Tempo de leitura: 3 minutos

Ramiro Aquino | aquino05@uol.com.br

E os índices cresciam. Nas vésperas do pleito os adversários se assustaram, deram um tiro no pé com a coligação estapafúrdia e a última caminhada da campanha mostrou que a vitória era certa.

Inexperiente, despreparado, tosco até, um homem nada talhado para o importante cargo de dirigir o município de Itabuna. Estas foram algumas das afirmações que fizeram em torno de José Nilton Azevedo Leal, no máximo considerado gente boa, um amável diretor do órgão de trânsito da cidade, que seria eleito fácil para a Câmara Municipal, mas que não servia para Prefeito de Itabuna.

Quando resolveu lançar o seu nome à sucessão de Fernando Gomes, em 2008, esperou do amigo o apoio incondicional, que não veio, especialmente porque patinava num desconfortável índice entre 1 e 2 pontos nas primeiras pesquisas de intenção de voto.

O obstinado Capitão da Reserva da PM me confidenciou um dia num café da manhã na Facsul: “Rapaz, não pensei que a coisa era tão difícil. Alguns partidos tem me procurado para oferecer apoio, mas falam logo em dinheiro. Onde vou arranjar 100 ou 200 mil? E mesmo que arranjasse não pagaria. Mas não vou desistir, vou de porta em porta buscar o voto em todos os lugares”.

E assim o fez. Suas andanças olímpicas, de homem acostumado aos exercícios militares, deixavam os correligionários para trás nas ladeiras calçadas ou nos morros íngremes dos bairros mais simples, sem qualquer beneficiamento e até mesmo quando caminhava na planície, pedindo o voto a quem encontrava.

O carisma do Capitão, a empatia com o povo mais simples, o carinho com as crianças, recebiam uma contrapartida que o entusiasmava. Maria Alice, desgarrada da indecisão de Fernando Gomes, reuniu uma equipe que sonhava com o que poucos acreditavam, o crescimento da campanha. E os índices cresciam. Nas vésperas do pleito os adversários se assustaram, deram um tiro no pé com a coligação estapafúrdia e a última caminhada da campanha mostrou que a vitória era certa.

Eleito com 12 mil votos à frente da segunda colocada, restava formar a equipe e superar as afirmativas contrárias da “inexperiência” e do “despreparo”, agora reforçada com a de “continuista” de Fernando Gomes, que de última hora, a contragosto, resolvera ficar ao seu lado. Afinal, porque não daria certo? Militar com passagem pela Academia da PM, bacharel em Educação Física (professor na área) e bacharel em Direito, experiência por mais de 15 anos à frente da Ciretran, Secretário de Transporte e Trânsito, uma equipe potencialmente boa. Será que estes fatores não serviam como predicados?

Foi um começo difícil. Uma epidemia de dengue pela frente, sequestro de verbas tidas como certas, nenhuma intervenção concreta do Governo do Estado na cidade (exceto em 2009 na crise da dengue), não impediram que as realizações fossem acontecendo com as parcerias com a comunidade, com fornecedores, com deputados e com o Governo Federal.

Uma das grandes iniciativas do prefeito foi a criação de uma das mais importantes unidades do governo, a Secretaria de Planejamento, onde foi montada uma equipe de alto nível, que encaminhou projetos consistentes para o Governo Federal, nenhum recusado, graças à qualidade técnica do pessoal.

O prefeito “inexperiente” e “despreparado” ganharia outros apelidos: “indeciso” (quando não caiu no canto da sereia do governador Wagner para entrar na base aliada) ou “frouxo” (não mandava, os secretários faziam o que queriam). Mesmo quando substituiu alguns membros do primeiro escalão as críticas não cessavam.

O fenômeno eleitoral de 2008 ouvia a tudo, enquanto isso trabalhava. Fazia em obras o que “nunca antes tinha acontecido na história dessa cidade” (parodiando a frase cunhada pelo ex-presidente Lula). Transformou literalmente, para melhor, alguns bairros, investiu em saneamento básico, abriu avenidas, revitalizou outras, realiza a maior obra do seu governo (a macrodrenagem e urbanização do canal lavapés), construiu creches e entregou casas populares, construiu pontes em locais estratégicos, quando muitos “construiam muros” para impedir o desenvolvimento da cidade. E outro fenômeno acontecia. Diferentemente do que era visto antes, o povo reconhecia as obras de saneamento que ficavam em baixo do chão, comprovada nos altos índices de aceitação popular a ele atribuídos nos bairros que receberam esse beneficiamento.

Enquanto os adversários pontuam que as grandes obras do seu governo têm o carimbo da União, ele afirma: “O Palácio do Planalto apóia bons projetos, não vê cor partidária e nunca recusou os nossos, por isso a parceria acontece e o dinheiro vem. Fazemos bem feita a nossa parte e o Governo Federal faz a parte dele.”

Tudo isso permitiu que ele postulasse legitimamente, numa união de mais de uma dezena de partidos, continuar por mais quatro anos à frente dos destinos de Itabuna. Caberá aos itabunenses tomar uma decisão madura e coerente em 7 de outubro.

Ramiro Aquino é jornalista e cerimonialista.

Publicado originalmente no blog Cena Bahiana.

50 respostas

  1. Alguém acorde esse Ramiro Aquino e lembra a ele que também, nunca na história dessa cidade a saúde foi tão ruim, o sofrimento do povo aumentou, o transporte público piorou, o centro da cidade é um caos e juntamente com seus camelôs. Nunca teve asfalto com data de validade de metade do mês.

    Antigamente havia pavimentação em bairros, todo ele, foi assim na gestão de Ubaldo, Fernando e Geraldo. Hoje maquia a rua/avenida principal e diz que fez tudo.

  2. Sem contar na roubalheira que já em sua primeira gestão é maior que a soma dos outros políticos que já foram prefeitos por mais vezes. AZEVEDO FICHA SUJA! Se as eleições fossem daqui a 1 ano você ficaria de fora!!!

  3. Infelizmente a elite capitalista não aceita quando pessoas humildes, a exemplo do nosso ex-presidente Lula e do Capitão Azevedo, chegam ao poder. A prioridade passa a ser o pobre e isso acaba não agradando essa elite capitalista.
    Mas, o povo sabe quem trabalha e o resultado será visto nas urnas de Itabuna, com uma aprovação maior ainda do que em 2008.
    Parabéns, Capitão. Continue trabalhando e priorizando as pessoas humildes de nossa cidade e que foram esquecidas nas sucessivas gestões em nossa cidade!
    Um prefeito que é do povo trabalha em prol do povo!

  4. Pois é Ramiro e deu no que deu, Fernando Gomes, Geraldo Simões e agora azevedo acabando, desgraçando essa cidade que nãi vai para lugar nenhum, uma cidade que parou no tempo.

  5. VITORIA DE POUCOS QUE O ACOMPANHAVA, POREM FOI A PIOR DERROTA DE ITABUNA, NUNCA TIVEMOS UM PREFEITO TÃO DESGOVERNADO, CARISMA NAO SIGNIFICA PALHACADA, BONECO PULAPULA, ENGANOUO POVO DA PERIFERIA , PROMETEU AOS JOVENS CARTEIRA DE HABILITAÇÃO GRATUITA, BOLSA FAMILIA, TERRA E SEMENTES PARA PAIS DAS CRIANCINHAS FAZEREM A AGRICUTURA FAMILIAR,

    É ESTE HOMEM QUE TEM CARISMA, CHUPADO DE PESCOÇO , Q

  6. VITORIA DE POUCOS QUE O ACOMPANHAVA, POREM FOI A PIOR DERROTA DE ITABUNA, NUNCA TIVEMOS UM PREFEITO TÃO DESGOVERNADO, CARISMA NAO SIGNIFICA PALHACADA, BONECO PULAPULA, ENGANOUO POVO DA PERIFERIA , PROMETEU AOS JOVENS CARTEIRA DE HABILITAÇÃO GRATUITA, BOLSA FAMILIA, TERRA E SEMENTES PARA PAIS DAS CRIANCINHAS FAZEREM A AGRICUTURA FAMILIAR,

    É ESTE HOMEM QUE TEM CARISMA, CHUPADO DE PESCOÇO , QUERO VE O QUE ESTE CAPITÃO VAI INVENTAR ESTE ANO PARA ENGANAR MAIS UMA VEZ AOS ELEITORES DE ITABUNA. A ME ELE NAO TEM ESTE PODER DEMONIACO DE ME CONVENCER , POIS CREIO NO SANGUE DE CRISTO.

  7. Seu Pimenta,
    O Ramiro Aquino está ótimo no seu ensaio de ficção. Acertou em tudo, principalmente em afirmar que o homem não servia para ser prefeito de Itabuna. Não serviu! E continua não servindo.

  8. TUDO, BEM ACHEI QUE O JORNALISTA RAMIRO AQUINO , ESTAVA BRINCANDO COM AS PALAVRAS, POIS ELE ESQUECEU QUE ITABUNA É HOJE UMA BURACOLANDIA,POSTOS DE SAÚDE NAO TEM MATERIAL, E NEM ATENDIMENTOS, ESTAS PALAVRAS ELOGIOSAS AO GOVERNO DILMA NAO SÃO DITAS PELO CAPITÃO EM MOMENTO NEMHUM,O RESTAURANTE POPULAR ESTA FECHADO E EM ITABUNA O VALOR DAS REFEIÇOES É 2 REAIS UNICO LUGAR NO BRASIL .
    NO FINAL DA REDAÇÃO DO JORNALISTA DE NOME NA CIDADE , VEJO O POR QUE DOS ELOGIOS AO TAL CAPITÃO PREFEITO AZEVEDO .

    O JORNALISTA É EMPREGADO DA PREFEITURA , LOGO ENTENDIR TUDO KKKKKKK…

  9. E NO MESMO JORNAL (“Agora”), NA MESMA PÁGINA, SÓ QUE EM UM CANTINHO À ESQUERDA, EM QUE ESTA REDAÇÃO DE RAMIRO AQUINO SE ENCONTRAVA, LEMOS O SEGUINTE:

    Logomarca do atraso
    Postado por agoraonline em 09/07/2012 às 10:43 Agora Online, Colunas, Editorial

    Como no dito popular, o exemplo vem a cavalo: imediatamente após afirmarmos neste espaço que a saúde pública em Itabuna se encontra em estágio de anarquia total, divulgou-se a morte de uma paciente num posto médico, em condições deploráveis. A doente foi submetida à peregrinação que tem sido comum aos pobres de Itabuna: procurou o posto de saúde Roberto Santos (bairro Santo Antônio), de lá foi mandada ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, e no hospital foi orientada a buscar atendimento no posto de onde viera. Ao reiniciar a via crucis, no Roberto Santos, a morte a alcançou.

    O modelo de saúde mais eficiente do que o nosso prima por descentralizar o atendimento, evitando que a concentração de pacientes nos hospitais crie um gargalo que atravanca o sistema. Assim, os postos atuam na triagem, selecionando os queixosos que, de fato, necessitem de internação. Esse diagnóstico sumário também pode ser feito no ambulatório do hospital – mas é preferível que ele seja realizado nos postos dos bairros, o que, além de evitar o “engarrafamento” no hospital, é, em geral, cômodo para o paciente: na maioria das vezes, é mais fácil chegar ao posto do que ao hospital.

    Este caso tem um quê de tragédia, o lamento de uma vida que, em princípio, poderia ser poupada. Sem esse componente, seria uma comédia de erros: a paciente foi ao posto (ação adequada), o posto considerou grave o quadro e a mandou ao hospital (outra ação aparentemente correta) e este (agora, sim, numa avaliação lamentavelmente equivocada), “devolveu” a doente ao posto. A comédia de erros estaria no fato de que esse protocolo seguido pela paciente e o posto só funciona num sistema organizado. No nosso, resulta em perda de tempo – e o tempo é fundamental no caso de pacientes graves.

    O melhor projeto da saúde pública que Itabuna já teve (talvez o único) foi criado no período 2000-2004 (prefeito Geraldo Simões, secretário da Saúde Paulo Bicalho), mas descartado em 2005 (prefeito Fernando Gomes, secretário da Saúde José Henrique). O modelo descentralizado, humano e eficiente é agora somente a logomarca do atraso.

    QUEREM ENGANAR A QUEM ?

  10. Muito me admira seu texto Ramiro Aquino, em toda minha vida eu nunca vir um governo tão desorganizado e ridículo como esse. Quem bem conhece aquela prefeitura e os seus órgãos responsáveis sabe que a muita desorganização e desvios de dinheiro, cito a (EMASA) como exemplo.
    Itabuna ta cansada de tanta corrupção e incompetência, creio que agora vamos escolher a pessoa certa !

    VANE 10 !

  11. E O QUE SE VIU FOI NADA MAIS DO QUE TODOS (OPOSIÇÃO) IMAGINAVAM, DESPREPARADO, COM MAIS DE VINTE ANOS NUM ÓRGÃO ESTADUAL FALIDO DE MODERNIDADE (ALEM DA FARRA DAS CNH) SEM IMPOSIÇÃO, SEM SECRETÁRIOS SÉRIOS (SALVE EDUCAÇÃO) SEM PLANEJAMENTO ESTRUTURAIS. COM IDEIAS DE BURLAR LEIS JÁ CONHECIDAS PARA OBTENÇÃO DE RECURSOS (COM FINS PESSOAIS) AGLOMERADO DE FUNCIONARIOS APADRINHADOS ONDE FEITO CONCURSOS E NÃO CHAMADOS OS APROVADOS. OBRAS SOMENTE FEITAS POR EMPREITEIRAS DE COLIGADOS SEM LICITAÇÕES, LIVRE PARA FAZER O QUE BEM ENTEDER POIS A CAMARA DE VEREADORES FAZIA VI$TA$ GRO$$A$. E O PIOR TER PESSOAS QUE IMAGINAVA SÉRIAS, AINDA APROVAR SUA MASELAS…

    FALO POIS NADA TENHO A PERDER ALEM DO QUE JA FOI PERDIDO, 8 ANOS DE ATRASO DE DESENVOLVIMENTO DE MELHORIAS ESTRUTURAIS PARA VINDA DE FABRICAS… VER AS RUAS CHEIAS DE BURACOS (SENDO TAPADOS AS PRESSAS) MATOS POR TODOS OS LADOS, ANIMAIS EM AVENIDAS IMPORTANTES… QUE PENA DA MINHA CIDADE QUE COBRA POR ESGOTO QUE É DIRETAMENTE DESPEJADO NO RIO CACHOEIRA (JAZ)

    E QUE CASO VENHA A GANHAR NOVAMENTE É POR CERTEZA DE QUE O RANCOR A IGNORANCIA E A FALTA DE INTELIGÊNCIA DA MAIORIA (ELEITOR) SEM EXCRUPULOS PREDOMINA.

  12. Fiquei perplexa ao ler este texto, principalmente por se tratar de um jornalista respeitado e admirado como Ramiro Aquino. Infelizmente, mais um corrompido pelo sistema. Claro, prezados amigos, Ramiro hoje é braço direito do nosso excelentíssimo prefeito Azevedo. Ramiro, se você ficasse calado eu ainda poderia ter o mesmo respeito que tinha pelo senhor antes. Mas já vi que são todos “farinhas do mesmo saco”. Estou envergonhada em saber que você escreveu este texto e, pior, colocou sua cara a tapa. Eu que ando por este país sei mais do que ninguém como Itabuna está entregue às traças, como a cidade não progride e tenho vergonha de dizer para as pessoas de fora de onde sou.

  13. Zelão diz: – “Mãe de árbitro de futebol!”

    “A infelicidade maior de uma “mãe” é ser traída por um filho.”

    Se a “Mãe Itabuna,” terra que pariu tantos filhos, dos quais se orgulhava, pudesse dizer da sua dor ao ver os seus filhos queridos – em troca de um emprego ou ganho financeiro – virar a face e ignorar o seu sofrimento e até aplaudir os seus algozes.

    Que nome se dá a um filho ingrato? Qual o seu verdadeiro desejo para com os seus outros irmãos? Como consolo à mãe traída, abandonada e vilipendiada na sua honra e no seu amor maternal se dirá: – “São os uns filhos da…!”

  14. Ramiro está falando da cidade de Itabuna onde moro?
    Se o texto trata-se de uma peça de ficção, palmas para Ramiro Aquino; caso contrário, é uma decepção ver alguém, que me parecia coerente, fazer esse tipo de afirmção.

  15. Oh, que comovente essa história e lição de vida do capitão!!
    Ele devia era se tocar e perceber que o tempo dele passou!! O vice de uma Administração desastrosa, sem um pingo de experiência se elege, o resultado não poderia ser diferente…
    AZEVEDO = PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO
    Agora, cabe ao povo de Itabuna mostrar que não merecemos esse governo! Avante, essa cidade precisa Urgentemente de melhoras!!

    E a você RAMIRO AQUINO, cabe aquele ditado: CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE! Meus pêsames!

  16. Já vi que poucas pessoas olham o lado humano da coisa, ninguém nunca se preocupou em saber que existem pessoas em nossa cidade que não tinham tomado banho de chuveiro porque não tinha uma moradia digna, mais isso é uma realidade no Maria Pinheiro, não se pode mudar tudo tão rápido, mais podemos fazer aquilo que o braço alcança, Ramiro Aquino foi feliz em todo seu trecho, por isso o Admiro bastante, como pessoa, profissional e um bom amigo que é, aprendi e aprendo sempre com ele, e tenho certeza que Ramiro Aquino reconhece o trabalho que Azevedo vem fazendo na cidade, coisas que outros grupos fecham os olhos, porque ao invés de admitir querem denegrir a imagem do Prefeito pela sua popularidade cativante e humilde.

    Ramiro, um abraço e continue trilhando o seu excelente caminho e pensamentos que são positivos.

  17. “Inexperiente, despreparado, tosco até, um homem nada talhado para o importante cargo de dirigir o município de Itabuna.”
    Ramiro, concordo com você até este ponto, dai por diante é delírios.
    Acorde Ramiro, Acorde Itabuna!

    Azevedo, pague o meu dinheiro!

    Obs. Servidores da Saúde com salário em atraso.

  18. Azevedo pode cometer suas falhas, mas eu sinceramente não vejo nada, absolutamente nada, que torne seus adversários mais qualificados que ele. É fácil apontar os erros de um governo, qualquer que seja, pois a demanda é sempre infinitamente superior à capacidade de atender e resolver. Quem puxar pela memória vai se lembrar o quanto os governos de Geraldo Simões desorganizaram a cidade e impediram que ela avançasse. Aliás, a grande maioria dos problemas de Itabuna, como diz o Dr. Renato Costa, já têm maioridade. Quase todos são fruto do rodízio entre Fernando e Geraldo no poder. Portanto, os saudosistas que me desculpem. Com todas as falhas, sou mais Azevedo, que pelo menos demonstra capacidade de trabalhar e humildade para ouvir críticas, além de não ser vingativo nem fazer política com o fígado.

  19. Ramiro tá folha da prefeitura e normal que enalteça o prefeito. Azevedo, antes era pedra e agora é vitrine. E por falar em vitrine, o homem tá feio na fita!

  20. Estão vendo porque Itabuna, tão cedo não se levantará? É a lei da panela que manda. Pessoas que tem discernimento, que conhecem a situação, querem que isso se perpetue. Meu Deus, logo Ramiro Aquino? Quem puder sair, que deixe a carcaça para eles. Quando Helenílson Chaves deixar de investir aqui, eles fazem como fez Fernando Gomes, vão curtir a vida em lugar que tem respeito.

  21. O PALHAÇO ENGANOU,O CIRCO ESTA AI,E POVO SE FERROU.COITADA DE NOSSA ITABUNA;VIVA O CIRCO!ALGUEM QUER ALGODAO DOCE AI?PIPOCA TB? SAO 8 ANOS DE TOTAL ABONDONO NOSSA CIDADE NAO MERECE MAIS ESSSAS MACHETES NEGATIVAS A NIVEL NACIONAL.MASOQUISMO NUNCA MAIS TCHAU AZEVEDO!!2013 ITABUNA NOVA CARA ATE A MUDANÇA.

  22. Quem escreveu esse texto? Não quero acreditar que alguém com a experiência de Ramiro Aquino tenha perdido um pequeno pedaço do seu tempo com essa brincadeira. Isso para não destilar aqui o que estou pensando a partir desta leitura… Francamente, nós itabunenses podemos até ser taxados de papa-jacas, jecas, interioranos… mas imbecis já é demais.

  23. NÃO VOLTEI EM AZEVEDO, MAIS FIQUEI ELIZ POIS ERA UMA VONTADE DO POVO ABONDONADO DESSA CIDADE QUE QUERIA NA ÉPOCA UM NOME NOVO,UMA FORMA ARROJADA E INOVADORA DE ADMINISTRAR COM O FOCO NO DESENVOLVIMENTO DA CIDADE E DO SEU POVO, MAIS PASSADO 4 ANOS DESAFIO AOS 52000,00 VOTOS O Q FOI Q MELHOROU OU TEVE UMA MUDANÇA SIGNIFICATIVA, SE O NOBRE JORNALISTA RELER AS MANCHETES DA ÉPOCA DOS JORNAIS VAI PERCEBER QUE TUDO CONTINUA NA MESMA OU PIOROU.
    MAIS NÃO CONDENO O JORNALISTA AFINAL ELE É PAGO PRA ISSO…

  24. Ramiro, para nossa vergonha, pessoas esclarecidas como você veem algum mérito no voto analfabeto, pautado na emoção! Agora estamos vendo a “excelente Itabuna”, com um homem honesto e trabalhador. Merecíamos mais e longe das vantagens pessoais, deveríamos pensar um pouco nos rumos de nossa cidade. AZEVEDO nunca mais!

  25. Ramiro

    Naa suas breves palavras você esqueceu de dizer que Itabuna é campeã em tudo: na DENGUE, no LIXÃO, nos BURRACOS, na SAÚDE que vai mal, amanhã o pessoal da saúde vão paralisar, estão sem receber salário, nos POSTOS DE SAÚDE faltam tudo inclusive remédio, na VIOLÊNCIA e o gestor é capitão. Esqueceu ainda de lembrar que foi eleito por falsas promessas que não foram cumpridas. REAJA AGORA ITABUNA.

  26. Eu tambem escreveria uma historia desta, com o salario que ele ganha na PMI, eu faria mais, muito mais, faria um livro contando, as peripecias de alcova do nosso prefeito, um livro com os percentuais de cobrança de propina, faria um livro contando os bastidores do poder entre a secretaria e o motorista, enfim contaria muito mais e essa bajulação barata, e olha eles dizem que amam Itabuna, PARA ITABUNA CRESCER PRECISA DE GESTOR, nao de picaretas e bajuladores de meia tingela, chega dessa roubalheira, REAGE ITABUNA.

  27. Até admiro o Ramiro Aquino no seu labor de MC.
    Mas, no texto, decepcionou-me.
    Tenta ludibriar, fazendo do Azevedo Prefeito, uma personagem de algum conto de fadas.
    Ora, ora, Sr. Ramiro. A realidade é outra, infelizmente muito distante dessa que o senhor tentou nos convencer que existe neste mandato do capitão prefeito.
    Nem vou falar dos outros incompetentes que governaram Itabuna antes do atual prefeito, mesmo porque este também participou ativamente do último governo, enquanto vice-prefeito.
    Basta estes últimos quatro anos como síntese do que não queremos para Itabuna.
    Somos motivo de chacota e pena dos que vêm, passear ou trabalhar.
    Veja o que se tornou a peça A Bofetada, quando comentava as obras inacabadas desse prefeito.
    Veja a estupefação do artista Marcos Frota ao ver nosso rio à míngua em seu leito de morte.
    “Ah, mas o capitão não tem culpa, isso é herança maldita…”
    Sempre vão encontrar desculpas para esta ou aquela mediocridade deste e de outros políticos.
    De minha parte, não há desculpas, só culpados.
    Fora, Azevedo!
    E tudo o de ruim que ele representa, seja aliados ou adversários.
    Quanto ao Ramiro Aquino, poderia ter evitado esse texto lastimoso.
    A democracia permite.
    E ela mesma nos dá o direito de mudar.

  28. Eu sou fã deste homem. Ele foi corajoso quando resolveu assumir concorrer ao cargo que era do Fernando Gomes. Andou muito, fez uma brilhante campanha, conseguiu o apoio de muita gente e conseguiu a vitória. Ele fez muita coisa por Itabuna durante esses 4 anos e ainda pode fazer muito mais, por isso merece ser reeleito.

  29. O rio está morto! Não se pode sair a noite pois o risco de assalto mesmo no centro é grande! A taxa de homicídios tem épocas que rivaliza as cidades mais violentas do pais! Educação é uma piada! Temos os piores índices do país e saímos no Jornal Nacional como exemplo do que não deve fazer com o lixo! Servidores sem salário! Lei de responsabilidade fiscal não cumprida! Aí leio isto… ou devo estar louco ou o nobre autor do texto está falando de outro Azevedo e de outra Itabuna!

  30. Eu tenho uma nítida impresão de que Ramiro (como partícipe do desgoverno de azvedo), foi FORÇADO a escrever alguma coisa em prol do patrão.
    Ramiro: Vc. conhece, Feira de Santana! E Vitória da Conquista! Conhece alguma cidade do interior de S. Paulo! Rapaz, defender um governo desse é muito masoquismo!
    Tenho pena da cidade! Fiquei com muita pena de você!

    Meus pêsames!

  31. Lindo, muito lindo…me deu vontade de chorar.Pareçe folhetim da Globo.Estes mesmos bairros que ele caminhou pedindo votos, são os mesmos que estão abandonados.Esse prefeito, é uma invenção de Maria Aliçe, que não consegue viver desgarrada do poder. Ela criou esse fantoche, e empurrou na goela desse povo besta que habita nesta cidade. Não voto em prefeito, que faz um pedaço de ponte aquí, asfalta uma rua alí e pronto. Voto em um prefeito de toda uma cidade,que se cuide da saúde,do dinheiro público etc.Não é o caso deste prefeito que aí está. Itabuna está no bagaço, e ainda tem um bando de idiota que insisti em manter esse senhor afrente do executivo muniçipal. Nunca imaginei que viria Itabuna tão pobre, tão maltratada.Pobre Itabuna.

  32. O mal de alguns Itabunenses é achar que tudo está bom e por aqui tudo funciona, quando na verdade não é.
    É verdade que algumas obras importantes estão sendo feitas em nossa cidade, embora que 90% delas sejam com recursos federais.
    Também é verdade que em 3,5 anos muito se conseguiu em recursos graças aos projetos aprovados, mas é muito pouco, muito pouco mesmo.
    O jornalista enaltece de forma demasiada o seu patrão, mas esquece que Fernando Gomes em sua última gestão foi um desastre e um verdadeiro atraso em nosso desenvolvimento, por isso fica fácil mostrar o que Azevedo fez. É pensar pequeno!
    Vale a pena refletir um pouco sobre estes pontos Ramiro:
    Azevedo começa as obras e quase nunca termina como foi projetado, veja como exemplo a av. cinquentenário e da mesma forma posso citar a av. Pedro jorge e o trevo de acesso a ferradas que já fazem 3 meses e até hoje não foi asfaltado, sem falar na obra do canal que capenga em irregularidades e amadorismo.
    Itabuna não precisa de amadores, precisa de administradores que tenham visão de longo alcance e que enxerguem as reais necessidades de nossa cidade, seja no deu desenvolvimento urbano ou social.
    E para terminar, o absurdo de escolher como área da futura UFESBA uma fazenda entre Itabuna e Buerarema, local inapropriado e de topografia acidentada, pensando do ponto de vista de vetor de crescimento da cidade. Melhor seria sentido Itajuipe.

  33. Não sei qual é a Itabuna que esse Ramiro Aquino vive, mas não é a minha. Na minha Itabuna há um Canal do Lava-pés que não vai ser concluído, ainda é uma das cidades recordistas de violência e dengue e o prefeito teve suas contas rejeitadas pelo TCM (pena que essa rejeição de contas dependa da rejeição por parte da Câmara de Vereadores) e da minha Itabuna cheia de ruas esburacadas (Ramiro, você tem carro? Acho que não).
    Essa é a minha Itabuna, que nos últimos 4 anos teve o pior prefeito da sua história.
    Ramiro, acorda!

  34. Não só basta falar nos descaso do prefeito Capitão Azevedo em relação aos maus tratos nos bairros de nossa cidade, como também no centro, como também as empresas que exitem em Itabuna de filhos dessa terra, com procedência, e que já trabalhou em gestões anteriores como a do prefeito Ubaldo Dantas, Fernando Gomes, Geraldo Simões, e que foi aprovado nos serviços prestados e que esse ”prefeitinho” atual, trava as licitações, e que só a EMA Construtora realiza serviços com licitações armadas, e ainda se não bastasse o que se diz dono dessa empresa se candidata a vereador, anda de abraços e beijos com o atual prefeito, em fotografias dos blogs dessa cidade, um cidadão de nome Ernane Santana, não paga funcionário, não paga fornecedor recentemente tomaram um carro VW GOL no meio da rua porque cujo não pagou, e esse é o candidato a vereador apoiado pelo prefeito justamente com Ruy Porquinho. POPULAÇÃO DE ITABUNA ABRA O OLHO.

  35. Itabuna precisa de pessoas sérias, a nossa cidade já não comporta mais esse tipo de administração, precisamos realmente de uma prefeitura de portas abertas para o povo, precisamos de um gestor que comesse obras e termine, que seja um trabalho lento, mas que possa ser lento mais que possa ser concluída, da forma como anda o que se diz prefeito Azevedo não tem o que mostrar, o canal além de trazer um grande transtorno para o comercio e o trânsito, estar sendo feita a passo de cagado, além de toda a buraqueira que existe em Itabuna, principalmente em frente a fábrica da Nestlé. A rua principal do São Roque estão fazendo uma tapeação tudo por causa do ano eleitoral como também em quase todos os bairros, sem falar na máfia da EMASA, na máfia da Secretaria de Saúde, dos funcionários fantasma da Secretária de Administração e ai vai a ”catrupilha” de uma gestão irresponsável que tenta enganar os pobres coitados, dizendo que o programa de governo da casa própria é ação dele, dizendo e cadastrando o povo pobre para receber uma renda familiar fantasma, que depois da politica tudo isso se acaba, é um politico mentiroso, que incha a prefeitura de funcionários tentando dessa formar angariar votos, mais o povo pobre ainda sente fome, sente o desejo de poder ter um emprego digno, de comer, estudar, vestir, passear poder nos festejos das crianças da um presente ao seu filho, passear nos parques e se existirem , com segurança, com a saúde em pleno funcionamento, isso sim é viver com dignidade é saber que estar preparando os seus para uma vida melhor, com educação e principalmente longe do mundo das drogas. ABRA O OLHO ITABUNA, JÁ ESTAMOS ACOSTUMADOS COM PREFEITOS E APENAS PROMESSAS MAIS VAMOS CONTINUAR TENTANDO ESCOLHER ALGUÉM QUE PRESTE PARA ADMINISTRAR A NOSSA CIDADE, JÁ FOI COMPROVADO QUE A DIVISA DE CAPITÃO É MUITO POUCO PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS DESSA QUERIDA ITABUNA.

  36. Grande Ramiro, pessoa que merece respeito e admiração, mas, perdeu uma grande oportunidade de ficar quieto. O povo acreditou em Azevedo, por nao agüentar mais a continuidade e o retrocesso. ‘Tiro no Pe’ levou a população, votou com boa fe, e deu nisso. Considero Azevedo no mesmo patamar de Geraldo e Fernando, nao deve nada a esses dois, podendo ate, ser considerado pior em alguns casos.

    E o grande Ramiro, que tenho grande admiração, vem com música de uma nota só, obras em bairro, assim nao da, e a saúde, educação, emprego, trânsito, infraestrutura… Onde ficam Ramiro Aquino ? Sinceramente…

  37. Zelar diz: – “No mesmo picadeiro não cabem dois palhaços!”

    (Em resposta a Heraldo);

    É só por isso que o professor Sérgio Oliveira na participou do “triste espetáculo” promovido por Ramiro. Foi de tão péssimo gosto, que Sérgio se sentiu constrangido, mesmo no seu “puxa-saquismo explícito,” em participar.

    Há pouco tempo muito se falou em “pena de aluguel,” praticado por jornalistas que a soldo de alguém escrevem fazendo elogios gratuitos. Se alguém não sabia exatamente o que era, Ramiro Aquino “despudoradamente,” deu o maior exemplo.

  38. Agradecemos ao prefeito Azevedo pela “intenção” de melhorar a cidade de Itabuna como prefeito…mas, não conseguiu, por favor dê lugar a outro, mesmo que erremos novamente.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *