Tempo de leitura: < 1 minuto

O projeto para a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) foi aprovado nesta quarta-feira (31) pelo colegiado da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

A proposta é que a universidade seja entregue em quatro anos, com dois campi a ser construído em Porto Seguro e Teixeira de Freitas, e uma sede em Itabuna. Mais de 30 cursos de graduação e pós-graduação devem ser criados, atendendo 11 mil estudantes. Informações do Política Livre.

16 respostas

  1. Waltire.. Campus = 1.. Campi > 1
    —-
    Finalmente foi autorizado..mas e a área, ja foi definida??

    Assim que eu terminar meu DS estarei ai na UFESBA!!!

  2. A melhor localização para a construção do complexo que ira sediar a Universidade Federal e no território Ilheense. Local o município tem de sobra.

    Como todos sabem, a localização não esta ainda definida, e sim na fase de proposta.

    Da mesma forma que os representantes de Itabuna, reivindicam de forma ilegal, parte do território ilheense, nada mais justo que, as nossas lideranças entrarem na luta para que Ilhéus seja a sede da Universidade Federal.

  3. Jorge Luis, se você se informar melhor vai ver que a Universidade já foi criada e tem como sede a cidade de “Itabuna”, portanto o Campus tem que ser em seu território. E vale lembrar que a UESC que está em solo Ilheense foi formada da união das faculdades de Econômia de Itabuna e de Direito de Ilhéus formando a FESPI ( Faculdades de Ensino superior de Itabuna e Ilhéus ) portanto um exemplo de união a ser lembrado.

  4. Caro Grapiuna, se eu estivesse de brincadeira não me identificaria. O grande problema nos comentários e opiniões publicadas nos Blogs fica por conta do anonimato. Pode checar meu email e fazer pesquisa no google com meu nome.

    As lideranças políticas de Ilhéus estão realmente se articulando para trazer o Campus da Universidade Federal para seu território.

    Ilheus esta na luta também para sediar a Universidade Federal .

  5. Só uma correção: a comissão de implantação propôs a mudança da sigla para UFSBA!

    Nota da Redação: Felipão, salvo engano esse é um encaminhamento do ex-reitor da Ufba, Naomar Almeida, mas ainda não aprovado oficialmente. De qualquer modo, as duas formas têm sido utilizadas na divulgação sobre a universidade, o que de fato gera certa confusão.

  6. Sou ilheense por adoção. Amo essa cidade. Mas penso que esse revanchismo entre as duas cidades é danoso demais. Se a universidade for em Itabuna, vai beneficiar Ilhéus do mesmo jeito.
    Com disputas desse tipo, todos saem perdendo. Que venha a UFSBA pra nossa região! Independente da cidade.

  7. Apesar de Ilhéus e Itabuna serem cidades que se completam, o pleito de Ilhéus e legitimo e não significa nenhum tipo de revanchismo em relação à vizinha Itabuna. Ilegal e imoral e a tentativa de usurpação do território ilheense, o que deveria ser execrado pela população de Itabuna.

    Não existe nada de definitivo em relação à localização, tudo esta em fase de projeto, então, sujeito a adaptações direcionadas as melhores alternativas.

    O pleito de Ilheus caracteriza-se como ato de usurpaçao, mas sim pela busca de vetores que ajudem no seu crescimento.

  8. Em recente palestra realizada na UESC, o futuro Reitor Naomar Almeida comentou que as atividades da UFSBA/UFESBA se iniciariam em janeiro havendo aulas em Itabuna e Ilhéus utilizando a estrutura de escolas dos municipios.
    Ainda defendo a UFESBA na BR 101 na Estação Joaquim Baiana por ser uma área Federal com 100 hectares e custo zero para a União e dentro do território de Itabuna também.

  9. Jorge Luiz,respeito sua opinião,mas vale lembrar que as “lideranças” de ilheus nada fizeram para essa conquista.A cidade(ITABUNA) para sediar a reitoria já foi escolhida e confirmada pela PRESIDENTE DILMA e foi uma luta muito grande,ai agora que temos essa conquista vc se ilude em querer que a reitoria vá para ilheus assim mastigadinho??Pura ilusão sua e de quem está pensando assim na pacata ilheus kkkkk.Se contente com a Uesc,que mesmo sendo em território ilheense na prática fica com Itabuna.No mais sonhar não custa nada,continue.

  10. Grapiuna, as lideranças de que vc. fala, depois da ultima eleiçao, ficaria mais apropiado denomina-las de EX LIDERANÇAS. As articulaçoes politicas nao param, muitas surpresas poderao surgir.
    A UESC esta em territorio Ilheense, mas nao nos aborrecemos em alguns itabunenses acharem que ela pertence a Itabuna, afinal, qual ´´e o pai que nao quer o melhor para o seu filho. O Municipio de Itabuna e um dos filhos de Ilheus.

  11. Não se preocupe @jorge luiz, colocaremos a UFESBA em Ferradas ou a caminho de Itajuipe. Temos área também.

    A questão não é revanchismo é que ambas cidades devem se desenvolver. Quando alguem buscar no google sobre a UFESBA verá que ela esta atrelada a Itabuna e assim as pessoas tendem a vir para se instalar aqui.

    Ilhéus por si so ja possui diversos investimentos federais e facilidades que Itabuna não tem.

    Quanto a CEPLAC, Em vez de se montar uma Universidade ali, acho que deveriam fechar e transformar em EMBRAPA-CACAU. Deve também instalar o Aeroporto Internacional naquela área.

    Assim teriamos mais um instituto de pesquisa no eixo Itabuna-Ilheus. UFESBA + UESC + EMBRAPA (Ceplac) + IFET + Facilidades (Atacadão e Aeroporto).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *