Tempo de leitura: 2 minutos
Carlito, César, Júnior Brandão e a Soldada Valéria: nomes que são lembrados para presidir a Câmara de Itabuna

Seguem intensas as movimentações de vereadores eleitos em Itabuna, em torno da futura Mesa Diretora do legislativo municipal. Por enquanto, no centro da disputa, estão uma novata e três políticos que retornaram à casa após um período fora.

Surfando na onda da renovação, a campeã de votos nas eleições, Soldada (para não arrumar confusão com o Ousarme) Valéria (PSC), é um dos nomes cotados para presidir a Mesa, embora sua falta de experiência e conhecimento dos trâmites do legislativo comprometam o projeto.

No extremo oposto, aparece como possível candidato o vereador Carlito do Sarinha (PTN), que já exerceu quatro mandatos, ficou fora do legislativo nos últimos oito anos e agora retorna para tocar sua quinta legislatura (por onde ele passa, não deixa de repetir que “todo mundo tenta, mas só Carlito é penta”). Carlito tem quilometragem e isso tanto pode lhe ajudar, como também atrapalhar num momento de clamor por mudança.

Outro nome lembrado é o do vereador Júnior Brandão (PT), que já exerceu um mandato e também ficou um período fora do legislativo. Ética e equilíbrio são características que identificam bem o petista e o colocam em posição favorável, principalmente após um período de tantos escândalos na Câmara. Por outro lado, há quem diga que ele não tem o “jogo de cintura” necessário para as negociações que cercam a formação da Mesa.

Finalmente, entra no jogo César Brandão (PPS), igualmente reintegrado ao legislativo após um período “de molho”. Com a imagem vinculada a projetos sociais, César teve mandato elogiado e possui trânsito em todos os campos, da esquerda à direita. Pode perder em densidade política, mas jogo de cintura não lhe falta.

25 respostas

  1. Carlito do Sarinha NÃO mesmo!
    Júnior e César são dois homens de bem e seria proveitoso realmente se um deles fosse o presidente. Porém temos a novata Soldada Valéria, que apesar da inexperiência pode trazer um “ar” novo, uma visão nova à gestão dessa casa cuja anda com imagem abaladíssima.

  2. Esta história de que o mais votado tenha que passar a ser um dos indicados à Presidência da Câmara é uma convenção absurda e é também um grande disparate.
    Torço para que a Soldada Valéria desempenhe com muito denodo e acerto a sua função de Vereadora, mas acredito ser um desserviço a Itabuna aventar a possibilidade dela vir a ser Presidente do Legislativo.

  3. “…César teve mandado elogiado e possui trânsito em todos os campos…”.Sr. Pimenta mandato, por favor e nao mandado.

    Da Redação: Misericórdia! Obrigado, amigo. Perdoe-nos o lapso, é que a cabeça devia estar pensando em algum mandado de busca e apreensão, ou algo que o valha…rs.

  4. Júnior Brandão , Soldada Valéria ,Chico Reis , Jairo , Glebão e Carlos Coelho – Mesa Formada

    Júnior Brandão – Experiência ( presidente )
    Soldada Valéria – A mais votada ( 1. secretária )
    Chico Reis – Boa Formação( ADM e Direito) , 2.Mais votado(2.secretário)

  5. Júnior Brandão pode ser honesto e competente, mas concordo com Generbaldo que jogo de cintura ele não tem, por isso não deve ser presidente daquela casa.César Brandão, esse sim tem competência e jogo de cintura. Carlito do Sarinha nem pensar.

  6. Por que não Rui Machado?
    Tem experiência, moralizou a Câmara e é o único remanescente da antiga formação. Talvez tenha ficado como lembrete aos novos vereadores. Portanto, sabe o que pode e o que não pode fazer.
    Duvido que ele repita as mesmas práticas!

  7. POR QUE CARLITO FICOU OITO ANOS INELEGÍVEL ? ALGUÉM PODE RESPONDER . INEXPERIÊNCIA É UMA DAS JUSTIFICATIVA QUE USAM PARA DIFICULTAR O PRIMEIRO EMPREGO PARA US ADOLESCENTES ,SE VOCÊ É ADOLESCENTE REFLITA BEM !

  8. César Brandão pela experiência que tem deve ser o nome ideal para a presidência , por ter bom transito entre a suituação e oposição e ja demostrou isto em várias negociações,de fácil aceitação pela sociedade, visionário procurando sempre andar em sintonia com os anseios da comunidade,tem as qualidades necessárias e ideais para tal cargo.Não podemos esquecer que além de presidente da Cãmara ele também será um representante legal de toda a comunidade itabunenese defendendo os seus interesses em todos os momentos sem se deixar levar pelas vantagens e negociatas que por ventura vierem a existir, pensando sempre no melhor para o POVO!O Compromisso aumenta,e ele esta preparado com certeza.

  9. ESTÃO ESQUECENDO DE NADSON MONTEIRO:

    BEM VOTADO, EXPERIENTE,PREPARADO, ÓTIMO CARÁTER, AGLUTINADOR, BOM RELACIONAMENTO COM OS DIVERSOS SEGMENTOS DA SOCIEDADE. ESTE COM CERTEZA SERÁ UM DOS QUE IRÃO MORALIZAR O NOSSO LEGISLATIVO !

    SE FALAMOS TANTO EM MORALIDADE ENTÃO VOS DIGO: CARLITO NÃO, RUY PORQUINHO NÃO ! ESTES NÃO DEVEM ENTRAR NEM NA MESA DIRETORA !

  10. Carlito quer se lançar para arrumar um espaço dentro do próximo governo, como sempre fez. Vereador de quartro mandato e sem nenhum projeto apresentado, se acha! César Branão, quem conviveu com ele na legislatura que edason dantas foi presidente da casa, sabe que além da vaidade, é saco sem fundo quando o assunto é dinheiro…Valéria ainda é uma iniciante e o mandato já representa um grande peso para ele, imagine a presidência do legislativo.

  11. A Câmara de Itabuna não anda precisando de jogo cintura.Precisa é de Ètica e isso Junior Brandão tem de sobra.
    Gente , pelo amor de DEUS , o ministro Joaquim Barbosa tem jogo de cintura ou ética….
    Acorda Itabuna!!!!!!

  12. César Brandão(Pofessor sabe articular,é educado e tem a vantagem da experiêcia)
    Júnior Brandão(Professor tem experiência tb já foi vereador,mas não sei coo articulador)
    Valéria(Soldada,nunc foi vereaadora mas tem poder de aglutinar pessoas pq comandou a greve,não sei se seria uma boa ariculadora,mas experiência é a base de tudo..)
    Os outros nem pensar a não ser bem lembrado aqui Nardson Monteiro,tem um perfil decente e pareçe ter boa índole e boa conduta perante a sociedade…)
    Os outros nem pensar….

  13. De parca memória os eleitores de Itabuna e Salvador “premia”
    com considerável votação aqueles entre os responsáveis pelo caos e terror que aconteceu aqui, na capital do Estado e outras
    cidades: a soldada Valéria e o ex-soldado Prisco, por ocasião da greve da PM.
    Ainda não teve quase conhecimento do que é um legislativo
    municipal e já se acha apta a ser presidente da Câmara. Só porque foi a mais votada ?

  14. Este Antonio Jorge deve ser um empregado de Rui Porquinho…
    Pára com isso, este rapaz não era nem para ser eleito.
    A Câmara precisa de gente nova e honesta:
    Pastor Francisco, Joilson Rosa, Dona Carmem, Nadson Monteiro, Glebão. Um destes deve ser o presidente.
    O povo está querendo pessoas honestas, esta história de jogo de cintura, experiência é conversa de ladrões. Queremos os menos experientes mesmo.

  15. Bem lembrado Verônica.Penta não diz nada,pois é preciso lembrar que uma mesa precisa ser formada com pessoas novas,e que no seu passado enquanto legislador não tenha nada que deixe a sociedade na dúvida.Como foi este penta?o que levou o penta passar oito anos fora?Por esta razão não precisamos de penta pois não estamos em jogos olímpicos nem na copa do mundo,não precisamos de jogo de cintura pois aqui não estamos tratando de um concurso de bambolê.O que precisamos é de pessoas com caráter,e que seu nome seja no mínimo respeitado pelo povo.Carlito NÃAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAO-Socorro,Junior brandao,SIMMMMMMMMMMMMMMMMM-Seja bem vindo.

  16. Junior Brandão é o melhor para nossa cidade, um home sério, honesto e integro no que se faz, um ótimo educador e amigo de todos, esse sim é melhor pra Itabuna.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *