Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Blog do Thame

Cerca de 4 mil toneladas de cacau, importadas pela Nestlé para a sua unidade de processamento em Itabuna, estão retidas no Porto de Ilhéus. Fiscais do Ministério da Agricultura detectaram a presença de insetos vivos nas sacas de cacau. Caso a análise demonstre que eles representam risco, a carga será devolvida.

Produtores de cacau temem que a entrada de pragas exóticas, sem predadores  naturais no Brasil, possam comprometer a produção de cacau no Sul da Bahia, que passa por um lento processo de recuperação.  Eles cobram mais rigor na fiscalização, que deve ser feita no país de origem, não de destino.

Somente em 2012 já foram importadas 40 mil toneladas de cacau através do Porto de Ilhéus.

5 respostas

  1. Já tivemos uma situação dessas no passado conforme caso conhecido como Bioterrorismo que acabou com a plantação de Cacau e que custa a se reerguer! Será que teremos que tomar novamente na cabeça para aprender?

  2. Meu Deus do Ceú, somente falta essa ocorrência para por uma pá de cal na lavoura cacaueira.
    Cadê o MPF para conter este abuso da parte do MAPA/DSV, que através da revogação das INs anteriores e emitiram a IN 47, que desobriga os tratos fitosanitários de origem.Ficou bom para as Indústrias que nada mais gastam com tratos fitosanitários de origem, consequentemente os produtores do Brasil ficam a mercê de fungos, pragas, bactérias, invasoras exóticas. Pobre País rico.
    Pergunto ainda: Aonde estão as Entidades dos produtores para entrarem com Ação Civil Pública contra essa aberração!

  3. A não devolução dessa carga de cacau infestada de insetos do bioma africano, como já divulgado para todos, se caracterizaria como atitude irresponsável e temerariamente leviana para com a saúde dos milhões de consumidores dos produtos Nestlé expostos aos riscos decorrentes.
    Custa-me acreditar que a Nestlé, centenária indústria multinacional de impecável idoneidade e confiança; cujos produtos destinam-se ao consumo de lactentes a idosos; vá acatar matéria prima imprestável e perigosa para seus produtos, mercê da amplitude dos riscos decorrentes agregados e do imenso prejuízo que acarretam à confiabilidade dos seus produtos.
    Vou acompanhar o desenrolar desse processo. Para mim, é devolver ou devolver e. Quanto à próxima carga substituta; essa deve ser submetida à minuciosa análise e controle de qualidade. Há muito que perder do que foi construído sobre as bases da seriedade e ética científicas.
    Não esqueçamos a saúde das nossas crianças, por favor!

  4. Temos que ter cuidado, produtores não querem a entrada de cacau do exterior, por isto qualquer coisa já vira um bom motivo para reclamação. A Europa faz isto contra o Brasil sempre que pode.
    Agora tem praga que deu em Brasilia que esta sim vai acabar com o Brasil. Ela é vermelha e come tudo que pode, principalmente notas verdes de dólares.

  5. Fazendo uma pesquisa na net,achei um artigo do Marcel Leal,do começo de 2008,o qual reproduzo um trecho:

    “O PMDB inchou logo depois da derrota de Souto e do carlismo. Se desinchar muito, será uma tragédia política para Geddel.
    Geddel sabe que para ser governador terá que romper com o PT em 2010, enfrentando o próprio Wagner numa reeleição ou alguém de sua confiança, como Geraldo Simões, visto por JW como um de seus melhores secretários”.

    http://www2.uol.com.br/aregiao/art/carta-geddel.htm

    Será que esse cara nunca vai acordar,nunca vai fazer um jornalismo parcial e isento,assim como vocês do Pimenta?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *