Tempo de leitura: < 1 minuto

Nova pesquisa sobre a sucessão eleitoral em Ilhéus deve ser divulgada na próxima terça, 2. O levantamento é da MS Consultoria, Marketing e Pesquisa Ltda, de Magno Santos, sob encomenda da Associação Comunitária de Ilhéus. Serão ouvidos apenas 400 eleitores até esta sexta, 28.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo 00305/2012, e vai aferir apenas intenções de voto nas modalidades espontânea e estimulada e a rejeição dos candidatos.

7 respostas

  1. QUEM NÃO SABE QUE MAGNO SANTOS FOI ASSESSOR DE JABES NA ÚLTIMA GESTÃO DELE? E QUE DEPOIS JABES CONSEGUIU EXELENTE CARGO NA AMURC PARA MAGNO? NOS POLPE VIU…

  2. Hummm, esse MAGNO, o dono da empresa de pesquisa, não é aquele que faz parte da equipe de Jabes? Hummmmm aí tem….acho melhor o instituto de gerson marques, lançar uma também…..

  3. Pesquisa da Rádio Conquista FM, já nasce morta
    Antes mesmo de ser divulgada no dia 1° de outubro, a pesquisa eleitoral da Rádio Conquista em nada poderá contribuir para esclarecer o eleitor sobre a disputa pela prefeitura em Ilhéus. Como mostrou a última pesquisa eleitoral realizada pela Seculus entre os dias 13 e 15 de setembro, Jabes e Carmelita estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro da pesquisa que é de 3,2%. Como nenhum evento extraordinário ocorreu no período em que foi feita a pesquisa encomendada pela Rádio Conquista (27/09 e 28/09), a tendência é que Carmelita mostre uma pequena vantagem em relação a Jabes. Isso porque a candidata da Coligação Ilhéus Mais Forte vem demonstrando um viés de subida nas últimas pesquisas, enquanto seu adversário tem caído sucessivamente nas intenções de voto. Mas o problema é que a pesquisa encomendada pela rádio tem uma margem de erro enorme, praticamente no limite do aceitável para pesquisas eleitorais. Com um universo de apenas 400 entrevistados, a pesquisa tem uma margem de erro de 5% em um padrão de confiança de 95%. O que isso significa? Que se a pesquisa apontar que o candidato X tem 30% das intenções de voto, sua votação deve estar oscilando entre 25% e 35% com a chance de estar 2,5% acima de 35% e 2,5% de estar abaixo de 25%. Com uma margem de erro tão grande as distorções são inevitáveis e ela poderá apresentar um resultado bastante diverso da pesquisa da Seculus que será divulgada um dia antes. Porém, antes das comparações apressadas sobre as duas pesquisas e as manipulações na divulgação dos dados que certamente ocorrerão, é bom lembrar que a qualidade da pesquisa da Seculus é muito superior, ela tem uma margem de erro menor, 3,2% e um universo de entrevistados que é mais que o dobro que a concorrente, usando praticamente a mesma metodologia de pesquisa. Se um candidato estiver 6,5% a frente do outro, a pesquisa da Seculus poderá apontar isso com segurança, a encomendada pela Rádio Conquista não.

  4. Essas pesquisas. tsc, tsc.
    Lembram da eleição para governador de 2006 quando Paulo Souto tinha (segundo as pesquisas) 38% e Wagner 18% das intenções de voto? Quem se elegeu?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *