Tempo de leitura: < 1 minuto

Comerciantes da Praça Cairu, centro de Ilhéus, estão desesperados com o aumento da circulação de carros de som naquela área da cidade, sem que haja sinal de qualquer fiscalização ou regulação por parte da Prefeitura. Providências já foram solicitadas tanto à Secretaria de Meio Ambiente como à de Segurança, Transportes e Trânsito, mas nada foi feito.

Segundo os lojistas, o barulho produzido pelos carros de som incomoda funcionários e clientes, chegando a dificultar a própria comunicação entre estes na hora de uma venda.  Para agravar o problema, alguns condutores dessas máquinas de fazer barulho costumam estacionar na via pública, enquanto emitem seus anúncios em altíssimos decibéis, ignorando completamente a lei do silêncio.

Aliás, é por essas e outras que dizem que Ilhéus virou “terra sem lei”.

11 respostas

  1. IDEM ITABUNA… Ou talvez pior.Estou ficando surdo…
    No final da Juraci Magalhães, naquele sinal chegando no canal(quando o sinal fecha), junta até quatro carrros de uma só vez e ai o barulho é ensurdecedor.

  2. Caos também em Itabuna. Tem ainda carros e motos nas calçadas,
    ambulantes por toda a cidade (inclusive de CDs e DVDs piratas).
    A esperança era o Ministério Público. Hoje um mistério…
    Quanto aos veículos nas calçadas, a SETTRAN finge que não vê, e pouca importância dá a imprensa (inclusive os blogueiros). Será porque possuem carro e agem da mesma forma?

  3. Pedido de socorro às autoridades de Itabuna.
    Aqui onde eu moro, na Rua Santa Rita, 125, Bairro de Fátima, é um verdadeiro pandemônio. O bar do vizinho, uma inocente garagem de 4 metros de frente e nada de fundo,tem de tudo a qualquer hora, pior à noite, quando a barulheira piora. Carro com som ligado, moto que entra e sai fazendo ronqueira, freguesia exaltada, dominó, sambão, o escambau. Aqui é o verdadeiro circuito da baderna. Anotem: a qualquer dia e o pior começa após as 23:00 horas, adentrando a madrugada. Na noite anterior, após o final da novela, Avenida Brasl, como sempre, começou o som de carro que encerrou quando eles tiveram sono. Quando a polícia vem, para tudo e quando a polícia sai começa novamente, ou som, ou batuque até quando querem. Outra coisa: Depois dessa, quero deixar claro, que já fui ameaçada de morte pelo dono do bar, porque fiz queixa ao MP, após três conversas com ele, e não deu em nada. Já estou para ir de novo, apesar da vizinhança se recusar com medo de passar pelo que eu e minha família temos passado nesse lugar. É carro parado em nossa porta, esses dias um carro de freguês, derrubou e amassou a moto de meu marido, estacionada na porta de nossa casa, saiu covardemente e deixou lá. Isso e muito mais que não dá para tratar aqui. Sossego, privacidade, tranquilidade para curar uma dor, nem pensar.

    Itabuna precisa dar lição de civilidade aos ainda primitivos, pois eles pensam que tem o poder nas mãos. Fazem ameaças, agem como querem, constituem advogados, mentem em frente ao juiz, mas só fazem isso com os cidadãos de bem que imaginam fracos, porque encaram a vida com civilidade e tolerância. Fazem porque ignoram que é mais difícil ser Homem – ser humano decente – do que ser estúpido, ignorante. Uma coisa é certa: paciência, compreensão, tolerância, exemplo de respeito ao próximo não demovem agressores. Espero que as autoridades ouçam os apelos de quem só quer VIVER. Será que é justo isso?

  4. Parabéns Profesora Eefigênia. Que seu (nosso) protesto não seja em vão, apesar dos covardes e omissos. O prefeito desativou a patrulha do som, o Ministério Publico cruzou os
    braços (só se manifesta quando recebe queixa) e a policia
    nem sempre atende.
    Durante o período eleitoral esse inferno sonoro durante o
    o dia teve o aplauso e autorização da justiça eleitoral.

  5. Socorro!Socorro!…
    Não supórto mais viver no interior da minha casa com um ruido intenso que vira a noite,aumenta na madrugada onde a rua esta mais parada,pois as autoridades de Itabuna(secretaria de meio ambiente ,industria e comercio,vigilancia sanitária parecem desconhecerem as leis de proteção ao cidadão,a saude,o sossego e o bem estar.Falam nestes itens,porém é so para compor a integridade social do cidadão.Liberando alvarás sem o mínimo critério,sem observação do lugar(local),metendo industrias entre casas residenciais,fogo de lenha,barulho de aparelhos eletrodimesticos industriais que rolam ate a madrugada sem respeitar a lei do silencio ,desrespeito total ao ser humano que tem seu lar para descanso.Estou sendo impulsionada a residir em cima de uma porção de camaras frigorificas ligadas que emitem ruidos,dormindo com algodão nos ouvidos por falta de respensabilidade de orgãos competentes em fiscalização.Querem mudar o destino da minha residencia.Cade o Mimistério Público ?Sei que o Dr.Clodoaldo é uma pessoa ,um promotor de grande conhecimento e jamais permitirá esta falta de respeito ao cidadão itabunense que tem sua residencia e sempre morou.A secretaria de industria e comercio e os responsáveis por expedição de alvarás terão que serem rsponsabilizados por estes absurdos.Agora ,o ser humano terá que se indispor ,se estressar além da doença que ja está agravada para buscar tranquilidade para dormir em sua própria casa.Socorro!….. Estes acontecimentos estão no centro da cidade,numa rua que é considerada nobre,onde a paz e tranquilidade houve,agora esta um inferno,comercio não tem hora de fechar,gritos,alarmes de motos,carros de som alto passando,passarela do alcool,por que os mal sucessidos querem enriquecerem neste lugar.É a retirada do poço.Este lugar é na rua das Nações Unidas .Socorrro!… Lugar de zuada é em locais afastados de residencias.Aprefeitura irá pagar e dar tratamento médico,psicilógico,neurológico as pessoas por consequencia destas irregularidades? Socorro!….

  6. Então, meus concidadãos, pessoas agredidas e da justiça…
    “Esta senhora sabe os direitos dela”. Foi o que disse a promotora presente na audiência com o juiz. Ela acertou em cheio. Não me conformo com o coronelismo que mancha de sangue essa terra minha, de meu marido, de meus filhos, de meus futuros netos; uma cidade boa, das melhores do Brasil, vivendo em mãos de coronéis sem lei. Esses casos tem que ser encaminhados ao Conselho Nacional de Justiça, à Comissão de Direitos Humanos, ao site Avaaz, do qual sou assídua colaboradora, além de processar o Município, o Estado e a União por falta de cuidado com a pessoa humana, e por expor pessoas com suas famílias à sanha de estúpidos, sem qualquer escrúpulo. Posso sumeter-me a exames que constatam situações dignas de indenização por parte do agressor. Posso ir aonde essa situação indigna que perdura a tantos anos, queira que eu vá, pois sou um ser humano que jamais apelarei – eu, meu marido e meus filhos – para a agressão, sequer de palavras e gestos. Não costumamos revidar, mas esclarecer com a dignidade com que tenho que tratar a quem ofende. Não quero ser tratada na condição de vítima, mas de pessoa comum, igual a todos, que exige seus direitos, que aspira por justiça. Sou Mulher, Mãe, vizinha que respeita seus pares, Professora, Educadora ambientalista, estudiosa dos livros e da vida, que muito tem contribuído na formação da cidadania. Também não temo a violência dos bárbaros, sei do que são capazes. Quando calo, é para dar condição ao ignorante de revisar suas atitudes. Não vou trocar ideias com quem pensa que pode comprar tudo na vida. Sou discípula de Jesus, Ghandi, Luther King, Maiakowsky e tantos outros ativistas do bem, portanto, a partir de agora, cansei de esperar, não aguento mais que os agressores mudem essa situação. Exijo respeito, pois o direito de viver com segurança, antecede ao direito de produzir prejuízo ao outro alegando necessidade de trabalhar. Cadê a equidade, os direitos da Mulher, do adolescente?

  7. Estou aqui para unir forças,lutar, para que o meu,os nosso direitos como cidadãos sejem respeitados e cumpridos .Que os orgãos competentes atuantes (MP), e aos orgãos omissos tomem posição,levantem a bandeira para agirem dentro da lei e não façam vista grossa por pensar que a comunidade é leiga em legislação. Acabar com esta apadrinhação,paparicação com alvarás sem levantamento de causas e consequencias,mitas vezes danosos e desastrosos que causam conflitos em familias,desastrosos à saude de um ser humano.Que estes orgãos (prefeitura e secretarias) sejam responsabilizados e punidos com indenização pois a saude , bem estar é direito do cidadão e obrigação(dever) dos orgãos públicos desta cidade Itabuna-Ba,fazer seu papel,ser atuante.

  8. Na verdade o que acontece em Ilhéus, é que um ou dois (1 ou 2)condutores de carro de som (publicidade), contraria a lei do silencio,porém as autoridades tém sim que ir contra os um ou dois que prestam esse papelão,mas com responsabilidade, pois a maioria que trabalham a muito tempo deles com até 30 anos com mesmo serviço(carro de som puplicidade), em Ilhéus e como a lei determina,eles não podem pagar pelos errados,e serem respingados por causa desses um ou dois inresponsaveis, pois seria injusto, pois a maioria dos propietarios de carro de Som de ilhéus, são responsaveis e obedientes com a lei do silencio,até porque é daquele trabalho que eles mantem o sustento de suas familias,porém eles não tém como combater esses um ou dois condutores inresponsaveis,sou morador do centro da cidade,e tenho a certeza do que falo,é só qualquer um ficar uma boa quantidade de tempo aqui no centro de Ilheus e vão ver que estou certo quando digo um ou dois inresponsaveis,não vou falar nomes até porque só sei de vista,e pq tambem isso só cabe para as autoridades,só mais uma coisa os comerciantes estão até certos em relatar esse fato e sei que não foram todos que abriram essa reclamação,pois a maioria deles quando contratam esse tipo de serviço,pedem para que o condutor de carro de som que aumente o volume e que fiquem só no centro, e assim os proprietarios responsaveis,como este que me falou, que já deichou de fazer trabalho para esses clientes,perdendo o contrato mas agindo como manda a lei e nao como alguns de seus clientes pedem, como um dos proprietarios de carro de som me falou hoje pela manhã,tenho carro de som?… não!…, porem não quero ser injusto com os que não tém nada a ver, digo como morador do Centro de Ilhéus, se as autoridades trabalhar contra esses um ou dois inresponsaveis o problema sera resolvido e de forma justa, um abraço a todos e fiquem todos com Deus… só mais uma pergunta… porque niguem se levantou ou se manisfestou quando a dias atras quando na campanha eleitoral, que colocaram diversos carros de som com porta mala aberto,sem nenhum tipo de conhecimento e responsabilidade no que estavam fazendo, acho que até sei porque, e voces tambem sabem não é?…. foi sim porque não ia da em nada,pois os politicos como sempre mandam em qualquer cituação,mais os poquenos são mais faceis de abusar,fiquei sabendo que os proprietarios de carro de som de Ilhéus, os que trabalham com responsabilidade e dentro do que a lei determina, são registrado com alvarar na prefeitura,quando os que trabalham,clandestinamente esses um ou dois, não tém alvara… então vamos ser justo um abração a todos e fiquem com Deus.

  9. SR.Redator.
    Poluição sonora:
    Informo que poluição sonora é de competencia do Municipio, onde o memmo deverá fazer uma legislação eficiente em poluição sonora, promover capacitação para o quadro de fiscais, com aulas práticas e teóricas, com carga horária 16:00 campanhas educativas,monitoramento sonoro em eventos, como carnaval, são joão, micareta, colocando o som no seu devido decibés, perante lei vijente do seu Municipio
    Informo também, que atuo nesta área,na implantação deste projeto de poluição sonora,através da Emplantar planejamento Consultoria em projetos ambientais ltda.
    Contato: Celular 71 91242156 E-mail emplantarmeioambiente@gmail.com

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *