Tempo de leitura: < 1 minuto

Azedou o clima entre a direção da Oncosul e a provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Os médicos Urandi Riella e Antônio Mangabeira assinam nota pública em que informam o rompimento de contrato de dez anos da clínica com a instituição médico-hospitalar. E dizem que o rompimento ocorreu de forma “unilateral e impositiva” por parte do provedor da Santa Casa, Eric Ettinger.

O contrato venceu no dia 28 de agosto. A Oncosul respondia pelo atendimento a pacientes com câncer da Santa Casa. De forma transitória, a clínica prestará atendimento até 31 de dezembro, quando a própria instituição filantrópica assumirá o serviço. Ainda em nota, a clínica cita que prestou atendimento de “excelência, sem sofrer qualquer restrição, queixa ou repreensão por parte de qualquer paciente ou da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna”.

20 respostas

  1. A Maçonaria abraçou a Câmara corrupta, esqueceu de abraçar a Santa Casa ( de santa não tem NADA ), o prefeito e seus secretários, aí tem coisa, e coisa feia.

  2. Esse Senhor Eric deixa muito a desejar….
    Sou paciente do atendimento Oncosul SUS na “Santa” Casa e só tenho coisas boas para falar! E só quem passa por problema como esse – câncer – sabe quanto vale o tempo!

  3. A “Santa” Casa já repartiu vários segmentos do Hospital! O atendimento pelo SUS ao paciente com câncer é importantíssimo e Itabuna até agora é referência no assunto, com o setor nas mãos desta Administração, penso que fatalmente vai acontecer a privatização também!
    Essa administração deste hospital é mercenário demais! E os funcionários, que quando recebem é sempre atrasado? Ninguém fala mais!

  4. Infelizmente quando ocorrem mudanças em nossa região é para piorar.
    Todos conhecem o excelente serviço oncológico prestado pela ONCOSUL, que é referência Nacional no tratamento de câncer e tem dois notórios médicos em seu comando.
    Em contrapartida sabemos da realidade da Santa Casa, que falta até algodão e soro.
    É de conhecimento geral o alto custo dos medicamentos quimioterápicos agora imagine se na Santa Casa falta algodão o que acontecerá com medicamentos que custam 7 mil reais?
    Por que mudar um serviço que é notoriamente bom, muita acima dos padrões que somos acostumados em nossa cidade?
    Quero muito estar errado e que me provem o contrário, mas conhecendo da capacidade de gestão do grupo que administra a Santa Casa de Itabuna veremos dias difíceis para aqueles que precisarem de tratamento gratuito no combate ao Câncer.

    E desde já agradecer a Drº Urandir e Drº Mangabeira aos 10 anos de bela contribuição ao combate ao câncer.

  5. A SANTA CASA PERDEU A FILANTROPIA COM O RENAN, OS PODEROSOS NAO ACEITARAM A CANDIDATURA DO DR SILVANIO , ALEGANDO QUE ELE SERIA EVANGÉLICO, POREM OS CATÓLICOS QUE FICARAM ESTA INFERNIZANDO OS FUNDAMENTOS CRISTÃOS DA SANTA CASA, QUE FOI CRIADA PARA AJUDAR AOS POBRES. OS MÉDICOS QUE AINDA TEM A BONDADE E A CARIDADE QUE POR IR DE ENCONTRO AS ORDENS DOS PODEROSOS CHEFOIS , SÃO PERSEGUIDOS OU ATE MESMO SUSPENSOS.

    NÓS POVO DE ITABUNA PERDEMOS AGORA UMA EQUIPE DE ONCOLOGIA MARAVILHOSA COM MÉDICOS RESPONSÁVEIS E CARIDOSOS.

    SANTA CASA NÃO ATENDE MAIS FUNCIONÁRIOS SE TIVEREM FORA DO HORÁRIO DE SERVIÇO, A ORDEM É QUE VÁ PARA O SÃO LUCAS , QUE O ATENDIMENTO TEM SIDO IGUAL OU PIOR DO QUE A DOS POSTOS DE SAÚDE.

  6. Para onde estará indo a outrora SANTA CASA? Notícias como essas causam apreensão na comunidade itabunenses. A ONCNSUL é uma instituição que construiu grande reputação de idoneidade. É só assim, unilateralmente, descartar uma entidade que trabalha com esta delicadíssima área da saúde humana? Em nome de quê a Santa Casa tomar essas decisões, no mínimo precipitadas e deselegantes?Será que não poderia ser travado um diálogo civilizado entre a Oncosul a Santa Casa e a comunidade?

  7. Estou com saudades de Carlixtinho,homen integro,honesto,de uma sabedoria extraordinária homens bons duram pouco!!!O ministério Público poderia investigar as contas da santa casa!

  8. Pessoal, estive na ONCOSUL e foi confirmada esta péssima notícia! No entanto, nõs, de forma organizada e não-partidária (para não se tornar propaganda política) e convocar a população diretamente e indiretamente envolvida na causa para tentarmos reverter este processo.
    Conto com a sensibilidade deste site e de seus leitores para convocarmos TVs, rádios e jornais,Ministério Público e outros órgãos, divulgarmos essa notícia ao máximo e nos mobilizarmos, digo, irmoa à rua. Procurarei contato com pessoal do GAAC para uma reunião!
    Por favor não deixem este assunto morrer!!!!

  9. Sou de Ilhéus e conheço o Serviço da Oncosul e seu quadro de médicos, técnicos, enfermeiros e farmacêuticos. Diga-se de passagem, são altamente qualificados e preparados.

    Sei do contínuo aperfeiçoamento de sua equipe que participa dos melhores congressos em Oncologia no Brasil inclusive nos centros de excelências como INCA.

    Então porque mudar o serviço que é reconhecidamente muito bom? O que está sendo levado em consideração?
    Se a Oncosul possui disparadamente a melhor equipe ontológica do interior da Bahia que irá substituir estes profissionais?

    Sei que o tratamento Oncológico requer muito preparo, conhecimento multidisciplinar, equipe bem entrosada e mínimas falhas são fatais.
    O que será dos pacientes ao pegar uma equipe no mínio não entrosada?

    Deus proteja e abençoe os pacientes e ilumine o coração dos gestores da Santa Casa para colocar os pacientes em primeiro lugar e não a ambição humana.

  10. Só precisamos saber como fica o tratamento de pessoas em momento tão delicado! Que não gostem uns dos outros é compreensível, mas o que não pode é envolver a parte fraca nessa questão. Tenham consciência, pelo amor de Deus! Será que nem aí damos sorte? O mais difícil Itabuna conseguiu: ser referência em Saúde, por causa da competência dos médicos. Querem acabar com tudo, agora?

  11. Senhores,
    Conheco o Provedor da Santa Casa e sei o quanto é sério. Ele não tomou nenhuma decisão precipitada, pois, até onde soube, ele foi apoiado por toda a Provedoria e por 100% do Conselho Deliberativo. Soube, também, que o grupo de médicos que realmente atendem aos pacientes com cancer vão ficar todos com a Santa Casa. Não houve ROMPIMENTO de contrato, ele venceu e não foi renovado essa e versão correta. Estou torcendo pelo sucesso do Provedor e da Santa Casa.

  12. Toda a história tem dois lados. Vcs sabiam que os mesmos Médicos que atendem na Oncosul estao atendendo na Sta Casa?viamente com execao dos Diretores!No mais seria interessante o Sr Pimewnta entrevistar o Preovedor para tyer conhecimento do que ocorreu la! todos nós ficaremos satisfeitos com as informaçoes!

  13. Meu Deus! O que será dos pacientes e funcionários da Oncosul? Pois, se tem um serviço do qual não podemos reclamar da excelência, é este, a Unidade de Quimioterapia terceirizada pela Oncosul, uma empresa que presta um bom atendimento há mais de 10 anos, com ótimos funcionários, desde a recepção, enfermagem, até higienização, e agora se depara de mãos atadas, deixando seus pacientes a mercê do péssimo serviço oferecido pela Santa Casa de Misericórdia.
    Para aonde irá cada funcionário? O país já sofre o suficiente com o alto índice de desemprego, Itabuna não precisa ser mais um número a colaborar com esta estatística. Sim! Pois é óbvio que a Oncosul não possui suporte para abrigar todos os funcionários do SUS. E os pais de família? Os estudantes? Os enfermeiros? As recepcionistas? Os jovens sonhadores que depositam sua garra e sonho a cada dia trabalhado e, repentinamente se vê no desespero de uma demissão? No máximo o que ocorrerá é um recrutamento da Santa Casa, o que não será uma boa opção pra quem costuma receber seu salário em dias. A Santa Casa não tem data para pagar, sem contar o baixo e vergonhoso salário que paga a cada assalariado.
    É triste compartilhar do sofrimento de cada um de vocês, paciente, filhos, familiares, funcionários. Força nesta mais nova realidade.
    Boa sorte.

  14. É com pesar que recebo esta notícia. Nossa região tão carente de boas e novas notícias, mais uma vez se depara com um fato lamentável. Não bastasse a violência exarcebada, a falta de infra-estrutura, a falta de força política para tornar os projetos prometidos em realidades, a crescente onde de consumo de drogas, os péssimos serviços prestados pela maioria dos órgãos de saúde públicos.

    Agora, um dos poucos serviços médico Confiável, de qualidade e comprometido com a causa do tratamento do câncer será transferido para uma instituição sem credibilidade e com notório falta de gestão.
    Infelizmente a vida é assim, quando pensamos que está muito ruim, acreditem, pode piorar mais ainda.

    E pergunto o que estas pessoas têm no coração?

    Por que não dar opção de escolha a aqueles mais necessitados?
    Ou seja, poder escolher os serviços da Santa Casa ou da Oncosul?

    Mas, só nos resta a lamentar.

  15. Dinhero!; Dinhero!; Dinhero!; Dinhero!;

    Mim quer tocar
    Mim gosta ganhar dinheiro (dinhero!)
    Me want to play
    Me love to get the money (the money!)

    Mim é brasileiro
    Mim gosta banana (banana!)
    Mas mim também quer votar
    Mim também quer ser bacana (bacana!)

    Mim quer tocar
    Mim gosta ganhar dinhero (dinhero!)
    Me want to play
    Me love to get the money (the money!)

  16. Será Senhor Antonio Silva que o provedor vai mesmo saber cuidar da Unidade de Quimioterapia como a Oncosul? É obvio serão os mesmo médicos se só tem eles com a especialidade em câncer. Será que o provedor não vai deixar faltar nada aos pacientes? No pronto atendimento falta tudo principalmente o atendimento, os médicos sai do plantão antes do horário e deixa os pacientes com o soro já terminado esperando horas e horas pra ser atendido… A VIDA DAS PESSOAS NÃO É BRINCADEIRA!!!

  17. Olha, seria muito importante que o Conselho Deliberativo da Santa Casa percebesse a gravidade desta questão. Trata-se da relação com a Oncosul – que tem unanimidade de aprovação na praça – trata-se de vidas humanas em jogo e da imagem de uma Santa Casa que a cada dia mais se desgasta junto à comunidade. Cautela, pois, Srs Conselheiros.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *