skip to Main Content
4 de agosto de 2020 | 04:42 pm

AS PESQUISAS E OS PREFEITURÁVEIS

Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense

Qualquer alteração só com as convenções partidárias, que acontecem no mês de junho, o início da propaganda eleitoral e os debates entre os candidatos.

Salvo algum acidente de percurso, o cenário eleitoral de Itabuna, até o mês de maio, com a sucessão do prefeito Azevedo (DEM), não vai sofrer nenhuma mudança significativa.
Qualquer pesquisa de intenção de votos vai apontar o atual chefe do Executivo e a petista Juçara Feitosa (ou Geraldo Simões) nas primeiras posições.
Se a consulta for encomendada pelo PT, Juçara Feitosa fica na dianteira. Se o contratante for o DEM, a ex-primeira dama fica atrás do democrata, ocupando a segunda colocação.
O vereador Vane do Renascer, pré-candidato pelo PRB, legenda sob o absoluto controle da Igreja Universal do Reino de Deus, vai continuar como o terceiro da fila.
Qualquer alteração só com as convenções partidárias, que acontecem no mês de junho, o início da propaganda eleitoral e os debates entre os candidatos.
SÓ PARA AS PIABINHAS
O deputado estadual Zé Neto, do PT do governador Jaques Wagner, é pré-candidato a prefeito na sucessão de Feira de Santana. Até aí nada de estranho.
O deputado federal Marcos Medrado, do PDT do saudoso Leonel de Moura Brizola, já declarou publicamente o seu apoio ao petista na eleição de 2012.
O atual prefeito de Feira é Tarzício Pimenta. O chefe do Executivo, ex-demista e carlista, agora neopedetista, vai disputar o segundo mandato (reeleição).
Marcos Medrado, de maneira desafiadora e escancarada, já disse que vai apoiar o petista Zé Neto. Se fosse um peixe miúdo, seria fisgado pelo comando estadual do PDT.
O anzol da fidelidade partidária só é acionado para fisgar as piabinhas. Não suporta o peso dos tubarões.
O VEREADOR E O PAI NOSSO

Alzimário "Gurita", o autor da lei.

O prefeito Newton Lima, da vizinha e irmã cidade de Ilhéus, sancionou a lei que obriga a reza do Pai Nosso em todas as escolas.
A iniciativa foi do vereador Alzimário Belmonte, que é do PP de Jabes Ribeiro, secretário estadual da legenda e candidatíssimo ao Palácio do Paranaguá.
O nobre edil deveria aproveitar o andar da carruagem e propor também que cada colega, ao adentrar na sede do Poder Legislativo, fizesse o seu “Pai Nosso”.
Um “Pai Nosso” de viva voz e repetido 100 vezes: “Prometo honrar o meu mandato e respeitar a coisa pública”.
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

Esta publicação possui 0 comentários
  1. Quem diria, heim meu caro Marco Wense!
    Depois de um 2011 inteirinho, insistindo em nem sequer citar o nome de VANE como candidato significativo à prefeito de Itabuna, agora você parece ter dado um verdadeiro salto para o futuro afirmando a consolidada terceira colocação de VANE. Ora, se levarmos em conta que Geraldo e Jussara são ricos, ele Deputado Federal influente, conta com o apoio de “jaques Vódca” além de um remanescente militante fanático/masoquista do PT.
    Se levarmos em conta, dentre outras coisas, o cabide de emprego que se transformou a Prefeitura de Itabuna, aliado ao vergonhoso e exacerbado uso da “máquina Administrativa” em favor da tentativa de reeleger Azevedo. Sinceramente, é de admirar (como diria Lula) como um “cabôco” desse, VANE, sem dinheiro, sem conchavos, sem propaganda, sem apoio político expressivo, porém com o principal para uma eleição, o povo, começa a incomodar tanto!
    Não é necessário relembrar que VANE é hoje o nome com o menor índice de rejeição da cidade; é o “vice” mais desejado por todos os partidos.
    Jaques “Vódca” vai precisar arrumar uma vaguinha de Deputado Estadual ao cururu pelego Wenceslau, em troca de apoio incondicional a Jussara. Enquanto que o Capitão, que já provou ser mesmo de areia, abrirá não só os cofres mas as vagas na Prefeitura em troca de votos, além daquilo que considera seu maior trunfo para o futuro pleito, a eterna, inacabada e milionária obra da Av. Amélia Amado.
    Espero que os eleitores desta cidade, que tanto sofrem com seus gestores, estes responsáveis por mais de 25 anos de atraso no desenvolvimento de Itabuna, saibam em quem votar.
    Afinal, o que mais se espera de um político senão a prática da honestidade? Ora, isso VANE já mostrou até aqui.

  2. O POVO DE ITABUNA PRECISA SER INFORMADO DE ONDE TEM VINDO AS VERBAS PARA O PREFEITO MARIONETE PARA FAZER REFORMA NO RESTAURANTE POPULAR, NOS POSTOS DE SAÚDE, E NAS PERIFERIAS, VEM DA ASSINATURA DO GOVERNADOR WAGNER, A EMPRESA LOCAL É CONTRA O GOVERNO PT, E O PT LOCAL PARECE ESTA ANESTESIADO, OU OS DIRIGENTES NAO MORAM EM ITABUNA, POREM A REJEIÇÃO DO PREFEITO POPULESÇO AZEVEDO É GRANDE ATE CONHECIDOS E COLEGAS DE TRABALHO QUE VOTARAM NELE SEMPRE ME DIZEM QUE NEM ELES NEM A FAMÍLIA VOTARÁ EM AZEVEDO, POREM NAO PROMETE VOTAR NO PT, POIS O MESMO NAO APURA PARA ONDE TEM IDO AS VERBAS DO GOVERNO FEDERAL E ESTADUAL, ATE OS COMPUTADORES QUE VEIO DO MEC “TROCADOS DE DESTINO E FICOU POR ISSO MESMO, COLOCARAM NO LUGAR DEPOIS DA DENUNCIA DO BLOG E PRONTO , FICOU O DITO PELO NAO DITO E PRONTO, MATERIAL DE MINHA CASA MINHA VIDA TAMBÉM , PRONTO.RESTAURANTE POPULAR ESTA FECHADO PARA REFORMA COM VERBA FEDERAL E NA FACHA DA PREFEITURA NAO TEM O SLOGAN DO GOVERNO FEDERAL DE DILMA E O PT LOCAL ESTA ADORMECIDO ANESTESIADO CONFORME A SOCIEDADE.
    NESTA PESQUISA O TERCEIRO LUGAR É DE VANE OU LENHIA, QUE PERDEU PODER AO SE ALIAR COM O PMDB QUE SÓ TEM COBRA CRIADA, QUE FAZEM POLÍTICA COM O SENTIMENTO TERRÍVEL DA VINGANÇA E DA INVEJA, GOSTEI DO DISCURSO DELA NA REUNIÃO DO PT NO GRAPIUNA, VÍ QUE ELA PENSA EM UM PROJETO SOCIAL TIPO O DO PT. O PMDB NAO TEM PROJETO TEM SEDE DE VINGANÇA, VEJAM A ALIANÇA QUE ELES QUEREM FAZER , O DEM PERGUNTO ?
    QUAL O PROJETO DESTE PARTIDO PARA O SOCIAL , ?
    COMO VAI O CREAD AO LIDAR COM OS DROGADOS EM ITABUNA NESTE DESGOVERNO DO DEMO NA PESSOA DO MARIONETE AZEVEDO?//???????????????

  3. Meu caro Marcos Wense, gostaria de saber porque voce quer este embate, este dueto mas nunca coloca Leninha da Autoescola como um nome a ser considerado como prefeiturável ou como vice. Voce já analisou a possibilidade de Leninha ser vice de Juçara, uma vez que Leninha coordena o Movimento Reage Itabuna contra o atual prefeito ? Ou então Leninha vir a agrupar forças que estão descontentes tanto com Geraldo/Juçara ou com Fernando/Azevedo e sua campanha decolar ?
    Abra o leque companheiro, abra o leque de sua mente….
    Abraços!

  4. Divulgue ai seu pimenta que eu quero ver o circo pegar fogo!!
    Numeração Única: 0000303-34.2012.805.0113
    Tipo Ação Ação Civil Pública Órgão Judicial 2ª V DOS FEITOS DE REL DE CONS CIV E COMERCIAIS
    Comarca ITABUNA Data Entrada 13/01/2012
    Localização — Processos Apensos
    Partes Advogados
    MINISTERIO PUBLICO DO ESTADO DA BAHIA
    Qualificação: AUTOR
    ALISSON CERQUEIRA RODRIGUES
    Qualificação: REU
    ANTONIO JOSE PINTO MUNIZ
    Qualificação: REU
    CLOVIS LOIOLA DE FREITAS
    Qualificação: REU
    EDUARDO FREIRE MENEZES
    Qualificação: REU
    JOSE RICARDO MATTOS BACELAR
    Qualificação: REU
    JOSE RODRIGUES JUNIOR
    Qualificação: REU
    KLEBER FERREIRA DA SILVA
    Qualificação: REU
    MOZAICO FABRICA DE RESULTADOS ME
    Qualificação: REU
    ROBERTO TADEU PONTES DE SOUZA
    Qualificação: REU
    RUI BARBOSA SILVA
    Qualificação: REU
    Data Movimentação Complemento Observação Publ. Documento
    13/01/2012 DISTRIBUÍDO POR SORTEIO VARA:: 2ª V DOS FEITOS DE REL DE CONS CIV E COMERCIAIS
    TIPO:: SORTEIO

  5. Acabo de assistir na TV ESCOLA canal 52 uma aula para crianças de uns 8 anos nos Estados Unidos onde o professor ensina astronomia, mostrando a descoberta de planetas, distância dos sistemas solares, das vias lácteas e etc e tal.
    O interessante é que as crianças estavam participando e dando-me a impressão de que estavam compreendendo. Crianças tão pequenas compreendendo astronomia através de interação e participação.
    Crianças sendo preparadas para o futuro. Para comandarem o futuro.
    Enquanto isto aqui em Ilhéus, um bando de energúmenos faz uma lei para as crianças voltarem à idade medieval, com o aval de outros energúmenos como o prefeito e a infeliz secretária da (des)educação.
    Preparando crianças para continuarem escravas no futuro.
    Cambada de incompetentes.
    É um despreparo total!

  6. CHEGA DE CORRUPTOS!!! DINHEIRO DO POVO SENDO DESVIADO.
    SÃO CAETANO CHEIO DE LARANJAS DE UM DEPUTADO.
    VAMOS MORALIZAR ITABUNA… VANE DO RENASCER 10.
    AMÉM.

  7. O povo quer somente prefeito que tire o lixo, tape os buraco e bote luz nas rua! O povo não quer prefeito ladrão.
    Nois aqui da roça só quer colher cacau pra viver.
    Nois num quer votar em quem trouche a bruxa. Nóis naum quer Gerardo Simão. Nois naum quer Josias.
    O resto pode.

  8. ACORDA Itabuna, há muito tempo venho massificando que VANE é a melhor opção para mudar o quadro da nossa cidade, temente a DEUS, Homem sério e honesto , não tem rabo preso e nem conchavos com ninguém , governa para o povo, AVANTE VANE, nós
    te apoiamos, Itabuna te apoia, Itabuna quer mudar…….

  9. WENCE VC DEVERIA CONSIDERAR O SEGUINTE:
    01-A PROFESSORA ACÁCIA CHEGOU A 18 PONTOS NO ULTIMO PLEITO.(pesquisa feita e resistrada por Marcelo Fialho).
    02-AGORA ESTA NO PDT,PARTIDO ESSE COM MAIS ESTRUTURA QUE O PRB.
    03-AGORA ELA CONTA COM O APOIO DEP FELIX JUNIOR.
    04-É O UNICO PRÉ CANDIDATO QUE JÁ TEM COLIGAÇÃO DEFINIDA COM O PV.
    05-O FATO DE SER MULHER AJUDA…ETC
    É POR ESSA E OUTRAS QUE ACRETIDO QUE A PROFESSORA PODE CHEGAR A 15 PONTO EM MAIO.

  10. WENCE VC JÁ VIU CAMPANHA POLITICA SEM RECURSOS FINANCEIRO??
    VANE NÃO VAI A LUGAR NENHUM!!!!!!!!!!!!!!!
    OU VC ACHA QUE A IGREJA UNIVERSAL É DE DÁ DINHEIRO A ALGUEM.

  11. Continuo dizendo que a politica de Itabuna não muda. Em parte por causa de vcs da midia.
    Toda vez que surge nomes novos vcs tratam de matar logo.
    Eduardo Anunciação até ganhou o apelido de “”assasino de candidaturas emergentes””.
    Será que vc estam satisfeitos com o modo de Azevedo e Geraldo governarem.

  12. Se Azevedo faz pesquisa e ele é primeiro e Juçara/Geraldo segundo.
    Juçara/Geraldo faz pesquisa e são primeiro e Azevedo segundo.
    Então é simples meu caro, Vane faça uma tambem com você em primeiro Azevedo e Juçara logo atras.
    Neste caso ou você vai desconsiderar todas as pesquisas ou vai dara uma indevida importancia as pesquisas como foi dado na materia.

  13. O QUADRO POLÍTICO EM ITABUNA AINDA DEVE MUDAR MUITO NOS PRÓXIMOS 6 MESES.ACREDITO QUE RONALD KALID E VANE DO RENASCER PODEM SURPREENDER.SE FOSSE POSSÍVEL UMA CHAPA COMPOSTA POR AMBOS, VOTARIA SEM PESTANEJAR.QUE TAL VANE VICE DE RONALD? NÃO AGUENTO MAIS NEM OUVIR OS NOMES DE : AZEVEDO, SANTANA,GERALDO SIMÕES, JUÇARA,FERNANDO GOMES,ACÁCIA,LENINHA…GENTE VAMOS VOTAR PRA MUDAR DE VERDADE.CHEGA DE FIGURAS MANJADAS E COMPROMETIDAS COM A POLITICAGEM LOCAL.O ELEITOR ITABUNENSE PRECISA AREJAR, OXIGENAR A SUA MENTE.VAMOS VOTAR USANDO A RAZÃO E DEIXANDO DE LADO A EMOÇÃO IRRACIONAL.

  14. Roberto Barbosa PP, empresário, bem sucedido esta na corrida pré-candidato a prefeito de Itabuna.Sabemos que sua colocação tem viabilidade de fatos de ser um forte candidato.Não sei qual o critério usado por Marco Wense para fazer suas pesuisas de opiniões e qual o motivo que Roberto Minas Aço, não aparece nas pesquisas de intenção de votos.
    Kalif Rabelo

  15. Quando leio ESTES COMENTÁRIOS A FAVOR DE VANE OU QUALQUER UM DOS 13 VEREADORES DESTA GESTÃO NEFASTA, FICO A PENSAR QUE A PESSOA ESTA IRONIZANDO COM O CABA , POIS NO MEU VER VANE OU WESCESLAU OU OUTRO QUALQUER PODERIA ESTA FORTE COMO CANDIDATO SE TIVESSE SIDO OPOSIÇÃO NAO A PESSOA DO MARIONETE AZEVEDO, POREM WESCESLAU E VANE SEMPRE DEFENDERAM QUE “ERAM AMIGO PESSOAL DE AZEVEDO” E QUE O POVO GOSTAVA DE POLÍTICA DE PERSEGUIÇÃO PESSOAL” POR TANTA AMIZADE ,FRATERNIDADE ELES ESQUECERAM DE SER E ASSUMIR QUE ERAM DE PARTIDOS DE OPOSIÇÃO AOS DESMANDOS DO DESGOVERNO DO DEM , PERSONIFICADA NO AMIGO DELES AZEVEDO.
    LOGO ELES NAO PROVAM QUE PODEM SER DIFERENTE DO AZEVEDO, HONESTO , AMIGO DO POVO . QUANTAS ABERRAÇÕES ACONTECEU NESTE DESGOVERNO CONTRA O POVO , CONTRA A SOCIEDADE E EM NENHUM MOMENTO EU VI VANE DEFENDENDO ITABUNA NAS RADIO , NA IMPRENSA , COM PLANTAREM OU COM CARRO DE SOM TENTANDO MOBILIZAR O POVO PARA ESTAR DO LADO DELE REIVINDICANDO RESPEITO POR ESTA CIDADE CENTENÁRIA. POR ISSO ELE NAO TEM MEU APOIO , POR ISSO ELE NAO TEM MEU VOTO. SE ELE NAO QUERIA ENTRA NO COMBATE CONTRA O AMIGO AZEVEDO POR SER EVANGÉLICO , ELE FICASSE NA IGREJA E NAO ENTRASSE NA POLÍTICA. OMISSÃO E CONIVÊNCIA NAO DEVE SER COISA DE CRISTÃO NEM POLÍTICO.

  16. É uma piada que esses edis fazem com o povo.Excelencia, o povo quer educação, emprego,saúde,saneamento básico e muito mais coisas importantes que obrigar estudades a rezar pai nosso,que diga de passagem que o povo faz todos os dias ao sair e entrar em casa.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top