Tempo de leitura: 2 minutos
Genilce denunciou irregularidades em assentamento.

A Polícia Civil de Ilhéus continua as investigações do assassinato de Genilce Pereira dos Santos, 59, ex-secretária da Associação de Agricultores Familiares do Assentamento Frei Vantuy, na rodovia Ilhéus-Itabuna. O delegado Pedro Amorim disse ao PIMENTA que testemunhas e parentes da vítima já foram ouvidos.

O delegado não quis informar as linhas de investigação do inquérito policial, mas admitiu que as supostas fraudes na vendas de lotes no projeto de assentamento do Incra estão entre elas. A mulher foi encontrada morta, na quarta-feira, 18, com ferimentos na cabeça, dentro da casa onde morava com o filho no assentamento há 14 anos, mas estava sozinha quando foi atacada.

Uma marreta suja de sangue foi encontrada pela polícia no quintal da casa, o que aumentou as suspeitas de vingança. Um caderno com anotações foi apreendido dentro da casa da vítima, que era viúva. Algumas pessoas  sabiam que a vítima sofria ameaças de morte por conta de sua atuação como dirigente da associação.

Genilce deixou o cargo de secretária da associação em janeiro, após ter feito denúncias de irregularidades no assentamento. O Incra estava ciente das ameaças de morte, da compra e venda de lotes e de pessoas com atividades fora do assentamento. Esses fatos  estão sendo apurados em sindicância do próprio instituto.

A presidente da Associação dos Assentados, Maísa Fontana, disse que também teme pela própria vida. Ela também registrou queixas na polícia e fez denúncias ao Incra a respeito das irregularidades. 41 famílias estão assentadas no Frei Vantuy.

A superintendência baiana do Incra reconheceu que existem disputas entre dois grupos no assentamento. Em 22 de junho, equipe de supervisão ocupacional havia celebrado acordo de convivência pacífica.

Ainda nas ações do Incra, conforme nota divulgada pela superintendência, foram identificados problemas de convivência e conflitos, “intolerância religiosa, ocupação irregular de lotes de reforma agrária e disputa pela gestão do assentamento”.

9 respostas

  1. Graaaaaade novidade! Me digam um só que funciona sem ilegalidade?Se tem tudo isso que a superintendencia ta denunciando porque continuam dando todas as oportunidade a quem nao quer nada com nada?????Chamem o Governador para ver de perto tudo isso!!!!

  2. É REVOLTANTE O DESCASO DO INCRA,COM A MAILIA DA VITIMA E OS DEMAIS ASSOCIADOS DO ASSENTAMENTO FREI VANTUY!!! È MUITO FACIL DEPOIS DO FATO OCORRIDO O INCRA DAR UMA NOTA QUE FOI QUESTÃO RELIGIOSA OU PROBLEMAS DE CONVIVENCIA.SENDO ELES OS PRINCIPAIS CULPADOS….Srº MARCOS NERY,EM NOTA AFIRMA QUE O INCRA SABIA QUE EXISTE DUAS ASSOCIAÇÕES DENTRO DE UM SÓ ASSENTAMENTO E ASSIMA DE TUDO AFIRMA ESTA CIENTE DAS INUMERAS DENUNCIAS DE AMEAÇAS SOBRIDA PELA VITIMA GENILCE.IREI MOVER CEUS E TERRA,PARA ENCONTRAR O CRIMINOSO OU SEUS MANDANTES,E ENTRAREI COM MEDIDAS CABIVEIS CONTRA ESSE ORGÃO O QUAL NEM SE MOBILIZOU COM O CASO!!

  3. Tal é a ausência do INCRA diante do nosso clamor por justiça, que já aconteceu uma morte, como tragédia já anunciada, mesmo com os devidos Boletins de ocorrência não cumpre seu papel com instituição. Dano-se o direito de tirar a vida do proxímo. Já não contamos mais nem com o direito à vida.
    A omissão do INCRA e da sociedade local indica que se ignoram os indesejáveis desdobramentos, que advirão dessa situação conflituosa, os quais atingem-nos a todos da região, com negativo impacto sócio-econômico.
    A morte de Genilce ,mulher e agricultora, decerto, era uma tragédia anunciada, uma questão de tempo, todavia, esperamos em Deus, que algo fosse feito para que, enfim, a paz volte a reinar.

  4. O assentamento Frei Vantuy, vive em constantes conflitos internos, há vários relatos sobre o assentamento Frei Vantuy, na verdade infelizmente quando estes se encontravam na situação de acampados eram todos muito unidos, mas bastou estarem assentados para que a verdadeira face fosse mostrada dividido-se em dois grupos, luta pelo poder, todos querendo mandar mais,rivalidades, falta de respeito pelo próximo, itolerância religiosa,agressões,denuncias de venda de lotes, há ainda indicios que a ex-presidente agia de forma desonesta com relação aos recursos da associação.
    Só poderia acabar dessa forma…
    Maisa toma vergonha na cara e assuma sua parcela de culpa, já que vc diz que já havia sofrendo ameaças porque não denuciou a policia????
    Porque não faz isso agora????
    Todos os problemas acontecidos não são por omissao do incra como agora voces gritam aos quatro cantos e sim da omissão de voces próprios que não denuciaram as ameaças que estavam sofrendo!!!!!!!!!!!!1

  5. Angel,não sei o qual seu problema com Maisa,mais você é infeliz ao dizer que denuncias não foram feitas,poís tenho as copias das mesma que a falecida minha mãe fez ao proprio Incra.E porque ao inves de criticar você não ajuda???

  6. Parece até que problemas de convivência ou questões religiosas, são atenuantes para o assassino. Se matou por uma dessas razões, a vítima foi culpada pelo próprio assassinato. Vivemos numa sociedade arrogante, que não aceita ser reprovada por ninguém. A mulher denunciou, morreu. Depois dessa, quem vai denunciar? E as irregularidades continuam. Ainda se iludem com essa história de Secretaria da Mulher. Grande autoridade! Outro dia uma mulher foi agredida num assentamento pela polícia e a própria polícia disse que aquilo nem era nada demais!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *