Tempo de leitura: 1 minuto

Secretária Lidney Campos diz que projeto é polêmico e ela ainda não sabe o que fazer.

Segundo o repórter Luiz Francisco conta em matéria para o portal Uol, ilheenses já se mobilizam para ingressar na justiça contra a lei que obriga a rezar o Pai Nosso nas escolas da rede municipal.
De autoria do vereador Alzimário Belmonte, o Gurita (PP), a lei foi aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Newton Lima em dezembro do ano passado.
O comerciante José Antonio de Melo disse ao repórter que aguarda apenas o início das aulas na rede municipal para ingressar com ação na Justiça para que a lei seja revogada. “Espero que, até lá, o prefeito e o próprio vereador tenham sensibilidade suficiente para revogar este absurdo”.
José Antonio lembra que a Constituição Federal garante a liberdade de culto. “Não podemos aceitar a vontade de um vereador de impor uma religião às crianças”.
Ao portal, a secretária de Educação, Lidney Campos, deixa claro que não sabe ainda como agir em relação à lei do Pai Nosso, também chamada de “Guritada”.
– Leis existem para serem cumpridas, mas o projeto aprovado é muito polêmico. Ainda não tenho uma opinião formada e quero saber o que o colegiado pensa sobre esta lei – afirma a secretária.
Leia ainda
LEI OBRIGA REZAR O PAI NOSSA NAS ESCOLAS
VEREADOR DA “LEI DO PAI NOSSO” DIZ QUE
BUSCA “DESPERTAR CRIANÇAS E ADOLESCENTES”

67 respostas

  1. Esse é mais um exemplo de muita falta do que fazer desses vereadores, o próprio vereador Gurita é evangélico.
    Tanta coisa de importância na cidade para ser fiscalizada e esse babaca vem com essa.
    Vai trabalhar pela cidade…

  2. Prezados internautas,
    A oração do Pai Nosso é Universal é a oração que o Senhor Jesus com amor nos ensinou. É muito importante que as crianças e adolescentes que estão no Ensino Fundamental aprendam esta oração ainda que seja no ambiente escolar. Uma vez que nos dias atuais a escola tem se tornado palco para violência entre alunos que vitimam uns aos outros e aos seus professores mostrando o reflexo da educação e formação doméstica que receberam dos pais em suas casas.
    Nádia Alves

  3. Setiam muito mais úteis alguns projetos, a saber:
    1 – Que nenhuma criança fique fora da escola;
    2 – Que o município não tenha nenhuma casa sem saneamento básico e água tratada;
    3 – Que nenhuma família fique sem fazer as três refeições básicas, diariamente;
    4 – Que nenhuma casa tenha foco do mosquito da dengue, …!!1
    Vereador para mudar nome de ruas, puxar saco de autoridades, dando título de cidadão, e fazer projetos inúteis e idiotas, nós, os contribuintes, seja de Ilhéus, Itabuna, ou qualquer outro município, já estamos cheios, …!!!
    É falta do que fazer mesmo, …!!!
    Imagina o que os evangélicos, espíritas, umbandistas, mormons, pessoas ligadas a outras crenças e/ou religiões irão achar disso, ..?!?!?!
    Tudo aquilo que é obrigatório no nosso país não presta, inclusive o próprio voto, o que acaba proporcionando a eleição de gente desse tipo, …!!!
    Mas que babaquice, …!!!

  4. A cidade toda metralhada, com os pardais roubando o povo, com homicídios a luz do dia, com a unica coisa que presta em ilheus que são as praias; sujas… e ela vai entrar na justiça por causa de um lei que já nao serve de nada…. ISSO É A VERDADEIRA POLITICA!!

  5. A lei municipal de Ilhéus, sem dúvidas, é flagrantemente INCONSTITUCIONAL. E, lamentável, ainda, é o erro de concordância da Sra.Secretária de Educção do Município: “leis existem para serem cumpridas (sic).” Oh tempora, oh mores,o correto, segundo os gramáticos, e é tão elementar, seria “..leis existem para ser cumpridas”. O que está havendo com a outrora culta Ilhéus?

  6. A constituição protege nosso direito de livre culto e também defende as crianças de constrangimentos na escola. Então não basta a criança que pratica qualquer outra religião ou nenhuma ficar de boca calada enquanto uma professora em sala de aulas fica rezando como pretende o vereador, que deveria sim, se preocupar por as crianças pedintes que não estão em na escola e que pululam na cidade de Ilhéus. Essas coitadas já estão na metade do caminho de ir para cadeia e não tem ninguém que fale por elas.
    Se seus filhos precisam de um pai nosso matinal para ficar fora da cadeia então poderia ser em casa antes de ir para a escola, onde seus pais tem direito a decidir o que é melhor para eles, ahh e para que fiquem fora da cadeia também devem ter alem do rezo matutino uma aula de respeito aos outros.

  7. Afssssss!!!!! quanta imbecilidade!!!!! minha mente é muito evoluída pra discutir essas besteiras!!! Ao invés de se preocuparem com crianças concluindo o ensino fundamental sem ao menos saber ler e escrever, sem aprender o mínimo do básico!!! Isso sim é que a população devia estar atenta e procuar denunciar, seus filhos sem saber ler um curto texto, qu dirá interpretá-lo, sou professora e cada dia me indigno com isso, me dói ver tantas crianças passando de ano sem saber, sem competência, sem capacidade, apenas passam por que o Governo quer, por que o sistema quer, é uma pena que nenhum filho de nossos representantes estudam nessa escola pública!!!

  8. Isso é o que eu chamo de legislar em causa propria, daqui a pouca o vereador gurita vai mandar outra obrigando todos a virarem protestantes.Ninguém deve obrigar ninguém a rezar se este não sentir necesssidade, cada um sabe da sua hora.Jesus não nos obriga a nada,ELE mesmo disse”QUANDO QUISEREIS falar com o Pai que está no céu dizeis:Pai Nosso…Deixando bem claro nosso livre arbitrio!

  9. Não se trata de ser contra ou a favor de qualquer religião, mas de constatar o caráter laico da escola que é pressuposto para a liberdade de crença. O Brasil já foi um país oficialmente católico, o que violava a liberdade religiosa de cristãos não-católicos, ubandistas, espíritas, muçulmanos, judeus, ateus, etc. Hoje o Brasil é um país laico e que respeita a liberdade dos cidadãos terem a religião que quiserem ou não ter religião nenhuma. Impor oração na escola é impor uma religião a uma coletividade. Religião é decisão pessoal. A família tem todo o direito de dar a formação religiosa que quiser a seus membros, ou não. O Estado brasileiro, e a Escola como parte do mesmo, não pode ser o espaço de promoção de nenhuma religião sob pena de se discriminar as demais. A lei é inconstitucional e é o papel de qualquer cidadão tomar as medidas legais para que a mesma seja declarada como tal.

  10. No meu tempo, todos os dias a professora orava na sala de aula, para que a gente começasse o dia com a alma limpa, esquecesse os problemas de casa e estudar, brincar e etc, com mais tranquilidade. O povo de hoje está criando os filhos de qualquer jeito, as crianças de hoje não sabe quem é Jesus, não conhece os ensinamento bíblicos, por isso que o mundo está mudado, a sociedade de amanhã, será todos ateus, sem fé, sem religião, sem saber o que é certo e errado, filho matando pai, pai abusando dos filhos e etc.
    E na Bahia é muito pior, aposto que se fosse para cantar uma música de terreiro ninguem tava ai reclamando!! Não que eu tanha nada contra!
    Faço minhas as palavras da colega acima!!
    A oração do Pai Nosso é Universal é a oração que o Senhor Jesus com amor nos ensinou. É muito importante que as crianças e adolescentes que estão no Ensino Fundamental aprendam esta oração ainda que seja no ambiente escolar. Uma vez que nos dias atuais a escola tem se tornado palco para violência entre alunos que vitimam uns aos outros e aos seus professores mostrando o reflexo da educação e formação doméstica que receberam dos pais em suas casas.
    Nádia Alves

  11. Isso deveria ser uma obrigação religiosa de todos, independente de lei. O mundo anda virado por falta de ensinamentos religiosos e educação de berço. Os ateus que me perdoem.

  12. no meu tempo a aula era educação moral e civica, o aluno aprendia a conhecer um pouco de tudo, religião, ordem unida, hino nacional, da Bandeira e outras coisas boas da vida, nós com muito carinho chamava as professoras de tias com muito carinho e amor aos mestres,o respeito ao colega de escola era verdadeiro, valia apena ir as escolas, não existia tanta violência como hoje eu acho que este projeto deveria ser diferente, além de rezar o pai nosso de cada dia deveria existir um professor para estudos da Biblia e outros livros de cunho religioso ai cada um saberia escolher a sua crença religiosa respeitando o direito do outro.

  13. É como escrevi ha algum tempo aquí. O Sérgio Oliveira é muito inteligente para as coisas de baixo. Sua inteligencia não consegue discernir as coisas do alto. Se por ventura voce ler a b´blia, vai encontrar o próprio Jesus, instituindo o pai nosso como oração universal.Portanto, isso não tem nada a ver com religião, credo etc. Não podemos misturar as coisas, ou seja, não se reza ou ora o pai nosso, só porque a cidade tem buracos, dengue, violência etc. Quanto ao comerciante José Antonio de Melo, vai rezar alguns pai nosso para Deus abrir sua inteligência.

  14. Gurita afim de puxar o saco do prefeito que se diz Ministro da Igreja junto com uma turma de papa hóstia do Oiteiro inventou essa. Usar O PAI NOSSO a oração que o Pai nos ensinou é demais, esse falso evangélico pois na hora da esbórnia ninguém se lembra de rezar. Todos sem exceção não vão voltar, essa câmara de vereadores de Ilhéus é um lugar frio e sombrio parece realmente um pulgatório com um bando de almas penadas andando para lá e para cá. Deus tenha piedade e eles todos vão precisar de muito Pai Nosso para sairem das condenações. Aqui na terra a justiça é falha mas a de Deus não. Eu não passo mais pela praça J.J. Seabra de vergonha e de nojo de ter de olhar para as duas imundices de nossa cidade.

  15. Rezar não faz mal. Porém, como ficam os praticantes de outras religiões? Tem que haver um culto, uma sessão espírita, uma saudação aos orixás, oração de rabino, jourey e por aí vai. Já pensou? Religião é livre e não se pode impor. Cantar o Hino Nacional, da Bandeira, da Bahia, de Ilhéus não seria mais patriótico?

  16. Quero falar para a Nádia Alves que não existe nenhuma oração ou reza Universal. essa oração ou reza é apenas de orientação Cristã Católica ou de alguns Evangélicos. o que na verdade tá em jogo e a Lei maior que é Constituição. ela fala que o Brasil é um laico e não tem religião oficial. é só isso e pronto. ele esta totalmente errado.

  17. Pois eu nunca precisei rezar em escola para ser um bom filho, bom marido e bom pai. Hoje sou pai de duas meninas., casado e de bem com minha familia.
    O que ajuda é BOA EDUCAÇÃO dentro de casa. E não é pq os pais rezam, vão para igreja e tudo mais, que o filho vai ser um “anjinho”
    Fiquem aí jogando tudo nas mãos de Deus, e com idéias estupidas como essa do vereador, e deixem as crianças crescerem como burros de cargas, sem personalidade e com idéias retrogadas.

  18. O mal do preconceituoso é achar que ele não é, “não que eu tenha nada contra” ( Sheila Araújo), se não tem nada contra porque então citar isso como exemplo, isso é o reflexo de muitos evangélicos nesse país que sempre pregam que devem olhar o outro como a si mesma, mas que no fundo só olham para si próprio.
    Tal lei, não pode existir em nossa sociedade, pois torna a escola um espaço limitado para as reflexões.
    E os alunos que em sua minoria não são adeptos do cristianismo, será que eles não serão excluídos se não participarem do momoento da oração ?
    É para refletir.

  19. Ninguém aqui ouviu falar em LIBERDADE não?
    cada um vive sua vida do jeito que quiser, nada deve ser forçado, se a criança quiser ela reza não reza?

  20. “Teus disse:
    12 12UTC janeiro às 13:40
    é melhor rezar o pai nosso nas escolas do que ir buscar os filhos na cadeia depois de maiores…..”
    ô meu amigo, já entrou em uma cadeia? O que mais tem lá é religioso e imagem de santo, então não me venha com essa hipocrisia…

  21. Parabens ! Espero de que muitos junte-se a ele e abra esse processo o mais rapido possivel. Absurdo. Essa lei alem de ser uma violação a nossa constituição e sociedade, é uma palhaçada!!!!

  22. Rezar pai nosso não molda o caráter de ninguém, vide a quantidade de cristãos nos presídios, ou a quantidade de padres pedófilos. Adultos tentando impor seus amigos imaginários a crianças é absolutamente ridículo. Os lunáticos estão cada vez ganhando mais espaço e isto é um perigo pra evolução do país. Onde já se viu estado laico com bancada evangélica?

  23. “é melhor rezar o pai nosso nas escolas do que ir buscar os filhos na cadeia depois de maiores…..”
    Não li todos os comentários, mas já vi a opinião de alguns por aqui.
    Quer dizer então que quem não reza o pai nosso vira bandido? Quem não é religioso vai parar na cadeia?
    Parem de ser preconceituosos. Existem pessoas boas e ruins em todos os credos.
    Não, eu não sou religiosa. Nem se quer acredito em Deus. Mas respeito a opinião de cada um e o direito que cada pessoa tem em acreditar (ou não) no que bem quiser.
    Se os PAIS quiserem educar a criança como religiosa, que assim seja. Pelo menos até ela ter idade para começar a compreender as coisas sozinha e tomar as próprias decisões.
    Mas não cabe a escola dar lições MORAIS aos alunos…muito menos religiosas. Até porque, dificilmente uma escola tem condições para ensinar TODAS as religiões (afinal, um aluno islamita, por exemplo, não vai querer aprender as lições católicas, e vice-versa…certo?).
    Quem tem que ensinar essas coisas são os pais, não a escola. MUITO MENOS o governo.
    E não, a oração do “Pai Nosso” não é universal. Budistas, islãs e muitas outras religiões não fazem essa reza.

  24. É um absurdo forçar as crianças a rezarem seja o que for. Já seria um absurdo forçar adultos.
    Religião é uma questão pessoal, que se ensina em casa e não goela abaixo para o filho dos outros, que têm todo o direito de criar seus filhos sem religião alguma.
    Quando é que o MP da Bahia vai tomar uma atitude? Vai ficar assim esse crime contra a Constituição, que defende o laicismo de estado?
    Barbaridade!

  25. Nunca tive um pai Nosso nem matinal nem noturno nem a tarde, na minha época o tinhamos era o hino nacional uma vez por semana, e nunca andei nem perto de ir pra cadeia, deixem o radicalismo de lado, se vc quer que seu filho reze o pai nosso diariamente, reze com ele no café antes da aula não obriguem aos que nao creêm, até onde eu conheço as normas cristãs Gzuis deve ser aceito por amor e não imposto por lei!

  26. Religião não é solução, orar é o ato de não fazer nada e ainda dizer que está ajudando., A Melhor forma de combater a violência dentro de escola é uma política de ensino descente.
    Existem uma porcentagem muito grande de pessoas que mesmo com educação religiosa se transformam em mal elementos, afirmei antes e continuo afirmando, religião não é solução e sim, educação, uma boa educação e um ensino melhor, isso realmente é necessário, um ensino descente é o melhor caminnho!
    OBS: Não estou falando mal de religião, cada um tem a sua, mas isso não quer dizer nada, apenas que religião não é a solução.
    OBS2: Vivemos em um estado LAICO (procurem no dicionário oque quer dizer), resumindo, e é proibido, extremamente proibido o estado entrar em parte de religião, a Oração do PAI NOSSO, é uma oração cristã, seria uma agressão a pessoas de outra crença, ou pessoas Ateias como eu!

  27. Entendam de uma vez por todas, pseudo-moralistas … O Estado Brasileiro (referindo-se a federação), e a sua respectiva carta constitucional … É LAICO!! Ou seja, isso é algo totalmente inconstitucional. Não tem nada haver com moral ou criação, mas simplesmente é algo que afronta a individualidade alheia.

  28. Tem que processar mesmo. Religião é algo facultativo e eu que não colocaria um filho em uma escola que tenta alienar a criança fazendo-a acreditar em algo tão real quanto o folclore. Passou da hora das pessoas darem mais valor ao que pode atingí-las ao invés de se preocuparem com misticismo. Tem coisas mais importantes e urgentes para resolver do que perder tempo com esse tipo de atitude. Estamos num país LAICO.

  29. Que absurdo isso. Estamos em uma Estado laico. Religião deve ficar restrita apenas ao ambiente familiar. Essa escola é financiada por dinheiro público, ou seja, com dinheiro do povo brasileiro, e desses fazem parte não só católicos, mas também espíritas, evangélicos, umbandistas, budistas, ateus, etc.
    Esse nobre vereador deveria se preocupar com leis mais úteis e que tragam benefícios à toda população.

  30. Não se pode obrigar uma pessoa a professar um ritual religioso, seja ele qual for. A Republica do Brasil é um Estadio laico, coisa que poucos sabem o significado dessa palavra. Assim como há liberdade de culto, não há OBRIGATORIEDADE DE CUlTO ou de credo… Como ficam as pessoas de outras religiões? como ficam os agnósticos? Como ficam os ateus?
    Ningém é obrigado a seguir os ritos cristãos só porque um certo vereador quer assim sejamos obrigados… Isso aqui é uma republica LAICA……..

  31. Prezada Nádia,
    Não, a oração do “pai nosso” não é universal, posto que eu e vários milhões de Ateus, Satanistas, Umbandistas, Budistas e outras pessoas não a adotamos. E nós fazemos parte do Universo, salvo melhor juízo de sua parte.
    E se você acha mesmo que rezar o “pai nosso” vai impedir a violência nas escolas, devia visitar um presídio. A maioria lá, como aqui fora, é de cristãos. Alguns traficantes, assassinos e estupradores seriam capaz de matar alguém que dissesse não crer em deus! Eles rezam o “pai nosso”. Como também devem rezar o “pai nosso” alguns padres, se penitenciando por terem estuprado mais uma criança indefesa.
    Por tudo isso, e muitas outras coisas, pode ficar com o “pai nosso”, sem tentar impor isso aos meus filhos.
    Grato,
    Nathaniel Anielewsky
    Alto Sacerdote da Igreja Satânica do Brasil
    Presidente do Conselho Internacional de Satanistas

  32. Pois então, não se pode obrigar uma pessoa a professar um ritual religioso, seja ele qual for. A Republica do Brasil é um Estadio laico, coisa que poucos sabem o significado dessa palavra. Assim como há liberdade de culto, não há OBRIGATORIEDADE DE CUlTO ou de credo… Como ficam as pessoas de outras religiões? como ficam os agnósticos? Como ficam os ateus?
    Ningém é obrigado a seguir os ritos cristãos só porque um certo vereador quer assim sejamos obrigados… Isso aqui é uma republica LAICA……..

  33. Falta de respeito sem fim. Religião se aprende em casa, não em sala de aula financiada pelo estado. Se o seu filho precisa de um pai nosso para não ir para a cadeia, você foi uma merda de exemplo como pai.
    ESTADO LAICO JÁ.

  34. Religioso reclama que não é levado a sério, mas a incapacidade de vocês de verem as coisas de forma objetiva e impessoal só me reafirma o quanto religião aliena as pessoas. O Brasil é (ou era p ser) um pais laico. Vc gosta da liberdade que vc tem de ir p sua igreja, acreditar no seu deus? então pq vc quer me privar o direito de ter a mesma liberdade? vc que é católico, gostaria que seu filho fosse p escola e fosse doutrinado no islamismo? q fosse obrigado por lei a se ajoelhar em direção a meca e ficar louvando alá? não? então pq vc quer obrigar q meu filho seja doutrinado numa crença/religião q não é a minha? pensem nisso antes de se dizer a favor dessa lei, por mais religioso q vc seja, isso não te impede de ser sensato.

  35. O ESTADO É LAICO. Segue o Artigo 19 da CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
    Art. 19 – É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
    I – estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;

  36. Quem é ateu(não vai querer o filho rezando e que é mulçumano, judeu , hindu ou de qualquer outra religião que não crê em jesus tambem não vai aceitar essa reza. O estado é LAICO.

  37. A oração do pai nosso é universal apenas para aqueles que acreditam em jesus ou em Deus. Essa lei é inconstitucional tendo em vista que o Brasil é um estado laico. Religião não define moral nem caráter de ninguém, Hitler era cristão, nem por isso sua moral era admirável. Educação religiosa tem que ser feita em casa ou em escolas religiosas se for de preferência dos pais, e não em uma escola governamental, que responde a um estado laico.

  38. Meu senhor, oração nunca é demais! Demais é a violência! É a falta de pudor nas letras de algumas músicas que tocam por aí, é a péssima influência que nossos filhos recebem da TV, por exemplo… . Ridículo! Quem ensinou a oração em questão foi Jesus Cristo!!!! O senhor sabe quem é???????? Deus o ilumine!!!

  39. A oracao do Pai Nosso eh maravilhosa pra quem eh crente. Sao pessoas que sofreram lavagem cerebral quando criancas e nao conseguem se livrar.
    Obrigar a rezar ou a assistir eh coisa da idade media, estamos no seculo 21 e nao no seculo 01.
    Colegioeh para ensinar ciencias, rezas e outras manifestacoes de crendices religiosas devem serem feitas em lugares proprios que nao sejam as escolas.

  40. Pior que a lei é a manada de imbecis que comenta um artigo desses.
    “é melhor rezar o pai nosso nas escolas do que ir buscar os filhos na cadeia depois de maiores…..”
    O que mais tem na cadeia é detento falando merda no nome de deus. Desde quando rezar garante uma vida íntegra? Ignorante.

  41. Dizer que alguém que não é cristão ou não tem religião tem mais chances de ser um criminoso além de não ter respaldo estatístico mostra preconceito proporcional ao de afirmar que negros tendem a ser mais criminosos que brancos. Ambos são crimes de mesmo peso.
    Me enoja viver em uma sociedade onde tratar os não-religiosos e não-cristãos com desdém parece ser o politicamente correto/status quo. Tamanha intolerância não seria contra os princípios cristãos? Afirma-se que uma oração diminuirá a violência mas e a intolerância religiosa? A História não mostrou o quanto esse ato incita a violência?
    Desculpem-me por me envergonhar de pessoas que nem conheço.

  42. Parece que estamos voltando a idade média, graças ao delírios psicóticos dos neo-evangélicos e sua funesta influência na política. O estado é laico, pai nosso só é universal pra quem é cristão, religião não define caráter! Quantas vezes temos que repetir essas coisas pra que entre na cabeça oca desses crentes lunáticos?

  43. Quem disse que a oração do pai nosso é universal? Que eu saiba ainda existe mulçumanos, hindus, budista, xintoísta, judeus e outras várias crenças, no mundo que põem em xeque com essa peusodo idéia de universalidade. O que se esta fazendo é crime porque vai de encontro à constituição brasileira. Fere o princípio do estado laico e o direito individual de credo. Além do que o fato das pessoas orar o pai nosso não faz dela uma boa pessoal. Quantos padres pedófilos existem nesse país e a igreja passar a mão na cabeça, quantas vezes vemos um pastor colocar dinheiro na cueca, ou um político corruptor orar em pro da propina? Ou seja, para um país que se diz cristão e todo mundo diz acreditar em deus algo esta errado. Lembre-se que a igreja católica apoiava a escravidão e o nazismo, lembre-se das cruzadas. Orar o pai nosso não faz ninguém melhor só hipócrita. No dia que esse país acabar com a pobreza ai eu possa acreditar que o pai nosso faça diferencia.

  44. Além de inconstitucional, esta lei fere todo o princípio de liberdade que há em nossa sociedade hipócrita, como as liberdades de pensamento, opinião e expressão; além é claro das liberdades de culto religioso. É um retrocesso moral ao modelo de estado colonial, unicamente a fim de atender as necessidades da coroa portuguesa, que em pleno século XVIII com as reformas pombalinas se promulgaria um estado laico, ou seja, independente das ideias da igreja, principalmente da romana.

  45. EU NÃO REZO; MEU PAI NÃO REZA; MINHA MÃE NÃO REZA; MEUS 4 IRMÃOS E MEUS 11 SOBRINHOS NÃO REZAM…SOMOS TODOS ATEUS. JAMAIS EU OBRIGARIA MINHA FILHA A REZAR. ESSE CIDADÃO ESTÁ CERTO. E ESSE VEREADOR ESTÁ GARANTINDO UNS 400, 550 VOTOS DE OTÁRIOS QUE VÃO PERPETUA-LO NO PODER.

  46. EU NÃO REZO; MEU PAI NÃO REZA; MINHA MÃE NÃO REZA; MEUS 4 IRMÃOS E MEUS 11 SOBRINHOS NÃO REZAM…SOMOS TODOS ATEUS. JAMAIS EU OBRIGARIA MINHA FILHA A REZAR. ESSE CIDADÃO ESTÁ CERTO. E ESSE VEREADOR ESTÁ GARANTINDO UNS 400, 550 VOTOS DE OTÁRIOS QUE VÃO PERPETUA-LO NO PODER….

  47. Como se deve orar – Mateus 5: 5 e 6
    5 – E, quando orares, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos da praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.
    6 – Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu pai, que está em secreto, orarás a teu pai, que está em secreto; e teu pai, que vê em secreto, te recompensará.

  48. É a velha mania do Homem de achar q suas crenças são mais importantes que a de qualquer outro. Impor uma religião à uma criança deveria ser crime. Até mesmo as aulas de religião deveriam ser extintas das escolas.

  49. Estou assustada com alguns comentários tão preconceituosos de pessoas que se dizem cristãs!
    Quem diz com tanta propriedade que o Pai nosso é a oração ensinada por Jesus, deveria saber também que Ele sempre pregou o respeito e o amor ao próximo. Ou seja, além de ser uma lei inconstitucional (pois viola a liberdade de credo) é também uma lei anti cristã (pois não respeita o próximo).

  50. Esse vereador “gurita” me faz lembrar um político carioca: o César Maia.
    Maia era exímio criador de factóides. Sabia, como ninguém, se manter em evidência, mesmo com sua administração trôpega na Prefeitura do Rio.
    Estou dizendo isso porque acho que o “gurita” tem seu nome comentado pelos quatro cantos por conta de ter sido o propositor dessa tal Lei do pai Nosso. No presente caso, não um factóide, mas uma realidade.
    Retornando ao Maia, lembro-me de uma dele em 1995, quando prefeito do Rio. Ao tomar conhecimento pela imprensa que a (provável) mulher mais velha do mundo era uma brasileira que vivia em Minas Gerais e que esta havia dito a um repórter que seu maior desejo antes de morrer era “conhecer o mar”, Maia não pensou duas vezes.
    Mandou um de seus secretários trazer a mulher ao Rio para conhecer o mar. A mulher foi fotografada e filmada colocando os pés nas águas do mar de Copacabana, nada mais nada menos que ao lado do César Maia. No entanto, o que mais chamou a atenção da imprensa e repercutiu nas matérias jornalísticas não foi Maia ao lado da mulher, mas o fato de o prefeito estar vestido com um capote na praia num dia de sol de 40 graus.
    Em outra, o Maia aproveitou-se de uma exposição de animais no Rio Centro. Maia ouviu ou leu que as crianças do Rio nunca tinham visto um boi “ao vivo”; somente nas telas da TV, do cinema e/ou nas páginas de uma revista. Mandou construir um palanque na praia de Copacabana e trouxe da exposição o animal premiado em 1º lugar. A Polícia teve que se virar no controle do trânsito na Zona Sul da cidade, tal a quantidade de mães e crianças que foram à praia somente para ver o “boi premiado”!
    Como o Maia, ainda que não intencionalmente (foi por burrice mesmo!), o tal “gurita” talvez esteja ganhando notoriedade. É a tal frase: “Falem mal, mas falem de mim!”
    Souza Neto

  51. A hipocrisia reinando solta por aqui…tempestade num copo d’agua…orar não faz mal a ninguém! Muitos destes “comentaristas” qdo perguntados dizem ser católicos!

  52. Diferente do que alguns disseram a oração do Pai Nosso não é Universal. A Bíblia não é universal.
    Judeus, hindus, budistas, wicanos,hare krishnas, pagãos, islâmicos e ateus, só pra citar alguns, não oram o Pai Nosso.
    Imagine se seu filho, protestante fosse obrigado a orar um sutra ou a ave maria? Vc ia gostar? Ia concordar? E se fosse o Corão?
    O Estado é laico para garantir que todos tenham o DIREITO (e não a obrigação) de professar sua crença ou descrença.
    Se vc acha tão importante rezar o Pai Nosso , perca 5min do seu tempo na sua casa e reze junto com seu filho. Vc é livre pra fazer isso. Mas escola não é lugar pra privilegir o cristianismo ou qualquer outra religião

  53. Bom dia!
    Esse infeliz pareçe que não tem pai mesmo, o infeliz tendo tantas coisas a se preocupar, vá logo se preocupar com o pai nosso. Só se for só seu, porque o meu é o meus. só pode ser um filho da outra.Ponto

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *