Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense

Vane do Renascer foi eleito prefeito de Itabuna devido a vários fatores. O principal deles, o imprescindível, o “condicio sine qua non”, foi o rompimento político com o deputado Geraldo Simões.

Discordo da opinião de que Claudevane Leite, o Vane do Renascer (PRB), ganharia a eleição se saísse candidato a prefeito pelo PT de Geraldo Simões com Juçara Feitosa na vice.

A intransigência petista, não abrindo mão de uma chapa puro sangue, com PT e PT, provocaria uma cisão, ainda maior, nas intituladas forças de oposição ao governo Azevedo (DEM).

PCdoB, PDT, PPS e o PV formariam uma nova coligação, com Davidson Magalhães (ou Luís Sena) encabeçando a majoritária. A pedetista Acácia Pinho seria a candidata a vice-prefeita.

Não sei se essa formação encarnaria o novo, a tão desejada “mudança”. Mas representaria um chega-pra-lá no governismo e, principalmente, no geraldismo.

Essa divisão oposicionista, com comunistas de um lado e petistas do outro, aí incluindo Vane do Renascer, beneficiaria o projeto de reeleição do capitão Azevedo.

A disputa entre a oposição 1 e a oposição 2 seria mais acirrada. Em decorrência desse equilíbrio, o voto útil, responsável pela vitória de Vane, ficaria inibido.

A certeza, de ambos os lados, de que o seu candidato estaria na frente, afastaria o eleitor do voto útil. O candidato do DEM seria reeleito com a mesma quantidade de votos que obteve nessa sucessão.

Concluindo, diria que Vane do Renascer foi eleito prefeito de Itabuna devido a vários fatores. O principal deles, o imprescindível, o “condicio sine qua non”, foi o rompimento político com o deputado Geraldo Simões.

AUGUSTO CASTRO

Quando o assunto é a sucessão municipal de Itabuna, com o viés direcionado para 2016, o deputado estadual e prefeiturável Augusto Castro (PSDB) é o grande perdedor.

A não-reeleição do capitão Azevedo colocou um monte de areia branca na pré-candidatura do tucano, que tinha o apoio do chefe do Executivo como favas contadas.

O insucesso da vereadora Rose Castro, que é irmã do parlamentar, não conseguindo o segundo mandato, é café pequeno diante da derrota do candidato do DEM.

E mais: o capitão Azevedo, se não for alcançado pela Lei da Ficha Limpa, mantendo seus direitos políticos, será candidato a deputado estadual.

VEREADORES IRRESPONSÁVEIS

Não votam as contas do Executivo, não fazem nada e nada acontece. Apostando na impunidade, debocham da justiça e desdenham a lei orgânica do município.

Conversei com o bom advogado Carlos Sodré sobre a falta de uma exemplar punição para a omissão dos vereadores diante da votação das contas do prefeito.

Ficamos de ter uma segunda conversa. Mas adiantei que defendo a dissolução da Câmara com os suplentes tomando posse.

Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

11 respostas

  1. Alguém avise para o Marco Wense que eleição em todo canto é assim, o resultado ocorre por diversos fatores, aqui não seria diferente.

    Portanto o caro Marco Wense disse o obvio, oras. Agora ficar procurando saber esses é pra quem não tem o que fazer.

    Vane venceu e entrou pra história, Azevedo e Geraldo Adeus, nunca mais…!!!

  2. Os vereadores passaram 04 anos sem votar as contas de azevedo, justamente para beneficiá-lo políticamente, desrespeitando as leis em benefício do governo municipal. Agora, os integrantes da camara são os governantes municipais, Itabuna ta lascada mesmo!

  3. Com esta reviravolta em Itabuna, é bem possível que Geraldo e Jussara arrastem também, e definitivamente, o Davidson para as profundezas do caldeirão.
    Fernando Florencio
    Ilheus/Ba

  4. COM CERTEZA OS DOIS VEREADORES ELEITOS PELO POVO COMO SENDO O SUPRA SUMO DA HONESTIDADE ESTÃO INCLUIDOS AI NESTA MATERIA, POIS VANE E WENCESLAU, COMUNGARAM DO MESMO PODER ENQUANTO VEREADORES VANE 2 MANDATOS E WENCESLAU 3, A CADA DIA QUE PASSA SO SE CONFIRMA QUE ELES NÃO ESTÃO TÃO INSENTOS ASSIM PARA ADMINISTRAR NOSSA CIDADE, SE E QUE VÃO ASSUMIR. LOIOLA DIZ QUE NÃO VAI SOZINHO, O PREFEITO DIZ QUE VAI DAR O TROCO, E NESSA NOVELA DA CAMARA SE “SALVE JORGE”.

  5. Um enviado de Deus!
    Quero dizer que este rapaz ganharia esta eleição com quem fosse
    seu vice,olhe que eu já estava disposto a votar no Azevedo em
    consideração ao Dr.Renato Costa. Este Rapaz foi apresentado a mim pelo um grande amigo meu,conversamos uns75 minutos,olhe que
    já estava com placa de Azevedo exposta em casa,nós nos despedimos e disse que eu votaria em Azevedo em considerção ao
    Dr. Renato Costa e desejei uma boa sorte a Vane.Entretanto,esta
    conversa com este rapaz eu senti algo que não era deste mundo,
    o Vane transmitia uma luz,como alguém superior falava que este
    será o prefeito de Itabuna. Eu convenci-me e tirei a placa de Azevedo e botei a de Vane e passei participar de todas caminhadas em nossa cidade e sentir que cada familia que Vane visitava em suas residências penso que as pessoas sntira o mesmo que eu sentir e observei que nos semblantes destas familias em cada uma ficava uma áurea de esperança e felicidade
    nos rostos de cada pessoa e abraçava e pegava nas maos de Vane era como se fosse uma energia uma mudança para cada filho de Itabuna.Portanto,eu acredito que era de Jesus esta energia.
    Quero acrescentar que os seguidores de Azevedo falavam que:pode juntar-se os votos de Vane e Juçara que vamos vencer com mais de 10 mil votos de frente e provocava, a posto 10 mil.
    Uma senhora no Rádio disse que Azevedo vai vencer com o dobro de frenta da última eleição.Sr.Maria Alice. Alquém se passasse
    com bandeira de Vane,dizia: este tá morto. Nunca vi tanta arogoncia e tentar humilhar o eleitor e o então candidato Vane.
    Será que era arte do inimigo?

  6. Pronto! Agora querem de qualquer jeito imputar a Vane uma nova modalidade de crime: o da omissão. Acusam-no de omisso como se ele fosse o presidente da Câmara e que somente o levantar de sua voz faria com que TODOS os vereadores resolvessem votar as contas do prefeito Azevedo. Tentam jogar na vala comum seu nome como integrante ativo dessa rede de corrupção na Câmara de Itabuna. Esquecem das benesses que a bancada do prefeito, em sua maioria, recebiam da prefeitura para se omitirem e fazerem o que bem entendessem de seus mandatos naquela casa. Tudo capitaniado e incentivado pelo executivo municipal. Agora vêm com essa hipocrisia ao questionar a vontade popular e achar que podem e devem mudar o rumo das urnas, mudar a vontade soberana do povo. O pior que a serviço disso está o poder que deveria se manter o mais isento possível: o judiciário. Ao negar o direito à defesa dos injustamente acusados e manter essa situação absurda deixa-nos indignados e desesperançosos com os rumos que essa cidade poderá tomar. É preciso separar o joio do trigo e punir com rigor quem deva ser punido e fazer justiça a quem nada tem de errado ou comprometedor. Não me parece sensato generalizar dessa forma sem nenhum tipo de apuração anterior dos fatos, esse certamente é o desejo de boa parte do povo consciente dessa cidade. Se assim não o for que saiamos às ruas exigindo que nosso legítima vontade seja consolidade.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *