skip to Main Content
1 de abril de 2020 | 05:05 am

MÉDICA SERÁ SEPULTADA EM SALVADOR

Tempo de leitura: 2 minutos

Conceição Benigno ao lado de Davidson.

O corpo da médica Conceição Benigno será cremado às 16h deste sábado, 11, no Jardim da Saudade, em Campinas de Brotas, em Salvador. Conceição estava residindo na capital baiana há mais de quatro anos e era chefe da Diretoria de Programação e Desenvolvimento da Gestão Regionalizada (Dipro) da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

Esposa do presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, Conceição faleceu ontem à noite, na capital baiana, e deixa dois filhos. O corpo está sendo velado no Jardim da Saudade.

Desde ontem à noite, políticos, profissionais de saúde e comunidade lamentam a perda da médica apontada pelo humanismo. A médica Tereza Cristina Cardoso Fonseca foi colega de residência médica de Conceição Benigno. “Aprendi a admirar esta mulher forte, determinada, excelente profissional, humana e justa”.

O primeiro filho do designer Marcos Maurício, Silas, 16 anos, teve Conceição Benigno como médica. “Até agora não caiu a ficha. Mas estamos orando para que Deus venha a confortar e cicatrizar a ferida no coração do amigo Davidson”, lamenta Marcos Maurício.

O diretor do Grupo Chaves, Manoel Chaves Neto, lamentou a perda e solidarizou-se com o esposo e filhos da médica. “Desejo que vocês encontrem a força superior para enfrentar este momento de extrema perda e de difícil entendimento”. A jornalista Rosi Barreto lembrou as características de Conceição. “Não perdemos apenas uma mulher, uma esposa e mãe, mas também uma amiga e grande profissional”.

POLÍTICOS PRESTAM SOLIDARIEDADE

Os três principais candidatos a prefeito de Itabuna prestaram solidariedade aos familiares de Conceição e lamentaram a perda. Vane do Renascer emitiu nota de pesar no final da noite de ontem, momentos após ser informado da morte da médica (veja aqui) e suspendeu as atividades de campanha deste final de semana.

O prefeito de Itabuna e candidato à reeleição, Capitão Azevedo (DEM), e a candidata Juçara Feitosa (PT) também  cancelaram a agenda deste sábado. Azevedo diz que Conceição, como diretora de departamento na Sesab, lutou de forma “incansável em defesa dos interesses de Itabuna”.

Juçara disse que doutora Conceição “foi uma médica comprometida com a saúde pública, com uma visão humanista da profissão. Sua morte deixa uma grande lacuna”. A candidata suspendeu as atividades de campanha programadas para a tarde e a noite deste sábado. Pela manhã, a visita ao Pedro Jerônimo foi iniciada com minuto de silêncio e oração.

O ex-prefeito e deputado federal Geraldo Simões emitiu nota conjunta com a esposa Juçara Feitosa. Conceição Benigno formou chapa como vice de Geraldo, em 2004, na disputa pela Prefeitura de Itabuna. O deputado estadual Augusto Castro (PSDB) lembrou que a médica “foi destaque na sua profissão e deixou um legado a ser seguido”.

No sul da Bahia, atividades de campanha ligadas ao PCdoB foram suspensas em Itajuípe, Itagibá e Itacaré. O prefeito de Itacaré, Tonho de Anízio (PCdoB), além de suspender a agenda, emitiu nota. “Ela foi uma mulher de muitas batalhas”.

Esta publicação possui 27 comentários
  1. Muito triste o passamento desta grande mulher, mãe e servidora da vida e da saúde pública baiana. Conceição deixa seus amigos e familiares numa tristeza sem tamanho e com sentimento de profunda saudade.

  2. Nota de Pesar

    É COM PROFUNDO SENTIMENTO DE PESAR, QUE RECEBEMOS A NOTÍCIA DO FALECIMENTO DA MÉDICA E DIRETORA DA SESAB, CONCEIÇÃO BENIGNO.
    DRA. CONCEIÇÃO SEMPRE TEVE PARTICIPAÇÃO DIRETA NA QUALIDADE DA SAÚDE DO NOSSO MUNICÍPIO COM AVANÇOS IMPORTANTES PARA QUE O SERVIR A SAÚDE E A VIDA ESTIVESSE EM PRIMEIRO LUGAR.
    APROVEITO PARA ME SOLIDARIZAR AOS FILHOS, MARIDO E FAMILIARES NESTE MOMENTO DE EXTREMA DOR.

    Atenciosamente,

    DEJAIR BIRSCHNER
    Prefeito do Município de Una

  3. É com muita triteza que recebo a notícia da morte de Dra. Conceição Benigno.Trabalhamos juntas no Hospital de Base, onde naquele momento eu ocupava o cargo de coordenadora do laboratório, a convite dela.Mulher de muita coragem e competência.Como lamentei, quando por motivos pessoais deixou o HBLEM.Que DEUS a receba em sua morada final.

  4. É , a ficha não caiu mesmo…Pois , pra quem a conheceu e teve oporunidade de ter seus filhos receitados por ela ,sabe o quanto profissional era ela,e, no particular o quanto ela era humana e sensivel. Perdemos todos uma grande mãe, medica e mulher politica.SAUDADES SEMPRE

  5. SÓ DEUS NA SUA IMISERICÓRDIA , PODE CONSOLAR AOS FAMILIARES E AMIGOS DA DRA CONCEIÇÃO.

    “TUDO É DO PAI E A ELE VOLTA, E SÓ A ELE CABE TUDO”

    PAZ E BEM

    O PAI ETERNO HÁ DE CONFORTAR A TODOS

  6. Profissional dedicada,carinhosa e extremamente capaz….foi a primeira pediatra do meu filho, hj com 14 anos….sinto-me em luto, pois tive nela apoio qnd nada sabia sobre o q era ser mãe…
    Que Deus na sua infinita misericórdia possa perdoa-la e recebe-la…e que seus familiares sintam-se ser confortados em seu amor.
    Cíntia e Tom

  7. Profissional dedicada,carinhosa e extremamente capaz….foi a primeira pediatra do meu filho, hj com 14 anos….sinto-me em luto, pois tive nela apoio qnd nada sabia sobre o q era ser mãe…
    Que Deus na sua infinita misericórdia possa perdoa-la e recebe-la…e que seus familiares sintam-se confortados em seu amor.
    Cíntia e Tom

  8. Escrevo para externar minha esperança de que quando a maioria de nós executarmos nossas atividades tirando delas apenas a parte a que temos direito, o caos do mundo será revertido.

    Espero que o exemplo da Dra. Conceição Benigno seja farol para iluminar ações daqueles que a admiram tanto, mas não conseguem imitar seus propósitos humanitários. Tudo na vida segue o roteiro divino e com certeza a passagem prematura de Conceição Benigno, inspirará o pensamento regional na busca por uma prática ética nesse chão de tantos desfavores.

    Siga em PAZ, nobre alma!

  9. Com muita tristeza e lagrimas, não consigo parar de chorar a perda de uma amiga e uma excelente profissional que desenvolvia a medicina com amor.
    A família Lucas sentirá para sempre de sua imagem como uma mãe jamais esquecerá a imagem de um filho.
    Adeus amiga, irmã, mulher que fez a diferença nas causas dos necessitados.
    Atenciosamente.
    Montival de Souza Lucas Neto.

  10. É um pesar para mim saber que a sociedade perdeu uma pessoa tão digna, humana e profissional competente. Nesse momento, me solidarizo com seus familiares, enviando meus sentimentos.

  11. Além desse fato triste, essa perda irreparável, o que nos deixa intrigados é “ninguém” saber a “causa mortis”! Incrível! Estranho, isso!

    Ô seu Pimenta: vê se dá alguma notícia para os seus leitores, afinal, D. Conceição era uma pessoa DO POVO. O povo precisa saber desse detalhe. Creio que seja um direito seu. Vou aguardar.

  12. O comentário é que foi suicídio… segundo li em outros sites na WEB, baseado, segundo eles, em testemunhos de vizinhos, que ela teria se atirado da janela do apartamento.
    Não sei se é verdade… foi o que li…
    Seria bom a confirmação…pois as especulações só vão crescer.
    Se morreu em casa e não foi infarto, AVC ou coisas parecidas ou assassinato, só resta o suicídio…

  13. EU HERALDO ALMEIDA
    ACHO UMA FALTA DE RESPEITO COM OS FAMILIARES E COM A MEMORIA DIGO AS LEMBRANÇAS BOAS DA DRA . ESTAS PESSOAS FICAREM ESPECULANDO SOBRE O “MOTIVO OU CAUSA MORTE”, VÕ CUIDA DE SUAS VIDAS , VÃO ORA PELO FORTALECIMENTO ESPIRITUAL DOS FILHOS E PARENTES DA irmã em cristo DEUS É PAI E TUDO SABE. CUIDADO COM SEUS PRE-JURGAMENTOS

  14. Heraldo Almeida,meu querido não são especulações não é fato e contra fatos não tem argumentos.Outra coisa procurar saber como ocorreu o falecimento não é falta de respeito coisa alguma,falta de respeito é outra coisa.A imprensa tem obrigação de Divulgar a imformação completa,quando se é alguém desconhecido ou pobre a imprensa posta fotos passa todos os detalhes,quando é gente conhecida encobri os fatos.A imformação que eu obtive Foi que a conceituada médica dr.conceição Benigno,infelizmente tinha cometido suicidio se jogando do prédio que residia á mais de 4 anos em salvador.Suicidio vem matando muita gente e ocorre em toda camada da sociedade,mesmo cometendo esse gesto transloucado não vai macúla a vida terrenea da dr,Conceição benigno.Não se sabe ainda o motivo que fez com que a dr.Conceição cometesse esse ato.Ela deveria está depressiva ou algo parecido,foi uma mulher espetacular,uma médica brilhante.Agora só Deus pode julgar o seu ato.Na Biblia diz que quem comete esse ato encontrará trevas na eternidade,mais só Deus pra julgar,né!!!!

  15. “Seu Santos”, “Lai”, “Nestor”, “Tania Assis”…seus comentários representam o lado mais sórdido, fétido, pútrido da alma humana. Numa situação como essa e envolvendo uma pessoa que salvou vidas, trabalhou por seus semelhantes, amou os seus iguais, o que menos importa é a CAUSA, o que nos incomoda é a PERDA. Mas deve ser porque ou vocês querem fazer política com o fato ou talvez NUNCA tenham feito nada por um semelhante.
    Vocês são desprezíveis! Pequenos! Que nojo!

  16. É lamentável que as pessoas fiquem tão curiosas para saberem a causa da morte de Dra. Conceição! Pessoal,vamos orar pelos familiares, para que Deus os confortem. Não importa qual foi a causa mortis, e sim que perdemos uma pessoa valorosa da saúde bahiana, é uma perda irreparável.Vá em paz Dra. Conceição! E que Deus possa confortar o coração dos seus entes queridos neste momento de imensa dor.

  17. Sou vizinho da dra. conceição e ela seria a ultima pessoa do predio que eu imaginaria cometer tal ato! Encontrei-a um dia antes, sempre gentil e alegre! Não entendo ainda por que ela fez isso! Tirar a propria vida! Algo muito grave deve ter acontecido com ela!! Foi um choque para todos os moradores, todos os vizinhos ainda estão consternados e sem acreditar, principalmente por causa da filhinha dela

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top