Tempo de leitura: < 1 minuto

A trabalhadora Maurina ao lado da pesquisadora Carla Burda: reconhecimento

Neste Dia da Mulher, a equipe da Uesc envolvida com o Diagnóstico Mercadológico Participativo nas comunidades ilheenses, divulga uma informação interessante: até mesmo em áreas da zona rural, as mulheres passaram a exercer um papel preponderante nas famílias, comunidades e na produção.
A pesquisa é uma iniciativa da empresa Bahia Mineração (Bamin), que fez parceria com a Uesc para descobrir vocações produtivas em 15 comunidades, entre elas Aritaguá, Sambaituba, Itariri, Vila Olímpio e Valão. “Em praticamente todas, as mulheres aparecem como responsáveis diretas ou indiretas pela atividade produtiva e são líderes formais ou informais”, afirma a pesquisadora Carla Burda.
Segundo a equipe da Uesc, os dados do diagnóstico ainda não estão fechados, mas já é possível identificar esse protagonismo feminino. Ao longo desta semana, os pesquisadores prestaram uma homenagem às mulheres das comunidades, a exemplo de Dona Maurina de Jesus, agricultora familiar de 72 anos, do povoado do Itariri, que ficou emocionada com a lembrança. “Hoje as mulheres têm que trabalhar, lutar pela vida, ser fortes, ajudar os maridos e ser felizes”, comentou Dona Maurina.

0 resposta

  1. 08 DE MARÇO DE 2012
    DIA INTERNACIONAL DA MULHER
    “MULHER”
    Se existe algo difícil de se fazer neste mundo, com certeza relaciona-se com a possibilidade de se falar sobre a MULHER. Pois a divindade maior, em sua magnitude, propiciou-lhe, todos os fatores de complexidade possíveis, para ampliar o seu poder de intangibilidade que as torna extremamente captoras de tudo que as cerca.
    De início verdadeiramente ponho-me em profundo estado de meditação, dedicando-lhes estes versículos bíblicos: Mulher virtuosa o seu valor excede ao de pedras preciosas; A Mulher conforta o coração do seu amado; A Mulher faz bem ao seu esposo e filhos todos os dias de sua vida; A Mulher abre a mão ao aflito e estende a mão ao necessitado; A Mulher fala com sabedoria e a instrução da bondade está na sua língua; A Mulher atende ao bom andamento de sua casa e não come o pão da preguiça; A Mulher que procede virtuosamente o seu marido a louva dizendo, tu és de todas a mais linda; A Mulher é a gloria do homem; A Mulher será sempre a videira frutífera; A Mulher é a benevolência do Senhor; A Mulher sábia edifica sua casa; A Mulher que teme ao Senhor essa será louvada; Mulheres que és confiantes, inclinai os ouvidos ás palavras do Senhor; Deus enviou o seu filho nascido de uma Mulher. (Pv. 31).
    Dentre as milhares de facetas desta multifacetada filha de Deus, o que dizer, primeiro de sua fragilidade ou sua acobertada fortaleza, de sua aparente meiguice ou sua camuflada astúcia, ou mesmo desta capacidade maravilhosa de originar vidas, e poder de uma só tempo angariar o direito de se chamar: MULHER, Esposa e Mãe.
    Na atualidade, onde deparamos com todo tipo de crise nada mais justo que declarar-lhe, que por condições naturais, atua de maneira ferrenha na proteção desta célula máter da sociedade que está mobilizada pela família, ela que desde a infância, externa o seu potencial protegendo suas bonecas e com o passar do tempo desabrocha em ser Mulher e após nove meses de angustiante gestação assume a responsabilidade da vida de outros, que a enobrecem com o chamamento maior de “Mamãe”..
    Não esquecendo jamais, do seu potencial de Multe trabalhadoras: Educadoras, Defensoras, Comandante do Lar, exercendo suas mais variadas funções também fora do lar, obriga-se a atender, os mais ínfimos desejos daqueles, que as toma como sua prole independente da idade que apresenta, podendo ser a (o) caçula e até mesmo o mais velho.
    Neste dia, dedicado a MULHER, conclamo a todos que independentemente de idade, promova muda ou ruidosamente manifestação a vocês, que por razões naturais será sempre MULHER.
    Creio que a fé em Deus dá sentido e finalidade a vida, que a fraternidade entre as Mulheres e homens transcende a sabedoria das nações, que a justiça econômica pode ser melhor obtida por Mulheres livres através da livre iniciativa, que os governos devem ser de Mulheres mais que de homens, que o grande tesoura do homem com certeza é a Mulher. Parabéns para vocês Mulheres. Que Deus continue abençoando – às…
    Carinhosamente,
    Marreco.13130@gmail.com

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *