirar da sala de aula não é a solução. Me pergunto se não sofrerá discriminação dos demais aquele aluno q tiver a coragem de se retirar. A escola é um órgão público e não deve privilegiar nenhuma religião uma vez q o Brasil é um estado laico.

  52. Mas o povo merece! Vocês votaram neste vereador, votaram neste prefeito. A culpa é do povo! Além de roubar o dinheiro público, esses palhaços agora querem obrigar todos à uma prática religiosa.
    Toma essa povo de Ilhéus! Vocês elegeram, agora aguenta!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *