Tempo de leitura: 2 minutos

A tentativa de captura de um suspeito de tentativa de assassinato acabou na apreensão de 400 quilos de documentos públicos da prefeitura de Ibicaraí, no sul da Bahia. Os documentos foram encontrados numa fazenda na região da Aldeia, em Iguaí, no último sábado (4).
A propriedade rural pertence a Leildo Santana, irmão do prefeito Lenildo Santana (PT). Os documentos são relativos ao período de janeiro de 2009 a meados de 2011 e são identificados como “3ª via” de pagamentos ou processos.
O caso é investigado pelo delegado de Iguaí, Roberto Leal, conforme o site Itapetinga na Mídia. A papelada se refere a processos de pagamentos das áreas de educação, assistência social e administração.

Documentos apreendidos em Iguaí (Itapetinga na Mídia).

O prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, disse ao blog que os documentos apreendidos de forma ilegal se tratam de processos já analisados pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), não sendo nem primeira ou segunda, mas terceira via de papéis dos quais se tem os originais em poder do município.
O gestor afirma que a polícia invadiu a fazenda. “Não havia mandado judicial. A retirada de documentos se deu de forma arbitrária”. A ação foi comandada por um policial identificado como Jota Carlos.
Lenildo afirma que a prefeitura está concluindo a informatização (digitalização) de documentos públicos e os processos estarão disponíveis na internet em, no máximo, três meses. “Nós agimos com transparência”. A prática de guardar cópias de documentos públicos, diz, é comum entre gestores públicos, “pois há dificuldade de, no futuro e caso precise, ter acesso aos mesmos”.

0 resposta

  1. Esse policial deveria ser processado,
    Crente que tinha descoberto uma mina podre, se deu mal.
    Até onde eu sei todo prefeito que se presa guarda 3ªvia de processos, totalmente legal.

  2. Se os documentos foram digitalizados, porque então levar para tão longe?
    E pra que guradar documentos por garantia? foi feita alguma fraude?
    E prática guradar documentos públicos ou esconder documentos públicos?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *