Tempo de leitura: < 1 minuto

Com população menor que a de Itabuna (138 mil lá e 204 mil aqui), Teixeira de Freitas, no extremo-sul do Estado, tem um comércio de fazer inveja. Empresários itabunenses, mobilizados pelo Sindicom (Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista), foram a Teixeira e ficaram impressionados com o vigor de sua atividade econômica.
Números como o de 1.300 unidades residenciais financiadas pelo Minha Casa, Minha Vida nos primeiros 40 dias de 2012, 150 mil sacos de cimento vendidos por mês e a circulação de 25 mil veículos a cada dia pela Avenida Presidente Vargas, a principal da cidade, são termômetros da força do comércio local.
Os empresários de Itabuna têm interesse em manter um intercâmbio com os colegas do extremo-sul e descobrir o segredo de seu sucesso.

0 resposta

  1. Realmente Teixeira de Freitas está com bom movimento, principalmente em função da proximidade das empressas de beneficiamento de celulose (apenas uma delas introduziu cerca de U$S1 Bilhão na implantação da planta no extremo sul da Bahia, o que mudou a região como um todo), …, além da diversificação agrícola, devido a ser uma região essencialmente plana, e o solo permitir que isso ocorra, ao contrário dos nossos problemas com relevo e edáficos (solo) também, …!!!
    Agora, numa coisa ela peca muito, …, precisamente na questão de saneamento básico, que quase inexiste por lá, …!!!
    Parece que todo pavão não olha para o próprio pé, …!!!

  2. Onde está o “Olé” ai.Não vi nada demais que Teixeira ganhou de Itabuna em que?Pelo contrário,se na Avenida lá circulam 25 mil carros,na Avenida aqui(o da Cinquentenário) com o intenso transito de Itabuna certamente temos quase o dobre obviamente.Se lá vense 150 mil sacos de cimento,vc acha que Itabuna sendo umas das maiores cidades do interior nordestino ,com muitos prédios vende menos??so boto as imediações do Jardim Vitória qua não para de subir prédios e grandes casas.Me desculpa,mas não vejo “Olé” nenhum.

  3. O segredo do sucesso é o mesmo de outras cidades da Bahia que tem dirigentes honestos e secreteriado honestos e competentes! Poem essa corja para fora e coloque pessoas comprometidas, honestas e competentes e vcs virao como a Cidade de Itabuna passara a prosperar!!!Infelizmente com esse eleitotorado que nós ainda temos, com pessoas que concordam que quem “rouba mais faz ” é um grande negócio para Itabuna, imaginem quem ( dizem que rouba e nao faz)( ( como é o caso de Itabuna), como essa cidade sobreviverá?Capitao faça uma reflexao e veja o mal que vc vem causando a nossa cidade! volte para onde vc nunca deveria ter saído: “Salobrinho” e se candidate por lá mesmo, que os seus conterraneo ficarao muito felizes!!!!

  4. Com a economia apoiada no dinheiro da Celulose, carvão vegetal, extração de eucalipito e o polo moveleiro.. Além de Teixeira ser a ultima cidade de porte médio da Bahia antes de entrar no Espirito Santo..
    Isso facilita mto as coisas..
    Teixera tem tudo pra se tornar uma cidade desenvolvida.. Depois dela existe um vazio de cidades com alguma infra estrutura de serviços..
    Ao meu ver, seria importante Teixeira ter um aeroporto para integrar melhor esta importante cidade com outros polos como Vitória, V. da Conquista, Itabuna e Salvador..
    Depois q a UFESBA iniciar suas atividades naquela região, com foco para Eng Florestal, Agronomia, etc.. certamente esta tera um novo impulso de desenvolvimento..
    Enquanto isso, em Itabuna!!!

  5. O SEGREDO é trabalho!
    Estive lá há cerca de 2 anos. Fiquei impressionado. A cultura local não é baiana. A sociedade de Teixeira é formada por capixabas, mineiros e gente do sul.
    Agora, saia de Teixeira e vá até o litoral próximo: Nova Viçosa, Mucuri, Alcobaça, Prado e Caravelas. Vai encontrar o mesmo ranço que se vê em Ilhéus, Itabuna, Canavieiras… E Itabuna, querendo ou não, é cidade praiana!
    Souza Neto

  6. A CULPA É DA ESCOLHA DO PREFEITO SEM IDEOLOGIA POLÍTICA, JÁ VIVENDO UM VINCULO COM O CUMA DE 30 ANOS , MANTENDO OS SECRETÁRIOS DO MESMO , O QUE PODIA SE ESPERAR DE UM CANDIDATO PRE-FABRICADO EM CAMPANHA FEITA POR GILSON E SEUS ENCARREGADOS , , UM PREFEITO VINDO DE UM PARTIDO QUE NAO TEM PROJETO PELO SOCIAL. O CANDIDATO A PREFEITO EM 2008 AZEVEDO DIZIA QUE , NAO FAZIA NADA, POREM COMO O CEGO VEREADOR RECEBIA O GORDO SALÁRIO DE VICE. O QUE PODERIA SE ESPERAR DESTE CANDIDATO, NEM ACM NETO , NEM O ALELUIA E O GOVERNADOR PAULO SOLTO NAO OS APOIOU

  7. Caros obra de sanemento esta sendo feita pela MRM, no total de ivestimento de mais de R$ 35.000.000,00 milhões.um novo shopping estará sendo construido na cidade. Vejo a total desinforrmação dos nobres internautas.

  8. Goi,mas vc sabe quem irá construir p possível shopping de teixeira/Pois é um grande magnata itabunense,do Grupo Chaves.Me façam um favor viu,nem tem como comparar Teixeira a Itabuna.Tudo bem que teixeira está vivendo um bom momento,mas Itabuna está anos luz a frente.Fato

  9. Grapiúna fala q naum ve ole nenhum caro amigo me diga quantos anos itabuna tem e depois compare com a idade de teixeira de freitas que mau mau tem um aeroporto sendo q o aeroporto mais proximo de itabuna fica a 30 km! agora me diga se teixeira conseguir mesmo instalar o aeroporto aki será q a cidade vai desenvolver pouco? teixeira de freitas caminhando para o sucesso claro q aki peca em alguns aspectos mas com um bom serviço vms deixar grandes polos no chinelo!

  10. Temos que dar a mao a palmatório para Conquista,e outras cidades que se daestacaram e estao com a economia equilibrada e o comércio serviços e industrias, navegando em ceu de Brigadeiro!Temos um problema cultural gravíssimo!somos extrativistas( todo o sul da Bahia)nao sabemos que que é uniao muito menos cooperativa!Portanto o que nos resta é investir em curssos, preparando pessoas para que estejem aptas para o trabalho , investir em educaçao como um todo, saúde e por ultimo segurança!Vamos tb começar a penssar nos futuros vereadore ja que os que estao na vereança com exeçao de Vane, so penssam nos seus , a populaçao é que se dane . e tentar mostrar ao povo que a mudança é necessaria principalmente por termos um prefeito descompromissado e incompetente para dirigir uma cidade como Itabuna!Muito azar para Itabuna e Ilheus, com essas duas topeiras no comando! me poupe!

  11. Teixeira tem apenas 26 anos de idade e quantos anos Itabuna tem? Quando Teixeira tiver a idade que Itabuna tem hoje vai ser no mínimo 5x mais (em tudo) do que Itabuna é hoje. Teixeira é a capital do sul da bahia com poucos anos de política…oléeeeee oléeeeeeee oléeeeeeee

  12. Teixeira de Freitas, não precisa de praia, para ter um movimento intenso de pessoas ou carros. Nossa cidade, possui comercios de diversos ramos, onde o trabalho reina em nossa cidade. Itabuna tem muita favela, o que difere daqui. Teixeira de Freitas está preparada para receber qualquer empresario, desde que valorize o potencial de nossa cidade. Quando alguem vier aqui na cidade, que vc SEJA BEM VINDO A CIDADE DO DESENVOLVIMENTO. A famosa Capital do Extremo Sul – A princesinha do Sul da Bahia

  13. Belos comentário, estão todos de parabéns, é bom comparar, o fato é que não se pode viver só de comercio temos que produzir e pelo fato da mão de obra ser mais barata em Teixeira de Freitas ela estar realmente tentando alcançar Itabuna, existem empresários chegando lá a toda hora, todo mundo ver oportunidades. Quem poder faça uma visita a Teixeira e verá que só as politicas publicas seja federal, estadual ou municipal ainda não engrenaram, quando o povo despertar para isso, vai melhorar muito mais.

  14. Realmente,TEIXEIRA DE FREITAS se destaca na atualidade como sendo um grande pólo de desenvolvimento!Moro aqui desde q nascí,e temos visto a rapida aceleraçao desta cidade!Centenas de condominios clube,novos prédios de varios andares surgindo!É o melhor lugar para se viver de todo o Nordeste brasileiro!Populaçao quase q nao sendo baiana,formada em sua maioria por mineiros,capixabas e gauchos!Parabéns à esta grande cidade!

  15. meus caros amigos moro em teixeira e me desculpem mas itabuna é uma cidade muito feia tive lá e nao gostei…teixeira logo,logo vai mandar no sul da bahia preperem-se!!!

  16. Comparar cidades diferentes em tantos aspectos não é uma atitude sábia, visto que Itabuna teve o “apoio” da sua irmã Ilhéus, que conta com aeroporto, turismo, etc, está bem mais próxima da Capital Salvador,e é bem mais velha que Teixeira de Freitas. O que vale lembrar é que Teixeira de Freitas, se desenvolveu numa região onde o próprio Estado não sabia da sua importância, e que não dependeu de Salvador ou outra cidade maior para se desenvolver, sendo um suporte as cidades menores.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *