Tempo de leitura: < 1 minuto

Navio Itabuna, da Transpetro (Foto Ailton Silva/Pimenta).

Leitor que se identifica como Acorda Cidade “degustou” matéria do jornalista Ailton Silva, que relata curiosidades da sua visita ao Ceará, particularmente a linda Beberibe (confira a matéria). E o nobre Acorda Cidade se deteve em analogias. Compara os comandos público e do navio Itabuna, nome que é homenagem da Transpetro ao município sulbaiano. Espia só:
“Gostei do navio com nome de Itabuna. Se compararmos esse navio com a cidade homônima, veremos algumas diferenças:
1 – O navio tem um capitão que o comanda. A cidade também tem um capitão, mas que é comandado;
2 – O navio tem uma tripulação que obedece e ajuda o capitão no comando. A cidade (governo) tem uma “tripulação” que, além de mandar no capitão, suja a sua barra perante a comunidade;
3 – O navio tem direção, objetivo, a viagem é planejada e possui direção segura. A cidade está à deriva, quase afundando…
4 – O capitão do navio é comandado por superiores. O capitão da cidade já foi mandado até por um sargento…
Teríamos muitos paralelos pra fazermos, mas, por enquanto, me dou por satisfeito.”

0 resposta

  1. E pensar que o referido navio, com comando e tudo, foi sequestrado por piratas, na costa africana, necessitando da marinha norte americana para resgatá-lo, …!!!
    O nobre comentarista esqueceu de relatar este fato, …!!!

  2. Precisa dezer mais alguma coisa? Por favor, não piorem ainda mais a situação do prefeito. Azevedo está sendo metralhado em todos os cantos da cidade. Posso pedir um favor apenas? Deixa ele terminar o mandato…!

  3. Gostei da analogia feita pelo antenado leitor. A tripulação é quem sofre com esse comandante, porque não dizer: comandado. Se fosse um avião poderíamos dizer: apertem o cinto o piloto sumiu!!!

  4. O tal navio “Itabuna” como lembrou o Sérgio, é similar a cidade sim, tem capitão, porém ambos se arriscam a navegar em terras estranhas, tanto que foi sequestrado por piratas, (O navio) a cidade os piratas ainda querem sequestrar.

  5. -SE O NAVIO DE LÁ FOI RESGATADO PELA MARINHA AMERICANA DAS MÃOS DOS PIRATAS(BANDIDOS/LADRÕES), O DAQUI ESTÁ PRECISANDO URGENTEMENTE SER RESGATADO PELA POLÍCIA FEDERAL DAS MÃOS DO CAPITÃO (GANCHO) E DE SEUS PIRATAS QUE A SETE ANOS DILAPIDAM O DINHEIRO PÚBLICO.
    -“ITABUNA MERECE MUITO MAIIISSS… É ASSIM QUE SE FAZ!!!!!

  6. Prezado Sergio Oliveira, você esqueceu que a Itabuna (cidade) foi sequestrado por PIRATAS há muito tempo. Até agora ninguém veio nos salvar.

  7. Não concordo com certos rumos da administração pública de nossa cidade, mais os caros leitores estão esquecidos que o prefeito recebeu a cidade destruída com heranças malditas de Geraldo e Fernando Gomes que não fizeram nada em suas administrações anteriores.
    Agora eu pergunto: Em dois anos tem como consertar tudo?

  8. O nome dessa matéria é simplesmente desespero da oposição
    pq cada vez mais o capitão Azevedo cresce entre a população.Quanto aos comentários respeito todos,qual a cidade do brasil que não enfrenta deficiência??? espero que meu comentário também seja respeitado…

  9. Não tem nenhuma oposição pelo que me consta, somos sim eleitores, cidadãos insatisfeitos com o rumo que a nossa cidade vem tomando com o descaso e a falta de amor e respeito a nós itabunenses e consequentemente a nossa cidade. Eu mesma cometi o erro de votar no Capitão “comandante”, mas admito que damos votos de confiança a pessoas erradas. Não sei prever o futuro, se assim o fosse, não votaria nele. Esses trocadilhos, analogias e metáforas só servem para demonstrar o quanto estamos insatisfeitos e de certa forma desabafar, sobre aquilo que pretendíamos para nossa Amada Itabuna, que são gestores e administradores que a amassem e não a deixassem a deriva sem um verdadeiro comandante. E a única arma que temos para demonstrar essa insatisfação são os blogs, porque a grande mídia nada faz para denunciar os desmandos do atual governo.

  10. QUERIA AGRADECER O PIMENTA POR PUBLICAR O MEU COMENTÁRIO.APROVEITO PRA DIZER QUE MEU COMENTÁRIO (ANALOGIA NAVIO ITABUNA/CIDADE DE ITABUNA),NADA TEM A VER COM OPOSIÇÃO POLÍTICA,SENDO APENAS O DESABAFO DE UM CIDADÃO INSATISFEITO COM O ESTADO DEPLORÁVEL DA NOSSA QUERIDA CIDADE.

  11. Parabéns pela analogia. Mas o povo mereçe o prefeito que tem, porém pergunto e agora nas próximas, suponho que não teremos em quem votar. Vote nulo para o bem de Itabuna.

  12. Vamos trocar de capitães ? O do navio vem comandar aqui e Azevedo vai comandar o navio… talvez nossa cidade melhore, mas o navio acredito que irá afundar rsrsrsrs

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *