skip to Main Content
4 de abril de 2020 | 07:00 pm

ÍNDIOS INVADEM PROPRIEDADES EM ITAJU

Tempo de leitura: < 1 minuto

Índios da tribo pataxó hã-hãe ocuparam ontem (21) mais três fazendas no município de Itaju do Colônia, a 95 quilômetros de Itabuna, informa o jornal A Tarde. A onda de ocupações começou na sexta-feira de Carnaval, quando pelo menos sete propriedades foram tomadas pelos indígenas.
Militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira deslocaram-se ontem para a região de Itaju do Colônia e, de acordo com o jornal, o clima era tenso na noite desta terça-feira. A entrada da cidade chegou a ser fechada.
A informação é de que os índios estão armados com rifles e revólveres. Um agricultor revelou que o medo da violência levou uma grande quantidade de trabalhadores a fugir. Administradores das fazendas Pancadinha e Mandacaru registraram notícia-crime na Delegacia da Polícia Federal em Ilhéus, informando que cerca de 50 índios invadiram as propriedades e expulsaram os vaqueiros que nelas trabalhavam.
Até o último sábado, 18, os pataxós já haviam ocupado 15 fazendas nos municípios de Itaju do Colônia e Pau Brasil (leia aqui).

Esta publicação possui 0 comentários
  1. Ué, …!!!
    Será que eu estudei nos livros errados, …?!?!?!
    Pelo que eu li – e aprendi – nos livros, os índios costumavam usar lanças, arcos e flechas, bordunas, tacapes, …, mas hoje em dia são revólveres, pistolas e rifles, metralhadoras, …?!?!?!
    Hoje os índios usam bermudas, calças, as índias usam vestidos, saias e minissaias, …, andam de carro, só falta o homem branco usar tanga, pois as mulheres já estão andando nuas mesmo, …!!!
    Como diz a música do Genival Lacerda:
    Aqui tudo pirou, tudo tá mudado
    Aqui tudo pirou, tudo mudou, tá tudo americanizado
    Aqui tudo pirou, tudo tá mudado
    Aqui tudo pirou, tudo mudou, tá tudo americanizado…
    Até logo é tchau, rapaz é boy
    Eu não entendo que se fala por aqui
    Na lanchonete só se serve sanduiche,
    Só se veste stone watch jeans e calça Lee,
    Até o rádio o locutor só fala inglês,
    Só se ouve som paulera e rock and roll
    Um tal de love, mãe, quer dizer amor,
    Até Paulo de Quitéria mudou para para Paul…
    Aqui tudo pirou, tudo tá mudado
    Aqui tudo pirou, tudo mudou, tá tudo americanizado
    Aqui tudo pirou, tudo tá mudado
    Aqui tudo pirou, tudo mudou, tá tudo americanizado…
    Um cachorro de pano se chama Snoopy,
    Um OK quer dizer tudo acertado,
    Uma loja variada é Shopping Center,
    Um motel é pro casal sem tá casado,
    Mamãe aqui tá tão americano,
    Que as crianças so brincam com o Odyssey
    Meu gravador só toca apertando o play,
    Mãe, aquele povo “machi-feme”, agora é gay…
    Aqui tudo pirou, tudo tá mudado
    Aqui tudo pirou, tudo mudou, tá tudo americanizado
    Aqui tudo pirou, tudo tá mudado
    Aqui tudo pirou, tudo mudou, tá tudo americanizado
    Tudo pirou, tá tudo americanizado…

  2. Acho isso um verdadeiro absurdo, um monte de bandidos drogados se passando por índios, aterrorizando as pessoas , gerando desemprego de dezenas de pais de família.
    É necessário que o problema seja resolvido com urgência.
    Acredito que as pessoas devamsar a inteligência para tentar saar esse problema que se agrava a cada dia.

  3. Quando o Estado cruza os braços e dá de ombros para o direito de propriedade, a sociedade sofre as consequências dessa omissão. O direito da força humilha a força do direito e o cidadão honesto sofre.
    Se continuarmos nesse clima de insegurança e baderna institucionalizada, infelizmente lamentaremos muitas mortes. Tomara que sejam apenas dos invasores!

  4. É, sem dúvida, mais um movimento de pilantragem. Como MST e outros, estimulados e financiados por políticos populistas e irresponsáveis!
    500 anos depois do descobrimento, qual, afinal, a lição aprendida pelos nossos índios (os pouquíssimos que se preservaram como tal)???/

  5. GOVERNO FEDERAL PATROCINA INVASÃO INDÍGENA NO SUL DA BAHIA OU SEJA, CARRO DA FUNAI CARREGANDO FUNCIONARIOS E ARMAS E CESTAS BÁSICAS PARA OS INVASORES DURANTE O CARNAVAL. OS DITOS INDIOS INVADEM A TERRA TOMAN AS CASAS QUEBRAM EQUIPAMENTOS RURAIS E AINDA DETRMINAM QUE PARA RETIRAR O GADO TEM QUE DEIXAR ALGUMAS CABEÇAS PARA FINANCIAR O MOVIMENTO DESTA INVASÕES. ENQUANTO ISSO A POLICIA FEDERAL VAO PARA REGIÃO PROTEGER ESTES VANDALOS.
    ESTE É O BRASIL DAS LEIS QUE NÃO FUNCIONAM E NEM TEM SEGURANÇA INSTITUCIONAL E NEM RESPEITO A CONSTITUIÇÃO.

  6. MOVIMENTO INDÍGENA AFIRMA JÁ TEREM MAIS DE R$ 500.000,00 FRUTO DAS VENDAS DE GADO DAS MAIS DE 50 FAZENDAS INVADIDAS NESTE CARNAVAL, PARA DAR SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA AO MOVIMENTO DE INAVASÃO NO SUL DA BAHIA, TAMBEM AFIRMAM QUE DENTRO EM BREVE VÃO FAZER O MESMO EM OLIVENÇA, UNA E BUERAREMA

  7. O mais impressionante é que os verdadeiros índios, como por exemplo, os “DENI” no Amazonas, onde todo o acesso é de barco, nenhum deputado do PT e do PC do B aparece por lá, além de estarem desassistidos pela FUNAI, que protege todo o tipo de criminalidade em nome de um movimento indígena com a ajuda do CIMI e ONG´s internacionais de interesses excusos. A FUNAI aceita o cadastramento de qualquer pessoa sem nenhum critério e O Ministério Público Federal de Ilhéus – os procuradores dizem que as armas dos índios são de brinquedo e são ferramentas de trabalho. Eles deviam testá-las neles mesmos!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top