Tempo de leitura: 2 minutos

O secretário José Formigli.

O Restaurante do Povo (Restaurante Popular) não abre as portas há quatro dias porque a prefeitura de Itabuna deixou de fazer o repasse mensal de apenas R$ 40 mil. O valor se refere ao subsídio do município para a manutenção do restaurante.
Somente o Frigorífico Frigobom levou prejuízo de R$ 80 mil segundo reconhece o secretário de Assistência Social, Formigli Rebouças. Há dois meses que a prefeitura não paga à empresa, que decidiu cortar o fornecimento de carne bovina e derivados.
Outras empresas vítimas do calote também decidiram suspender o fornecimento à prefeitura. Apesar de ainda não ter saldado as dívida com os fornecedores, o Restaurante do Povo será reaberto na próxima quarta-feira, 3, segundo afirmou ao Pimenta o secretário Formigli Rebouças.
A saída encontrada foi usar os recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério do Desenvolvimento Social, para garantir o fornecimento de frutas, legumes, verduras e carnes ao Restaurante do Povo.
O programa PAA atende creches, escolas e entidades assistenciais. A prefeitura não explica, ainda, quais as entidades ou creches e escolas que deixarão de receber os produtos para que o Restaurante do Povo seja abastecido.
No PAA, agricultores familiares cadastrados pelo Governo Federal recebem pelo que produzem e os alimentos são repassados a entidades assistenciais e escolas sem custos para a prefeitura.
Ainda conforme o secretário, a decisão foi tomada em reunião, hoje, com prefeito Capitão Azevedo (DEM). O prefeito pensou em fechar definitivamente o Restaurante do Povo se não houvesse uma saída. Alegava crise financeira para tal.

23 respostas

  1. Com certeza, quem mais precisa desse restaurante foi quem elegeu o capitão.
    Tem fornecedor que foi obrigado a baixar o preco pra receber o que cuma deu calote, e agora vai receber o calote do capitão.
    Como não tem mais ninguem pra colocar vaselina, vai as creches, escolas e entidades.

  2. Sobrou para quem trabalha, enquanto
    os “gravateiros” estão curtindo com o dinheiro
    que falta. Uma estrondosa vergonha que passa ao
    largo dos vereadores que agora não fiscalizam nem denunciam mais nada. Será que perderam a consciência do dever a cumprir?

  3. Esse secretário é HOMEM DE BEM. Todos conhecem a sua capacidade e sua honestidade, seriedade. O prefeito Azevedo não tem o direito de não resolver esse problema por tratar-se de uma pessoa digna em detrimento do “homem forte”, o outro secretário. Vamos cuidar das nossas reservas morais prefeito.

  4. cade o ministerio publico
    vereadores nao temos sao maionetes vendidas a preco de empregos comicionados,)(sao denuncias nao apuradas).
    JAQUE WAGNER ITABUUNA PEDI SOCORRO.
    JUSTIÇA URGENTE
    O QUE O VALCABRAL E O PROFESSOR ACHA DESTA DEMOSTRAÇAO DE INCOPETENCIA DE ADMINISTRAÇAO.
    HBELEM , EMSA, BURACOLANDIA, CINQUENTENARIO NAO DUROU 6 MESES, RESTAURANTE POPULAR FECHADO. ESTE PREFEITO BOTOU PF NOS 52 MIL ELEITORES. É 252525252525 OUOOOOOUOUOUOOOOO

  5. Sugestão para o cardápio:
    Chiclete com Banana.
    Irresponsáveis, insensíveis e incompetentes fingem administrar a cidade, ainda sob apoio de alguns comunicadores de rádio que, sob jabás, defendem essa pífia administração ou as anteriores que foram a gênese desse caos.
    No ano do Centenário Itabuna só tem recebido escárnio:
    1. O time da cidade rebaixado no campeonato baiano;
    2. A seleção de futebol amador deu vexame no Intermunicipal;
    3. A festa do Centenário da Lama foi ridícula;
    4. A Câmara dos Vereadores extrapola na corrupção;
    5. A Administração Pública Municipal entupida de denúncias;
    6. A cidade, abandonada, vê o seu Rio Cachoeira morrer à míngua;
    7. Não há renovação política (velhos e novos nomes, velhas cabeças);
    8. A juventude itabunense apática;
    9. Os empresários, ensimesmados;
    10.A imprensa, amordaçada, salvo exceções;
    11.As obras realizadas com alto custo, baixos benefícios;
    12.A auto-estima do povo, rastejando;
    13.A prévia dos postulantes ao lugar de Azevedo, inclusive o próprio, é lamentável;
    14.A Emasa e o Hospital de Base, principais órgãos municipais, entregues a uma súcia de exploradores;
    15.Lixo, insegurança, caos no trânsito, invisibilidade política.
    “Até quando esperar a plebe ajoelhar esperando a ajuda de Deus?”

  6. Fora Azevedo !
    Fora Azevedo !
    Fora Azevedo !
    Esse infeliz esta destruindo a cidade, acabou com o Hospital de Base, com a atenção básica, com o Restaurante do Povo, fez este armengue na Av. Cinquentenário, denúncias de roubo na emasa, mensalão na câmara de vereadores, menores se prostituindo a luz do dia, recorde de violência.
    Impeachment neste maluco.
    Expulsa ele da prefeitura, EXPULLLSAAAAAA A PONTA PÉ.
    Polícia Federal, Ministério Público, OAB …
    SOCOOOOORRROOOOO !!!
    ISSO É ANARQUIA !!!
    Itabuna não merece isso.

  7. Espero que o povo de Itabuna, aprenda a se interessar por politica, e nas proximas eleições, não se deixe enganar, com promessas, de “bom menino, tapinha nas costa”;
    O que vemos hoje é o caos, tirar das entidades, que já não têm nada?
    Pelo amor de DEUS, quero que este governo acabe logo…
    Sabia que seria dias dificéis, mas no fundo tinha esperanças de estar enganada…

  8. Clareai, Santa Clara, clareia a conciencia desses homens que não tem cheiro de povo e nem respeito pelo que é do povo. O restaurante popular e nem o povão não podem pagar pela inoperância dessas autoridades que si dezem GOVERNO DO TRABALHO E DO POVO. Clareai Santa Clara…

  9. “O programa PAA atende creches, escolas e entidades assistenciais. A prefeitura não explica, ainda, quais as entidades ou creches e escolas que deixarão de receber os produtos para que o Restaurante do Povo seja abastecido.” Assustador ler tal coisa e mais ainda imaginar isso acontecendo na prática, porque é público e notório que nas escolas municipais o índice de crianças humildes, não estou dizendo famintas do saber, a alimentação torna-se um atrativo para sua permanência em sala de aula. E promover tal saída é demonstrar em letras garrafais, a INCOMPETÊNCIA DO GESTOR ATUAL, que a cada momento afunda Itabuna, mas rápido do que o Titanic, que nem as crianças que são as primeiras a tentarem ser salvas em calamidades, vão ter tempo de se salvarem.
    O mais incrível ainda neste tétrico e episódio da pobre, sofrida, surrada… Itabuna, é que o quase parado e inerte secretário dá uma entrevista desta, no mínimo ele ou seus colaboradores, inventam uma solução esdrúxula desta e parece que é algo normal na anormalidade desta administração pífia, desastroça, horrosa e todos sufixos OSA que existir nos dicionários do sofrimento do povo grapiunense.
    Sem dúvida o prefeito Azevedo vai ficar na história de Itabuna, inesquecível pelas comemorações do centenlama; pelo atraso dos salários; pela inércia de pelo menos tentar através de uma reforma e não transferência administrativa, como por exemplo, Carlos Advogado Burgos para a Emasa, que parece que lá falta água e muita, mas eta vaca leiteira.
    Enfim, concordo, na minha época de juventude os jovens cara pintadas ou não, eram também atualmente, mas parece que o povo está anestesiado, recorrer aos vereadores não podemos, são em muitas faces piores que Azevedo; o Ministério Público parece que deixou de existir com a ida do Dr.Clodoaldo para renovar sua forma acadêmica… Agora penso eu que muitos dos que diziam que o citado promotor queria ser prefeito de Itabuna, tenham mudado sua opinião diante do contexto atual de Itabuna.

  10. kd os vereadores desta cidade???kd o ministerio publico??kd oab?socoroooooooooo!!!ñ temos ninguem….ja imajinou se formiga gostasse de carne????

  11. O calote deles, principalemnte de Carlos Burros está em todas as áreas…
    Em empresas de publicidade, em fornecedores de alimentos, na saude em medicamentos , em empresas de ar-condicionado, na informática, eles devem taxas de cartuchos de tintas e tambem uma empresa de informatica TecZap denunciada aqui pelo Pimenta na Muqueca quer vim pra tomar os 4 supercomputadores comprados por Azevedo

  12. Ei pessoal vamos fazer uma pesquisa?
    Quando o Restaurante abrir, vamos até a fila do Restaurante Popular e perguntar de que cidade é cada cidadão que vai almoçar lá.
    Teremos a constatação que 80% são de cidades vizinhas que vem utilizar as cotas do SUS.
    Os “pobres de Itabuna” almoçam em casa ou levam marmita em sua maioria.
    Em uma análise matemática e não humanitária, veremos que além do HBLEM temos mais um elefante branco em Itabuna. O Restaurante Popular. Por isso ele é de gestão municipal, porque o Governo Federal dá um subsídio? porque não gere como era na inicial?
    Prejuízo, sem um benefício concreto para a maioria. Não sou contra ao Restaurante, mas sinceramente acho que temos outras prioridades.

  13. POW SE ESSE RESTAURANTE FECHAR VAI QUEBRAR MUITA GENTE E, EU SOU UMA DAS PESSOAS PREUJUDICADAS MORO EM OUTRA CIDADE TRABALHO EM ITABUNA JA PAGO PASSAGEM E, ALMOÇO NESTE RESTAURANTE GASTO 10 REAIS POR SEMANA ALMOÇANDO NO RESTAURANTE POPULAR.
    AGORA TENHO QUE GASTAR 35 POR SEMANA.O RESTAURANTE MAS BARATO Q TEM COBRA SETE SETE REAIS.

  14. ONTEM DIA 30/10/2010, AZEVEDO PASSOU PELA MANGABINHA ACENANDO E NINGUÉM DEU A MÍNIMA,PREFEITO DOS PIORES DO SUL DA BAHIA E POR ISSO QUE SÓ VAI DAR PT.

  15. A decepcao é generalizada , esquerda , direita , centro atc atc , ja nao suportam mais esse desmando esse desgoverno!do jeito que as coisas vao ja ja termo jovens com camisaas ” Fora Azevedo e toda a sua troupe!

  16. Meu Deus de céu cmo pode um prefeito e secretarios incompetentes nesse governo que está acabando com tudo. Vários orgãos da prefeitura estão fechando as portas.E o pior que tudo que se fecha é da secretaria de assistência social, será que ainda não enxergaram isso?
    Fora Azevedo e seus secretario ridículos que não fazem nada além de encherem os bolços.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *