Tempo de leitura: 2 minutos
Centenário de nascimento de Jorge terá homenagens Brasil afora.

O centenário de nascimento de Jorge Amado está sendo alvo de muitas homenagens no Brasil e na Europa. Neste domingo, 29, reportagens e textos no caderno 2 d´O Globo tratam da vida e obra do escritor itabunense, traduzido em 55 países e cujo legado é destacado pelas adaptações para TV, cinema e teatro. Se vivo estivesse, Jorge completaria 100 anos no próximo dia 10 de agosto.

Jorge Amado faleceu há 11 anos, vítima de parada cardiorrespiratória, aos 88 anos de idade.  “Sua popularidade é tamanha que, apenas desde 2008, quando a Companhia das Letras começou a relançar seus livros, Capitães da areia vendeu 556 mil exemplares — fora as 142 mil da edição de bolso. Sua obra já foi traduzida para 49 idiomas, em 55 países. Ele era o melhor exemplo de como ser universal falando de sua própria aldeia”, publicou o jornal carioca.

“AMAR AMADO”

Nesta semana, Ilhéus também vai homenagear o escritor Jorge Amado, promovendo o Festival Amar Amado. O evento do município, em parceria com a Maná Produções, consta de mostra de cinema, feiras de gastronomia e de arte, exposições, apresentações teatrais, musicais, de dança e fotográfica.

Os locais escolhidos são o Teatro Municipal, o Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, que abrigará a feira literária, e a Praça Dom Eduardo, situada no centro histórico de Ilhéus.  O Festival Amar Amado será aberto no dia 4, a partir das 19 horas, no Teatro Municipal, com a apresentação da Orquestra Afro Sinfônica da Bahia.

Já os shows musicais, serão apresentados em um palco ao lado da catedral de São Sebastião. Embora anunciadas atrações como Caetano Veloso, as atrações musicais serão apenas do sul da Bahia.

Na Avenida Soares Lopes, 24 barracas funcionarão como praça de alimentação. O festival gastronômico acontecerá em oito restaurantes. A área externa do Centro de Convenções abrigará a feira literária. O encerramento dos eventos será sempre à meia-noite.

3 respostas

  1. esqueceram de citar que as homenagens também contemplam uma feira literária em Ilhéus, no Centro de Convenções, que acontecerá entre 05 e 11 se agosto. afinal, é um tanto sem sentido homenagear um escritor sem se falar sobre literatura!?

    Da Redação: Gustavo, o texto faz breve citação à feira literária, que ocorrerá no centro de convenções.

  2. Engraçado fazem duto isso e esquecem que Nova Ferradas é o local onde ele nascel e as homengens fica só para Ilhéus. Não tiro em momento algum os meritos de Ilhéus, mas a casa onde Jorge nascel ja foe inalgurada varias vezes e tem apenas uma fachada. Parabéns Jorge, parabéns Ilhéus,Parabéns Nova Ferradas por ter dado ao mundo um sábio da literatura.

  3. O interesante disso tudo é que o Escritor Itabunanse ( nascido em Ferradas) Chamou nos seu livro ( Gabriela cravo e canela) os coroneis de chifrudos e as esposas de perigetes e a turma de lá acha o máximo! So emInléus ( lá eles falam Inleús em vez de Ilhéus) Tô mentindo?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *