Tempo de leitura: < 1 minuto

Hospital São José, da Santa Casa, enfrenta mais uma paralisação

A UTI da Santa Casa de Misericóricórdia de Ilhéus fechou as portas, num protesto dos médicos devido ao atraso dos salários de dezembro. A inadimplência decorre do não-repasse da verba mensal de R$ 50 mil, referente a um convênio entre a Prefeitura e a instituição de saúde.
O convênio injeta recursos na UTI, na emergência e na ala de pediatria da Santa Casa, mas por enquanto apenas a Unidade de Terapia Intensiva deixou de funcionar. Caso o atraso dos salários persista, existe ameaça de paralisação também do setor de emergência.
O diretor da Central de Regulação do SUS em Ilhéus, Leonardo Albuquerque, imputa o atraso à Santa Casa. Segundo ele, a instituição demorou a fazer a prestação de contas referente a dezembro (deveria ocorrer até o dia 5, mas somente teria sido feita a 23 de janeiro). Além disso, a Santa Casa teria apresentado a planilha sem abater os dez dias de outra paralisação de médicos.
Como houve questionamento dos números, a instituição precisou reapresentar os dados para assegurar o faturamento. Albuquerque afirma que, em função disso, os recursos do convênio somente deverão ser liberados nesta quinta-feira, dia 2.
O fechamento da UTI da Santa Casa de Ilhéus já provoca sobrecarga no Hospital Geral Luiz Vianna Filho, na mesma cidade, e até mesmo no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna.

0 resposta

  1. Incrível essa Bahia do faz de conta petista!de um lado uma greve de policiais mais do que justa,do outro uma greve de médicos que paralisam uma uti,vejam só! esse governo petista do faz de conta,mentiroso que só ele!!!nunca na história da bahia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. ESPERO QUE SEJA UMA LUTA JUSTA SEM POLITICAGEM, QUE OS MEDICO VEJAM QUE SÃO VIDAS HUMANAS QUE ESTÃO NESTE JOGO POLÍTICO. SEI QUE OS POLÍTICOS TEM MUITO HAVER NESTA DISTRIBUIÇÃO DE RENDAS , E DIRECIONAMENTO DO DINHEIRO DA SAÚDE . A SESAB , TEM QUE HONRAR SUA PARTE , POREM TEM QUE FISCALIZAR COM SEVERIDADE A TODOS OS MUNICÍPIOS, E DEIXAR CLARO QUANDO O MUNICÍPIO NAO CUMPRE COM SUA PARTE , POIS É A PALAVRA DO GESTO DA SAÚDE NO MUNICÍPIO CONTRA A SESAB

  3. Infelizmente é o que vemos a todo momento. Madrugada de dois de janeiro, estava em Águas de Olivença com minha família e por descuido nosso, algum alimento nos fez passar mal, inclusive três crianças. Temos Plano de Saúde, de grande abrangência no país – CASSI. Nos dirigimos a um hospital, sem conhecimento prévio, e recebemos um “não aceitamos nenhum convênio”. Fomos obrigados a nos dirigir para o São José que atendeu somente os adultos e por cortesia de um profissional de lá nos levou até o Hospital Regional, local de dificil acesso para quem não conhece a cidade. Lá um caos, gente, maca, atendimentos e falta deles por todo lado. Entrei em desespero. No entanto, uma médica pedriátra logo atendeu as crianças, dando-lhes a devida atenção. Fiquei surpresa pela atitude dessa profissional que graças a Deus pacientemente aceitou meu desabafo e não se negou a prestar socorro a quem necessitava naquele momento. Não me lembro o nome dela, mas, foi uma alma caridosa e que atende ao seu juramento. Enquanto que a infraestrutura do hospital, para quem não estava acostumada foi um verdadeiro horror. Se a cada momento setores da saúde continuarem a se negar a atender o público muitos irão morrer sem ao menos constar das estatísticas desses hospitais. O poder público, seja municipal, estadual e federal deve se ligar afinal Ilhéus é uma cidade que ainda recebe muitos turistas e não é nada bom ficarmos a ver navios e sem atendimento, a menos que sejamos tri-tributados (pagamos impostos, pagamos planos de saúde e pagarmos atendimentos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *