Tempo de leitura: < 1 minuto
Cena desta quinta à tarde, mostra degradação acelerada do Rio Cachoeira (Foto Luiz Conceição)

Depois de cerca de quatro meses sem chuva forte, o Rio Cachoeira começa a receber água nova de suas cabeceiras e a exalar mau cheiro insuportável de esgoto sanitário que contamina a parte central de Itabuna. Nuvens de espumas se acumulavam nesta quinta na barragem na região central de Itabuna.

A maioria dos municípios ao longo do corpo d’água não conta com serviço de saneamento básico para coleta e tratamento de esgotos sanitários que correm para o rio. Isto provoca contaminação por metais pesados e matéria orgânica a jusante da pequena barragem construída em frente ao bairro da Conceição, onde toneladas de baronesas (aguapés) se acumulam ao longo dos períodos de seca.

Os novos gestores municipais eleitos em 7 de outubro passado deveriam juntar esforços para cobrar do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério das Cidades recursos para despoluir o rio, revitalizá-lo e torná-lo limpo outro vez. Ou mesmo pressionar os senadores, deputados federais baianos e os estaduais para recuperar tanto a Bacia do Cachoeira como a do Rio Almada, de onde vem mais de 70% da água que abastece os lares itabunenses.

7 respostas

  1. Pois é.Lembrando que os abraçadores do Rio Cachoeira na década de 90 estão com a faca, o queijo e o poder na mão. Chegou a hora de abraçar de verdade.

  2. Fato bem curioso, em frente ao leito agonizante do rio, fica a sede de uma Promotoria de Justiça Regional do meio ambiente, com atribuição para atuar em toda a extensão do Cachoeira.

  3. O que fazer pelo Rio Cachoeira? Todos sabem que falta vontade política para resolver, projetos estão aí, prontos, a Uesc dispõe do núcleo de Bacias Hidrográficas e todo o projeto da Bacia do Rio Cachoeira, saneamento é prioridade máxima são míopes? Vamos observar se os prefeitos eleitos principalmente Vane e Jabes, irão alanvancar este projeto ou deixá-lo na gaveta. Estamos atentos as promessas de administrações sérias e técnicas.
    Quanto ao Ministério Público em Itabuna, concordo com a postagem de Ângela, o meio ambiente está ófão.

  4. Onde esta a barragem, para regular a vazão do rio?

    Rede de esgoto já!

    Estas duas coisas sendo feitas, o rio naturalmente se revitaliza!

  5. Achamos que esse problema nunca vai ter fim. Veja, por base, os Rios Tietê, o Subaé… que já receberam vultosas somas de dinheiro público e nunca deram uma solução. Dizem que os custos para dispoluir o Cachoeira é de 120 milhões! E ai, será que acontecerá esse milagre! Ou o dinheiro vai parar no bolso de alguém? O certo, é que, o ser humano está construido a sua própria cova, exterminando com o Meio Ambiente!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *