Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Mário Alberto Hirs, lançará a pedra fundamental (a terceira!) de um novo fórum da justiça comum em Itabuna na próxima quinta, 30, às 10h. Apesar do lançamento ocorrer em agosto, as obras têm previsão de início apenas para fevereiro do próximo ano.

O prédio será construído em um terreno próximo ao Hospital de Base de Itabuna. A escolha de técnicos do TJ-BA foi criticada por advogados que, por razões distintas – pedem o anonimato.

A área é de difícil acesso, distante do centro da cidade e é servido por poucas linhas de transporte público. “Esqueceram do cidadão que não tem os mesmos recursos financeiros dos operadores do direito para acessar local perigoso como aquele. É uma escolha que em nada favorece o cidadão”.

Os advogados compartilham da mesma opinião emitida por várias vezes pelo presidente da OAB de Itabuna, Andirlei Nascimento, que era favorável à construção do fórum na área do antigo DNER, ao lado do prédio da Justiça do Trabalho. “Os custos da obra seriam até menores”, complementa outro advogado.

A novo fórum ficará próximo ao Lixão de Itabuna – famoso pela reportagem exibida no semestre passado pelo Jornal Nacional – e à Volta da Cobra. “Todos sabem das dificuldades daquela região. Não entendemos a escolha”, afirma advogado que milita na área criminal.

30 respostas

  1. Então quer dizer que para o tEATRO E cENTRO DE cONVENÇÕES LÁ SERVE AGORA PARA OS BONITINHOS DOS ADVOGADOS E RUIM TÁ BOM ADIRLEY CHUPA QUE É DE UVA

  2. Acho ridícula a afirmação do presidente da OAB de Itabuna de que “não está preocupado em escolher o local, mas sim em que venha o novo fórum.” Comungar desse pensamento seria aceitar que a construção de um novo fórum é quase uma esmola que nos é dada pelo TJBA, a qual devemos apenas aceitar sem impor qualquer óbice. Mais ainda, significa aceitar a medíocre idéia de que um fórum serve precipuamente aos advogados, relegando a maior parcela da população, que não terá acesso ao local, á condição de coadjuvantes neste processo. Queira Deus que não haja motivação política na escolha desta área e que esta escolha não atenda a interesses particulares.

  3. Parábens aos técnicos do TJ-Ba, pela a visão de construir o novo Fórum distante do centro de Itabuna, e que não seja só o Fórum que novas obras que atraem grande fluxo de pessoas sejam construídas longe do centro, precisamos que a nossa nova camara de vereadores que seja eleita em outubro, aprove leis que proibem a construção de grandes obras no centro “inchado” de Itabuna. Sobre as criticas sobre transporte público que se criem novas linhas, mais precisamos urgente de desafogar o centro de Itabuna.

  4. Transportar e manter presos naquele lugar, com as audiências adentrando a noite, como é que os pobres vão fazer para acompanhar familiares?

    Quem vai cuidar da segurança do Forum, 24 horas? E a segurança de trabalhadores e frequentadores?

    Além do que, fica fácil, fácil, o resgate de bandidos por outros bandidos.

  5. CENTRALIZAÇÃO
    O correto seria ao lado da Justiça do Trabalho, entretanto a prioridade é TER UM FÓRUM DIGNO, MODERNO e que COMPORTE a já atual virtualização dos processos.

    Aqui em Salvador é uma GUERRA ADVOGAR por causa da descentralização.

    Entretanto o PROCESSO VIRTUAL é uma questão de poucos anos.

    O PROCESSO VIRTUAL VAI EVITAR DESLOCAMENTOS DOS ADVOGADOS.

    ITABUNA MERECE UM FÓRUM QUE COMPORTE NOVAS VARAS E QUE SEJA CONSTRUIDO COM BASE PARA O PROCESSO VIRTUAL E QUE CENTRALIZE TODAS AS VARAS EM UM ÚNICO PRÉDIO.

    A Advocacia de ITABUNA tem que ficar atenta é com a qualidade da obra e não com a sua localização.

    E POR CAUSA DO FÓRUM DEVEM SURGIR NOVAS LINHAS DE ÔNIBUS E NATURALMENTE ALGUNS EMPRESÁRIOS QUE TENHAM “OLHO NO FUTURO” DEVEM CONSTRUIR PRÉDIOS COMERCIAS, LANCHONETES, RESTAURANTES e etc e tal.
    SAIR UM POUCO DO CENTRO.
    O FÓRUM PODE SER O INICIO DE UMA NOVA VIA ALTERNATIVA.
    O NOVO SEMPRE NOS ASSUSTA.

  6. De fato, a priori, ficaria melhor o novo Fórum no São Caetano, mas se os critérios foram técnicos, há que se respeitar, …!!!

    No entanto, Muita gente aqui da região parece ter gostado quando escolheram oc confins da praia do berre, em Ilhéus, para colocar o amovo aeroporto, quando o melhor local seria entre o CEPEC e a UESC, …!!!

    Muitas vezes a emoção supera a razão, …!!!

    Por outro lado, isso ira corroborar a conclusão do Centro de Concencoes, alem de acabar com o lição, …, a cidade tem que expandir, cedo ou tarde, …!!!

    O que e considerado longe, hoje, pode ser considerado perto daqui a cinco ou dez anos, …!!!

    Com o crescimento da cidade, a probabilidade de construção de um novo Shopping naquelas bandas e muito grande, …!!!

    Quem viver, Vera, …!!!

  7. No meu comentário anterior eu quis escrever praia do norte, mas escrever em tablet e meio ruim, alem de não possuir alguns acentos, …!!!

  8. vamos deixar a cidade crescer. Quando o TJ-Ba foi construído onde é hoje, as críticas foram muitas e, hoje, o que se vê é que já está numa área comprimida

  9. Não entendo o porquê dessa irresignação. A cidade precisa crescer. E não tem como crescer apenas para cima. No cento não existe mais espaço para estacionamento. Longe é o TJB que fica no CAB em Salvador e todo mundo vai lá sem reclamar. Se naquela localidade – Hospital de Base – não existe linhas de ônibus, com a construção do novo Fórum, vai passar a existir.
    Lembro-me de que quando o prefeito Fernando Gomes construiu o viaduto que liga a cidade ao Hospital de Base, diziam que aquele viaduto “levava o nada a lugar nenhum”. Hoje, vemos a importância dele.
    Quando fizeram o BNH, a comoção foi a mesma. Diziam que o referido condomínio ficava dentro de uma roça, na época, Fazenda Burundanga. O Jardim Vitória, passou pelos mesmos problemas.
    O lugar foi muito bem escolhido. Isso, os que estão incomodados, só irão perceber daqui a alguns anos.
    Parabéns ao TJB pela escolha.
    E parabéns e obrigado a FERNANDO GOMES pela doação do terreno.

    EDMILTON CARNEIRO.

  10. Bastante difícil de entender tal localização, como está impossível entender-se qualquer coisa em nossa cidade.Uma Justiça esfacelada, com diversas Varas numa rua de um bairro violento, numa rua sem saída, dificultando a vida de cada cidadão.é uma pena que seja assim.

  11. Reconheço a luta do nosso bravo Presidente da OAB de Itabuna. A construção do novo forum significa um grande marco para a advocacia já que éuma obra de grande importância para toda a sociedade. Parabéns Dr. Andirlei o senhor está na história de Itabuna como sendo um dos Presidentes que mais fez pela advocacia na história da OAB. Parabéns Presidente. Votarei tantas quantas vezes vc se candidatar.

  12. Ao lado do da Justiça do Trabalho no São Caetano é o ideal!!! O cidadão poderá ter acesso com mais facilidade pois tem linha de ônibus à vontade, é perto do centro, rodoviária etc.
    Por favor políticos, a gente imagina que um terreno desses possa favorecer a alguns, mas pensem naqueles que necessitarão dos serviços do Fórum!

  13. Quando da implantação da estação rodoviária de Salvador, as pessoas que muito mal pensam no dia de hoje, falaram a mesma coisa. Hoje pretendem transferí-la para a BR 324. Aqui em Itabuna não será diferente.

  14. POIS ENTAO, SE O LOCAL NAO É BOM NEM CONVENIENTE QUE SE PROTESTE. A OAB, ASSOCIAÇÕES DE CLASSES, DE MORADORES, ECT, DEVERIAM IR AS RUAS DIZER QUE O LOCAL NAO CONVÉM À SOCIEDADE AO INVES DE IR PRESTIGIAR LANÇAMENTO DE PEDRA FUNDAMENTAL EM PERIODO ELEITORAL.

  15. O motivodesta escolha seri: favorecer os donos de imoveis na area uma vez que um construção deste porte iria atrair mais investimentos do estado do municipio para a referida area, e advinhe quem é o dono de alguns terrenos lá, é o “CUMA” que curiosamente teve o terreno do centro de convenções devolvido a ele pelo “CAPETÃO” alcaide da prefeitura de itabuna. Cá pra nós esse pessoal que tá no poder acha que somos um bando de jecas e não estamos vendo as manobras, cuidado malacos, geralmente a bordoada vem de onde menos se espera.

  16. por que que esses advogados não fazem uma campanha em prol do fórum no local desejado toda a população vai aderi eu mesmo vou fazer parte desta luta por melhor mobilidade faça a campanha que eu tódentro o pimenta deveria fazer a proposta e ai todos faremos abaixo assinado

  17. Por que não fizeram uma pesquisa, enquete com a população para saber qual a preferência? Por que deixar que pessoas que nem aqui moram decidam uma situação tão importante para a população de Itabuna? Seu Pimenta, que tal fazer uma abordagem aqui no site?

  18. Não favorece o cidadão mesmo, principalmente os pessoas mais pobres, a justiça já é lenta, imagine nun lugar daquele, quem tem condições manda seu advogado, sem contar o perigo que é.
    Itabuna anda na contra mão da história, aff diante de tantas falcatruas, parece até carta marcada, Acorda Itabuna!!

  19. Muita ignorância esse ponto de vista, pois o terreno fica bastante longe do lixão, tem uma empresa de onibus em frente, passa onibus toda hora naquela localidade, e não é nada de perigoso como falam, onde matam mais gente no st antonio, são caetano ou ali? fora que aquela area do são caetano não se acha lugar pra estacionar, o transito é infernal! Parabens ao TJ pela escolha e precisamos entender que a cidade precisa crescer, e não ficarem botando defeito em tudo.

  20. OS ESTUDOS FORAM FEITOS POR TÉCNICOS E NÃO NO SENSO COMUM! QUEM TEVE ACESSO AO MAPA POSTADO AQUI NO PIMENTA PODE VERIFICAR A CONCENTRAÇÃO URBANA DA CIDADE E ÁREAS POUCAS EXPLORADAS, É PRECISO OLHAR O FUTURO E NÃO NAS CONVENIÊNCIAS, APROVEITA A OPORTUNIDADE E LEVA O SAC E O MINISTÉRIO PUBLICO CRIANDO UM OUTRO VETOR DE DESENVOLVIMENTO PARA CIDADE.

  21. O local hoje não é dos melhores, mas a construção do Fórum ali será um avanço para o lugar, trará investimentos e Itabuna ganha mais geograficamente, Itabuna precisa crescer e o Centro já está estagnado. Parabéns pela escolha, eu não sou advogada e não tenho nenhum envolvimento com a justiça, mas apoio a escolha como cidadã, e quanto a infraestrutura que não hoje, depois de construído passará a ter. Vamos pensar pra frente… PARABÉNSSSSS

  22. Quem sabe o que é melhor para Itabuna é o povo de Itabuna.Tem que ser perto da justiça do trabalho,antigo DNER,onde o local é acessivel a todos…principalmente aos mais carentes.

  23. Sera que Cuma ficou satisfeito?O ´pior de tudo, é que se decide em Salvador onde sera cosntruido o Forum e pronto!ta resolvido!Onde estao as lideranças do setor????Só rindo mesmo rsrsrsrsrsrsrrs

  24. Quantos advogados já perderam ou chegaram atrasados para audiencias pq não encontraram vagas para estacionarem no centro, Itabuna precisa crescer gente acorda, vejam exemplos de Conquista, Feira de Santana, Eunápolis, Teixeira de Freitas e outras cidades do Estado que estão se desenvolvendo, será que vamos ficar sempre pensando pequeno.

  25. Advogados se acham mais importantes que os demais mortais,no centro conseguiram uma aberração, vagas liberadas para quem tem OAB, como se na via publica tivessem que reservar espaço para estes senhores.
    O local é bom, cria outro vetor de crescimento de Itabuna, deslocamento se resolve facilmente, o acesso se dá por via dupla.
    O local onde está situado o antigo DNDER deveria ser usado para residencias, poderiam ali morar muita gente,supermercado, posto, água, serviço de transporte sem necessidade de novos investimentos públicos

  26. DESDE QUE MELHORE O ATENDIMENTO AO PÚBLICO,NÃO VEJO PROBLEMA.CABE A PREFEITURA DAR CONDIÇÕES DE TRANSPORTE E A SSP DE SEGURANÇA.SÓ NÃO SEI POR QUE TEM QUE SER EM TERRENO DE FERNANDO GOMES.POR QUE SERÁ???

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *