Tempo de leitura: < 1 minuto

Motos respondem pela grande maioria dos casos

Da Folha.com
Casos de invalidez permanente entre trabalhadores vítimas de acidentes de trânsito se multiplicaram por quase cinco entre 2005 e 2010, passando de 31 mil para 152 mil por ano, informa reportagem de Érica Fraga e Paulo Muzzolon publicada na Folha desta terça-feira.
A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Nos primeiros nove meses de 2011, houve novo aumento de 52%, para 166 mil, segundo números do DPVAT, seguro obrigatório pago por proprietários de automóveis.
Os dados revelam que a maioria dos acidentados –mais de 70% dos casos em 2011– usava moto e está em plena idade economicamente ativa (entre 18 e 44 anos).
O quadro preocupa a Previdência Social, que teme ter de arcar com os custos de uma geração de jovens aposentados por incapacidade.
“O que mais tem crescido é a concessão de aposentadoria por invalidez devido a acidentes com motos”, diz Leonardo Rolim, secretário de Políticas de Previdência.
Projeções apontam que o INSS gastou R$ 8,6 bilhões com benefícios gerados por acidentes de trânsito. A cifra representa 3,1% de todas as despesas previdenciárias.

0 resposta

  1. Não querendo generalizar, na maioria dos acidentes o erro vem do motociclista.
    Quando estou ao volante, tenho uma atenção toda especial com os ciclistas e motociclistas. Estes, costumam fazer manobras vedadas pelo Código de Trânsito. Passar à direita dos carros é um dos erros mais comuns aqui em Ilhéus.
    O Motociclista deve saber que não se faz ultrapassagem entre o carro e o meio fio, a não se que o veículo sinalize que vai dobrar à esquerda e reduza a velocidade.
    Em nenhuma auto-escola é ensinado aos motoristas olhar pelo retrovisor do lado direito quando vai dobrar para este lado. Apenas se sinaliza.
    Em Ilhéus, a situação se complica ainda mais por não haver uma campanha e/ou fiscalização para inibir essa prática por parte dos motociclistas. À exceção da PM, que executa um bom trabalho de verificação de procedência de veículos e de habilitação dos condutores, os agentes de trânsito e a Prefeitura está mesmo é interessada em recolher valores referentes a multas, com “pardais” irregulares espalhados pelas vias.
    Souza Neto

  2. Poder público e/ou autoridades competentes!
    Omissos talvez?Ou braços cruzados um esperando o outro!
    Os acidentes são diários e constantes com esses pseudos mototaxi,motoboys etc.Atividade sem regulamentação legal no município.E aí senhores do poder público? Vão deixar os óbitos e mutilações aumentarem a cada dia?A quantidade de motos é crescente a cada dia e sem fiscalização,imprudentes quase de uma maneira geral e é só andar nas ruas de carro ou de pé,que visualizará as imprudencias com excessos de velocidade.Tá na hora de alguém tomar providencias,pois a situação se agrava a cada dia e do jeito que vai,com esses quantitativo de acidentes de moto, o estado vai quebrar por causa de tantos auxilio doença,invalidez permanente de condutores e passageiros e vc que é aposentado vai sofrer por causa dos baixos reajustes de benefício.
    Com a palavra as autoridades competentes

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *