Tempo de leitura: 2 minutos

Josi faleceu após mais de 40 minutos de espera (Álbum Familiar/Reprodução Pimenta).

A família de Josiane Gallo Castro, 31, denuncia descaso do Samu 192 no atendimento à vendedora nesta segunda-feira (16) em Itabuna. Josiane passou mal dez dias após cirurgia para extrair mioma e morreu a caminho do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem).
A vendedora desmaiou quando estava no banheiro e após ter acordado bem, segundo o noivo, Flávio Henrique Nascimento Matos, que foi surpreendido pelos gritos de Josiane. Ele foi ao banheiro, recolheu a noiva e a colocou num sofá. Conforme contou ao PIMENTA, no mesmo instante, ligou para o Samu 192. O médico regulador informou que não havia ambulância para atendimento, pois as duas em operação estavam na rua.
Flávio diz ter pedido instruções ao profissional para fazer algo que aliviasse as dores da noiva. Os movimentos recomendados pelo médico provocavam mais dores em Josiane. Quando tentou falar novamente com o Samu, ninguém atendia. “A revolta é grande. Pior de tudo é que a gente tentou ligar de novo para o Samu e não conseguiu. Isso é horrível, ridículo. Como foi com minha noiva pode ser com outra família”, disse em entrevista ao blog.
Atendimento negligenciado pelo Samu, restou a Flávio recorrer a um parente militar, e este acionou o Corpo de Bombeiros. Josiane foi socorrida em casa 40 minutos depois, mas morreu antes de chegar no Hospital de Base, onde havia feito a cirurgia.
No domingo, ela havia retornado ao hospital para retirar os pontos da procedimento  cirúrgico e estava bem. “Do nada, ela teve essa crise. Aparentemente sofreu parada cardíaca”, afirmou a este blog. Parentes e amigos prestam homenagem a Josiane no velório Santa Fé, ao lado do cemitério Campo Santo, em Itabuna. O enterro está marcado para as 16h desta terça (17). Josiane trabalhava na loja de informática Baytec, no centro.

0 resposta

  1. Loiola, o vereador que já foi presidente da câmara municipal de Itabuna e que está prestes a ser preso pela polícia federal, foi quem indicou para Azevedo aprovar os chefões lá do SAMU…. será que ainda continuam os mesmos ?

  2. Cidadão, a questão aqui não é política, a questão aqui é de omissão de socorro e negligência.
    Independente de quem esteja assumindo, o samu sempre foi esse descaso, essa falta de humanidade com a população que precisa de um socorro urgente.

  3. Lamento msm, Josi era uma menina alegre, sempre pra frente e batalhadora. Conhecia ela e o irmão.
    Itabuna está um absurdo, uma cidade com mais de 200mil habitantes e apenas duas ambulâncias do Samu? Uma pra cada pouco mais de 100mil habitantes? Nem precisa ser expert no assunto pra concluir que é muito pouco.
    Mas repito, o Capitão teve 51mil votos, tem respaldo do povo.

  4. Isso representa a saúde em Itabuna. A pessoa faz uma cirurgia, recebe alta e alguns dias dpois tem complicações oriundas da cirurgia. Pra piorar a situação, o SAMU negligencia o atendimento numa segunda-feira de manhã que comumente tem poucas ocorrências se comparar aos finaisde semana. Absurdo!

  5. Não tinha Taxi, onibus, vizinho…pra uma emeergência dessa?
    A questão das viaturas estarem ocupadas não significa que tenha havido negligência.
    Acredito que esteja havendo um pré-julgamento do SAMU que é e sempre foi um serviço de relevante serviço a toda comunidade brasileira.

  6. O SAMU de Itabuna está um lixo… ouço muito isto.
    Mas, vou informar uma coisa séria… nenhum SAMU chega antes de 2 horas…
    Aqui em Campinas, vi uma situação grave… que passado 2 horas de chamado, o SAMU nem deu as caras… foi necessário providenciar outro socorro…
    Se fosse meu parente eu chamaria um taxi e levaria ao hospital. Numa situação dessa a urgência no atendimento é crucial… e esperar uma ambulância por 1 ou 2 horas pode ser fatal.

  7. Uma pessoa maravilhosa, sem palavras… infelizmente é isso q acontesse em Itabuna, só vão da jeito quando uma pessoa da auta morrer, em quanto isso não acontesse perdenos os nossos queridos…
    Q Deus possa está confortando os nossos coreções
    Q Deus te abeçoe Flávio Marques

  8. É a segunda mulher que morre em menos de um mês por falta de atendimento do SAMU.
    Aff…
    Já estava predestinada… ia para o Hospital da morte…
    Tá difícil… Acooooorda povo de Itabuna…

  9. O SAMU da cidade está um descaso, presenciei ano passado três solicitações ao SAMU onde existiu um desrespeito ao ser humano!
    Isso é uma absurdo! Em uma das solicitações estava na porta do SAMU com uma amiga e ela passou mal, batemos no portão e ai uma filha de Deus nos disse que não poderia socorre pois as solitações de atendimento só eram feitas por telefone, ela nos disse que teriamos que ligar pra ser atendida e nem se quer teve a consciencia como uma profissional de saúde de dar um socorro para pessoa que tava passando mal!
    Revolta, chama-se essa situação!

  10. Olha, é lamentável, mas responsabilizar SAMU pela morte dela não é nada correto. Imagina o quanto de solicitações acontecem diariamente, é lógico que não darão conta de todas. Creio que a providência maior seria chamar um táxi, qualquer transporte, ou seja, levar o mais rápido possível. SAMU é coisa pra quem não tem outro meio ou quando é acidente que carece de maca, equipamentos, essas coisas. Se fosse levada por qualquer carro creio que chegaria em menos de 10 minutos. Fica o alerta. Quanto a moça eu já comprei com ela, uma pena, que Deus a tenha!

  11. HÁ UNS 15 DIAS UMA SRA FOI ATROPELADA NO CRUZAMENTO DA BABY CLINICA (AV ILHEUS), EU E VÁRIAS PESSOAS LIGAMOS PRO SAMU E NINGUÉM ATENDIA. ACHO QUE A SITUAÇÃO AQUI EM ITABUNA É UMA QUESTÃO DE GESTÃO MESMO, OU DE MÁ GESTÃO.É TRISTE VER UMA MOÇA JOVEM DESSA MORRER DESSE JEITO, QUANDO O ATENDIMENTO IMEDIATO TALVEZ PUDESSE SALVÁ-LA.MUITO TRISTE!

  12. Gente, me desculpem…Que o SAMU é uma merda isso é fato. Sempre negligenciando atendimentos, dificultando socorro e coisas afins. Que Azevedo também tem se mostrado uma porcaria isso é outro fato. Mas o que me deixa curiosa é como um noivi, vendo sua amada sofrendo com dores insuportáveis, não é capaz de chamar um taxi e socorrê-la de imediato. É fácil esperar por algo e se o mesmo não vim, culpa-lo. Ele tb foi negligente, tanto quanto o SAMU.

  13. Infelizmente a nossa saúde está “dependendo” deste profissionais, ou que se dizem, pois o que aconteceu foi nada mais que descaso da unidade do SAMU ao se negar a pelo menos atender a segunda ligação. Pergunta: aonde vamos parar com tudo isso? Meus sentimentos à família.

  14. Que pena que Josy tenha perdido a sua vida de uma forma dessa, e pra vc “ningas”, nem sempre um taxi pode levar uma pessoa no estado dela, pois se ocorre o que aconteceu o taxista e segurado pela policia ate pra prestar depoismento, e onibus você brincou com o sentimento dos amigos e da familia.
    Que Deus proteja esta familia, meu amigo Val (irmã de Josy), que Deus te abençoe e conforte.

  15. é preciso nao se recipitar, primeiro pq nao se sabe a causa real da morte… dizer que foi negligencia do SAMU é uma precipitada e falsa conclusão, principalmente pq tira do foco o principal motivo de necesitar os serviços dele.. uma possivel complicãçao de um cirurgia muito invasora. 2, de fato DEVERIA ter mais UNIDADES MOVEIS, MAS COMO AS DUAS UNICAS ESTAVAM EM SERVIÇO, FAZENDO AS SUAS ATIVIDADES DE ATENDIMENTO, NAO SE PODE FALAR EM NEGLIGENCIA, MAS SIM EXCESSO DE ATIVIDADES PARA POUCA ESTRUTURA. Há de concordarmos que pior seria se ele retirasse um paciente q estava sendo atendido, jogar na rua para atender outra. é duro, é triste, a perda é lastimavel…. mas devemos ter calma para culpa alguem , esperar saber de fato a morte dela ( ex. erro medico, ou fatalidade… derrepente chegasse em dois minutos n hospital e fosse um caso irreversivel…nunca se sabe)… adimito todo e qualquer colocação do viuvo, que esta sob o efeito da perda, mas da população espero maior controle emocional e raciocinio..

  16. Mesmo com Táxi, Ônibus, Carona, e qualquer outro tipo de transporte, é uma falha grave na nossa cidade, concordo com o Marcos Vinícius, uma cidade com mais de 204 mil habitantes, só ter duas ambulâncias para atender a cidade… não existe isso é uma neglicência sub humana, isso não me refiro ao Prefeito, me refiro ao nosso País, sei que pessoas no nosso Brasil morrem por não ter um primeiros socorros eficiente, talvez a vida da minha vizinha poderia ter um capítulo diferente desse… só dor e lamento.
    Seus sentimentos a Família!

  17. E muito facil vc falar se nao tinha outra opcao!!! Realmente tinha, isso vc tem razao!! So que ela era uma cidadã honesta que pagava seu impostos entao vamos supor que ela tem direitos!! O medico regulador e a equipe do dia 16/01 nem atender as inumeras ligacao realizadas por nos familiares eles atenderam!!! Uma pessoa jovem com tantos planos pela frente nao esta mais entre as pessoa que tanto ama!! Simplismente pela demora do SAMU…

  18. Olha, o mais correto é investigar a cirurgia feita pelo H. de Base. Uma amiga dela me disse que foi feita uma cirurgia para retirada de útero, ficou com inchaço e dores na barriga. Depois veio a falecer por coração? E sendo que ela nunca teve problemas com isso.
    Daqui a pouco nem foi questão de demora do SAMU. O problema pode ter vindo de mais atrás, desde o hospital.

  19. não preciso dizer que itabuna em termos de saúde está uma porcaria.
    HBLEM péssimo, Samu horrível, Itabuna uma cidade abandonada, estamos a merecer de autoridades que não existem , se existem estão sob suspeita por irregularidades.
    da_lhe Azevedo.
    Antique abandonado e os únicos que estão bem na cidade são os supersalarios do Base.
    acabou gente, esqueçamos a nossa cidade esqueçamos a saúde ,,,, ou mudemos para uma politica séria e sem roubos dos cofres públicos.

  20. Uma pena , mais uma pobre vítima das péssima condições da saúde de Itabuna , Hospitais Samu , prefeitura que contribui em muito para a catástrofe da administração do município.
    eu acho que todos já sabem que essa pobre vítima é só mais uma das péssimas condições que o povo de Itabuna passa todos os dias em questão de saúde , Habitação e Segurança pública.

  21. Gente concordo com a pessoa que citou que NÃO FOI NEGLIGENCIA DO SAMU venhamos e convenhamos que se o próprio noivo da moça disse ter ligado, ter sido atendido e saber que as 2 UNICAS ambulancias estavam em atendimento, é como citaram não vai se jogar 1 paciente que já está em atendimento dentro dela pra ir se socorrer outro, isso sim seria negligencia…Infelizmente depois que perdemos alguém querido a tendencia é sempre querer achar um culpado, deve se sim esperar a perícia para saber a real causa da morte e não ficar culpando esse ou aquele antes. Infelizmente no BRASIL a saúde pública é um caos… Pensem nisso qdo forem votar este ano pra escolher aqueles que representarão sua cidade que está um verdadeiro LIXO, não joguem fora seu voto, afinal a culpa tbm é nossa pois negligenciamos nas urnas.
    Meus pêsames a família, que Deus os conforte!!!

  22. É muito triste tudo isso…
    Josy era tão cheia de vida, sempre tão vivaz !!
    Qro so ver se a sapude de nossa cidade vai continuar a mesma…
    Vá em paz amiga, muita luz em seu caminho…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *