Tempo de leitura: 2 minutos

Há 30 dias, a estudante Clébia Lisboa saiu de casa para  comprar qualquer coisa na rua, no bairro Pontalzinho, perto do centro de Itabuna. Deveria voltar minutos depois, mas não retornou até hoje. O pai, amigos e colegas de faculdade ainda não sabem o que pode ter acontecido, embora haja suspeitas de autoria e quase a certeza de que a estudante, ex-funcionária da sucursal do jornal A Tarde em Itabuna, não esteja mais viva.
O pior não é somente a família e os amigos de Clébia não saberem o que aconteceu com ela. Mais grave é que, um mês após o desaparecimento da jovem, a polícia continue sem dar uma informação ou apontar um indício que conduza à elucidação do caso. Se estiver trabalhando em sigilo, por conveniência do processo investigativo, tudo bem, mas, diante da possibilidade, ainda que remota, de que Clébia Lisboa esteja viva, é de se supor que cada minuto seja fundamental. Ainda assim, a polícia aparenta uma angustiante e temerosa lentidão.
Existe o receio de que o caso de Clébia se junte a outros que restaram impunes e até hoje permanecem envoltos no mais absoluto mistério, como o assassinato das estudantes Andréia e Mônica, também em Itabuna e igualmente com suspeitos cujos nomes circulam por aí, mas sem ser considerados por quem tem o papel de investigar os crimes.
No fato presente, amigas de Clébia, assim como seu pai, Crispiniano Lisboa, apontam um suspeito. Não significa que estejam certos, mas o histórico de agressões e a existência de possível motivação para o crime não parecem ter sido suficientemente considerados. Sem querer fazer prejulgamentos, o depoimento do ex-namorado de Clébia – o suspeito em questão – , dando conta de que não tinha um relacionamento efetivo com a jovem desaparecida, isto quando se sabe que o carro com o qual o depoente circulava fora comprado com entrada paga pela vítima e estava em nome desta, deixa uma pulga (mais uma) atrás da orelha de quem é minimamente desconfiado.
Cabe à polícia dar uma resposta, não somente à família de Clébia Lisboa, mas a toda a sociedade, que precisa ver efetividade no sistema repressivo para não voltar aos tempos da vingança privada. Aliás, este sistema primitivo de justiça, que é anterior à civilização e ao próprio Estado, costuma ser utilizado pela polícia quando um dos seus se torna vítima, num sinal de que o aparelho repressivo duvida de si mesmo. E se assim é, o que deve pensar e como deve agir o cidadão comum, eterna vítima de todas as mazelas?

0 resposta

  1. Gostaria de saber do Redator do Pimenta na Muqueca
    se A Delegada Sione Porto. Ja periciou o carro do
    autor ou suspeito do crime, se encontraram manchas de sangue
    ou outros vestigios, pois poderemos ter um Psicopata de auta periculosidade em Itabuna ja que o mesmo batia constantimente
    na jovem. Cabe a Delegada despreparada que não resolve casos
    nenhun resolva esse.

  2. Seu Pimenta, por favor relembre tbm a Polícia e ao judiciário o caso da “empresária” de camacan Katia Lima dos Santos , pois já que o marido (que foi solto) nao é o culpado, a justiça deve continuar seu trabalho pq a população não esqueceu… Contamos com sua ajuda e confiamos no seu site pq outros sites de cores sangrentas se venderam e estão a favor da impunidade.
    Se preciso pode entrar em contato pelo e-mail que deixo, tbm nao precisa pubicar esse comentário sua atenção já é o suficiente nesta terra sem lei.
    Deus seja contigo pois tem ajudado os que não são ouvidos.

  3. Seu Pimenta queria deixar meus parabens para o grande
    trabalho que a policia militar vem fazendo em itabuna
    e dizer que a policia civil que é a policia investigativa
    não esta cumprindo em nada o trabalho dela, tem boca de fumo em
    todo lugar em itabuna, crima que não descobre nada, roubo que
    nao sao resolvidos , policia civil vcs são funcionarios do estado vamos trabalha.

  4. Nilson, antes de se julgar “expert” em investigação, você deveria, primeiro, aprender a sua língua, o português. Quanto ao redator, você acusa uma classe de agir descumprindo a lei e mostra total ignorância quanto aos princípios constitucionais como o da presunção de inocência. Ignorância de conveniência, pois se um dos seus estivesse sob investigação e fosse preso sem a ampla defesa, você, com certeza, argumentaria sob o manto do Estado Democrático de Direito.
    Da Redação: Senhor Wallace, em nenhum momento o blog afirma que há culpados, mas sim que há um suspeito. Onde o princípio da presunção da inocência foi violado?! Agora, parece-me que ao seu comentário se aplica o “princípio da carapuça”…

  5. A polícia já deveria ter pedido a justiça a quebra do sigilo telefônico da jovem desaperecida e dele (namorado).Resolvi o caso!!Pronto sou otoridade agora!!Acorda polícia civil!!

  6. òtimo texto Nilson! A cada dia que passa ficamos indignados com a falta de posição da polícia nesse caso ! JUSTIÇA!!!!!!!!! Caso a poícia não resolva o caso , com certeza o protesto será feito na rua pra chamar atenção de todos !

  7. Para a pregunta feita ao final do post, eu tenho uma resposta que é, no mínimo, eficaz, …!!!
    Se está tudo errado, então vamos mudar o comando do estado, …, neste caso, não apenas o comando da Polícia, mas o do estado como um todo, …!!!
    Com o (des)governo que hoje está na Bahia, a Segurança Pública simplesmente inexiste, …, e as vítimas somos nós, os cidadãos, os contribuintes, …!!!
    Se não podemos dar jeito na polícia, na Segurança Pública, na hora do voto, vamos trocar de gestores, os partidos, e por aí vai, …, assim como ele um dia foi esperança para muitos, outro poderá vir a ser também, …!!!
    Afinal errar é hmano, mas permanecer no erro, …?!?!?!

  8. Prezado Sr. Pimenta: Não esqueça que acusar sem provas também é crime, afinal, onde está provado que algum policial praticou justiça com as próprias mãos??
    Por outro lado, seria tão bom se a Polícia tivesse uma bola de cristal e adivinhasse tudo, desvendasse todos os crimes…
    Acorda!! Estamos no Brasil, mais especificamente na Bahia, onde não tem tecnologia nem pra descobrir uma impressão digital deixada no carro do suspeito.
    Nilson de Almeida Cruz: Dê uma passadinha lá na 6ª Coorpin e procure saber quantos Inquéritos foram concluídos e remetidos à Justiça com a referida autoria, é melhor vc estudar antes de escrever besteira.
    A Polícia Civil tem suas limitações legais e estruturais, mas só cego é que não vê o quanto os homens e mulheres da Civil se esforçam para apurar os crimes, sejam eles comuns ou de repercussão!!

  9. Ricardo: E as operações da Civil, prendendo homicidas, ladrões e traficantes, vc não viu não??
    Lembre-se de que a Polícia Civil, teoricamente, deveria trabalhar na investigação dos crimes ou infrações já praticadas, enquanto que a PM trabalha ostensivamente com a prevenção/repressão, ou seja, se a Civil foi acionada, é porque a PM falhou na prevenção/repressão!!

  10. O CASO CLÉBIA TEM CAUSADO MUITA ESTRANHEZA.NÃO EXISTE CRIME PERFEITO, AINDA MAIS QUANDO TUDO INDICA SE TRATAR DE UM CRIME PASSIONAL QUE SEMPRE DEIXA RASTROS.GOSTEI DA PERGUNTA DE UM COMENTÁRIO ACIMA: JÁ PERICIARAM O CARRO DO NAMORADO, QUE INCLUSIVE ESTÁ NO NOME DA CLÉBIA?SE A POLÍCIA SE DEDICAR MAIS DESCOBRE O PARADEIRO DESSA MOÇA,FÁCIL,FÁCIL.TORÇO POR ISSO.

  11. MENSAGEIRO DA PAZ!!! QUANDO A POLICIA QUER, ELA REALMENTE CORRE ATRÁZ ,VC SABE DISSO!! MAS FICA A PERGUNTA QUE EU AINDA NÃO SEI!? A QUAL FAMILIA O EX NAMORADO DELA PERTENCE?? QUAL É A INFLUENCIA DELE OU ALGUÉM MAS PROXIMO DELE, DENTRO DA NOSSA CIDADE?? O QUE HOUVE COM O ASSASSINO DO POLICIAL MORTO EM ILHÉUS NO DIA 8 DE JANEIRO DE 2012????REÚ CONFESSO,MESMO ASSIM FUI POSTO EM LIBERDADE!! COMO PODE ISSO?? REALMENTE ISSO É BRASIL, BAHIA !!!!!!!!!!

  12. A verdade é uma só.
    A Polícia Civil de Itabuna acabou.
    Quando faz algum “grande” serviço, ou é no grampo ou informação da PM, diga-se P2.
    O que precisamos é de profissionais comprometidos com a segurança pública e não profissionais que preocupam-se consigo mesmo.
    Não precisamos de defesas nem acusações, precisamos é de ações, principalmente desenvolvidas pela Polícia Civil, que há muito não existe nesta cidade, a não ser quando reúnem-se 30 homens para fazer uma grande apreensão de algumas poucas pedras de crack ou cigarrinhos de maconha.
    Precisamos organização e determinação para que todo o efetivo caia em campo e combata a criminalidade.
    A Polícia Militar está desenvolvendo um excelente trabalho, inclusive tendo as mesmas carências e dificuldades que a Polícia Civil, então, não venha me dizer que o problema é de limitações legais e estruturais.
    Precisamos é de BOA VONTADE!
    Precisamos é de SEGURANÇA!
    Precisamos é de PAZ!

  13. Então, se vcs tem como provar as suas acusações, vão até a delegacia, e deixem suas provas, como fez o próprio rpz. Mostrando, com provas concretas, de que não tem nada a ver com o desaparecimento de Clébia. Ou vcs acham q se a delegada Sione Porto, tivesse ao menos uma suspeita dele, ela o deixaria solto??? Ja teria com certeza pedido a preventiva. como vcs tanto falam.

  14. QUERO PARABENIZAR A POSTURA DE WALLACE SÉRGIO E MENSAGEIRO DA PAZ, AFINAL, É MT FÁCIL JULGAR OS PROCEDIMENTOS POLICIAIS (INVESTIGATIVOS) QUANDO SE ESTÁ “DE FORA”. DIFÍCIL MESMO, É CONHECER, TECNICA E INTELECTUALMENTE, O TRABALHO DA POLÍCIA JUDICIÁRIA, QUE COLETA E ORGANIZA TODA UMA ESTRUTURA DOCUMENTAL QUE DEVE CHEGAR À JUSTIÇA DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, CÓDIGO DE PROCESSO PENAL E CÓDIGO PENAL… EM PERFEITA SINTONIA, SENÃO… É TEMPO PERDIDO E ATESTADO DE BURRICE. MUITAS VEZES A POLÍCIA JUDICIÁRIA “SABE” QUEM É O AUTOR DO CRIME, MAS DEVE COLETAR PROVAS!!! EM ALGUNS CRIMES ESSAS PROVAS SÃO DIFÍCEIS, MAS ACESSÍVEIS, PORÉM, HÁ CIRCUNSTÂNCIAS QUE TORNAM-SE VERDADEIROS OBSTÁCULOS… E COMO SERIA BOM SE A CONVICÇÃO DA POLÍCIA SERVISSE COMO BASE PARA ALGUNS CRIMES… MAS OS CÓDIGOS NÃO PERMITEM. PROFISSIONAIS BONS E RUINS TEMOS EM TODOS OS SEGMENTOS DO UNIVERSO DE TRABALHO, MAS NA POLÍCIA, AINDA QUE SEJAMOS EXCELENTES (EM MAIORIA E NÃO TENHO DÚVIDA DISSO!!!), SE DEIXAMOS DE PROVAR UM CRIME, TORNAMO-NOS “CRIMINOSOS”… E OLHE QUE À POLÍCIA INVESTIGATIVA CABE C O L H E R A MATERIALIDADE DOS FATOS!!!!!!!!! IMPRESCINDÍVEL LEMBRAR QUE SE INVESTIGO “Y” E SEI QUE “Y” INFRINGIU DETERMINADO TIPO PENAL, DEVO CONSEGUIR PROVAR, FORMALIZANDO E CARACTERIZANDO A SITUAÇÃO. MAS SAIBAMOS QUE NÃO DEVO – NUNCA – AINDA QUE EU SAIBA SER “Y” O AUTOR, “CRIAR” PROVAS CONTRA ELE, ISSO OCORRE ATÉ NA VONTADE, MAS SE AS PROVAS NÃO ESTÃO ACESSÍVEIS, POSSO ATÉ FUNDAMENTAR UMA DIREÇÃO AO MEU SUPERIOR HIERÁRQUICO, MAS NÃO POSSO APONTAR UM AUTOR, AINDA QUE SAIBA SÊ-LO, SE NÃO ME FOR POSSÍVEL PROVAR, AINDA QUE COM INDÍCIOS, QUE SÃO LEVADOS AOS PODERES COMPETENTES, ONDE DEVERÃO SOFRER AS MANIFESTAÇÕES LEGAIS POR JUÍZES E PROMOTORES, QUE TAMBÉM DEVEM OBEDIÊNCIA PLENA ÀS PREVISÕES LEGAIS. INVESTIGAÇÕES E JULGAMENTOS NÃO CORREM “SOLTOS” OU DEPENDEM DE VONTADE DA POLÍCIA, COMO MUITOS MANIFESTAM. ISSO É INDIGNO PARA O SERVIDOR QUE EMPREENDE DEVIDAMENTE O SEU TRABALHO… CHEGA A SER REVOLTANTE… MAS COMO RESPOSTA, INVESTIGO COM LEGALIDADE, CADA VEZ COM MAIS COMPROMISSO… MAS AINDA NÃO TENHO PODERES DE DESCARACTERIZAR AS MANOBRAS DE CRIMINOSOS, QUE COM SUAS AUDÁCIAS, CONSEGUEM PROMOVER DIFICULDADES NA ELUCIDAÇÃO DE SEUS ATOS… UM DIA, QUEM SABE, CHEGAREMOS “LÁ”, MAS AÍ NÃO SERÁ MAIS PRECISO I N V E S T I G A R, BASTARÁ: SABER!!! É NECESSÁRIO CONHECER O CRIME, AS LEIS, A POLÍCIA E A ESTRUTURA JUDICIÁRIA, PARA QUE COMENTÁRIOS E JULGAMENTOS SEJAM EXPRESSADOS COM FUNDAMENTAÇÃO. A CRÍTICA, QUANDO CONSTRUTIVA, É MARAVILHOSA, FAZ CRESCER, ACRESCENTA. MONTAR E PROVAR UM CRIME É DEVER DA POLÍCIA CIVIL, MAS A RELATIVIDADE DAS SITUAÇÕES DEVEM SER COMPREENDIDAS. GOSTARIA QUE CADA CIDADÃO LEIGO QUE DE ALGUMA MANEIRA SENTE INCÔMODO COM O TRABALHO DA POLÍCIA JUDICIÁRIA, PROCURASSE-A, E FATICAMENTE, ANALISASSE O CONTEXTO. SEI QUE EXISTE, COMO EM QUALQUER PRFISSÃO, “COLEGAS” QUE NÃO HONRAM SEUS DEVERES, O ESTADO DA BAHIA E O NOME POLÍCIA CIVIL, MAS SÃO POUCOS, APESAR DO EFEITO “LARANJA PODRE”: BASTA UMA PARA ESTRAGAR O SABOR DO SUCO DE 12. MAS EM MAIORIA PLENA, SOMOS GUERREIROS E EMPREENDEDORES DE NOSSAS ÁRDUAS E ARRISCADAS FUNÇÕES. NAS RUAS, SOMOS REFÉNS DA NOSSA ATIVIDADE, QUE AMO MESMO ASSIM. MEU SALÁRIO? É MENOS IMPORTANTE QUE O AMOR Q TENHO AO QUE FAÇO. MINHA VIDA? ZELO MUITO BEM POR ELA, MAS AINDA QUE SOUBESSE QUE A PERDERIA NO EXERCÍCIO DO MEU DEVER LEGAL,AINDA ASSIM CONTINUARIA. É PLENO SER INVESTIGADORA! AS CRÍTICAS INFUNDADAS ISPIRARAM ESTA SERVIDORA. SEI QUE A DELEGACIA COMPETENTE, AINDA QUE TENHA REMETIDO O PROCEDIMENTO À JUSTIÇA, NÃO CESSARÁ O SEU TRABALHO, ATÉ ENDENDER A NECESSIDADE DE FAZÊ-LO… A POLÍCIA NÃO “SOSSEGA”, NÃO DESCANSA, NÃO RELAXA… EM FUNÇÃO DO SEVERO CONTEÚDO…NÃO DIFERENTE DAS CRÍTICAS. O DESCONHECIMENTO PROPICIA A CRÍTICA INFUNDADA E INÚTIL. E FICA O DITADO VULGAR E “BARATO”, MAS QUE, NESSE CONTEXTO, FAZ SENTIDO: “A POLÍCIA, QUANDO PERTO, INCOMODA. MAS DE LONGE… FAZ UMA FALTA…! ATENCIOSA E RESPEITOSAMENTE, UMA SERVIDORA QUE AMA A SUA OPÇÃO PROFISSIONAL.

  15. Cristiane, perdoe a franqueza, mas ou vc é uma PFEM ou gostaria de ser, ou está prestando exames para integrar a corporação. Sou olicial militar há quase 20 anos, e nunca mais li algo tão inútil… comentário vazio esse seu! As duas polícias trabalham em alvos diferentes. O brilhantismo da PM é o trabalho ostensivo, daí usarem fardamento. O mérito da Polícia Civil, é a investigação do CRIME. Juntas e separadas essas polícias fazem trabalhos belíssimos!!! Obrigada pelo elogio, mas vc errou feio, companheira.

  16. Srª Milena Cristian:
    É… Realmente a Polícia Militar de Itabuna está de parabéns!! realizando um EXCELENTE TRABALHO!!!Os números da criminalidade de Itabuna que o digam: zero homicídio, zero tiroteio, zero tráfico!! Parece que vc está brincando com a nossa inteligência!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *