Tempo de leitura: < 1 minuto
Hospital de Base suspende atendimento ambulatorial psiquiátrico

Os quatro médicos que atendem no Anexo Psiquiátrico do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem) decidiram suspender o atendimento ambulatorial. A comunicação à direção do hospital e da Secretaria Municipal de Saúde foi feita na quinta, 27.

A direção da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi) informou à equipe que não dispunha de recursos para manter o atendimento ambulatorial. A equipe médica prestará apenas atendimento emergencial. Os quatro médicos estão há três meses sem receber salário.

O documento assinado pelos quatro médicos psiquiatras aponta como razão para suspender o atendimento a falta de sensibilidade da Secretaria de Saúde de Itabuna. Os cálculos da equipe do anexo apontam para 17 mil pacientes que dependem do funcionamento desta estrutura no Hblem. Número expressivo de pacientes também é submetido a exames psiquiátricos no Hospital de Base, conforme o documento.

“É importante salientar que esta medida extremada [a suspensão do atendimento] é consequência da absurda omissão da Secretaria Municipal de Saúde em, efetivamente, assumir a responsabilidade pela manutenção do serviço médico, vez que a Presidência da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna, contratualizada e mantenedora do Hospital de Base, se diz incapacitada financeiramente em arcar com os custos do Anexo Psiquiátrico”, narram os médicos no documento entregue à presidência da Fasi.

16 respostas

  1. o hblem, está funcionado aos troncos e barrancos para não prejudicar a campanha do prefeito a releição. Lá falta tudo. Até a gasolina do hospital está servindo para abastecer os carros da campanha, sugiro uma INVESTIGAÇÃO DO MINISTERIO PUBLICO, ATT DR. INOCENCIO.

  2. É ESTE PREFEITO QUE O POVO AINDA QUER REELEGER, SERA QUE O POVO NÃO TEM VERGONHA NA CARA, ITABUNA COM TANTOS PRIMEIRO LUGAR, VIOLENCIA DENGUE SAUDE, LIXO, E O MAIOR DE TODOS A CIDADE DOS SONHOS QUE PASSA NO HORARIO ELEITORAL UMA CIDADE FICTICIA E O POVO AINDA ACREDITA SE EM 4 ANOS NÃO FEZ, MESMO SABENDO QUE IRIA TER UMA REELEIÇÃO, IMAGINE AGORA QUE OS 4 ANOS NÃO TERA MAS OUTRA ELEIÇÃO, AI A CIDADE JA TA UM BURACO SÓ AGORA VAMOS CHEGAR NO JAPÃO DO TAMANHO DO BURACO.

  3. Prezados Senhores,

    Como um dos signatários do documento a que se refere a presente nota cumpre-me esclarecer o seguinte:

    01 – A suspensão dos atendimentos ambulatoriais se deu no início do mês de setembro já se estendendo, portanto, por quase trinta dias. Na ocasião, tanto a Direção do Hospital de Base como a Presidência da FASI foram informadas da suspensão.

    02 – Não foi viabilizada, até a presente data, nenhuma solução para o Anexo Psiquiátrico que disponibiliza atendimento para cerca de 17.000 pacientes.

    03 – Datado do dia 27, do mês passado e entregue nesta segunda-feira, foi o expediente encaminhado ao Ministério Público, aos cuidados das onze Promotorias, ao Juizado da Família, Órfãos e Interditos, Sétima DIRES, Conselho Municipal de Saúde e Departamento de Média e Alta Complexidade, com a expectativa de que, com a ajuda desses órgãos, consigamos manter o Anexo Psiquiátrico funcionando.

    Atenciosamente,
    Josicélin Fonseca Almeida

  4. Ora mas que Médicos incompreensiveis! Não estão vendo que o prefeito e demais resposáveis por esse seguimento estão em plena campanha??? Como é que ainda querem que o homem deixe de pagar ouras despesas de campnha pra pagar a somente meia duzia de Médicos que não tem significativo nenhum em termos de votos?
    Paciêcia meu povo. Esse é o estilo Azevedo… Esse é o estilo do dale 25. RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRS… Só rindo pra não chorar.
    A proposito do que tenta esclarecer o item 3 das explicações do Médico Josicelin, O Azevedo não respeita Nada não. Nem MP, nem Juizado, nem 7ª Dires e nem PN…Ele passa por cima de tudo, parece ser blindado, tá nem ai…Coisa do DEM: arrogancia, prepotencia e outros defeitos de caratér.

  5. VIU O Q DÁ ESTUDAR???
    NÃO TER VIDA SOCIAL, RESTRITOS LAÇOS FAMILIARES???

    BOM MESMO É SER POLÍTICO.

    ASSINA O NOME E RECEBE 11.000,00 POR MÊS.

    VIVA O BRASIL!!!

  6. Voces sabiam que oito secretários, da prefeitura de Itabuna foram nomeados por Fernando Gomes, em troca do apoio que deu ao prefeito na eleição passada, e todos eles recebem os seus poupudos salários em dia?

  7. O que não dá para entender, é que esse pessoal que não recebe os salários, vão engrossar as caminhadas do duble de prefeito que pretende a reeleição, e certamente terá os votos deles. O leitor que se intitula ESTUDANTE, foi muito feliz no seu comentário pois o sujeito passa uma infinidade de anos para conseguir um canudo no curso de medicina e por fim, vem ser cabo eleitoral de um clone de prefeito. Acorda gente. Manda este clone voltar para o salobrinho que é o lugar dele. Que ele vá ser prefeito de lá.

  8. Aos meus queridos Itabunenses !!!

    A Constituição Federal de 1988, determina que os Municípios brasileiro invistam 15% de seus orçamentos na saúde.O orçamento de Itabuna para 2012, foi de R$ 460 milhões de reais,2º CBN 14/11/11.Levando em conta tal orçamento, o montante que deveria ser investido na saúde é de exatos R$ 69 milhões de reais,isto sem falar nos possíveis repasses do Estado e da União.

    Fiquei muito decepcionado com a informação da falta de pagamento dos profissionais da Psiquiatria do Hospital de Base de Itabuna.Tive a oportunidade de trabalhar na(Enfermagem 1997/2010) com esta equipe, e sei o quanto são profissionais sérios competentes e díginos do ofício.E por ter vivido o dia-dia desta Unidade, sei o quanto os pacientes são necessitados e extremamente dependentes deste serviço.

    Aos meus ex-colegas da Psiquiatria do HBLEM, força e coragem !!

    Atenciosamente: José Roque Santos
    Guarujá-SP

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *