Tempo de leitura: < 1 minuto

O padre Nildemar Andrade, que teve destacada atuação em Ilhéus e passou depois pelas paróquias de Ipiaú e Ubaitaba, recebeu punição máxima da Igreja Católica, a excomunhão. De acordo com um comunicado assinado pelo bispo diocesano de Ilhéus, D. Mauro Montagnoli, Nildemar foi excomungado porque se filiou a uma corrente da Igreja Anglicana.
Em abril de 2011, o agora ex-padre já havia sido punido, com a suspensão das funções clericais. Em sua passagem pela paróquia de Ipiaú, Nildemar Andrade foi alvo de suspeitas relacionadas à gestão dos recursos da igreja. Três anos antes, ele pretendeu disputar a Prefeitura de Ilhéus, mas acabou candidato a vereador pelo PSL.
A carta que oficializa a excomunhão informa que “quem participa das celebrações promovidas por Nildemar está impedido de receber os sacramentos, ser padrinho ou madrinha de batismo, crisma ou matrimônio, e de exercer qualquer ofício ligado à Sagrada Comunhão ou da Palavra de Deus e de coordenar qualquer ação, movimento ou pastoral da Igreja Católica”.

0 resposta

  1. Diante do absurdo cometido por Dom Mauro sou obrigado a me manifestar.
    Nildemar já havia sido afastado das funções de padre por Dom Mauro faz muito tempo, fato este que levou Nildemar a pedir demissão conforme explicitado na nota emitida pelo Bispo. Sendo assim, o ex-padre não é mais membro da Igreja Católica Apostólica Romana que é vinculada ao Vaticano tendo o Papa como líder supremo.
    Há alguns meses Nildemar juntamente com outros irmãos de fé cristã-católica vêm se reunindo, refletindo e orando para finalmente decidir como assim foi feito, por uma adesão coletiva à Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), o que consecutiu na instalação do PONTO MISSIONÁRIO DE SANTÍSSIMA TRINDADE vinculado à Paróquia Anglicana do Bom Pastor (Salvador-BA), esta vinculada à Diocese de Recife. O Ponto Missionário de Santíssima Trindade está instalado na Avenida Antonio Carlos Magalhães, em frente ao Colégio Estadual de Itabuna (em frente à faixa de pedestres, ao lado da sorveteria).
    Por ser atualmente católico-anglicano Nildemar e os demais membros da IEAB em Ilhéus NÃO ESTÃO SUJEITOS à qualquer norma, bem como a nenhuma penalidade instituída pela Igreja Católica Apostólica Romana, pois, esta só pode “legislar” sobre seus membros.
    Importante ressaltar que excomunhão significa privar o fiel de receber a hóstia consagrada, ato este que Nildemar e os demais anglicanos ilheenses só tem feito nas celebrações anglicanas.
    Pra finalizar, a Igreja Anglicana é de fato oriunda de uma ruptura, há séculos, com a Católica Romana e, a atitude do Bispo Romano D. Mauro retrata seu temor em perder fiéis e até membros do clero descontentes com sua administração e com a falta de sensibilidade do Vaticano.
    Muito obrigado pelo espaço Gusmão.
    Nossas celebrações ocorrem aos domingos as 09:00h. no Ponto Missionário em frente ao Colégio Estadual de ilhéus, no bairro do Malhado.

  2. Com todo respeito à Igreja Católica, já está mais do que na hora de uma reforma dentro da instituição. A igreja ainda adota posturas altamente autoritária, demagoga e autoritária. Sou católico, apostólico, romano (por enquanto). Estou buscando em oração õrientação divina sobre a minha permanência nesta condição por atitudes mesquinhas de alguns “dirigentes” que na verdade não dirigem nem a própria vida. É lamentável!
    Padre Nildemar, esteja em paz e que Deus o abençoe!!!

  3. Diante da nota de esclarecimento publicada pelo Bispo Romano, D. Mauro, na condição de anglicano também me manifesto, Vamos aos fatos:
    O primeiro contato de Ilhéus com a Igreja Anglicana, foi de fato com a Diocese de Recife do Cone Sul. Por uma série de fatores, dentre eles a assistência, depois de estudos, reflexões, orações e contato com a Paróquia Anglicana do Bom Pastor – Salvador, Bahia, que faz PARTE DA IGEJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL (IEAB), Diocese de Recife cujo Bispo é D. Sebastião Gameleira, ficou decidido a mudança para a IEAB.
    Pe. Nildemar e demais membros do ponto missionário da Santíssima Trindade em Ilhéus, já tinham, por um ato público, deixado a Igreja Católica Apostólica Romana.
    A igreja só pode legislar sobre seus fieis, por isso a excomunhão ou expulsão da Igreja Católica Romana é nula.
    Caros(as) irmãos (as) venha participar conosco a nossa está situada na AV. ACM, 750 MALHADO – ILHÉUS. EM FRENTE AO ANTIGO COLÉGIO COLÉGIO ESTADUAL. NOSSAS CELEBRAÇÕES SÃO REALIZADAS AOS DOMINGOS ÀS NOVE HORAS DA MANHÃ. OS REVERENDOS (PADRES) ANGLICANOS DE SALVADOR CELEBRAM AUI NO PONTO MISSIONÁRIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE UMA VEZ AO MÊS, NOS OUTROS DOMINGOS, FAZEMOS A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA ONDE COMUNGAOS O SANTÍSSIMO CORPO DO SENHOR.
    DEUS ABENÇOE A TODOS.

  4. rrsrsrsrs…a igreja católica pousa de cordeiro, mas é um lobo sanguinário, já foi no passado e continua no presente, a diferença é que hoje, ela está travestida de cordeiro e um monte de mané, cai em sua esparrela…o referido padre excomungado (termo que fez muito sucesso apenas na Idade Média e que está muito fora do contexto nos dias atuais)tem que ter cuidado com a “santa inquisição” cuidado com a fogueira viu padre! rsrsrsrsr

  5. São atitudes como esta , que me faz pensar: Que homens são estes com poderes para tornar indignos os filhos de Deus de partilharem do mesmo pão?
    Que Deus é esse? porque a igreja não acorda para a realidade do mundo e esquece os habitos macabros da inquisição.
    Ora, a humanidade hoje, tem acesso às leituras e informações.As vezes até me envergonho de ser católico e diante de situações como essa, onde o direito de liberdade do cidadão é sugado, eu me pergunto: que igreja é essa que tanto prega a liberdade, a igualdade, e se anuncia contra a opressão? Será que os donos da igreja se esquecem que os massacres indígenas do passado teve a participação deles, que iludiram os indios e os entregaram nas mãos dos portugueses e espanhois?
    Ao padre Nildemar, o meu apoio porque Jesus Cristo não oprimiu ninguem, ao contrario o seu convite era: Quem quiser me seguir… e não voces são obrigados a obedecer Roma.
    Sou católico por falta de opção me decidí depois de frequentar muitas congregações, mas tenho minhas ressalvas com o procedimento da nossa igreja que cria leis e depois ela mesma não as cumpre Ex: a igreja me forçou a um casamento em 1974, eu com apenas 19 anos e a moça com 17 uma união sob pressão do meu pai e do pai da moça estamos a 33 anos separados,até aí, tudo normal, mas, a igreja, não tem um só documento comprovando o meu casamento com excessão das proclamas; nada mais não existe sequer um documento por nós assinado ou certidão de batismo meu nem da mulher, mas eles insistem que sou casado e não aceitam a anulação do casamento. Ora o direito canônico diz que o casamento não pode ser sob pressão e aí? como ficamos?
    Portanto Pe. Nildemar, Viva a sua fé. e creia: A igreja não salva o homem e voce bem sabe disso. A nossa salvação (se existe) esta em ós mesmo.
    Deus o abençôe e dê forças nesta luta.

  6. só para esclarecer, a igreja não perde fiés,pois conforme o sig-nificado da própria palavra quem é fiel não abandona sua ´fé, só deixam a sua fé seja católica ou não quem não é e nem nunca foi FIEL.

  7. Ser Anglicano significa…
    1.Ser parte da Igreja de Cristo, sem excluir ou isolar-se de outros cristãos, participando da vida do povo de Deus, com suas alegrias e tristezas.
    2.Pertencer a uma comunidade onde cada pessoa é respeitada em sua individualidade e pode utilizar os seus talentos.
    3.Apresentar uma teologia baseada nas Escrituras Sagradas e na Tradição, coerente com a inteligência e com a razão.
    4.Estar disposto a celebrar a unidade na diversidade.
    5.Considerar com serenidade as Escrituras Sagradas, sem crer que cada passagem deva ser interpretada literalmente.
    6.Preferir a liberdade em Cristo, mais que a uniformidade de opiniões.
    7.Sentir devoção e reverência pelos Sacramentos, sem tentar definir cada ponto desses grandes mistérios.
    8.Conceber o ministério como dever e privilégio de todos os batizados.
    9.Insistir na moralidade (aquilo que é bom, edifica) e evitar o moralismo (que define a salvação decorrente de uma conduta e não pela obra de Cristo).
    10. Participar da herança apostólica, a fé no Evangelho de Cristo.
    11. Ser parte de uma história antiga e sagrada, que se renova a cada dia.
    12. Crer que a Igreja é de todos e que todos têm o privilégio de sustentá-la segundo a possibilidade de cada um.
    13. Participar da administração e do governo da Igreja segundo a ordem estabelecida.
    14. Pertencer a uma família internacional, intercultural e inter-racial que, por mandato de Cristo, proclama o Evangelho até o último rincão da terra.
    ANGLICANISMO
    A Igreja Anglicana é parte da Igreja Primitiva construída há 2.000 anos, quando Cristo comissionou seus apóstolos conforme Marcos 16:15.
    Nos anos seguintes, os apóstolos, seus associados e seguidores levaram a Palavra e fundaram Igrejas em vários lugares e também escreveram os Evangelhos e os livros que conhecemos hoje como Novo Testamento.
    A doutrina cristã na Inglaterra está presente desde o Século III, através das Igrejas celtas e missionárias que surgiram após a legalização do Cristianismo por Constantino. Com a invasão da Grã-Bretanha pelos Anglo-Saxões, estas comunidades passaram a existir na clandestinidade.
    Mesmo com a conversão dos invasores ao Cristianismo no século VI e devido à condição insular da Grã-Bretanha, esta Igreja continuou independente de Roma até a chegada de Santo Agostinho em 597. A partir daí, e por quase um milênio, a Igreja da Inglaterra reconhecia o Papa como seu bispo-chefe, apesar das diferenças.
    Na época da Reforma do Século XVI, a Igreja da Inglaterra separou-se de Roma, conservando a Fé Católica e Apostólica que sempre observou.
    Numa reforma de dentro para fora, de nenhuma maneira interrompeu a continuidade da Igreja e tampouco nenhuma de suas ligações com o passado primitivo da Igreja de Cristo.
    A COMUNHÃO ANGLICANA
    A Comunhão Anglicana é uma grande família de Igrejas, tendo como líder espiritual o Arcebispo de Cantuária, atualmente Sua Graça Rowan Williams, entronizado em 27 de fevereiro de 2003, sendo o 104º Arcebispo de Cantuária.
    O Arcebispo de Cantuária é o foco único de unidade Anglicana.
    A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil faz parte da Comunhão Anglicana, uma família de igrejas anglicanas e episcopais em comunhão histórica com a Igreja da Inglaterra e especificamente com a Sé de Cantuária.
    A palavra anglicana, antes de significar inglês, representa uma grande família cristã internacional.
    Tal comunhão foi formada pelo desmembramento de trabalhos missionários e ex-colônias do mundo britânico, formando 44 igrejas nacionais ou regionais ao redor do mundo, compreendendo mais de 160 países.
    Com cerca de 80 milhões de membros, a Comunhão Anglicana é a terceira maior denominação cristã do mundo, depois da Igreja Católica Romana e das Igrejas Ortodoxas.
    O Ponto Missionário de Santíssima Trindade está instalado na Avenida Antonio Carlos Magalhães, 750, no Malhado, em frente ao Colégio Estadual de Ilhéus (em frente à faixa de pedestres)
    Nossas celebrações ocorrem aos domingos as 09:00h
    Visíte-nos!

  8. Fico angustiado ao perceber que muitas vezes deixamos de nos guiar pelo que a Bíblia nos ensina, muitas vezes lemos como um livro comum e não para fazer a vontade de DEUS, por isso fica claro que é muito fácil julgar, pq ser pedra é fácil, difícil é ser telhado! Nildemar vc é meu irmão e saiba que quem sonda o teu coração é o Senhor Jesus!
    Creio que um dos grandes males da sociedade, e isso incluí a igreja, é o falatório, a fofoca e a língua maldita de muitas pessoas que não sabem fazer nada de melhor.
    A orientação de Tiago é profunda: “Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz.” (v.11). Ao chamar seus ouvintes de “irmãos”, Tiago está lembrando quem eles são. Muitas vezes esquecemos que somos da mesma família. Jamais devemos nos esquecer que Deus é nosso Pai e Jesus Cristo o nosso irmão mais velho. Como membros desta família devemos amar uns aos outros, pois assim cumpriremos a Lei de Cristo (Gl. 6:2).

  9. Toda instituiçao tem suas regras a ser cumpridas pelos seus integrantes se assim nao for feito so resta a saida por livre vontade do membro ou a decisao dos dirigentes da mesma. Nao vi nada de arbitrario na decisao de Dom Mauro ele apenas oficializou o q o Padre Nildemar mesmo escolheu de boa vontade

  10. excomungar significa q ele esta probido de realizar os ritos da igreja so isso! dentro da intituiçao religiosa ele nao realiza +,desde quando ele migrou para a outra religiao ele nao ´´e + considerado Padre Catolico livre de realizar os Ritos

  11. Como pastor da Diocese de Ilhéus, Dom Mauro simplesmente defendeu aquilo que é de sua competência. Esse ato é para mostrar publicamente a toda diocese que o ex-padre em questão não pode mais ministrar suas funções sacerdotais em nome da Igreja Católica Romana no Brasil. Portanto é dever do pastor zelar acima de tudo pelo “bem maior da almas” de sua Igreja particular. Parabéns Dom Mauro!

  12. “Por tudo demos graças a Deus”
    Diante de tantas demonstrações de carinho e solidariedade,aproveito a oportunidade para agradecer a todos.O apoio que estou recebendo me servirá de combustivel para continuar na caminhanda com muito mais alegria.

  13. VIVA!!!! a inquisição chegou!!!! só falta agora a fogueira!!
    É lamentável assistir de camarote esse episódio tão horrendo que o Bispo protagonizou.
    Não sou católico (já fui batizado ), nem apostólico, muito menos romano. Acredito no papel das Instituições Religiosas indistintamente e reconheço seu valor. Do catolicismo ao espiritismo. Do candomblecista ao evangélicos todos tem a mesma marca que é a de Deus. Sem soberania espiritual, afinal, ninguém, ninguém mesmo tem o aparelho de mede o nível de salvação. Propagar e esta ou aquela religião é melhor do que outras desconhece o Ensinamento mais importante que existe: somos todos iguais perante Deus.
    Expurgar, ou como queiram, excomungar Nildemar publicamente demostra claramente que a Diocese de Ilhéus está com muito medo e que suas bases de fiéis foi trincada. Atitudes estas nefastas, onde resgata o poderio da Santa Igreja num período obscuro que macula seu passado, expõe as mazelas no pensamento da direção da religião mais importante do Brasil. É pensamento retrógada.
    Sociedade, precisamos acordar!!! estamos em um novo milênio. O mundo não acabou, apesar das inúmeras promessas! Não temos mais tempo para piruetas religiosas. O tempo urge para que mudemos os erros do passado. Erramos muito ao longo da história e podemos agora tentar refazer esses erros.
    Pregar o documento do Bispo nas Igrejas, ler na íntegra durante as homilias é bizarro. è a cultura do medo!
    Nildemar, viva sua vida em paz e por favor, não olhe para trás para não ver o quanto somos pequenos.
    Só um pedido eu faço. Se porventura houver a fogueira, não esqueça de me chamar. Quem sabe não acontece um churrasquinho em confratenização dos novo fiéis.

  14. Caro Nildemar! O senhor para ser coerente ao evangelho como diz ser. Deveria dizer a verdade de não puder mais ministrar as funções como padre na Igreja Católica Romana. Ao que criticam o bispo, hoje fazem isso, mas se ele não tivesse tomado tal atitude amanhã o crucificariam por ele não ter tomado uma decisão diante dos fatos acontecidos.

  15. Realmente sabe ser Católico assim como outras religiões é assumir a sua. Quem conhece a palavra.
    Acredito que o maior pecado de todos nós é: Saber, estudar, Ler a palavra de Deus e praticar totalmente o contrário.
    Acredite em sua religião, saiba mais um pouco sobre a sua religião ao inve´s de estarem defamando a dos outros.
    NÃO IMPORTA QUAL.
    Viva a sua palavra.

  16. Concordo contigo BOAVENTURA. Assim como outros que utilizam este meio de comunicação para falar, citar, expressar opiniões quer sirvam de exemplos e não de menosprezar religiões que é o que falam a maioria dos comentários.
    Pe. Nildemar felicidades ao Sr. na sua nova jornada.
    Sou feliz em ser católico, mais acredito que cada um deve procurar a sua religião.

  17. Sou Católico Romano e praticante, quero dizer que quem esse Papa Bento XVI e esse Bispo pensam que são? DEUS???? para sair por ai excomungando as pessoas? estou muito chateado, pois quem deveriam ser excomungados seria eles (o Bispo e o Papa)que são convinientes com o hoxosexualismo e a pedofilia dentro da nossa Igreja.Rezo a DEUS que tire esse mal que está dentro da minha igreja que é o CELIBATO, pois só assim teríamos uma igreja mais SANTA.
    Ao Senhor, Pe. Nildemar que tantas vezes abençou a tantas pesoas, eu te abençoo, nessa nova caminha, vá com DEUS, Boa sorte. E pela permissão de DEUS lhe retiro toda maldição, em nome do Pai do Filho e do Espirito Santo. AMÉM!!!.

  18. O Padre fez uma escolha: sair da Igreja Católica e ir para a Igreja Anglicana. O Bispo só fez ratificá-la, com a autoridade que lhe é devida. Ninguém pode servir a dois senhores, não é? Ou lá ou cá.O que aconteceu são apenas consequências e ele deve aceitá-las e assumí-las com dignidade e respeito. O interessante é que na Inglaterra está acontecendo o contrário: membros da Igreja anglicana estão voltando ao seio da Igreja. Observe a conversão do Tony Blair.E, pelo que eu saiba, a Igreja Anglicana foi fundada por Henrique VIII porque queria se divorciar mais uma vez e casar com Ana Bolena. Além é claro, das questões de caráter econômico envolvendo o poder temporal da Igreja e a Inglaterra.

  19. Prezados(as), não sou católico, mas, na verdade, a atitude da Igreja Católica, neste caso, é bem justificável e, até, natural, visto que a expressão “excomunhão” significa, exatamente, deixar a “comunhão”, ou seja, o referido ex-Padre não pertence mais àquele grupo religioso, filiando-se a outro segmento.

  20. D. Mauro,ja tenho as madeiras, onde devo entregar?
    Já degustei vários tipos de churrasco, porém de padre…!!!!
    Eis minha dúvida: Será pecado comer churrasco de padre?!!!!
    rsrrsrsrsrsrsrsr!

  21. Acho muito triste,essa atitude do Bispo quanto ao Nildemar,o senhor Bispo não fez o que já tinha ter feito?Então deixa Nildemar seguir o que ele quer,ou o senhor tá com medo de perder seus fiés,como mesmo falou,apesar que a igreja cada vez mais tá fazia,devida a essas coisas mesmo que o senhor anda falando em público,então olha pra trás e procura vê que as missas não são mais as mesmas,e o medo também é que todos corram pra a Igreja Anglicana,pois o senhor bem sabe que apesar o acontecido muitos fiés católicos romanos não deixaram de gostar do Padre Nildemar,abre o olho Sr. Bispo….

  22. A sociedade civil organizada ilheense, lamentou e repudiou atraves da imprensa escrita e falada a atidude nefasta arquaica e ultrapassada do bispo de Ilheus.Em relação a minha pessoa. Isto é uma confirmação clara que infelizmente se trata de uma igreja que não consegue acompanhar a evulução dos tempos e a emancipação das ciências que outorga ao cidadão a sua verdadeira essência natural que é o seu livre arbitrio. Infelizmente a tal instituição, se mostrou desinformada e desuatualizada em relação aos fatos.Cometendo abuso de poder, pois a pessoa citada, não estava subordinada a tal instituição. Mas que tenta resistir no tempo se utilizando dos argumentos ultrapassados que fez sucesso no passado, mas nos dias atuais não tem mais espaço.” EX-COMUNHÃO” Somos livres para fazermos nossas escolhas e opções. Mediante a este “estardalhaço de festim”. Nos deixou em uma situação bastante confortadora em relação a este novo projeto de ser Igreja. Apresentado por esta instituição milenar que ao longo da sua história não se perdeu e nem se corrompeu… IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL. Que marca sua presença entre nós, com as celebrações liturgicas e Eucaristicas aos domingos às 09:00 da manhã.Av. ACM, 750 – Bº do malhado. Sob a chancela da Diocese Anglicana do Recife,acompanhada pela Paróquia do Bom Pastor\Salvador-Ba. Tendo como orientador o Revdo. Bruno Almeida IEAB – Muito Digno Pároco.

  23. Sou Católico, coordenador de grupo ,tomei consciência da minha fé mais de 15 anos, mas repudio a atitude do meu Bispo Dom Mauro e te desejo boas- vinda ao Sr. Padre Nildemar, pois para me o Sr. sempre será o PADRE NILDEMAR, e imdependente da minha fé, vou lhe ajudar em orações e finaceiramente a medida do possível e nem Dom Mauro ou o Papa Bento XVI vão mim impedir de comungar , batizarou execer a minha função. Fique com Deus e termino com as palavra do Marcio Souza …EU te ABENÇOO EN MOME DO PAI DO FILHO E DO ESPIRITO SANTO, AMÉM.

  24. O Pe. Nildemar deveria ser, antes de qualquer coisa, investigado e, se fosse o caso, processado criminalmente, em virtude das infrações legais que vinha cometendo. A notícia de desvio de dinheiro, sua conhecida postura de envolvimento com rapazes, alguns adolescentes inclusive, são fatos suficientes para se instaurar a investigação policial. Infelizmente, contudo, o Bispo e o Clero de Ilhéus preferiram evitar o escândalo, deflagrando uma “denúncia”. Optou-se por resolver tudo eclesiasticamente.
    A omissão do Bispo e de seus colegas padres só serve para incentivar que outros indivíduos, semelhantes a Nildemar, cometam certos desmandos nas paróquias.
    Apesar de ser um bispo distante, frio, inerte, Dom Mauro, ao excomungar o padre Nildemar, apenas exerceu suas prerrogativas. Isso é matéria de Direito Canônico, que os “fiéis” não entendem, nem são obrigados a entender.

  25. Infelizmente a maioria das pessoas que se solidarizaram com o Sr. Nildemar não conhece nada de normas, de direito canônico, nunca leram o catecismo da Igreja católica nem o Concílio Vaticano II. simplesmente a ermo lançam seus comentários achando-se os donos da verdade, mas o próprio Nildemar é conhecedor disso tudo, estudou mais que todos que se fizeram solidários com ele, fez juramento de obediência ao seu bispo e seus sucessores, conhece muito mais de direito canônico que qualquer um desses leigos “intelectuais da doutrina católica” de plantão. Se ele, Sr. Nildemar, fosse humilde, como tantos outros ex-sacerdotes que deixaram a batina mas continuaram a servir a igreja com humildade e que nunca deixaram a comunhão com a igreja, estaria servindo e em comunhão com a mesma, mas a vaidade das vaidades e o orgulho não o deixaram reconhecer-se errado e ainda respaldado por esses leigos ingnorantes que não conhecem a verdade e nem metade do que conhece o Sr. Nildemar ai ficam a dizer tolices sem nenhum respaldo sem nenhum fundamento no que diz respeito às normas da instituição católica, instiuição essa, séria e que nada tem a a ver com inquisição que ingnorantes como esses se referem. Acho bom estudarem, procurarem conhecer melhor a doutrina, as normas, o catecismo da igreja e depois se posicionarem contra ou a favor.

  26. Acho que as pessoas não entendem de regras, será que se em seu trabalho você proceder de forma contraria as regras da empresa você não será demitido? Será que um policial se corromper ou infringir as regras da corporação não será expulso? Tudo neste mundo tem regras, e na igreja Católica não é diferente! Lembrem disso pelo menos!

  27. Wilton Rocha,em seu comentário disse uma grande verdade, as pessoas lançam seus comentários,sem conhecer nada,simplesmente querem ser solidárias ao Padre.Mas o Padre Nildemar não é nenhum ignorante e ele sabe que Dom Mauro como Pastor tem o dever de zelar pela instituição que ele está a frente.Se ele não tivesse tido esta postura,mais tarde o “crucificariam” por omissão.Todo clube,toda escola,todo partido,toda igreja…tem suas normas e suas regras e seus participantes as aceitam ou não.Dom Mauro comunicou aos membros desta instituíção que o Padre Nildemar, que já estava fora da igreja Católica a qual fazia parte,enquanto lhe foi conveniente;resolveu abrir um templo na nossa cidade de uma igreja derivada da Igreja Anglicana,numa versão mais moderna,onde não frequenta apenas quem quer se divorciar pra casar novamente,mas quem fez desaparecer o dinheiro da instituíção que pertencia,quem não foi fiel aos seus votos de pobreza, castidade,quem ainda tem sua sexualidade duvidosa e por aí vai.Para evitar que os seguidores de padres,comedores de hóstias desavisados,começasse a frequentar a nova igrejinha do então agora reverendo Nildemar sem saber de fato o que estava acontecendo e ainda na santa ignorância achando que Dom Mauro é um mostro,perseguidor,inquisidor,é que o Senhor Bispo tornou público a comunidade e a sociedade a situação do Ex Pe. Nildemar.Vamos rezar para que tenhamos santos e bons Padres na igreja instituida por Jesus na pessoa de PEDRO lá em ROMA e não na pessoa de homens podres lá na Inglaterra.Porque Jesus já dizia que no meio das ovelhas surgiriam lobos disfarçados de ovelhas e enganariam a muitos.Fiquemos atentos a esses pobrezinhos desses padres incompreendidos,injustiçados,coitadinhos que vão surgindo cada vez mais!!! Infelizmente para abrir igreja hoje,basta ter cadeiras.

  28. Olha, falar do padre Nildemar, talvez fosse melhor falar de outros
    padres cheios de amor, de humildade. Padres que no exercicio sacerdotal, foram como pais. Padres que souberam amar o seu proximo
    respeitaram os limites humanos. Aqui em Ituberá, tivemos um exemplo
    que para sempre ficará em nossos corações: padre Anselmo Zorthea,
    um exemplo de fé, de amor, de lealdade. Pela incompreensãoe dureza
    da igreja hierarquica foi obrigado a se afastar do ministerio sacerdotal. Casou-se com a belissima paraibana Bernizete. Um exemplo
    de mulher moderna, inteligente, intelectual. Eles tiveram 3 filhos
    tão bons quanto o pai e a mãe.Padre Anselmo, já foi para os braços de Deus, mas jamais será esquecido por aqueles que tiveram o privilegio de conviver com ele. Esse sim era um padre de verdade.
    D. Mauro. o senhor agiu como como bárbaro, inquisidor, pilatos. O senhor tem coragem de se dizer fazendo a vontade de Deus? reflita, o senhor e os que lhe apoiaram nessa atitude anti-evangelica. Ah, se o Senhor lesse o Evangelho…

  29. Celinha, agradeço a gentileza de lembrar do Pe. Anselmo Zorthea, meu marido e pai dos meus adorados filhos. Entendo que a decisão de D. Mauro atende às normas da Igreja. Conheci poucos sacerdotes com a coragem do Anselmo, que escreveu para seus superiores relatando sua vontade de constituir uma família e assumiu publicamente seu amor por mim. A Igreja não acolhe essa coragem, mas ele teve força e fé para começar uma vida nova e foi sempre fiel à sua formação cristã de missionário saletino. Dedicou sua vida à Igreja e à família. Em seu velório um padre amigo lhe devolveu a estola, símbolo daquilo que lhe fez o homem que conhecemos e tanto amamos. Bernizzeth e Família.

  30. Me emocionei ao ler depoimentos sobre meu amado pai Anselmo Zorthea. Ele foi um grande homem, me orgulho muito de meus pais.
    Quanto ao Pe. Nildemar deveria tomar vergonha e pagar para minha mãe o dinheiro que pegou emprestado com meu pai antes dele falecer. Que cristão é esse que vira as costas as que lhe ajudaram, fingindo nada dever?

  31. Caros amigos e irmão em Cristo.
    Sou também ex padre católico romano, e sai nas mesmas condições do padre Nildemar, antes de mais nada manifesto meu inteiro apoio ao padre Nildemar, e creio firmemente que o Vaticano e toda a sua ortodoxia estão indo para um fim muito triste, para não dizer de aniquilamento, não essa igreja que Cristo anunciou, a igreja do respeito a vida, dos valores humanos, que diga – se de passagem só em dois momentos tivemos essa vivência no contexto católico romano, quando do pastoreio de João 23 e Paulo 6º. Está na hora dos ex padres romanos criarem uma fraternidade no Brasil e criarem uma nova Igreja Católica voltada para o pobres e para a defesa da vida

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *