Tempo de leitura: 2 minutos

157.230.186.12
Mães de policiais presos participam de ato e cobram anistia (Foto Pimenta).

Mães dos seis policiais militares presos desde 14 de fevereiro em Itabuna participaram de um ato de solidariedade aos PMs, hoje, na praça Adami. Elas clamaram ao governador Jaques Wagner que cumpra a promessa de anistia aos que participaram pacificamente da paralisação entre 2 e 11 de fevereiro em Itabuna. O ato contou com a presença de policiais da ativa, aposentados, pensionistas e familiares, além de sindicatos e da Comissão de Direitos Humanos da subseção local da OAB.
Mãe de um dos policiais, Maria Rita Pereira afirma que as prisões em Itabuna foram inconsequentes. “Todos nós sabemos que não houve vandalismo em Itabuna”, enfatiza. “O governador prometeu que não haveria caça às bruxas”, lembra. Marialva Batista dos Santos relata o sofrimento com a prisão da filha. “Tenho vivido muito mal nesses dias”, afirma ela, que tem pressão alta e é cardíaca. “A greve daqui foi pacífica, todos nós votamos no governador e pedimos a ele que tenha piedade, pois nossos filhos, as mães estão sofrendo muito”.
Ato teve apoio de sindicatos e da OAB-Itabuna (Foto Pimenta).

Ângela Dantas Santos participou do ato e lamentou a arbitrariedade das prisões na Bahia. “Não houve vandalismo nem desrespeito contra os oficiais. São prisões políticas”. Ela reside em Itabuna e um dos filhos é policial e está preso em Jequié, onde a visita somente é permitida uma vez por semana, aos sábados, das 14h às 18h. “Dói ver meu filho preso”, diz, emocionada.
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-Itabuna, Davi Pedreira acompanhou o desenrolar da paralisação em Itabuna e diz que não houve excessos em Itabuna. Os policiais estão presos apenas por terem, supostamente, liderado a greve. “É coisa absurda, reacionária”, afirma. A OAB cobra a anistia administrativa prometida pelo governador aos policiais que participaram, pacificamente, do movimento.
O advogado e vereador Wenceslau Júnior participou do ato e disse que os problemas pós-greve precisam de solução por parte da corporação e do governo. “Os seis PMs de Itabuna não cometeram excessos e não deveriam estar presos”.
O ato teve apoio de vários sindicatos, a exemplo dos Comerciários, Sintratec e Bancários, e foi encerrado por volta do meio-dia. A diretoria da regional Itabuna da Associação de Praças da Polícia Militar (APPM) participou do ato e também cobrou do governo a anistia aos policiais.

0 resposta

  1. Os policiais cometeram crime, sim e devem se punidos. Impuseram lo terror e o medo e o pânico à população. Para eles o rigor da lei. Prisão para eles, os fora da lei. Se eles que devem respeitar a lei. porque daqui a alguns dias esses policiais podem praticar crimes com o uso da farda, o que é bem pior.portanto expulsão e cadeia deve ser o remédio para esta tropa.

  2. não é verdade que pms em itabuna não cometeram excessos ,o arrastão anunciado na cinquentenário foram anunciados por eles em carros de som e não houve arrastão nenhum e causaram pânico na população,no do bahia eles fizeram coisas piores de querer impedir a CAERC e as forças nacionais de fazerem segurança do jogo colocaram os torcedores em pânico e cercaram as pistas para seus colegas não trabalharem,devem sim serem punidos.

  3. E quem vai pagar por todo aquele clima de insegurança e terrorismo instalado. Vivemos os piores dias e as piores noites enquanto policiais cruzaram os braços. Os ir(responsáveis) devem responder por seus atos e serem julgados na medida da sua culpabilidade.
    O direito de greve é válido, mas deve ser exercido om responsabilidade. Sempre aprendemos que o direito de uma pessoa termina quando começa o de outra. Logo, o direito de greve dos policias termina onde começa o direito da população à segurança pública.

  4. Como se sabe, os militares obedecem à regime legal mais rigoroso que os civis, tendo que observar valores como disciplina e hierarquia. A greve de policiais é completamente ilegal porque inconstitucional e o STF se manifestou sobre isso, ainda que en passant. Do mesmo modo que não se pode pensar em greve de magistrados, não se pode aceitar greve de servidores públicos armados. Anistiar os grevistas apenas vai estimula-los a aderirem sempre ao movimento paredista para intimidar o governo e por em risco a segurança e à própria vida dos cidadãos.

  5. wagner prometeu anistia? não lembro. o que lembro é que ele falou que dele nao partiria nenhuma investigação… o q já é um absurdo. não deveria haver anistia nenhuma

  6. com todo respeito aos pais e aos policias, mais justiça tem que ser feita, policia é acima de tudo um cidadão que tem direitos e deveres e eles ultrapassaram os limites de uma sociedade civil organizada. Não sei se foi os polícias presos que criaram pânico na cidade mais que eles certamente tinha o conhecimento isso não resta duvida.

  7. Parabenizo Direitos humanos da OAB,Adv Davi Pedreira,sindicatos participantes,Familiares,amigos,representantes, Ao Advogado e Vereador Wenceslau.Por abraçar esta causa pois marginais soltos e Policiais preso por reivindicar seus direitos e o Governador Grevista hoje no poder contra, 2001 e 2012 ficou na historia a Ditadura volta com o PT, ADEUS PT NA BAHIA.
    Parabéns aos representante a Imprensa esta calada.

  8. Quando esses homens entraram para a Policia Militar eles sabiam que deveriam seguir leis mais rígidas e agora que eles as infrigiram querem que passem a mão nas suas cabeças?! Além do mais muitos entraram em buscas de bons salários e isso eles conseguiram e agora que estão lá dentro ficam se queixando. Trabalho a 10 anos e até hoje o máximo que consegui foi um carro usado (semi-novo na epoca, vai..) e umas poucas economias no banco e policiais que entraram a três ou quatro anos já tem casa própria. SALARIO BAIXO AONDE?!!!

  9. Sindicatos agora estão contra a prisão mas calaram quando a greve teve casos de absurdos como propagara ideia que Itabuna estava sendo vitima de um arrastão e da volta de 1/3 do efetivo. agora estes carniceiros querem ficar bem com a PM tentando desfazer o desgaste do governado que hoje por sinal esta na Alemanha passeando.
    Wenceslau, onde você estava durante a greve? não se ouvia um único discurso contra a situação da população que ficou refém de uma categoria.

  10. com tantos senadores,deputados,prefeitos e vereadores ladroes por que eles nao sao presos,o que mim deicha indiguinado é saber que na camara de vereadores de itabuna,existem uma quadrilha de ladroes e ninguem faz nada apenas um oba oba e nada,triste é saber que temos que conviver com vereador ladrao,vereador que é aposentado sem ter problema nenhum enquanto sr,jose e dona maria coitados nem um auxilio ganha falcatrua o contra cheque para pedir emprestimo e dar em nada,,,,isto que é dor,e quanto ao wagner o dele esta guardado 4 anos passa rapido,,,,,governador mentiroso,,,

  11. No jogo Itabuna e Bahia estava certo para a Caerc da segurança. Então, os policiais em greve impediram a Caerc de trabalhar. Isso é crime militar, Dr David não conheçe o código penal militar a que o militar está sujeito.
    Nesse jogo a torcida quebrou os portões. ISSO FOI VERDADE IGREJA CATOLICA, EVANJELICA E CLUBE DE SERVIÇOS?
    POLICIA MILITAR NÃO DAR VOTO.

  12. Infelizmente as pessoas que cometem crimes, esquecem o CORAÇÃO DE MÃE. Muitas vezes as mães pedem, suplicam que seus filhos não se deixem contaminar por sentimentos ruins e os filhos não ouvem. Mulheres e homens de bom senso estão solidários com as Mães, mas policiais sem ética, devem responder por atos indignos. Eles jamais devem esquecer que são guardiães da ordem e da segurança públicas e para isso recebem aval da sociedade, armas e emprego. Eles estão passando por correção disciplinar, não estão sendo punidos. Quem assim o quer é o povo, representado pelo governador. Basta de agressão aos bons costumes e aos valores humanos.

  13. Então agora será assim,quando um segmento social aderir a greve,seja de entidade de classe civil ou órgãos públicos civis ou militares destilaremos nossas posições dentro do livre raciocínio do “O MEU PRIMEIRO”.Ou seja,se o professores pararem estarão errados!!Se os médicos pararem estarão errados!!Se o judiciário parar estará errado!!Se os comerciários pararem estarão erradíssimos!!Se os rodoviários pararem também estarão errados!!Somente estarão certos e eu apoiarei a pararem serão os políticos,esses sim terão meu aval,pis não configuram como serviço essencial à população.Engraçado…o governador tem dinheiro para pagar a GLOBO/REDE BAHIA para realizar a propaganda política e veicular mentiras,na via contrária a poderosa GLOBO não quer perder a audiência do seu carnaval…Óooo povo mentecapto,pão e circo,ações tão arcaicas e o povo ainda insiste em não observar a verdade.Modifica-se o cabeça branca,mas as atitudes são as mesmas!!!Terra de coronéis!!

  14. só lembrando que o batalhão tem mais de 400 policiais e só 7 estão preso, então o governador estava certo quando falou que só iria prender menos de 2% dos policiais.

  15. Aos metidos a conhecedores da causa policial,não opinem sobre o que não sabem.Esses PMs de Itabuna presos apenas eram interlocutores entre a tropa e o comando.Ou acham que caberia 600 policiais do 15 BPM na sala do comandante.A sociedade que nos critica é vil,hipócrita… e merece dormir abraçada com marginais,tal qual serpentes dentro de casa,para ver o que aconteceria contra si,sua esposa e filhos.
    A prisão dos colegas já extrapolou o limite do “tolerável”,enquanto marginais de todas as esferas circulam livremente nas ruas de Itabuna.Cuidado aos que nos criticam,pis amanhã você poderá precisar.E se presicar,não exite em ligar 190,pois o profissionalismo e o compromisso ainda faz parte do perfil da maioria dos policiais baianos,mesmo sem nenhum incentivo do governo e desta sociedade hipócrita,que não se manifesta diante do desgoverno e da corrupção que assola nosso país,onde políticos aumentam seus salários na calada da noite (Itabuna vereador R$ 7.000,00);onde promove -se protestos em favor da legalização da maconha,enfim.

  16. DAVI pedreira advogado dos lascados, Wenceslau Catité, oportunista movimentação eleitoreira, combinada, policia já mostrou para esta turma do PCdoB, a FANTA cobrindo no LOMBO, nas reivindações, agora vereador e o Drº da DORES até dos opressores, n~so esquecendo que os mesmos causaram terrores ou melhor causam. o melhor lugar é onde estes estão. lá são mais seguros, pois soltos fazem medo, tivemos prejuizos de vários tipos, agora alguem tem que pagar. JUSTO QUE SEJAM OS PROVOCADORES DA DESORDEM.

  17. PCdoB Partido de hipocritas! Uma hora apoiam a greve e depois ficam contra??
    Os partidários do PCdoB são uma ruma de discarados! Começando pelo Presidente do Sind. Bancários, Jorge Barbosa, que contrário a greve e de uma hora pra outra mudou de opião!!
    Apoio sim a causa das Mães, mas nunca a do PcdoB recheada de hipocrisia!

  18. O governo descumprir leis há 14 anos não é crime?
    só querem deixar arrebentar a corda pro lado mais fraco…
    mas esse lado provou não ser tão fraco assim!
    minha opinião é de q deve haver uma despolitização da polícia, pra que ela não seja usada como massa de manobra por partido político nenhum… um exemplo disso é nas eleições, onde eles permutam policiais das unidades a para b para que não votem, pois sabem da insatisfação com atos dos governos…

  19. O presidente do sindicato dos comerciários estava lá se esgluelando pelos policiais … Quando ele estiver fazendo uma manifestação para defender o trabalhador do comércio QUEM VAI CHEGAR COM BOMBAS DE GÁS.. BALAS DE BORRACHA E MUITO TAPA NELE… os puliças kkkkkkk

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *