Tempo de leitura: < 1 minuto

Um mandado de reintegração de posse é cumprido na manhã desta sexta-feira (27) na área que pertencia a uma fazenda na cidade de Una, região sul da Bahia, segundo a Polícia Federal (PF). Vinte e duas famílias indígenas da tribo tupinambá residem no local, que foi ocupado há três anos e meio, segundo o morador Jocelino de Jesus. Atualmente a área é chamada de Aldeia Tucumã.
“Fomos pegos de surpresa. Não fomos avisados de forma nenhuma. Simplesmente, eles [PF] apareceram em seis carros, quatro caminhões e uma carreta”, contou Jocelino de Jesus.
De acordo com o cacique Valdenílson, da mesma tribo, os índios tentam negociar uma alternativa com os policiais. “Está difícil. Eles ainda não começaram a derrubar as casas. Pediram para a gente arrumar as coisas, estamos arrumando bem devagarzinho. Fomos pegos de surpresa, tinha gente dormindo”, comentou. A Fundação Nacional do Índio (Funai) foi acionada. Informações do G1.

0 resposta

  1. Entendo que a JUSTIÇA é para todos, sem discriminação. Pergunto,quantos agricultores/proprietários foram surpreendidos pelos índios? Alguns, tiveram que sair da propriedade sem sequer olhar para trás; outros,tiveram seus funcionários expulsos, no calar da noite, de suas casas, quando em momento de descanso familiar; outros, após serem agredidos, desceram ladeira abaixo sem levar sequer os documentos, ou uma muda de roupa, levaram consigo apenas, mulher e filhos. Não me surpreende, pois, o acontecido. Apenas, que seja procedido sem violência.

  2. Pau neles!
    Na verdade esses auto-intitulados Tupinambás são na verdade “Pitunumbar”, bandidos, marginais pintados com penas de galinha que trouxeram o terror para as áreas rurais de nossa região, agredindo, humilhando e expulsando gente simples, trabalhadora e honesta de propriedades que habitavam há séculos.
    Só quem consegue enxergar etnia indígena nesses caras são os nobres acadêmicos fumadores de maconha e pedra e cheiradores de pó (assim como eles) e aqueles que deles se aproveitam quer economicamente (“cacique” Valdelice) quer politicamente (a turma do PCdoBolso).
    Não tardará e o des-governo do estado através de sua tropa comprometida com a “ditadura das minorias”, moverá céus e terras para, mais uma vez, afrontar o direito constitucional de propriedade, defendendo esses marginais.
    Nossa sociedade está cansada de ser desrespeitada por quem nada produz,nada acrescenta, nada faz e, ainda, vive às custas daqueles que pagam a maior carga tributária do mundo.
    Sair da terra é pouco!
    E o prejuízo causado?
    Cadeia neles!
    Qualquer indio de verdade sabe que esses caras são indios de mentira.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *