Tempo de leitura: < 1 minuto

A intensa degradação do Rio Cachoeira é destacada em matéria que saiu nesta segunda-feira, 23, no jornal A Tarde, de Salvador. A repórter Ana Cristina Oliveira ouviu pescadores, lavadeiras e areeiros, que já tiveram sua sobrevivência dependente do rio, mas hoje relatam um quadro de desilusão, pobreza e até de fome em comunidades itabunenses como Ferradas, Nova Itabuna e Bananeira.
A história da ligação entre o rio, seus personagens e o desenvolvimento de Itabuna, é contada no documentário “Memórias do Rio Cachoeira”, dirigido por Victor Aziz.
O Cachoeira hoje, lamentavelmente,  é só memória…

0 resposta

  1. O PIOR É QUE NINGUÉM FAZ NADA.PAGAMOS UMA TAXA DE ESGOTO QUE NINGUÉM SABE PRA QUE SERVE, POIS ITABUNA NÃO TEM SEQUER UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO.ENQUANTO ISSO SE LANÇA NO RIO DIARIAMENTE TONELADAS DE DEJETOS,O RESULTADO É ISSO QUE ESTAMOS VENDO. ESSE RIO PODIA SER UMA ATRAÇÃO PARA A CIDADE, MAS NOSSAS AUTORIDADES O TRANSFORMARAM EM VERGONHA PARA TODOS OS ITABUNENSES. QUANDO MEUS PARENTES E AMIGOS DE OUTRAS CIDADES VEM ME VISITAR FICO COM VERGONHA DA MAU CHEIRO QUE EXALA DO POBRE CACHOEIRA.QUEM SABE UM DIA ENTRA UM PREFEITO COM VERGONHA NA CARA E SANGUE NO OLHO E MUDA ESSE QUADRO.ENQUANTO ISSO NAO ACONTECE TEMOS QUE NOS CONTENTAR COM OS FERNANDOS, GERALDOS, AZEVEDOS E OUTROS PÉSSIMOS GESTORES QUE NUNCA FAZEM NADA PRA MUDAR ESSE QUADRO CAÓTICO QUE NOSSO RIO SE ENCONTRA.

  2. O GOVERNO DE AZEVEDO É UMA PIADA:
    A SOLUÇÃO DO RIO CACHOEIRA É A RETIRADA DAS MORONESAS.
    ESSA É A IDEIA DE GENIO DE MENON E BRILIA…..RSRSRS

  3. infelizmente nossa cidade não tem governantes, sair uns e entra outros piores, tenho certeza que verba vem para cada secretária, mas a ambiçaõ não permeti oas homens humanidade, sensibilidade, carater. sou filho de Itabuna a cidade está jogada as traças.Tenho vergonha.

  4. Nas eleições O Rio Cachoeira será tema principal, pois todos os candidatos terão projetos e idéias.Quando forem eleitos serão acometidos de uma falta de memória terrível, a mesma que atingiu Wagner.No momento quem precisa ter memória saudável é o eleitor.

  5. Eu tenho apenas uma dúvida:
    Como acreditar na CREDIBILIDADE da referida reportagem do Jornal A Tarde, de Salvador, se aqui na nossa região, com tantos pesquisadores, Universidades, Cursos na área ambiental, de Graduação, Mestrado e Doutorado, Centro de Pesquisa, e por aí vai, foram ouvidos apenas, segundo o post, areeiros, lavadeiras e pesacdores, …?!?!?!
    Aí vai uma pergunta: Com outras funções disponíveis, e melhores remuneradas, no mercado de trabalho, além do aumento das vendas de máquinas de lavar roupa, será que o problema da extinção do ofício de lavadeiras, teria sido, aqui na região, apenas por conta da poluição orgânica do Rio Cachoeira, …?!?!?!

  6. prque este tal capitão sem fardas não se proculpa com esta situação em que se encontra os Itabuneses. Ao inves de ficar querendo tomar o que é de Ilhéus se ele nem cuida do que é da jurisdição da base dele. Este tal sidadão é louco tenta cuidar do que seu mané capitão.

  7. este tipo de problema o nosso querido ambientalista RUI ROCHA (floresta viva) não se empenha, por que será?
    Ele so se preocupa com o porto sul, que por sinal vai sair graças ao empenho do IBAMA, que trabalha sério para que os impactos sejam minimizados..
    se o Rui Rocha é um ambientalista de verdade, deveria vestir a camisa dos rios e lixões da região

  8. Em resposta aos questionamentos do caro Sergio Oliveira (postado nesta última segunda feira, dia 23/01)e em respeito à sua opinião, gostaria de expor o que penso sobre isso. A questão de criticar ou não a credibilidade da reportagem não desmerece o fato de olharmos para as pessoas que fizeram do Rio Cachoeira o seu ofício. Essa realidade é um fato e não precisamos de especialistas, mestres e nem doutores para constatar isso. Veja que não tenho a intenção de ignorar os atores que fazem pesquisas científicas, até porque, eles são fundamentais para ajudar o nosso país a se desenvolver. O que defendo é que precisamos parar de assumir esses discursos opressores, que sempre de alguma forma tentam minimizar os sofrimentos, as angústias e até mesmo as opiniões daqueles que são esquecidos na história….
    Gostaria de aproveitar a oportunidade para parabenizar a matéria da repórter Ana Cristina Oliveira do Jornal A Tarde de Salvador e dizer que precisamos continuar assim: dando mais vozes ao nosso povo oprimido brasileiro!!!!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *