Tempo de leitura: < 1 minuto

O coordenador do Samu 192 de Itabuna, Reinaldo Ferreira, disse ao PIMENTA que iniciou procedimentos administrativos para investigar a denúncia de descaso no atendimento à jovem Josiene Gallo Castro, 31 anos. A vendedora passou mal ontem pela manhã e o noivo, Flávio Henrique Matos, solicitou atendimento, o que não passou de instruções médicas para aliviar as dores da jovem. Flávio diz ter ligado novamente para o Samu 192, mas não mais conseguiu ter resposta.
O coordenador informou que vai investigar se as duas ambulâncias básicas estavam atendendo a alguma “ocorrência” nos momentos em que o noivo de Josiene acionou o serviço médico de urgência. Quanto ao fato de Flávio não ter sido atendido na segunda ligação, o coordenador informou que o Samu 192 enfrenta problemas nas chamadas devido a deficiências da operadora Oi.
Reinaldo também afirmou que o atendimento é feito por duas unidades básicas e uma avançada (UTI), além de possuir outras duas unidades usadas como reserva técnica.

0 resposta

  1. Olha, ñ é d hj q o SAMU vem sendo criticado, ñ apenas aqi, mas nacionalmente. Especialmente em nossa cidade, há sim certa negligência no atendimento aos necessitados, apesar d reconhecer q muitos dos telefonemas são trotes. Ano passado 2 diferentes vizinhos ñ foram atendidos pelo SAMU qdo infartaram. Um deles, foi levado d táxi, s recuperou. Quanto ao outro, ñ resistiu e, creiam, o SAMU só veio p o médico atestar o óbito. Quer dizer q o SAMU hj só atende óbito??? Lamentável!!!!!

  2. Quero ser a primeira a denunciar o Sanu tmb, pois a meses atrás meu esposo que trabalha na saúde necessitou do serviço do samu e a médica de plantão perguntou se eu tinha carro, eu disse a ela que sim, ela me informou então leve ele ao médico e se n tiver carro solicita um taxi, pois a 2 ambulancias estão em ocorrencias, eu investiguei e sei que não estava, então descobrir quem foi a médica e ela omitiu socorro que é crime e onde ela ainda vai responder, pq como foi eu q tenho condições de pegar um taxi ou ter um carro na garagem, muito n tem e morre por causa de pessoas incopetentes, despreparadas e não humanas, então Reinaldo vc investigue bem, pq se nenhum médico que o perfil de dá plantão no samu que dê lugar para quem ama o que faz não somente pelos plantões que eles recebem que por sinal não ganham mal, ganham de acordo como ele trabalha e vc sabe muito bem disso, então Reinaldo vc faça uma reciclagem ai no samu na parte dos médicos pois ele são os únicos que não tem compromisso com o povo. pelo carinho e adimiração que eu tenho por vc espero isso de vc uma reciclagem e punição pq sei que ai no samu não existe punição para os funcionários.

  3. E desde quando o SAMU atende apenas quem ñ tem carro ou quem ñ tem condições d pagar 1 táxi? Pelo q diz as siglas o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, e isso ñ significa q apenas os casos q ñ possuem meios p/ serem conduzidos aos hospitais q s beneficiam das ambulâncias ñ. O SAMU tem como 1 dos objetivos Realizar o atendimento médico pré-hospitalar de urgência, tanto em casos de traumas como em situações clínicas, prestando os cuidados médicos de urgência apropriados ao estado de saúde do cidadão e, quando se fizer necessário, transportá-lo com segurança e com o acompanhamento de profissionais do sistema até o ambulatório ou hospital. GENTE!!! VAMOS DENUNCIAR O SAMU LOCAL P/ O MINISTÉRIO DA SAÚDE PELO Nº 136, ACESSEM O LINK: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1625

  4. Olha, o mais correto é investigar a cirurgia feita pelo H. de Base. Uma amiga dela me disse que foi feita uma cirurgia para retirada de útero, ficou com inchaço e dores na barriga. Depois veio a falecer por coração? E sendo que ela nunca teve problemas com isso.
    Daqui a pouco nem foi questão de demora do SAMU. O problema pode ter vindo de mais atrás, desde o hospital e da cirurgia.

  5. Continuem votando nos políticos que aí estão, q ppara cumprir seus projetos pessoais não medem esforços em piorar o q aí está, estes políticos poderiam muito bem beneficiar a cidade com mais ambulâncias, vejo o pessoal do SAMU trabalhando intensamente e suprindo a falta de mais ambulâncias com trabalho profícuo porém o serviço que 7 ou 8 ambulâncias fazem não são 2 que farão é até subhumano!!!!!!No meu caso tenho parente que está doente e constantemente tenho q levá-lo ao PS, ele é importante é para mim, sei a falta q ele fará, então providencio levá-lo de uma forma ou outra, nem espero SAMU…Agora os profissionais do SAMu são guerreiros nesta selva de desmandos q se tornou Itabuna, dr. Cristiano Conrado um ser muito aguerrido, então acho injusta culpar estes profissionais…

  6. Temos que falar do SAMU de Ilhéus também. Parece que aqui em Ilhéus o SAMU tem dono, antes do natal mamãe precisou de socorro com falta de ar,a atendente passou para regulação que perguntou logo se u tinha carro, se minhã mãe havia sofrido algum aborrecimento, mesmo eu informando dos 80 anos e que sofria de diabetes e pressão alta fui tratada mal por um médico Alvaro que ainda desligou o telefone na minha cara. Meu irmão ligou e passaram para um um socorrista enfermeiro sei lá, não sabendo eles que neste dia havia alguém trabalhando lá a quem conhecemos, este nos informou que o tal médico fica fazendo laudo e passa para este tal enfermeiro as regulações e o nome do mesmo é Ciomar, não é a primeira vez que esta dupla trabalha desta forma, perdi minha mãe e entregbo eles ao tempo, são inúmeras as queixas contra os serviços do SAMU de Ilhéus e Itabuna. este serviço está à deriva coordenado por incompetentes que não estão nem ai para a vida humana. O sofrimento que passamos para ter os serviços de uma ambulânncia do samu é tão grande que é preferível levar na galiota.

  7. Vou deixar aqui meu desabafo quanto ao SAMU de Ilhéus, que nos trata como cachorro ou pior, no dia 14 deste minha cunhada passando muito mal ligamos para o samu, nem o regulador nos atendeu a atendente nos informou que não tinha ambulância que nada poderia ser feito e os médicos plantonistas estavam na rua, meu irmão desesperado pegou a moto e enquanto levavamos minha cunhada para o hospital de táxi, sangrando muito ele foi até o samu e lá constatou haverem duas ambulância dois médicos, atendentes e socorristas inclusive dormindo, ele é guarda municipal e conseguiu entrar escondido, alguns batendo papo e um médico do regional Dr Alvaro das couves de prosa. Infelizmente foi descoberto ele teve que sair e não consegui as imagens, graças a Deus minha cunhada está se recuperando, e eu aqui quero deixar um recado para este pessoal do SAMU, voces também ficaram doentes, voces também precisaram de socorro um dia, quero que Deus toque no coração de voces para ver se conseguem ser mais humanos, e quanto a esse médico ai, já viu tanta gente morrer que ele mesmo já morreu para o mundo e ainda não se deu conta. Obrigado seu Pimenta por nos dar a chance do desabafo engasgado na garganta.

  8. O SAMU de Itabuna possui 2 ambulancias basicas e 01 avançda para atendimento,então vejamos:se houver 04 chamadas de urgencia em sequencia, uma ficará sem atendimento devendo o solicitante encaminhar o paciente para o hospital,o que não foi feito e houve uma espera de 40 minutos por nova opção.
    Eu pergunto ja consertaram os telefones do SAMU? Quantas pessoas ja foram e são atendidas pelo 192, e quantas ja form salvas incluindo dois familiares meus?Tenhamos calma antes de denegrir a imagem de um serviço tão importante!O proprio solicitante diz que o médico atendeu a ligação e informou a falta de viatura e orientou, infelizmente fatalidades acontecem.
    Não estou aqui defendendo ninguem mas devemos pensar de cabeça fria!Daqui a pouco nenhum profissional vai querer trabalhar no SAMU,e fiquem sabendo que o de Salvador sobra vaga para médicos,pois ninguem quer.

  9. è dona Camila Aranha a senhora ou deve ser funcionária do SAMU ou puxa-saco ou então almeja emprego lá. Deve ser também da área o que fica bem claro na sua escrita a colocação é de quem está interada do assunto. O pessoal que está ai no SAMU corre atrás eu sei de que acidentes graves com vitimas e tadinhas delas não é ? A verdade é que o SAMU de Ilhéus e Itabuna ambos uma mercadoria ruim e só isso.

  10. Sr Marcio, estou inteirada sim pois noticias veiculadas ai mesmo neste blog falam dos problemas com os telefones do SAMU,eu espero que o senhor nunca precise pois eu ja precisei e fui bem atendida! Como sempre a politicagem é a marca dos que não tem nada adizer.Criticar por criticar é o mais comum!!!!!!!AH sim não trabalho no SAMU, sou professora.

  11. O bom é se acabasse com o Samu de Itabuna e Ilhéus,quem sabe assim menos pessoas morreriam…depois deste serviço, ninguém quer pagar mais um taxi e nem colocar um doente no seu próprio carro…ou o samu vem ou deixa morrer.Há quem sabe a vítima estava presa em ferragens por isso ficou esperando os bombeiros e o SAMU quase uma hora???Responde aí seu Marcio dido!!!!!

  12. Olà, queria denunciar um descaso do samu em minha cidade, hà cerca de um ano a cidade ganhou uma ambulancia básica do samu, mais até hoje ainda nao funciona, e só acidentes acontecendo e ambulancia q é bom para socorrer as vitimas nao tem, o espaco que é pra ser a central do samu foi inaugurada a cerca de um mes mais trabalhar que é bom ninguem trabalha

  13. Venho através desta expressar minha revolta em relação ao atendimento da SAMU(Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).Ontem a noite um rapaz sofreu um acidente onde ele caiu e machucou as costela,ele não conseguia se mover sem saber se ele tinha fraturado algo achamos melhor não move-lo e chama o serviço da SAMU,a irmã dele começou liga para o atendimento onde muitas das vezes não conseguia completa a ligação quando conseguiu ao invés deles disponibilizarem a USB – Unidades de Suporte Básico que era equipada com os equipamentos necessário naquele momento,eles mandarão uma ambulância comum que não era nem da SAMU,era aquelas que fica nos pronto socorro.E ainda assim o descaso continua pois ao invés deles levarem o paciente para um hospital com os equipamentos necessário para tirarem uma radiografia eles levaram par uma unidade de pronto socorro,sendo que o paciente teve por sir próprio que subir na maca onde não tinha os cintos que o segurava para que não fizesse movimentos brusco muito menos um colar cervical.Agora eu pergunto de todas as ligações que fizemos sendo que muitas delas nem completava senhor SAMU o que tem a nos dizer sobre esse ocorrido??? Fica minha pergunta e minha revolta.

  14. o meu pai morreu por falta de um socorro do samu que demorou tanto a chegar que não deu tempo de salvar a vida dele , isso é revoltante .

  15. Venho aqui denunciar que a garagem da samu de belem do brejo do cruz esta sendo usada não so pra guarda a abulancia, mas tambem carros e motos dos funcionarios da mesma… será que é permitido isso ja que em nossa cidade tudo é permitido…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *