Tempo de leitura: < 1 minuto

Dezenas de leitores do PIMENTA se manifestaram contra a lei que obriga os alunos das escolas ilheenses a rezar o Pai Nosso. A maioria cita o impedimento constitucional de se impor questões religiosas, considerando que o estado é laico e tem como princípio a liberdade de religião.
Para os leitores, o vereador deu uma “bola fora”, mas não errou sozinho. Erraram os demais membros do legislativo, ao aprovar o projeto, e o prefeito, que o sancionou.
O comentário do leitor Souza Neto vai nessa linha. Ei-lo na íntegra:
“Cara! Depois ficamos reclamando da forma como os sudestinos nos tratam! As novelas com abordagens da vida e da cultura nordestina não me deixam mentir. Pintam-nos como se fôssemos verdadeiros idiotas.
É um caso digno das novelas o Bem Amado e Saramandaia, do Dias Gomes.
Nesse caso não é somente o tal do Gurita o analfabeto. São analfabetos funcionais todos os vereadores que votaram a favor da esdrúxula lei e o prefeito que a sancionou!”
 

0 resposta

  1. Absurdo!!! Os cristãos que apoiam isso com certeza não ficariam satisfeitos se tivessem que rezar para Alá ou cantassem músicas de Ubanda. Da mesma forma os mulçumanos, judeus, budistas, ateus, agnósticos ou qualquer outro de outra religião não ficaram satisfeitos com a imposição desta lei, que vai totalmente contra a constituição.

  2. CONCORDO COM ESTA LEI
    POIS A FAMÍLIA NAO ENSINA AS CRIANÇAS ORA (FALAR COM DEUS)
    MESMO QUE NOS PRIMEIROS DIAS OS ALUNOS SE SINTÃO INCOMODADOS
    DEPOIS ACOSTUMARAM , POIS SE ACOSTUMAM COM A LEI DE CORRUPIÇÃO QUE ASSOLA O PAÍS NA POLITICA NAS PROFISSOES , NAS IGREJAS .
    E ESTA ORAÇÃO NAO PERTENCE A UM GRUPO RELIGIOSO , ELA FAZ PARTE DA CATEQUESE DE JESUS COM SEUS DISSIPOLOS E NOS AMOSTRA QUE O NOSSO CRIADOR TEM QUE SER CHAMADO DE PAI , PAI DO CÉU, SANTO É O TEU NOME.
    TEM TANTAS LEIS FEITAS POR ESTES POLÍTICOS E A SOCIEDADE SE CALA DIANTE DELAS , COMO A LIBERDADE SEXUAL, COMO O POR DE ARMA, COMO LIBERDADE CONDICIONAL PAGA COM O PRÓPRIO DINHEIRO FRUTO DA CORRUPÇÃO .
    ESTA LEI TEM QUE SER APLAUDIDA PELOS PAIS E EDUCADORES , É UM MOMENTO DE BUSCA DE DEUS , VAI SER BOM PARA OS ALUNOS EM PRIMEIRO LUGAR , SUAS FAMÍLIAS E A SOCIEDADE. É UM PEQUENO PASSO.
    A ORAÇÃO DO PAI E NOSSO , NAO PERTENCE A IGREJA CATÓLICA , NEM A EVANGÉLICA , E NAO É DESRESPEITO A NENHUM SINCRETISMO RELIGIOSO. PARABÉNS POR ESTA LEI DIANTE DE TANTAS MORTAIS QUE SAEM DA MENTE DOS POLÍTICOS CONTRA A SOCIEDADE BRASILEIRA.
    AMEM, ALEUIA. LOUVADO SEJA DEUS PARA SEMPRE.

  3. Esse Gurita precisa ultrapassar as “guaritas” da legislação, do respeito e do conhecimento… É inconstitucional tal norma… O ensino é laico desde a Carta Cidadã de 88… Queria ver se o Decreto tornasse obrigatório levar para a escola oferendas a exu, oxumaré, oxossi, omulu, obá, oxalá…

  4. A iniciativa é excelente. A oração é encontro com Deus e soa como bálsamo num mundo onde prevalece a violência e a indiferença. O Estado é laico mas a grande maioria da população é cristã.

  5. Vivemos em um pais laico isso é inconstitucional mas, só tem jumento nessa porra mesmo.
    que nas próximas eleições votem certo c……!!

  6. E NÃO TEM ADVOGADOS ESSA TAL CÂMARA MUNICIPAL…. aliás Câmara dos Vereadores!!!
    Cadê os advogados???!!! COMERAM MOSCA… kkkkkkkk
    FAVOR, COLOQUEM O NOME DOS ADVOGADOS DA CÂMARA.
    FAVOR, COLOQUEM O NOME DOS ADVOGADOS DA CÂMARA.
    FAVOR, COLOQUEM O NOME DOS ADVOGADOS DA CÂMARA.
    FAVOR, COLOQUEM O NOME DOS ADVOGADOS DA CÂMARA.
    FAVOR, COLOQUEM O NOME DOS ADVOGADOS DA CÂMARA.
    FAVOR, COLOQUEM O NOME DOS ADVOGADOS DA CÂMARA.

  7. …interessante, a esmagadora maioria das pessoas pronunciam um “graças a Deus!”, sempre que recebem algo bom! O Estado é laico, com o título de MAIOR NAÇÃO CATÓLICA CRISTÃ DO PLANETA, não pode orar um Pai Nosso nas escolas. É também considerado o país do futebol, onde 99% da programação esportiva fala da modalidade e ninguém reclama. AFINAL, FUTEBOL E RELIGIÃO NÃO SE DISCUTE MESMO? OU O PROBLEMA É PESSOAL, COM DEUS? A lei não obriga o aluno a orar, há liberdade de começar o dia agradecendo a Ele, ou não! PARABÉNS VEREADOR GURITA!

  8. Nossa, é preocupante a quantidade de idiotas que existem nessa cidade. O Gurita tem a “genial” ideia, os vereadores concordam, o prefeito sanciona e a população aplaude. Parabéns Ilhéus por mais um ato de desrespeito com o cidadão!

  9. Zelão diz: – “Quem não sabe rezar, acaba por ofender a Deus”
    Seja qual tenha sido a “boa intenção” do vereador Gurita, acabou por desgradar a “gregos e troianos,” a cristãos e não cristãos.
    Sempre se disse que “futebol e religião” não se discute. Com a sua iniciativa parlamentar, aprovada pelos seus pares e sancionada pelo prefeito Newton Lima, além da ilegalidade constitucional, a mesma desagrada aos praticantes das demais religiões e ceitas que se sentiram discriminadas.
    Com uma só “imbecilidade” conseguiram “matar a dois coelhos de uma só vez”: -Feriram um dispositivo constitucional e os princípios políticos.

  10. Pior é quem justifica a lei dizendo que o pai nosso não pertence a uma religião específica, já que foi Jesus que ensinou. Acho que estas pessoaos tem que se informar que nem todas as religiões são cristãs, ou seja, seguem o ensinamento de Jesus. Existem judeus, mulçumanos, budistas, etc…que não sentem conforto em rezar o pai nosso, assim como cristãos não rezariam uma reza que maomé ou buda ensinaram. Isto sem contar os ateus e sem religião que tem todo o direito de não rezar em momento algum.
    Só respondendo ao Carlos. Não existe lei que obriga o aluno a jogar futebol. Existem milhares de programas religiosos na TV e ninguem reclam. O problem é quando isto vira obrigação.

  11. Aos prezados leitores que fizeram comentários acima em apoio à esdrúxula lei ilheense, quero lembrar que – como a “maioria” (sic) dos brasileiros -, também sou Cristão. No entanto, isso não nos dá o direito de tornar um rito cristão obrigatório a toda a população.
    Mesmo que existisse um único brasileiro não-Cristão, ainda assim a Lei seria inconveniente e inconstitucional. Não se deve aplicar princípios de cunho democrático – “esmagadora maioria” – a casos que envolvam religião, opção sexual, além de outras escolhas.
    No presente caso, a “Lei” obriga a que todos os alunos, cristãos ou não, “rezem” a belíssima oração deixada pelo Cristo. O que representa um desrespeito e até uma violência àqueles que professam outros credos não baseados na Doutrina do Cristianismo.
    Nossos comentaristas não podem, também, esquecer que nossa legislação educacional preve a existência da disciplina “Ensino Religioso”, no Ensino Fundamental das escolas públicas. Entretanto, a matrícula do aluno nessa disciplina é FACULTATIVA.
    Convém sempre lembrar que a intolerância religiosa e a tentativa de impor um único credo religioso na Idade Média, resultou num dos maiores genocídios registrados pela História de Humanidade. E olhem que esse credo tinha suas bases no Cristianismo!
    Imaginem que a maioria dos vereadores e o prefeito de uma de nossas cidades fossem mulçumanos (ou hinduístas, ou budistas, ou xintoístas…) e, nessa condição, aprovassem uma Lei obrigando aos vossos filhos (estudantes) a praticarem os ritos de uma dessas religiões! Analisando por esse ângulo, vocês estarão se colocando no lugar dos que não são Cristãos e tem filhos estudantes nas escolas públicas ilheenses.
    Portanto, continuemos (nós) orando com o Pai Nosso, ensinado pelo Mestre, e deixemos aos demais suas próprias escolhas! E que Deus nos proteja a todos!
    Souza Neto

  12. Cada vez mais estou envergonhado de tal atitude!
    Partindo do principio que nosso pais e democratico…em Ilheus acabamos de assistir tamanho absurdo!
    Absurdo e quem vota nesses panacas para se dirigir ao plenario com tantas asneiras! com tantos problemas mais importantes para a Casa discutir, projetar, fiscalizar e votar. Por exemplo, cuidar do transito. Criar alternativas e motivação para entretendimentos para o turista. O menor abandonado, criar casa de recuperação do dependente de drogas. ETC Muitos outros problemas que Ilheus carece. Vão estudar o Estatuto. E aqui deixo um recado aos Srs eleitores: qdo vcs se dirigirem a fila para votar veja se vota em alguem que tenha capacidade para exercer seu cargo. Ou melhor saber dizer para que foi eleito representando esse povo sofrido de Ilheus. Basta de bobagem.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *