Tempo de leitura: < 1 minuto

O teatro é bom termômetro e até válvula de escape das insatisfações populares. Ontem, a plateia do Centro de Cultura Adonias Filho foi ao delírio ao ver externalizados no palco alguns dos descontentamentos do povo em relação a governos.

Na curta temporada em Itabuna, o elenco d’A Bofetada faz críticas ao atraso nas obras do canal da Avenida Amélia Amado e é bastante aplaudido. Igualmente, quando lembrou que, em Itabuna, paga-se taxa de esgoto para que os detritos sejam jogados sem tratamento no Rio Cachoeira. Pausa para reflexão.

A personagem Fanta Maria, interpretada por Lelo Filho, provocou mais risos e fortes aplausos ao afirmar que gostaria de morar na propaganda de Capitão Azevedo. É tudo lindo, lindo, diria…

Os atores levam ao palco aquilo que constatam nas ruas em seus trabalhos de pesquisa. Se liga, Azevedo.

Em tempo: a última das três apresentações será neste domingo. Ótima oportunidade para morrer de rir. É no Centro de Cultura, às 20h.

20 respostas

  1. Meu desconfiômetro é se eles fazem a mesma coisa com o (des)governador do estado… outra lástima…
    Geralmente essa turma é ligada a esquerda.. PT e etc… e só falam mal dos outros…a sua turminha é poupada…

  2. Eu assisti à Bofetada há alguns anos, quando o prefeito de Itabuna era Geraldo Simões. Lembro-me bem que as piadas daquela época também refletiam os descasos administrativos de então. Que eram muitos!

  3. O trágico é saber que não apenas o povão, mas pessoas esclarecidas estão se “lixando” para essa realidade triste de itabuna, Alguns, é claro, por interesses pessoais, chegam a defender o governo que aí está.

  4. Meu Deus, o desgoverno de Wagner tem conteúdo suficiente para muitos anos, senão veja só: centro de convenções, inclusive para apresentar esse evento cultural; a onda do momento: a greve e crise na educação do Estado; falta de uma política criminal para resolver o problema da criminalidade; repasse maior de verbas para área da saúde, especialmente para cidades que não compõem a base do desgoverno; a ponte do pontal; a duplicsção da rodovia Ilhéus-Itabuna; a restauração da BR 415 até Itabuna… Ufa! O espaço é muito pequeno para relacionar tanta insatisfação com desgoverno Wagner! O elenco está sendo patrocinado por quem que não escuta a voz do povo?
    Eis a questão: falar ou não falar, mas de quem no executivo (Estadual ou Municipal)?

  5. seria bom também fazer piadinhas com aquelas pessoas que foram comtempladas com casas no Maria Pinheiro, Pavimentação das ruas no Zizo a Avenida Pedro Jorge, Bairro Daniel Gomes, pontes, Cinquentenário, Rui Barbosa recentemente, o Amélia Amado que nenhum político teve coragem e nem idéia de fazer… o que é interessante é que esses do teatro ganham dinheiro fazendo piadinhas de onde não moram e nem conhece a realidade da cidade, pelo visto ninguém falou de segurança pública, saúde, educação… muito me admira esse tipo de política fraco que fazem.

  6. Certamente as criticas à péssima administração municipal são muito justas.
    O fato de ignorar as calamidades de JW na nossa região é vigarice dos artistas.
    Torço para que essa vigarice obedeça a motivos ideológicos, e não a motivos econômicos. Seria uma decepção muito maior ainda.

  7. -AZEVEDO E SUA QUADRILHA JUNINA, NÃO ESTÃO NEM AÍ PARA TAIS CRITICAS, AINDA MAIS SABENDO QUE SOMOS UMA CIDADE DE GENTE ACULTURADA, QUE NÃO SABE AONDE FICA O CENTRO DE CULTURA ADONIAS FILHO QUANTO MAIS IR LÁ PARA ASSISTIR UMA PEÇA E AINDA PAGA.
    -PARA QUE ESSA PEÇA TIVESSE O ALCANÇE MAIS OU MENOS DESEJADO TERIA QUE SER FEITA EM TODOS OS BAIRROS EM PALCO MOVEL E GRATUITAMENTE, TALVEZ UMA PARTE DA POPULAÇÃO ACORDASSE PRA VIDA E ENXERGASSE A MERDA DE PREFEITO QUE ELES COLOCARAM NO PODER.

  8. Eles esqueceram de pesquisar a respeito dos Deputados daqui, …!!!

    Já imaginou o quanto o povo iria rir, caso ele dissesse que por aqui há um Deputado, ficha suja, que nada faz, e ainda há quem puxe o saco dele, …?!?!?!

    Pelo jeito, as críticas foram muito unilaterais, …!!!

    A “bofetada” deveria ter sido dada em todos os políticos, não apenas em alguns, …!!!

  9. A MODA DOS POLÍTICOS É FICAR RICO E MORAR EM OUTA CIDADE.EX: FERNANDO NÃO MORA MAIS EM ITABUNA, DEVISON NÃO MORA MAIS EM ITABUNA, GERALDO NÃO MORA MAIS EM ITABUNA, SÓ FALTA AZEVEDO O NOVO MILIONARIO VAZAR, PENSEI TAMBÉM QUE O CANAL FICARIA PRONTO COMO MARKETING PARA AS ELEIÇÕES, MAS NÃO FICARÁ PRONTA NÃO, UMA PENA, PORQUE SE AZEVEDO PERDER A OBRA PARA NO DIA SEGUINTE, E É OBRA FEDERAL O DINHEIRO VEIO TODINHO. PARABÉNS POLÍTICOS TODOS SANGUE SUGAS.

  10. Só para completar o “DESCONFIÔMETRO”:

    Eles se “esqueceram” de falar a respeito do fato de puderem estar se apresenando num teatro de verdade, mais amplo, mais moderno, se não fosse a ação desastrada do (des)governador J.W., e do Deputado G.S., que colocaram a pedra em cima do Teatro e do Centro de Convenções, pois já foi investido dinheiro público por lá, mas se encontra totalmente abandonado, sob a ação das intempéries, …, enquanto isso eles têm que se apresentar num local que é um arranjo, um arremedo, uma improvisação, sem o devido conforto para quem paga para assistir, …!!!

    Aí ninguém diz nada, não é mesmo, Sr. Pimenta, …?!?!?!

    Porque será, …?!?!?!

    Eles bem que poderiam falar a respeito da UPA, prometida para Itabuna pelo governo do estado, mas não construída até agora, e o povo que se dane, …!!!

    Mas que cara chato, esse Sérgio Oliveira, não, …?!?!?!

    Ele tem que ficar lembrando destas coisas, …!!!

    Imprensa “imparcial” é uma piada, e um caso sem jeito, …, pois mete o pau no Prefeito, mas livra o Deputado, …!!!

    Como diz, adaptando-se, a música do Gilberto Gil:

    Nos barracos da cidade
    Ninguém mais tem ilusão
    No poder da autoridade
    De tomar a decisão
    E o poder da autoridade, se pode, não faz questão
    Mas se faz questão, não
    Consegue
    Enfrentar o tubarão

    Ôôô , ôô
    Gente estúpida
    Ôôô , ôô
    Gente hipócrita

    E o governador promete,
    Mas o Deputado diz não
    Coloca a pedra em cima
    não tem realização
    Os lucros são muito grandes,
    Grandes… ie, ie
    E ninguém quer abrir mão, não
    Mesmo uma pequena parte
    Já seria a solução
    Mas a usura dessa gente
    Já virou um aleijão

    Compra vice, compra rádio,
    meu voto não compra não,
    promete mundos e fundos,
    mas na verdade não faz não,
    o povo já acreditou,
    mas agora não crê mais não,
    vão levar uma paulada,
    já estão na solidão
    não agrega mais ninguém,
    sozinho não faz refém.

    Ôôô , ôô
    Gente estúpida
    Ôôô , ôô
    Gente hipócrita

    Da Redação: Sérgio Oliveira, a nota traz o que foi dito no palco. Fomos fiéis ao reportar o que aconteceu. Quanto aos outros fatos dos quais o senhor trata, lembramos que eles foram largamento aqui reportados. Portanto, baixemos as armas.

  11. Vocês do comentário aí de cima estão falando de geraldo simões e do governador Wagner mais nenhum dos dois são candidato, e azevedo é e esta provado que seu governo é um dos piores que já teve em Itabuna prova disso é que não vai se reelege mais.

  12. Zeca, Xunda e O Cidadão, estão mesmo é com dor de cotovelo.Será que em Casa Nova a situação tá melhor que aqui em Itabuna? Pelo tamanho e a quantidade de dinheiro negociado com a venda de emendas por Geraldo Simões, lá deve estar um brinco e com certeza o elenco de Abofetada, deve se apresentar por lá também, só que sem as criticaas.

  13. Seu Pimenta, que me desculpem os sem-cultura. A Bofetada faz sempre crítica local. Aqui em Ilhéus, o prefeito Newton Lima ‘cedeu’ o Teatro Municipal e nem por isso deixou de ser motivo de piada pq chamou o padre de viado.

    Existe muita crítica mal-intencionada nesses comentários contra os meninos. Coisa de gente que torce e depende de Azevedo de Tal. Fui às apresentações quando o prefeito era Geraldo, quando o prefeito era Fernando Gomes. Desses comentários aí, certo mesmo está um tal de Juca. O resto é gente que depende da boquinha, gente irracional.

  14. Não se trata de defender interesses pessoais, EC. Logicamente, isso existe em alguns casos, mas sua afirmação é simplista, preconceituosa e leviana. É engraçado como alguns petistas têm a presunção de que seu ponto de vista representa a verdade absoluta e a partir desse entendimento de que são a manifestação divina aqui na Terra procuram desqualificar os pontos de vistas contrários. Pura arrogância de quem ainda não percebeu que o PT não passa de um partido igualzinho aos outros, só que muito mais hábil nas artes de aparelhar e de subtrair. Quem acompanhou os dois governos de Geraldo Simões em Itabuna sabe das muitas mazelas que existiram neles, da enorme quantidade de desvios e da falta de cuidado com a cidade. Era um período em que se falava muito em “cuidar das pessoas”, mas quando isso não passava de discurso vazio, que não se traduzia em ações concretas. Será que quem defende esse grupo conhecido pela inoperância não estaria defendendo interesses pessoais? Não gostaria de presumir tal coisa, pois a princípio gosto de acreditar na boa fé das pessoas, mas me dou ao direito de ter a mesma suposição que você teve, EC.

  15. Prezado ser racional, inteligente e culto Miserê….

    Seu comentário é uma prova de sua altivez… e todo altivo pensa que é o que não foi e nunca será.

  16. No circo tb houve crítica a podridao do rio Cachoeira, com tb ao povo que nao critica a sujeira da cidade!Nao acredito em crítica política partidária e sim na incompetencia dos nossos governantes tanto do Estado quanto do Município!Mas que é vergonhoso para todos nós É!

  17. Não moro em Itabuna (Moro no interior de São Paulo há algum tempo)… e sei da grave situação de Itabuna. Ando muito por Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Americana, Limeira, Indaiatuba etc… e quando vou a Itabuna tomo um choque de 1.000.000 de volts… embora sempre encontro a cidade crescendo…
    Mas, os problemas da cidade vem de longe. Quem viu o governo de Ubaldo só pode ter repulsa a Fernando, Geraldo e Azevedo. Não vou culpar o atual por todas as mazelas.
    Em toda a história da cidade, só vi o governo atuar por ela entre 1997 a 1999, depois disto só uma ou outra coisa. No governo de Wagner ela está sendo perseguida e esquecida.
    Críticas são válidas… mas o esquerdismo poupa o desastroso (des) governador e as ações maldosas de Geraldo Simões… que agora quer emplacar sua representante para dar emprego a um monte de petistas incompetentes e sugadores da máquina pública.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *