Tempo de leitura: 2 minutos

Valéria Ettinger | lelaettinger@hotmail.com

Vamos permitir que as pessoas sejam felizes, vamos pensar que a nossa forma de ser e de viver não é a melhor e a mais saudável.

No dia 25 de outubro de 2012, foi realizado o primeiro casamento coletivo homoafetivo da Bahia, idealizado e realizado por estudantes de Direito. Esse casamento representa um marco histórico, por tornar realidade uma luta da comunidade LGBT e afirmar uma conquista de direito. Direito que nasce da reinterpretação de um preceito constitucional com base na dignidade da pessoa humana e no principio da igualdade substancial pelo critério da diferença de condição.

Partindo dessa análise de concretização de direito, esse avanço não é um ataque ou uma ofensa a dogmas religiosos, pois como disse a advogada Jurema Cintra estamos falando em casamento civil e não em matrimônio. O casamento civil é uma formalização concedida por um Estado laico, que tem por base regras de convivência, as quais nascem a partir das demandas sociais. E, por existirem demandas sociais, elas precisam ser regulamentadas para que o acesso à justiça se realize.

É cediço que já existiam casais homoafetivos vivendo em uniões estáveis e, por essa razão, foram adquirindo, por leis esparsas, alguns direitos decorrentes da convivência. Mas com o casamento esse rol de direitos se amplia, permitindo que esses casais tenham plena condição a todos os direitos decorrentes de uma união civil, tais como pensão por morte, herança, pensão alimentícia, dentre outros.

Penso que avançamos legalmente. No entanto, ainda, precisamos desconstruir uma cultura que não enxerga que as pessoas precisam ser felizes como elas desejam.  Quando se ama uma pessoa do mesmo sexo e não se tem por ela um desejo sexual não existe preconceito, mas quando se ama alguém do mesmo sexo e se tem desejo por ela, entende-se como aberração. O problema está no sexo porque pessoas do mesmo sexo não podem ter filhos, então, a ideia do crescei e procriai–vos não será concretizada.

Por outro lado, essas pessoas poderão garantir que milhões de crianças abandonadas tenham direito ao afeto. Será que preferimos a marginalidade ou temos que acreditar no senso comum, de que pais homoafetivos não têm condições de educar crianças e fazerem delas adultos felizes e saudáveis?

Como sempre, somos reprodutores de uma ideia dominante, que nos convence, ao ponto de validarmos como verdade, tornando-a um dogma. Se os valores são fruto de um processo de apreensão e interpretação sobre os quais creditamos a verdade, eles podem ser mudados e reconceituados.

Portanto, vamos permitir que as pessoas sejam felizes, vamos pensar que a nossa forma de ser e de viver não é a melhor e a mais saudável, vamos entender que direitos garantidos devem ser respeitados, vamos pensar que vivemos em uma sociedade diversa e diverso tem que ser o direito para promover a igualdade, vamos sair do quadrado e enfrentar as demandas sociais para vivermos em harmonia, garantindo que nossa sociedade seja livre, justa e solidária e sem preconceitos.

Parabéns a todos os coordenadores e idealizadores que fizeram com que esse projeto se realizasse, e mesmo diante dos obstáculos, não desistiram de tirar 03 casais da clandestinidade, tornando-os verdadeiros cidadãos e iguais em direito.

Valéria Ettinger é professora universitária e mestranda em gestão social e desenvolvimento (Ciags/Ufba)

9 respostas

  1. Dois pontos eu descordo, veementemente 1° “as pessoas precisam ser felizes como elas desejam. ” isso é um precedente perigoso, já que pedófilos encontram a felicidade em atos sexuais com criançinhas, os usuários de drogas são felizes quando estão sobre o efeito das drogas, e etc. Então nós precisamos ser felizes não como desejamos, mais de modo a não contrariar o direito dos outros, e a propria natureza das coisas. 2° ponto todas as escolhas da nossa Vida têm consequências positivas e negativas, e uma dessas escolhas que é o homosexualismo priva quem escolhe este estilo de vida, da opção de ter filhos, outro detalhe é o seguinte convencionou-se a dizer que “casais” homosexuais são bons pais como se isso foce uma verdade absoluta, fasendo uso desse argumento Ad Hominem, dá uma aparência de que não existem casais heteros querendo adotar crianças e dar a elas amor, cuidados, e suprilas em suas necessidades materiais. Portanto vamos devagar com o andor porque o santo é de barro !

  2. Pelo propio texto fica claro que não é amor e sim sexo.
    Como uma relação que tem como base sexo, pode ter condições de educar?
    Como alquem pode abrir mão de principios estabelicido por DEUS de familia(absorvido por todos cristão), por principio que tem como base a felicidade fundamentada em sexo?
    Como alguem com titulos considera avanço na desestruturação da celula principal a sociedade?
    O não agredir, o não ofender, o tratar com respeito não me habilita considerar o homosexualismo normal e não permite calar diante de texto que ao contrário do que pregam de diversidade impoem uma ditadura de ideias contra tudo que critica o homosexualismo sobre pretexto de homofobia. NÃO AO HOMOSEXUALISMO!

  3. Se fosse pra pessoas do mesmo sexo se casarem, no lugar de Eva DEUS, teria feito outro homem pra ser companheiro de Adão. Falta de respeito para com a instituição família. Aos críticos de plantão eu pergunto: vc gostaria de ver um familiar seu se casando com uma pessoa do mesmo sexo? claro que não pois é falta de vergonha.

  4. Desconstruir= destruir!!!

    “Como sempre, somos reprodutores de uma ideia dominante, que nos convence, ao ponto de validarmos como verdade, tornando-a um dogma. Se os valores são fruto de um processo de apreensão e interpretação sobre os quais creditamos a verdade, eles podem ser mudados e reconceituados.”

    Então tá bom, no dia que surgir o primeiro ser humano proveniente de intercurso anal, um X-man, o “dogma” será quebrado! À propósito, a autora desse texto é fruto de um dogma, que curioso!!! É muita presunção tentar ridicularizar e menosprezar uma verdade universal, patente, evidente de que a perpetuação da espécie depende de um relacionamento FÉRTIL, necessariamente entre individuos de SEXO diferente, com todas as suas peculiaridades fisiológicas, fazendo disso uma mera OPÇÃO, inferior à do homossexualismo, inclusive! À propósito, se por acaso a autora tiver filhos, que tal presentear os recém-casados com eles, afinal, estes também tem direito de exercer a paternidade/maternidade! Por que relegar aos órfãos esse legado tão cruel??? Não os use como um problema a ser solucionado com esse tipo de união familiar heterodoxa, há milhares de casais heterossexuais que já aguardam por isso e e nem por isso a questão foi resolvida! Se desejam se unir, que se unam, assumam suas consequências, não tentem empurrar “guela a baixo” da sociedade, porém, essa desconstrução/destruição do que pra nós é um patrimônio: a familia!!! Como cidadão exigo respeito à minha forma de pensar, aos valores que aprendi e considero como fundamentos de quem sou!! Cada um de nós deve ser respeitado, sim, nas suas convicções, mas não é tentando a tudo custo “desconstruir” quem somos que obterão nosso respeito!! É por essas e outras que o mundo está como está!!

  5. A ENERGIA ATÉ FALTOU NO MOMENTO DA FESTA, E NÃO FALTOU SÓ EM ITABUNA, FOI NO NORDESTE TODO. DEUS ACEITA O DIFERENTE MAS NÃO ACEITA A PRÁTICA, HOMEM SE DEITAR COM HOMEM É ABOMINAÇÃO AO SENHOR QUE FEZ O HOMEM PARA JUNTAR-SE À MULHER E PROCRIAR.

  6. Em se tratar da palavra de Deus não há argumento, e ela dizcom clareza:
    “…. Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é… Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação” Dt 23.17; Lv 18:22; 20:13
    O homem perdeu o temor a Deus!E por conta dos seus pecados o mundo está como está!Deus ama a todos independente das suas escolhas, mas não ama as práticas contrárias à sua própria natureza!

  7. Se desconstruir fosse destruir, muitos dogmas não teriam sido modificados, tais como a terra é quadrada e o sol gira em torno da terra. O fato de naturalmente um casal homossexual não ter filhos também é algo natural, já que existem pessoas inférteis, que mesmo em uma relação heterossexual, jamais poderá ter filhos e não é considerado uma aberração é tudo uma questão de discurso religioso direcionado a manutenção de padrões e ao preconceito. Comparar a homoafetividade com vícios de drogas e pedofilia é querer caracterizar um desejo que não gera danos a si e a terceiros, como se fosse um crime social, o que não é o caso e nem foi a intenção da autora. A homoafetividade não é uma opção ou escolha reflete a sexualidade que faz parte da condição humana e está relacionada diretamente com o afeto e não somente com o desejo.

  8. “lúcida”: O termo desconstruir é apenas um eufemismo na tentativa de escamotear, dissimular seu verdadeiro sentido: destruição!! É evidente nos discursos dos representantes do movimento pró-homossexualismo o desejo de destruir o que sempre tivemos como familia, e gerar uma classe de pessoas cujos direitos se sobreponham aos da maioria, são seus maiores objetivos (vide PLC 122). As práticas homossexuais são tão ou mais antigas quanto os relatos bíblicos à respeito; o que deve ficar claro aqui é qual é o X da questão: as pessoas devem ser respeitadas quanto as suas convicções e comportamentos desde que não infrinjam o direito do próximo. Se querem se unir, que se unam se estiverem de acordo; o meu protesto é contra as tentativas cada vez mais ousadas de desqualificar a familia, o “dogma”, como queira chamar, como se fosse uma mera convenção, desconsiderando, de propósito, aspectos básicos da natureza animal: macho e fêmea, com seus respectivos e DISTINTOS aparelhos REPRODUTORES (seria isso um dogma???), tentando estabelecer um verdadeiro império homossexual no Brasil!! Há de se distinguir a reprovação do ser humano em si e de suas práticas; respeito o ser humano mas abomino a prática homossexual, é da minha natureza me enojar frente a isso, me causa asco, repulsa; da mesma forma que exigem respeito quanto à sua condição, respeitem a minha e da grande maioria dos brasileiros; não admitirei jamais que se ultrapasse a linha chamada respeito por qualquer uma das partes!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *