Tempo de leitura: < 1 minuto

Matéria publicada nesta quinta-feira, 1º, no jornal Valor Econômico, mostra que a produção brasileira de cacau na safra 2011/12 é a maior dos últimos 18 anos. Os números são da TH Consultoria e Estudos de Mercado, que registra colheita de 220 mil toneladas de outubro de 2011 a setembro deste ano. O volume é 10,11% maior que a produção da safra 2010/11.

Segundo a matéria, a Bahia colheu 155,5 mil toneladas de cacau, na melhor safra dos últimos 14 anos. O Pará, que também se destacou, dobrou a produção em cinco anos: de 32,5 mil para 64,4 mil toneladas.

De acordo com o sócio-diretor da TH Consultoria, Thomas Hartmann, o crescimento da produção de cacau nos últimos três anos foi estimulado pela boa cotação, mas os preços caíram em 2012. Atualmente, segundo o especialista, o valor pago ao produtor é inferior ao custo da lavoura.

Uma resposta

  1. Cacau, por ser commodity, sempre tem oscilação de preços, …!!!

    Chocolate, que eu me lembre, nunca vi cair de preço, …!!!

    Não seria uma lógica tentar investir em tecnologia de pós-colheita, beneficiamento, agregar valor ao produto, ou coisa que o valha, …?!?!?!

    O problema é que só há cursos de pós-graduação nesta área na ESALQ, em Piracicaba.

    Seria necessário incentivar alguns Profissionais, seja da UESC ou mesmo da CEPLAC, a se especializar nesta área, ou mesmo contratar alguém com este perfil, …!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *