Tempo de leitura: 2 minutos

O bombeiro André Azevedo e o bebê Pedro Henrique já protegido (Foto Osvaldo Viana).

Bombeiros estão entre as profissões mais respeitadas do mundo. E não é só por, como se diz, apagar fogo. Hoje, uma guarnição do Grupamento do Corpo de Bombeiros foi acionada para auxiliar o trabalho de parto na rua Geraldo Ribeiro, no Gogó da Ema, em Itabuna.
O relógio marcava 8h30min quando o telefone 193 tocou. Vizinhos de Adriana Oliveira Santos pediam auxílio ao Corpo de Bombeiros para conduzir a jovem à maternidade. O neném estava para nascer. “Foi uma situação inusitada. Chegamos para fazer a condução, mas o menino já havia sido expulso [nascido]”, conta o bombeiro André Azevedo.
Pedro Henrique acabou nascendo quando a mãe, sentindo dores, tentou levantar. Os bombeiros viram que tinham uma missão além do simples transportar para a maternidade.
O bebê estava ainda na posição em que veio ao mundo, de cabeça para baixo, amparado por uma vizinha. “Então, colocamos o bebê na linha da mãe, fizemos o corte do cordão umbilical e a limpeza e embalamos Pedro Henrique, para deixá-lo aquecido”, conta o bombeiro André Azevedo.
O profissional recorreu aos seus conhecimentos em saúde. Ele é educador físico e professor das disciplinas Habilidades em Saúde e Primeiros-Socorros nos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física na Unime de Itabuna.
Ações como esta ocorrem com muito pouca frequência. Segundo André Azevedo, a última vez em que  o Corpo de Bombeiros local auxiliou em um parto de emergência tem mais de dois anos.
Pedro Henrique nasceu saudável, mas o risco naquele momento, conta o bombeiro, era de que pessoas sem orientação viessem a cortar o cordão umbilical. O risco aí, frisa, é de infecção por algum descuido de higiene ou também no transporte até uma maternidade. O bebê e a mãe estão internados na maternidade Ester Gomes. Os dois estão bem.

0 resposta

  1. Fico deveras emocionada quando me ponho a analisar o trabalho de bombeiros em todo Brasil.Só ouvimos estórias de heróis que arriscam suas vidas, diariamente, para salvar as pessoas e os animais.É por demais incomum tantos relatos de glória.Parabéns a uma corporação à qual me curvo respeitosamente e com enorme admiração!

  2. COITADOS DOS BOMBEIROS.GANHAM UM SALÁRIO DE MISÉRIA E ESSE GOVERNO PÉSSIMO NAO PROCURA MELHORAR ISSO.PARABÉNS A ESSA EQUIPE POR ESSE GESTO HUMANITÁRIO.

  3. na epoca que o PT administrava essa cidade o samu dava assistencia tambem as mulheres gravidas,hoje DEM o samu funciona muito mal,e não pegam as gravidas,é por esse motivo que o corpo de bombeiro foi acionados,e não é atoa que itabuna é a campeá em mortalidade infantil,pobre Itabuna infelizmente é uma cidade ruim para se viver.

  4. Parabenizo os valorosos companheiros do QUARTEL VERMELHO por mais uma lição de amor ao próximo, responsabilidade e acima de tudo profissionalismo. Que DEUS, NOSSO SENHOR JESUS derrame sob suas cabeças, bençãos infinitas de paz.
    Companheiro Azevedo, PARABÉNS !!!!

  5. Obrigado pessoal, ser Bombeiro é a minha missão, minha religião, minha realização… Não fiz nada sozinho, eu tinha ao meu lado Deus e colegas compromissados com a profissão.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *