Tempo de leitura: 2 minutos

Marli Moreira | Agência Brasil

Os novos prefeitos e vereadores, a serem eleitos em outubro, irão enfrentar grandes desafios durante o mandato para melhorar a qualidade de vida dos moradores de suas cidades. Um dos maiores é o serviço de saneamento básico, problema comum à maior parte dos municípios brasileiros.

Quase a metade da população das 100 maiores cidades do Brasil ainda não conta com a coleta de esgotos. Os dados foram divulgados hoje (16) pelo Instituto Trata Brasil e referem-se a levantamento feito em parceria com a empresa GO Associados.

O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), que tem o objetivo de incentivar uma mobilização nacional para que o país possa atingir a universalização do acesso à coleta e ao tratamento de esgoto.

Segundo a pesquisa, diariamente, são despejados em torno de 8 bilhões de litros de fezes, urina e outros dejetos nas águas dos córregos, dos rios e do mar. E pouco mais de um terço ou 36,28% da coleta de esgoto passa por tratamento.

Com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto Trata Brasil informou que nessas 100 cidades vivem 40% dos habitantes do país ou 77 milhões de um total de 191 milhões de pessoas. Mais de 31 milhões moram em lugares onde o esgoto corre a céu aberto.

Embora esse volume seja expressivo, o nível de cobertura supera a média nacional com a coleta existente em 59,1% dos 100 municípios ante 46,2% quando se inclui as demais cidades brasileiras. Em 34 cidades, mais de 80% da população têm o esgoto coletado e entre estas cinco atendem todo o município: Belo Horizonte (MG), Santos (SP), Jundiaí (SP), Piracicaba (SP) e Franca (SP).

A pesquisa aponta que em 32 municípios, a coleta varia entre 0% a 40% e em 34, de 41% a 80%. Quanto ao esgoto tratado foi verificado que em 40 cidades, este serviço não ultrapassa a 20% da coleta. Já o nível de excelência ou acima de 81% só existe em seis localidades: Sorocaba (SP), Niterói (RJ), São José do Rio Preto (SP), Jundiaí (SP), Curitiba (PR) e Maringá (PR).

Em outras nove, o índice supera os 70%: Ribeirão Preto (SP); Londrina (PR), Uberlândia (MG), Montes Claros (MG), Santos (SP), Franca (SP), Salvador (BA), Petropólis (RJ) e Ponta Grossa (PR).

Na média, os 100 municípios destinaram 28% de sua receita em obras de saneamento a maioria num total de 60 não chegou a utilizar 20% dos recursos na ampliação dos serviços. E entre as oito cidades que aplicaram mais de 80% da verba os destaque são : Ribeirão das Neves (MG), Recife (PE), Teresina (PI), Praia Grande (SP) e Vitória (ES).

Em relação à distribuição de água tratada, o serviço é oferecido por 90,94% das cidades, acima da média nacional (81,1%). Mas a pesquisa mostra que ainda faltam melhorias porque em 11 cidades, o atendimento está abaixo de 80% da população.

5 respostas

  1. -INCLUA ITAPETINGA(BA) QUE TEM 100% DO SEU ESGOTO TRATADO. E A VERGONHA NACIONAL É ITABUNA, QUE TEM 100% DO SEU ESGOTO JOGADO DE FORMA INATURA NO RIO CACHOEIRA.
    -SÓ NESSE ITEM PERCEBE-SE O QUANTO ITABUNA REGREDIU. QUANDO A CIDADE TINHA 60 MIL HABITANTES A MESMA TINHA 30% DO SEU ESGOTO TRATADO, HOJE COM 200 MIL ZERO POR CENTO, GRAÇAS AO SR. FERNANDO GOMES QUE DESATIVOU AS DUAS ÚNICAS ESTAÇÃO DE TRATAMENTO.
    -OUTRO ITEM É O ABASTECIMENTO DE ÁGUA QUE HÁ TRINTA ANOS NADA DE SÉRIO FOI FEITO PARA RESOLVER A FALTA D’AGUA NA MAIORIA DAS CASAS DESSA CIDADE. DEVEMOS LEMBRAR QUE ITABUNA É UMA CIDADE RODEADA DE ÁGUA POTÁVEL E ESTÁ EM UMA REGIÃO DE ALTO INDICE PULVIOMETRICO.

  2. Que vergonha para nossa cidade é este esgoto jogado no Rio Cachoeira, Rio que há alguns anos atrás, as pessoas tomavam banho e era limpo.
    Quantas saudades os mais velhos relatam de seus tempos áureos onde se banham naquelas águas puras.
    Quantos itaboquenses usam esta água limpa para o seu lazer aos finais de semana.
    Quantas lavadeiras lavavam a roupa de sua família e com a maior alegria neste rio.
    Hoje quantas pessoas fazem isso? Quantas?

  3. Itabuna só não tá pior porque o PT governou o município apenas duas veze, não entenderam? explico por quê:

    -Com toda popularidade de Eduardo Campos/PSB governando Pernambuco e seu prestígio junto a 10 anos de presidentes do PT o estado de Pernambuco é um dos piores em saneamento básico no país, para se ter uma idéia do absurdo, a capital pernambucana vem sendo administrada pelo PT a 12 anos, o estado já teve 8 anos de administração de Miguel Arraes/PSB, 8 de Jarbas Vasconcelos/PMDB e atualmente, chegando a 8 de Eduardo Campos/PSB, como viram, sempre pessoas da esquerda governando oi estado e capital nos últimos 12 anos, ou será também que é culpa da ditadira que não deu tempo para Recife ter água 24 horas por dia como em Salvador? por coicidência o homem dos dólares na cueca é lá de Recife, e o presidente do PT, um dos responsáveis do mensalão também é de lá.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *