Tempo de leitura: 2 minutos
Na história recente, Azevedo é primeiro prefeito a não se pronunciar após derrota.

Capitão Azevedo (DEM) esperava entrar para a história como o primeiro prefeito reeleito de Itabuna. As urnas disseram não a este desejo particular. O prefeito, então, se vê saboreando o gosto amargo da derrota.

Na política e na vida, é assim. Na vitória ou na derrota, a política exige posicionamento – e pronunciamento – público. Por enquanto, Azevedo entra para a história como prefeito que se manteve calado diante da derrota.

Nem mesmo seus antecessores agiram assim. Nem os tempos de BA-VI ou Fla-Flu político entre os grupos geraldistas e fernandistas. Diante da proclamação do resultado das urnas, os mandatários se pronunciavam publicamente – e se recolhiam para as avaliações internas. Porém, o que se vê agora é um prefeito em silêncio.

Até mesmo a terceira colocada na disputa, Juçara Feitosa (PT), para quem a derrota foi ainda mais amarga, se pronunciou. De principal força política a papel de figurante, a petista reconheceu a vontade popular e desejou boa sorte ao prefeito eleito e vice. É protocolar, é. Vai além disso. É salutar, educado, cortês. Estamos em estado de democracia.

O silêncio do mandatário é postura inaceitável para quem comanda a maior economia sul-baiana e, logicamente, mais de 200 mil habitantes até 31 de dezembro. Mais: o prefeito está à frente de uma administração com mais de 5 mil funcionários (não cabe aqui entrar em questões como inchaço da folha) e boa parte destes  espera um “oi” do chefe sobre “modos de agir” daqui para frente e até o apagar das luzes de 2012.

69 respostas

  1. Não há muito do que se esperar dele, o El Capitón.
    Aos poucos a máscara cai, a realidade aparece e a população agradece o bem do troco nas urnas.
    Nobre Azevedo, apague as luzes de 2012 com carinho. O povo agradece.
    Juliana Soledade

  2. isso é pra pessoas decentes e educadas. O Prefeito Azevedo e seus secretarios não sabem o que é respeito e educação. Estão mesmo é desesperados. Devem estar a base de calmenates até agora.

  3. Para este grupelho que esta ai isso é normal, devem estar desinxando a cabeça, vá de retro satanás pros quinto do inferno
    Paulão, Mauricinho,Joelma,Tomate, Marcelino,Gustavos,etc, etc etc……
    Grato

    Todos jacú baleados.

    Graças a DEUS.

  4. É o comportamento de quem sempre foi omisso e despreparado para o cargo.Foi feita justiça.Esse homem é fraco demais.Tá mais pra pau mandado da polícia militar.Nada mais que isso.

  5. Queria muito ver as caras de figuras prepotentes como: Carlos “Bruce Lee”,Maria Alice,Jorge “Tumate” e outras criaturinhas asquerosas da equipe de Cuma que ainda mamavam nas tetas da pobre prefeitura.Eles terão que arrumar as malas.Graças a Deus!!!

  6. SEU PIMENTA, DEIXA O HOMEM REFLETIR EM PAZ! PELO QUE EU E A POPULAÇÃO ITABUNENSE OBSERVOU, O HOMEM CONTINUA TRABALHANDO!
    TAMBÉM É ELEGANTE SABER AGUARDAR O MOMENTO CERTO, PARA SE DIRIGIR AO OPONENTE COM UM DESEJO DE BOA SORTE.
    PARABÉNS AO CAPITÃO, QUE SOZINHO AGREGOU UMA VOTAÇÃO ESTUPENDA!
    NÃO CONTOU COM OS DISSIDENTES DO PT DE GERALDO, E AINDA LUTOU CONTRA O SEU PRÓPRIO SECRETARIADO, QUE EM MUITAS SITUAÇÕES SÓ O ATRAPALHOU!
    PARABÉNS AO SR. CLAUDIVANE MOREIRA LEITE, QUE O SENHOR NOSSO DEUS, POSSA CONDUZI-LO COM MUITA SABEDORIA!
    DEUS ABENÇOE A TODOS!

  7. E o que esperar de um Prefeito armengueiro como esse? Esse homem não tem postura e nem perfil nenhum de homem publico, administrador e por ai vai. Não teve um projeto, além da velha politica de fazer tudo no ultimo ano, como asfaltar rua por exemplo. Muito fraco. Mas o povo se pronunciou nas urnas. O povo acordou.

  8. Oras, o silêncio nada mais é que a preocupação, cabeça quente (…).

    Mas não justifica, uma vergonha para quem ainda obteve milhares de votos.

    Isso apenas revela o modus operandi Azevedo de agir. O que dizia defensor dos humildes, chegando até a beijar eleitor quase na boca… Falsidade pura!

    O cidadão itaboquense não perde nada com essa ausência de agradecimentos, do Azevedo não.

  9. Zelão, diz: – “Fim do Espetáculo Mambembe:”- O boneco de marionete volta para dentro da caixa

    “O que dizer, se a última fala para o “boneco de marionete” não foi escrita.”

    Azevedo sempre foi um “boneco de marionete” nas mãos do grupo de “artistas saltibancos” que sempre o manobraram, dando a ele; voz e movimentos. Após a derrota os “artistas” se retiraram apressados para o camarim para arrumar suas tralhas, deixando o pobre boneco esquecido e mudo, jogado em um canto escuro do picadeiro, agora vazio.
    Na pressa de arrumar as malas e esconder o “butim” retirado da renda da última bilheiteria, palhaços, contorcionistas e acrobatas, querem manter a maior distância possível do boneco que os sustentou por todo esse tempo.
    Abandonado, o boneco na sua solidão muda, deve estar imaginando como será o seu amanhã, tendo que responder perante à justiça pelos crimes de “prevaricação” sobre os quais pouco sabe, mas que terá que arcar por ter sido, legalmente, o mentor e responsável. No seu mundo alienado de pulinhos, beijinhos e amassos, o boneco nunca teve; vida nem voz própria. Agora sozinho e abandonado, talvez quizesse dizer as suas últimas palavras de despedida, mesmo que fosse para um público, hoje imaginário, que costumava lotar os espetáculos em que se apresentava: – Mas o que dizer e como dizer, se não possui vontade própria, inteligência e muito menos voz?

  10. Até nisso o blog quer pegar no pé do Prefeito? Tomar banho viu, existe alguma Lei ou obrigação para ele se pronunciar? A democracia é isso, a liberdade, ele fala ou não e ninguém tem nada haver com isso… eu já vi Azevedo ontem no canal inspecionando a obra. O posicionamento dele não quer dizer que ele é ou não mal educado. Discordo totalmente da matéria.

  11. Como foi dito estamos numa democracia, deixem o candidato ficar em silêncio.Quando ele achar que deve se pronunciar ele o fará ou não. Democracia é isso.

  12. Educação é coisa de berço! esta raça ruim dos DEMO é muito prepotente até pra isso! o certo é que ele deve estar caladinho providenciando depenar ainda mais a prefeitura!

  13. Essa falta de respeito não me surpreende. Que saia calado, mas que saia rápido. Mais 2 meses e meio é muito tempo, para este senhor que, indiscutivelmente, foi o pior prefeito que a nossa amada Itabuna já teve. Que saia e não volte nunca mais!

  14. São maus perdedores, deselegantes! Espero que não “esculhambem” a Prefeitura mais ainda. Devem tá tentando tapar buracos na Prefeitura p/ o governo de Vane não descobrir as maracutaias e denunciar a turma para o Ministério Público.

    O primeiro ato de Vane tem que ser uma auditoria, isso sim.

    Azevedo: mau perdedor!!!!!!!!!!

  15. Não sei pra que a VOZ de quem nem deveria ter VEZ…
    O fato de viver numa democracia não nos impede de observar pontos críticos do sistema, e um deles é ter que engolir um homem tosco, sem preparo até mesmo pra sua formação…Quem aqui não esperava algo “melhor” de um capitão? De alguém que tem nível superior completo? Não vamos confundir hulmidade com ignorância…O homem é um Sassá Mutema da política Grapiúna…
    Deixe-o em silêncio, não existe nada mais nobre pra quem não tem nada a acrescentar…

  16. Vejam isso Seu Pimenta => http://sphotos-h.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/559530_316035328503585_2034016905_n.jpg

    Azevedo deletou a página dele no Facebook, com mais de 5 mil seguidores, vários eleitores dele foram agradecer lá e ele eliminou a página.

    Nunca vi isso, até na derrota o cara é falso. Cadê o respeito com seus próprios eleitores?

    Quer dizer antes ele respondia todo mundo, chamava as pessoas e agora as elimina? Ridículo!

    Cidadãos de Itabuna, abram o olho pois daqui pra saida de Azevedo muita sujeira ainda será feita.

  17. Sábias as palavras do comentário postado, logo acima, por Gerson Menezes. Fez uma verdadeira síntese de tudo que ocorreu(ia) no Executivo Itabunense.

  18. ELE SE MANTEM EM SILÊNCIO PORQUE É UMA PESSOA BOA E EDUCADA.
    Ao contrário do novo prefeito que mal colocou as mãos no governo e já mandou o carro de som passeando pela cidade cantando musiquinha sacana de humilhação para os seus concorrentes.
    SIMPLESMENTE RIDÍCULO! ESSA É ATITUDE DE PREFEITO QUE ELE TANTO FALOU EM SUAS PROPOSTAS? QUERO VÊ AGORA O QUE ELE VAI FAZER PELA CIDADE! Vocês iludidos daqui a pouco já estarão aí chorando as traças que ele deixará para vocês.

  19. Não é questão de democracia, é questão política mesmo, e ele é político. Um político sempre tem que se pronunciar, ainda mais na situação dele.

  20. Acredito que o Azevedo deve estar “ainda” com os olhos marejados… Se perguntando “onde foi que errou”, até que as lágrimas sequem e ele enxergue que sua grande bobagem foi abandonar a cidade e seus cidadãos à mercê do seu secretariado igual e incompetente a ele próprio.
    Hoje ouvi uma pessoa lamentar “ele tinha a máquina na mão”, há de se saber que uma máquina não funciona sozinha, sem o seu operador.
    Que sirva de lição aos proximos.
    O povo pode até parecer, mas não é mais bobo.

  21. Demorou oito intermináveis anos, para a população de nossa querida Itabuna acordar! Antes tarde do que nunca!
    Não votei em Vane, mas espero sinceramente que Deus o ilumine e que ele faça um ótimo governo para nós, que amamos Itabuna! Parabéns a Vane e à todos Itabunenses que ajudaram a derrotar o pior prefeito e a pior câmara de vereadores que esta cidade já teve!!!!!!!!!!!

  22. Gerson Menezes gostei muito do modo figurado que relatou a atual situação de Azevedo, foi interessante,é isto mesmo que você relatou, o boneco que tinha voz e movimentos, tinha vida porque os artistas que o acompanhavam lhe dava movimento,porém os artistas se foram porque o público viu que este espetácuro não tinha graça e ele ficou um boneca sem vida,portanto não tem o que expressar.Porém saindo mundo de fantásia, acredito que Azevedo deveria mesmo se manifesta e maneira cortêz parabenizar Vane e desejar boa sorte, afinal ele teve 1000mil a menos, isso mostra que metade da cidade aprovava sua dministração desastrosa,e mesmo porque nada acabou para ele, daqui a 2 anos temos eleições para Deputado e para quem teve 44mil votos em Itabuna, é um forte candidato a deputado estadual, apesar da concorrência de coronel santana e Augusto Castro que até domingo eram seus aliados, agora em diante não se pode dizer o mesmo. Quem sai de fato derrotado é Geraldo, que não sei nem se ainda terá vida política por aqui.

  23. Por mais que uma minoria da populção não seja unanime a favor da vitória de Vane,por posicionamentos particular de cada um, vejo que esta vitória é um marco para cidade de Itabuna, maior que seja a oposição de cada um a esta vitória, digo que é digna de comemoração, esta vitória simboliza o fim de dois grupos políticos que mais de 20 anos reversam o poder na cidade,e deixaram o bem coletivo da populção e cidade em segundo plano, figuras como GERALDO SIMÕES,FERNANDO GOMES, MARIA ALICE,RENATO COSTA E AGORA AZEVEDO já deram sus contribuições, de sua maneira, mas contribuiram, estava na hora de apostar em uma nova opção que não seria Juçara, pois levaria junto com ela Geraldo, acredito em Vane,acho que ele não será marionete nas mãos de Wenceslau e Davidson Magalagães, penso que tentará fazer uma boa administrção mesmo porque o eleitorado de Itabuna, já mostrou que aprendeu a votar, e não costuma reeleger prefeitos, é torcer para que Vane se torne uma nova liderança politica para nossa cidade.

  24. Vou usar as palavras de Pedro Eliodorio. Tudo farinha do mesmo saco, tudo lixo da mesma lixeira. Teve gente de Fernando na Campanha de Jussara, gente de Fernando e Azevedo na Campanha de Vane. Wenceslau tinha cargos na prefeitura para se eleger Deputado, então meu povo os políticos fanáticos menos na hora de acusar um ou outro, daqui a dois anos para ter eleição para Deputado e Presidente tem vergonha maior do que o mensalão? Mas o PCDOB é da base aliada do governo assim disse o governador que tinha dois candidatos do governo concorrendo na cidade. HA sim talves agora a Plena seja devolvida para o governo municipal sobre aplausos ja na gestaão de Vane campanha para Governador e Deputado.Vamos ver se Vane vai ser mais Homem do que O Capitão e bater nas mesa.Alias tem muita coisa na Câmara que ainda não estão esclarecidas.

  25. NO BRASIL E FORA DO BRASIL JÁ E DE PRAXE , O CANDIDATO QUE PERDE A ELEIÇÃO ESTADUAL FEDERAL OU MUNICIPAL , O PERDEDOR , FAZ SEU PRONUNCIAMENTO , APOS DERROTA. SÓ O BONITO DO CAPITÃO , ENVERGONHADO PELA BURRICE DE NÃO TER SE APROVEITADO DO APOIO POLITICO DO GOVERNO DE MINHA PRESIDENTE DILMA. NÃO SOUBE FAZER AS OBRAS NOS BAIRROS, A CINQUENTENÁRIO PARECE TER 102 ANOS, A OBRA DO CANAL, RESTAURANTE FECHADO , MUITAS MENTIRAS..
    AZEVEDO MEU FILHO SUA INCOPETENCIA FOI QUEM FEZ HOJE VANE ESTA COM O DIPLOMA DE PREFEITO. EU NÃO VOTEI EM VANE , VOTEI E VOTO EM JUÇARA E ACÁCIA PT, GOSTEI DE SABER DO SEU SILENCIO.

  26. Excelente analogia de Gerson Menezes…Quanto ao sr capitão uso as palavras de Sandra Annenberg “Que deselegante”. Em relação a Geraldo, vida política ele terá, em Casa Nova, município qual destinou emendas e é suspeito de participar do esquema, não por aqui, como cita em seu comentário eleitor consciente.

  27. Igual a avestruz . Além da diferença de votos para Vane , ainda 5000 votos nulos e brancos! Para quem tem a máquina da prefeitura em mãos , é preciso ser muito ruim mesmo!

  28. O INSPETOR COLEGÃO!
    Eu conheci o então soldado raso Azevedo em 1978,nesta época eu
    era colega de trabalho de Azevedo,lembro-me que fui apresentado a Joaquim do guicho por o então meu colega Azevedo. Joaguim é meu amigo irmão até hoje,não sei se é até hoje com Azevedo. Nesta época Azevedo foi pedir a Joaguim uma
    caixa de marcha para colocar na Brasilia amarela do então Soldado raso Azevedo. Eu conheci valdir pelo fato de então sermos vizinhos no Bairro de Fátima.Valdir é uma pessoa maravilhosa,um mecânico de mão cheia,quiçá o melhor do Brasil!
    Hoje Valdir é chefe da oficina mecânica da prefeitura. Em uma
    conversa com Antônio Nambu,ele falou sobre Valdir. Eu disse você conhece Valdir? Antônio fez rasgado elogio ao mesmo e disse que Valdir não estava satisfeito com o que estava recebendo. Eu falei,olhe Antônio o que este rapaz fez com o então soldado Azevedo era pra receber um sálario de Secretário.Eu via Valdir concertar a Brasilia sempre e nunca cobrou um centavo ao então Soldado Azevedo! Se eu fosse um prefeito eu daria a este rapaz um salário de secetário. De certa forma por saber que meu amigo e irmão Valdir está trabalhando na prefeitura,eu entendi que o capitão Azevedo foi uma forma de gratidão o que ao meu haver mercidamente.
    O então policial Soldado raso Azevedo eu posso afirmar que é um policial de mão cheia,nunca humilhou ninguém,nunca bateu em ninguém,nunca forjou uma situação para preender ninguém,para a minha concepção é um Policial que eu adimiro. É este policial
    que eu ficaria feliz se existisse e, existira que foi o então Soldado reso Azevedo,este rapaz é um ser humano extraordinário,más o mesmo nasceu para ser comandado,não pode ser um prefeito,pode sim ser um excelente vereador,deputado,más cargo que reguer decisão,ter pulso firme,ter autoridade nunca foi o perfil do Capitão Azevedo!
    O Vane do Renascer eu olhei dentro dos seu olhos e percebir de acordo as nossas convesras que este rapaz têm esta qualidade que faltara ao Sr.Capitão Azevedo,Comando,determinção,
    autoridade. Portando,para escolher em quem votar,não basta ser amigo,é preciso vê se então candidato tenha condição de exercer
    o tal cargo. Voltando no local de trabalho no qual eu tralhava na Delegacia de furtos e roubos e o então soldado Azevedo trabalhava na Delegacia do Têrmo e tinha um inspetor,o mesmo só andava de ternos e a garrucha na cintura,era uma figura extraordinária,eu tenho muita saudade desta pessoa,o mesmo só nos tratava como colegão,por isso que o meu tratamento com o então soldado Azevedo era de colegão. Uma homenagém desta pessoa que no dia a dia na delegacia agente se via e hoje eu não mim lembro do seu nome,talvez o Capitão Azevedo lembre,pós
    foi ele que inventou imitar o inspetor mim chamando de colegão!

  29. Nem triste, nem lamentável, diria JUSTO…justo, do que adjetiva JUSTIÇA.

    Itabuna é polo em diversas dimensões. O Grupo Azevedista se tornou arrogante…e crente de que a vitória estaria nas mãos pelos ‘x’ comissionados, ‘x’ contratados. Deixar o povo refém não estou urna.

    Não dá pra administrar uma cidade POLO para grupo, precisamos de uma administração para a nossa COMUNIDADE, e por isso Itabuna gritou QUERO MUDAR…e acertou.

    Tentamos 10 na tentativa de acertos e evolução da nossa Itabuna.

    Bora Itabuna!!

  30. isso ta com cara que vem bomba por ai azevedo e sua gorja ta tramando alguma abre o olho vane pede uma auditoria pois com certerza os cofres ta vazio e como disse gerson menezes e verdade marionete kkkkkkkkkkkk nem opiniao propia o cara tem excluiu o face deu um sai pra la nos seguidores ainda tem gente que diz que ele e educado,de educação ele nao entende nada ate jussara se pronucior mulher de categoria mas graças a Deus que itabuna soube escolher o novo prefeito que D eus abençoe vane e sua nova equipe

  31. Vane e do Bem! Infelizmente será marionete nas mãos de Wenceslau e Davidson Magalhães, igual aconteceu com o maluco do AZEDO, nas mãos de Joelma, Burgos e LTDA

  32. Srs.eleitores, vamos ser coerentes em nossos comentários, é normal o silêncio do candidato menos votado,a democracia existe, e assim como se comemora a eleição do candidato Vane, vamos respeitar o silêncio do outro candidato, que se recolheu até para fazer um balanço de seu governo analisando os erros e acertos.
    A nossa cidade está precisando de um governo imparcial que busque empresas de médio e grande porte, para geração de novos empregos e consequentemente crescer a economia de nossa cidade, que se encontra abandonada pelo Governo do Estado. Um exemplo prático é a reforma da rodovia BR 116, que chegou até após o presídio.Porque não até a entrada da cidade?
    Por simples questão política e omissão.

  33. O silencio do capitão sem dúvida é:::
    Quem cala conscente!!!
    Ele teM consciência sim,que a cidade não está essas maravilhas de administração!!

    ACHO QUE FOI UMA DAS PIORES,POIS A EDUCAÇÃO,A SAÚDE PRINCIPALMENTE FICOU A MERCÊ…

    Acabou o ping e pong!!!

  34. Eleitor consciente, concordo com sua colocação, vamos acreditar que o Vane não se deixe levar por Wenceslau que conhece todas as maracutaias, além de ser parceiro de Geraldo,Juçara e Cia.
    Vamos pedir a Jesus que ele tenha sabedoria para lidar com as adversidades, desempenhando o papel dele de gestor competente, após conhecer a realidade de nossa cidade.
    Parabéns a Azevedo pela sua contribuição para nossa cidade, pessoa de bom carater, porém muito mau assessorado pelos seus secretários incompetentes e cheios de poses.

  35. capitão Azevedo, bom amigo,boa pessoa e um bom capitao de policia. Mas como administrador teve seus pecados, principalmente quando deixou que os aproveitadores, sim aqueles da era fernandista ealguns outros como sua secretaria J… seu fiel escudeiro o soldado P… seu sobrinho W… e seu afilhado R… eoutros de pouca expressão,tomarem as redeas da prefeitura com suas sabedorias e suas arrogancias.Itabuna precisade um administrador, um homem serio e respeitado. acredido que o vane irá fazer um bom governo, depositei nele toda minha esperança.para azevedo só basta tentar corrigir o erro se preocupar com a responsabilidade fiscal para nao virar um eterno fixa suja.

  36. A vitória de Vane, independente dele ser bom prefeito ou não,é a quebra do monopólio Cuma X Pedinha em Itabuna.O povo deu o recado: não se deixa mais manipular.O povo foi pra carreata,caminhada do prefeito, recebeu dinheiro, mas na urna deu o recado.Itabuna está se libertando do coronelismo político.O povo aprendeu e renovou até a Câmara.Itabuna respira novos ares,graças a Deus e a arma maior que temos : o voto!!

  37. Ninaaaaa ! Mal acessorado? Quem escolheu e quem MATEVE esses maus acessores? Quem? Quem? Quem? Assuma a incompetencia do chef e da trup toda!!!!
    Um gestor q começa uma obra e não faz 10%, só p enganar o eleitor pobre, com fotos! Um “capitão” só de “fantasmas”. Ou vc. nao sabia disso?

  38. AZEVEDO; perdeu pra ele mesmo, quando ele deixo pessoas inescrupulosa, meter as mãos no patrimônio e nos cofres do município de Itabuna!

  39. FIQUEI TRISTE COM A DERROTA DE AZEVEDO, MAS FELIZ COM AS SAÍDAS DOS BURGOS, CARLOS LEAHY, JOSIAS MIGUEL, MAURÍCIO ATHAÍDE, JOELMA, PINHEIRO, LÉO, GUSTAVO… ETC

  40. FIQUEI TRISTE COM A DERROTA DE AZEVEDO, MAS ELE TEM CULPA DE TER DADO PODER PARA PESSOAS COMO OS BURGOS, CARLOS LEAHY, JOSIAS MIGUEL, ROLEMBERG, WESLEY A JOELMA, PINHEIRO, LÉO, GUSTAVO… ETC.

  41. Se fosse para dar aqueles pulinhos, que mais parecia um orangotango, ele aparecia… Mas como os flash não estão mais em sua direção, ele se recolheu. Arruma a mala Azevedo e leva contigo todo esse grupo que só fez tirar do povo todo o direito de ter saúde, educação, transporte, segurança, saneamento básico, ruas pavimentadas, água de qualidade, habitação. A prefeitura e a Emasa está um rombo, as cotas de exames e procedimentos médicos nas mãos de funcionários e candidatos da coligação do DEM. Quem não tem competência não pode administrar uma cidade como Itabuna. Itabuna não é um circo e os itabunenses não são espectadores. O povo grapiúna tem que ser atores e atrizes principais. O governante tem que trabalhar e passa despercebido, no final se for bom o povo reconhece. Chega de sofrimento!

  42. Concordo em gênero, número, grau e muito mais com as palavras da leitora Vera, quando diz: Sábias as palavras do comentário postado, logo acima, por Gerson Menezes. Fez uma verdadeira síntese de tudo que ocorreu(ia) no Executivo Itabunense.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *