Tempo de leitura: < 1 minuto

Fernando Caldas, diretor de projetos da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), informa que o município vai restaurar o antigo Cine Itabuna, na rua Ruffo Galvão, e transformá-lo no Cine Teatro Jorge Amado.
A proposta da prefeitura é inagurá-lo no aniversário dos 102 anos de Itabuna, em julho, com espaço para 800 pessoas, oferecendo espaço para teatro e projeção de filmes. “O teatro Jorge Amado é o resgate de um espaço simbólico de um equipamento historicamente tão querido”, afirma.
Itabuna ganharia, ao mesmo tempo, mais um espaço teatral e um cinema. Desde o ano passado que a cidade está sem cinema. O último, do Shopping Jequitibá, foi fechado com o avanço das obras de ampliação. O shopping planeja iniciar a construção de novas salas no segundo semestre deste ano.

0 resposta

  1. Gosto muito dos poetas e visionários, principalmente os propostivos e de iniciativas próprias. Oxalá, o projeto de cine-teatro no imóvel que por décadas abrigou o cine Itabuna dê certo.
    Isto, depois de o local ter sido tomado por um grupamento evangélico para templo. Parece ter mudado de foco após ser acionista majoritário de canais de TV em rede nacional.
    O “pecado” desses empresários travestidos de obreiros e pastores foi fechar templos da cultura. Inda bem que o iluminismo parece ter chega a tempo de abrir-lhes os olhos e… os bolsos.
    Evoé!!!

  2. E O RESGATE DA CULTURA EM NOSSA CIDADE,ERA O QUE FALTAVA UM PRESIDENTE QUE AGE COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE.COM O POVO GRAPIUNA TÃO CARENTE DE CULTURA.

  3. ÓTIMA INICIATIVA ESSA.ESPERO QUE NÃO SEJA SÓ UM BOATO ELEITOREIRO. A IURD TEM REALMENTE ACABADO COM ESPAÇOS CULTURAIS EM MUITAS CIDADES DO BRASIL, E ITABUNA FOI UMA DELAS.A MATÉRIA SÓ NÃO DEIXOU CLARO SE O ESPAÇO SERÁ ALUGADO OU COMPRADO PELA FICC OU PREFEITURA.

  4. VALE LEMBRAR O TAL CENTRO DE CONVENÇÕES DE ITABUNA QUE JÁ DEVE ESTAR EM RUÍNAS.GASTOU-SE UMA FORTUNA PARA VALORIZAR AS TERRAS DE FG E O RESULTADO TODO MUNDO SABE. QUE COISA TRISTE….

  5. SEU PIMENTA!!!!que prefeitura mal informada é essa!
    O referido imovél pertence hoje a Naldo e Eliomar do Galileu.
    Que já iniciaram a obra para transformar o predio em mega cursinho.
    Cine teatro só se desapropiarem,coisa que os atuais dono não iram aceitar facilmente.

  6. Enquanto Geraldo e Fernando ignoraram a cultura, Azevedo dá uma lição de moral nos dois.
    Geraldo ignorou muito mais, fazendo indiretamente o boicote a construção do Centro de Convenções de Itabuna, por picuinha política.
    É por isso que cada dia ele perde mais votos e a mulher vai tomar outra lavada!

  7. Viu ai prefeito Azevedo? Viu ai governador Wagner?
    A cultura ainda sobrevive, enquanto ninguém dá a minima ao teatro e centro de convenções, o outro destrói Colégio Divina, Sala Zélia Lessa e o Shopping sem cinema. Ao menos o Jequitibá nos proporciona um progresso diferente do restante da cidade.
    Tomara que o Cine Teatro valha apena. 😉

  8. Esta foi a melhor notícia que eu soube nos últimos tempos, …, juntamente com o galpão Jorge Amado, lá em Ferradas, …!!!
    Tomara que dê certo, …!!!
    Ainda bem, meu Deus, que alguém por aqui tem um pouco de consciência, …!!!
    Quanto ao G.S., que só pensa em eleger a mulher dele Prefeita – que Deus nos livre disso – é bom falar com o inoperante (des)governador J.W. para dar continuidade às obras do Teatro e Centro de Convenções, …, que eles, juntos, tanto boicotam, …!!!

  9. Fernando Caldas? Diretor da FICC? Fiquei surprêso com a notícia, pq se não estou enganado esse “Fernando” é o mesmo que meses atrás andou de pires na mão pedindo aos amigos que comprassem um ingresso para seu “show de despedida”, pq estava decidido a mudar-se de vez para o eixo Rio-São Paulo. Lembro que comprei dois desses ingressos a pedido de um amigo da minha filha, embora não tivesse interesse em comparecer ao tal “show”.
    Será que o “Fernando” chegou mesmo a viajar, ou tudo não passou de um calundú para abafar um suposto caso de traição no qual ele foi o principal protagonista?
    Aliás, se esse caso for mesmo verdade, o escândalo do BBB12 é conto de fadas do jardim de infância.

  10. De acordo com o outro comentário que fiz, com certeza não foi ideia do prefeito, mas alguma alma que ainda pensa no bem da cidade. 😉

  11. Quando fazem merda, sobra tudo para o prefeito.
    Quando fazem algo de construtivo e interessante, não foi ideia do prefeito.
    Interessante essa forma de pensar. Tudo depende do que é mais conveniente…

  12. afinal apareceu um home (isso pode ser de qualquer sexo, so com coragem ) para resgatar nosa historia…..valeu estamos aqui para colaborar….PARABENS

  13. Jorge Amado nunca deu a menor bolinha para Itabuna. Sugiro se procure outro nome. Tem Telmo Padilha,tem Firmino Rocha, tem Valdelice Pinheiro e muitos outros que realmente se importaram con a cultura itabunense.

  14. gente….., favor né, 1° é preciso que se esclareça algo, afinal de quem é o predio, onde um dia fora instalado um cinema, uma vez descoberto e esclarecido essa parte, esclareçamos uma 2° segunda situação, quem ira pagar o aluguel do espaço?, quem custeara as despesas do tal espaço, que diga-se de passagem não é nada (barato), e como sera feito a gestão, com o pessoal da ficc, ou melhor com modelo de gestão da ficc, porque se for queridoa leitores, é mais um elefante branco, ou preto, que estara a disposição da politicagem, e ca pra nós ne fernando caldas propondo algo!, o mesmo era ou é sei la…, anteazevista, mais como tem dim dim na parada né tudo se resolve

  15. Zevedo pensa em Cultura Sr Ramon? Espero que não seja o Vane que esteja dizendo isto. Eu nunca vi este prefeito em ato cultural nenhum.
    Zevedo só pensa nele e seus assessores diretos e nas falcatruas dessa prefeitura acéfala!.
    A ideia do cine teatro é ótima. Melhor do que o tal galpão cultural para beneficiar particulares. A casa de Jorge é da FICC, assim como a Sala Zélia Lessa!
    Vocês dizem que Geraldo não fez nada pela cultura, mas teve a brilhante ideia de criar a FICC ouvindo todos os artistas.
    Lembram que os carnavais de Geraldo eram ótimos e as bandas locais tinham palcos alternativos? A Oficina de reciclagem do Sítio de Ferradas foi feita por Geraldo. A Fundação Marimbeta tinha teatro, dança, música, capoeira, aulas de arte diversas e além das crianças que lá viveram ter boa condição de estudo e aprendizado.
    Geraldo cuidou das pessoas – patrimônio mais importante de uma cidade. Claro que os contrários vão sempre dizer que Geraldo não fez nada. Já viu inimigo elogiar o outro?

  16. Boa Noite
    Quero lembrar a todos que essa idéia de resgatar o cinema em Itabuna, fazendo lembrar Jorge Amado possue uma associação como pioneira.
    Acodecc

  17. @J.Reis, vc poderia sugerir outros nomes melhores.. teatro geraldo simões, teatro fernando gomes, hehehe..
    brincadeira gente.
    Mas não faço questão do nome do Jorge Amago

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *